Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Movimentação em Geral => Tópico iniciado por: Brenck em 03 de Fevereiro de 2007, 13:22
-
Gente,
Postei esse tópico não pra esclarecer a dúvida, mas para tirar as dúvidas sobre isso.
Qual a maneira ideal de se lubrificar, fusos de esfera, trapezoidal, e barra roscada.
E como lubrificar as guias de mesas de roletes e esferas recirculantes e as guias de rolamento lineares.
Se for graxa qual graxa, se for oléo qual oléo e qual a viscosidade do oléo.
Aqui na minha uso nas guias dos rolamentos lineares um oléo muito pouco viscoso, assim nem chega a ter aspecto grosso, parece mais uma calda de pudim. É um da bardhal e vem em um potinho de plástico. Não sei se é ideal eu passo nas guias mais pra que elas não enferrugem.
Com certeza deve existir um oléo própio pra cada coisa... mas qual?
-
Brenk,
Acho que cada fabricante recomenda óleos e graxas conforme seus produts é métodos de testes...
Por exemplo, a NSK recomenda para guias lineares óleos com viscosidade ISO VG15-100 a ser aplicado tanto nos eixos como nos reservatórios de óleo (caso tenha).
O lubrificante escolhido (a viscosidade) será dependente da carga aplicada e da temperatura ambiente...
Via de regra se usa óleo para cargas baixas e graxa para altas cargas...
Para graxas, use as baseadas em sabão de lítio com nível de consistência "2" (por exemplo Graxa NSK n°2, Albânia n°2, etc)
Normalmente os guias lineares que tem retentores são consideradops "de reservatório"...
Para re-lubrificar (com graxa), retire oo guia do eixo, limpe a graxa velha e reponha a graxa nova.
Relubrifique quando em ambientes:
- muito sujos - a cada 100 Km
- média sujidade - a cada 500 Km
- baixa sujidade - a cada 1000 Km
-
Brenck;
Apenas complementando a informação acima, quando se usa guias lineares e fusos de esferas a lubrificação por óleo é mais recomendada pelos fabricantes. Em função do custo dos produtos se deve instalar uma bomba de lubrificação. Esta bomba pode ser manual, tipo uma almontolia pois tanto os patins como as porcas possuem local próprio para a função.
-
Olá..
Será que aquela graxa branca, a base de silicone, usada muito em eletronica é ideal para lubrificação de rolamentos lineares ?? Ontem chegou pra mim uns pillows de 20mm e estão bem secos e eu nao sei qual o oleo/graxa ideal para isto.Será que voces tem uma opinião mais geral ?? Eu tenho também um oleo usado para lubrificar armas, é caro pra burro, seria ele ideal para esta finalidade também ??
Att.: RDS.
-
Olá..
Será que aquela graxa branca, a base de silicone, usada muito em eletronica é ideal para lubrificação de rolamentos lineares ?? Ontem chegou pra mim uns pillows de 20mm e estão bem secos e eu nao sei qual o oleo/graxa ideal para isto.Será que voces tem uma opinião mais geral ?? Eu tenho também um oleo usado para lubrificar armas, é caro pra burro, seria ele ideal para esta finalidade também ??
Att.: RDS.
Olá amigos estou reabrindo este tópico por estar com as mesmas duvidas!
-
Olá..
Será que aquela graxa branca, a base de silicone, usada muito em eletronica é ideal para lubrificação de rolamentos lineares ?? Ontem chegou pra mim uns pillows de 20mm e estão bem secos e eu nao sei qual o oleo/graxa ideal para isto.Será que voces tem uma opinião mais geral ?? Eu tenho também um oleo usado para lubrificar armas, é caro pra burro, seria ele ideal para esta finalidade também ??
Att.: RDS.
Olá amigos estou reabrindo este tópico por estar com as mesmas duvidas!
Bom dia..
Depois de algumas pesquisas e muitos testes posso afirmar que o óleo para direção hidráulica ou cambio automático funciona muito bem para esta finalidade.
Estou usando somente ele agora.Basta colocar pouco.
Att.:RDS
-
Olá RDS
Vc lubrificou os pillows block antes de monta-los nos eixos ou lubrificou depois de montados?
-
Comprei 2 fusos de esferas, gostaria de ajuda como lubrificar, se é oleo ou graxa, o que achei estranho é que tem uma rosca de 6mm acredito que seja para colocar o bico para receber graxa, mas já vasculhei a internet e não acho bico de graxa com rosca de 6mm, espero ajuda de alguem
-
boas
procure por "grasser"
https://www.google.pt/search?q=grasser+lubrifica%C3%A7%C3%A3o&espv=2&biw=1355&bih=777&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=VnBCVbKqIIaqUfybgegM&ved=0CAYQ_AUoAQ (https://www.google.pt/search?q=grasser+lubrifica%C3%A7%C3%A3o&espv=2&biw=1355&bih=777&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=VnBCVbKqIIaqUfybgegM&ved=0CAYQ_AUoAQ)
abraço
-
E nas cremalheiras qual lubrificante e o mais ideal?
[quote a uthor=F.Gilii link=topic=712.msg18762#msg18762 date=1170520884]
Brenk,
Acho que cada fabricante recomenda óleos e graxas conforme seus produts é métodos de testes...
Por exemplo, a NSK recomenda para guias lineares óleos com viscosidade ISO VG15-100 a ser aplicado tanto nos eixos como nos reservatórios de óleo (caso tenha).
O lubrificante escolhido (a viscosidade) será dependente da carga aplicada e da temperatura ambiente...
Via de regra se usa óleo para cargas baixas e graxa para altas cargas...
Para graxas, use as baseadas em sabão de lítio com nível de consistência "2" (por exemplo Graxa NSK n°2, Albânia n°2, etc)
Normalmente os guias lineares que tem retentores são consideradops "de reservatório"...
Para re-lubrificar (com graxa), retire oo guia do eixo, limpe a graxa velha e reponha a graxa nova.
Relubrifique quando em ambientes:
- muito sujos - a cada 100 Km
- média sujidade - a cada 500 Km
- baixa sujidade - a cada 1000 Km
[/quote]
-
Em peças armazenadas, para evitar a oxidação, um óleo de caixa de câmbio de média viscosidade é a melhor proteção.
Para fusos de esferas, a graxa é uma solução na maioria dos casos em que o giro é em baixa velocidade e houver proteção do fuso, ou por sanfona, ou por estar em local inacessível para cavacos e poeira. Mas é importante observar que alguns componentes do patim ou castanha, podem ser de plástico ou latão e sofrer ataque químico por determinados tipos de graxa. Assim é sempre recomendável seguir a prescrição do fabricante. Pessoalmente, recomendo para rolamentos a Mobil Grease 28. É cara mas é a melhor graxa para rolamentos de contato angular de alta velocidade de alta precisão, substituindo o óleo na maioria dos casos, a não ser em velocidades extremamente altas. Aguenta ampla faixa de temperatura e até hoje não tive problemas de corrosão em peças de latão, bronze ou alumínio.
A pior situação é a lubrificação de fusos trapezoidais expostos... Sem uma boa proteção, toda lubrificação é inútil.