Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

SOFTWARES => Outros => Tópico iniciado por: Jorge_BH em 28 de Janeiro de 2015, 20:37


Título: autoleveller
Enviado por: Jorge_BH em 28 de Janeiro de 2015, 20:37
Oi, pessoal.
De acordo com o Beto_S, resolvi abrir esse tópico para discussão sobre esse software autoleveller e assim parar de poluir o tópico do nosso amigo cyberax.
É muito bom e prático, tanto para usinagem de pci como outro serviço qualquer onde haja desnível da peça.
Fiz um teste usando uma colher de madeira que achei. Acho que era de decoração de minha irmã ;D. O que não ficou bom foi que, quando gerei o arquivo especifiquei uma profundidade de 0.2mm porque ia usar uma fresa para pci. Depois de gerado o arquivo resolvi usar uma fresa de 1/16" de dois cortes, e como tive de colar um papel de alumínio na madeira a profundidade ficou pouca. Eu deveria ter aumentado a profundidade, mas esqueci. Porém, deu pra ver que o programa funciona bem e o eixo Z se movimenta durante a usinagem para compensar as diferenças de nível.
O vídeo ficou meio embaçado por causa do reflexo dos leds na chapa de alumínio, o que fez alterar o foco da lente.
Abç

http://youtu.be/cqEL24e2lfU (http://youtu.be/cqEL24e2lfU)
Título: Re:autoleveller
Enviado por: Beto_s em 28 de Janeiro de 2015, 23:22
Grato Jorge por iniciar o tópico.
Achei o Autoleveller muito interessante embora ainda não tenha conseguido utilizar. 
Consegui rodar a parte da medição alterando parcialmente os parâmetros do codigo G resultante , conforme já havia comentado no tópico do Cyberax.
Até comecei a usinar  a Pci , mas deu um percurso meio estranho como dá pra ver na foto.
Meu emc2 é versão 2.4.xx . Creio que aí está o problema.
Já baixei o 2.6 para testar.
Assim que funcionar posto os resultados.
Um abraço!
Beto
Título: Re:autoleveller
Enviado por: rymaeda em 29 de Janeiro de 2015, 00:12
Olá!

Na verdade o autoleveller (www autoleveller co uk/) é excelente, já utilizei em algumas PCIs, e este programa sempre foi muito útil, pois por conta dele nunca precisei ter cuidados especiais quanto ao nivelamento da placa virgem, simplesmente prendo com grampos sob um pedaço de MDF, polipropileno, ou o que tiver à mão e os resultados sempre foram bons. Cheguei ao cúmulo de usinar com parte da placa "em balanço" numa boa.

Para exemplificar, consegui usinar canais com 0,06mm de profundidade perfeitos (antes tinha tentado 0,04mm mas sobrou cobre em algumas partes). Considerando se esses 0.06mm, se trocar a vbit de 30º por uma de 60º o alargamento adicional da trilha fica em menos de 0,04mm (~0,037mm).

Faço PCIs como hobby e utilizo o Eagle + PCB-GCode + LinuxCNC(2.5) + com V-bits xingling

Vou tentar anexar uma imagem de uma placa que fiz com o uso do programa (Vbit 30º, profundidade de 0,11mm), não reparem nuns furos tortos e trilhas comidas, é que a furação foi feita na mão uma dremel  :P

Abraço!

Ricardo Maeda
Título: Re:autoleveller
Enviado por: Jorge_BH em 29 de Janeiro de 2015, 07:45
Beto, não sei se vc trocou a variável #5422 pela #5063 citada no tópico do cyberax. Ela funciona ok. Outra coisa é o seguinte: logo que gerar o mapeamento e o programa parar, deve-se retirar o probe  e iniciar a usinagem, porque se parar (interromper) o programa de alguma outra maneira e tentar recomeçar, não vai funcionar.

Ricardo, o melhor das pcis é fazer os furos na cnc porque além de ser mais fácil fica muito preciso. Eu uso brocas de 0.7mm a 1mm dependendo do componente e fica muito bom. Comprei as brocas no ebay, mas aqui no BR tbém se consegue.

http://lista.mercadolivre.com.br/broca-de-0.8mm#D (http://lista.mercadolivre.com.br/broca-de-0.8mm#D)[A:broca-de-0.8mm]
Título: Re:autoleveller
Enviado por: Beto_s em 29 de Janeiro de 2015, 09:27
Oi Jorge.

Troquei sim #5422 por #5063 , além do P0 pelo P1 , já nas primeiras linhas , que o EMC v2.4.3 não reconheceu.
Fiz toda sequencia de probe e usinagem sem  interrupções, utilizando a tecla "P" e "S".
Entendi que o Z fica "indexado"aos #500... e deve-se rodar o arquivo inteiro pra não perder essa informação.
No teste que fiz peguei um arquivo que já havia usinado antes , sem furação ou troca de ferramentas. Na primeira sequencia de trilhas foi super bem , depois o Z começou a fazer uns furos em determinados pontos da placa , como aparece na foto . Isso pressionou a PCI , o que deve ter alterado a altura da placa em alguns pontos. Mas deixei rolar o programa e lá pela metade a fresa já estava uns 2mm acima da superfície, o que fez a minha teoria da variação de altura pela pressão dos furos errados ir por água abaixo.
Ainda creio que a versão do EMC2 deve ser o problema .

Qual versão do EMC2 você está rodando Jorge?

Vou tentar utilizar um arquivo de placa mais simples ainda para insistir com a minha versão , até atualizar meu emc2 .

Um abraço.
Título: Re:autoleveller
Enviado por: Jorge_BH em 29 de Janeiro de 2015, 10:10
Beto, não me lembro da versão do emc2 e não estou na oficina agora. Logo que puder, eu verifico. Mas, ele é bem antigão.
Não acho que seja a versão do seu emc2.
Uma pergunta: no seu arquivo há, no mesmo percurso, trilhas e furos? Eu inicialmente fiz um percurso com um desenho de um retângulo (bem simples) para acompanhar o desempenho do programa. Fica mais fácil.
Abç
Título: Re:autoleveller
Enviado por: Beto_s em 29 de Janeiro de 2015, 19:36
Jorge , o arquivo só contém trilhas.  Faço tudo separado. Furos e borda. .. A única coisa que nao removi foi uma chamada de ferramenta que tem no início.  Como tinha que usinar essa placa acabei utilizando esse arquivo. Vou testar com algo mais simples em retalhos de acm que tenho por aqui.
Título: Re:autoleveller
Enviado por: rymaeda em 29 de Janeiro de 2015, 20:16
Boas!

Jorge, valeu pela dica, aprendi isso que você está dizendo na marra rsrs é que não pensei que a menor pinça do spindle não ia segurar a broca de 0,6mm, desde aquela placa (de 2013) já dei um upgrade no ferramental comprei as brocas com haste 1/8" no ebay (de Israel). E os vbit? Tem um vendedor bão?

Beto, dois palpites. Nos primeiros testes aqui tive problemas com o cabeamento da probe que, quando o spindle estava ligado causava interferência no driver o que ocasionava perda braba de passos. Será que não tem o mesmo problema? Outra coisa é que o programa autoleveller foi criado inicialmente para tratar os gcodes gerados pelo pcb-gcode (um plugin do Eagle), então dependendo de como está criando o seu GCode o autoleveller pode não estar "sabendo" interpretar e processar a coisa e pode estar gerando código incorreto.
Título: Re:autoleveller
Enviado por: Jorge_BH em 29 de Janeiro de 2015, 22:05
Beto, olhei e posso te dizer que o Ubuntu que estou usando é o 8.04 e o EMC2 é da versão 2.3.0.

O primeiro teste que eu fiz foi usando uma chapa de alumínio de latinha de coca (depois de lixada) na qual fiz algumas ondulações pra ver se o mapeamento iria mostrar as variações de altura.
Seria bom verificar na sua placa (onde está ligando a probe) pra vc ligar o terra do borne na fresa. Antes de começar, faça o teste com Hal Meter pra ver se tá tudo ok.

Ricardo, eu não gosto de fresas V-Bit. Eu uso a piramidal, mas nesse endereço vc deve achar as V-Bit.
Abç
Título: Re:autoleveller
Enviado por: Jorge_BH em 29 de Janeiro de 2015, 22:10
Outras fotos...
Título: Re:autoleveller
Enviado por: Beto_s em 29 de Janeiro de 2015, 23:22
É com muita alegria que informo que funcionou!
Tô até com vergonha de falar o que era...principiante mesmo...kkkk.
Usinei a placa pelo método convencional e como não havia caprichado no nivelamento foi um parto para concluir a usinagem com vários ajustes de altura pelo meio do trabalho !
Na hora de trocar a vbit pela broca percebi que a desgraça tava solta.
Desgraça eu que não apertei direito kkkkkk
Refiz em outra placa pelo Autoleveller e ficou show.
Conclusão:
Versão Emc2Emc2 ok !
Alterações ok
valeu pelas dicas..
Um abraço!
Título: Re:autoleveller
Enviado por: Jorge_BH em 30 de Janeiro de 2015, 07:23
..Ricardo, eu não gosto de fresas V-Bit. Eu uso a piramidal, mas nesse endereço vc deve achar as V-Bit.
Abç
Esqueci de por o link...
http://lista.mercadolivre.com.br/fresa-piramidal#D (http://lista.mercadolivre.com.br/fresa-piramidal#D)[A:fresa-piramidal]

Beleza, Beto.
Abç
Título: Re:autoleveller
Enviado por: rymaeda em 31 de Janeiro de 2015, 01:31
Caraca, escrevi, e na hora de postar deu um erro e apagou tudo... bst

Salve, Jorge, obrigado por compartilhar, sempre utilizei vbits (e pensei que todos aqui utilizavam) vê alguma desvantagem?
Agora que vi as brocas que utiliza, parecem umas brocas de dentista que utilizava para furar PCIs desde sempre, tenho umas perdidas por aqui, qualquer dia experimento... as que comprei no ebay são helicoidais (http://www.ebay.com/itm/140567466431 (http://www.ebay.com/itm/140567466431)), já quebrei uma  :'( tentando utilizar aquela tabela de troca de ferramentas do LinuxCNC.

Beto, até que resolveu rápido a parada, por aqui matei umas 4 placas até conseguir o que queria... congrats!!!

Voltando ao Autoleveller, a versão 0.8 e posteriores só está disponível para quem se dispuser a pagar as 20 libras (uns R$90, com IOF) para ter acesso à área restrita do site, e a partir dessa versão o programa ganhou uma nova funcionalidade que é ajustar as alturas no GCode de modo que, se interromper a execução da usinagem, por qualquer motivo, não se perde as referências como acontecia desde então, assim não tem problema quando a fresa quebrar, acabar a energia, houver troca de arquivos (p.ex.fresagem, furação e recorte). A fresa quebrar só aconteceu uma vez, mas troca de arquivos para diferentes operações é o padrão do pcb-gcode.

Abraços!
RM
Título: Re:autoleveller
Enviado por: rymaeda em 31 de Janeiro de 2015, 01:55
Ahhh tá, estava esquecendo, já que "todo mundo" usa Linux CNC   ;)

http://wiki.linuxcnc.org/cgi-bin/wiki.pl?ProbeKins (http://wiki.linuxcnc.org/cgi-bin/wiki.pl?ProbeKins)

Não deixa de ser um autoleveller... alguém se habilita?

RM
Título: Re:autoleveller
Enviado por: baziza em 02 de Maio de 2016, 11:50
Olá!
Alguém sabe me dizer porque no inicio da verificação usando o Aotoleveller, quando toca a placa o programa para a rotina e da essa mensagem da imagem?

Título: Re:autoleveller
Enviado por: rymaeda em 05 de Maio de 2016, 01:04
Olá!
Alguém sabe me dizer porque no inicio da verificação usando o Aotoleveller, quando toca a placa o programa para a rotina e da essa mensagem da imagem?

Opa!

Nunca tive essa mensagem, mas consultando o manual do linuxcnc o argumento de P vai de 0 a 9. No exemplo do manual é 1, nos arquivos que tenho está em 0.

Como é a linha de código que gera esse erro?
Qual a versão do autoleveller que tem utilizado?

Ricardo
Título: Re:autoleveller
Enviado por: baziza em 05 de Maio de 2016, 07:40
Olá.
Consegui resolver o problema.
Estava usando o EMC2 2.4, li em um tópico aqui no fórum que essa versão não aceita o Autoleveller. Então atualizei para a versão linuxcnc. Agora está funcionando perfeitamente.
Estou usando o Autoleveller 0.7.7 e sistema operacional Ubuntu 10.04 Lts.
Título: Re:autoleveller
Enviado por: msghighway em 29 de Maio de 2016, 20:45
Existe um tutorial de para utilização do Autoleveller?
Baixei o programa mas não tenho a menor ideia de como usa-lo no Match3.
Título: Re:autoleveller
Enviado por: Cizeski em 01 de Junho de 2016, 18:44
Senhores, boa noite!

Minha dúvida é um pouco mais difícil, tenho uma EGX-350 da Roland, e não consigo fazer o Autoleveller comunicar com ela,
já que a entrada padrão dela é USB, nem sei também como fazer uma placa para a aquisição dos dados do autoleveller...

Já gastei por baixo uns R$ 350,00 em Fresas que tem as pontas quebradas por causa do desnivelamento..

Por favor, alguém pode me ajudar?
Título: Re:autoleveller
Enviado por: F.Gilii em 02 de Junho de 2016, 09:01
Luan,

Posso estar errado, mas que eu saiba o Autoleveler só funciona com o Mach3 e com o EMC²... imagino que sua Roland funcione com um SW proprietário, então será difícil adaptar o autoleveler à sua aplicação...

Há formas de se controlar a altura das ferramentas sem o uso de programas como o autoleveler, mas aí precisaria ver que recursos sua máquina oferece, e de qualquer forma, seria um emprego de certa forma limitado, pois a função do Autoleveler é de justamente "adaptar" um arquivo de corte de forma a acompanhar as irregularidades de superfície de um determinado material - normalmente uma gravação relativamente extensa...

Fabio
Título: Re:autoleveller
Enviado por: José Gomes em 02 de Junho de 2016, 16:38
Srs, boa tarde!

Eu uso EMC2 e o driver é uma CNC3AX, como minha mesa de sacrifício é uma placa de MDF 15mm em cima da mesa que é um MDF de 18mm  ::) :-\, tem muitas ondulações e tenho problemas na profundidade dos cortes.

Eu queria uma ajuda para fazer o probe e principalmente onde conecto ele na CNC3AX, pesquisei mas não encontrei/entendi onde devo conectar.  :o :o :o

Já peguei o programa e o esquema para fazer o probe, mas realmente me falta esta informação.

Outra dúvida, pra usinar uma PCI conecta a ponta do probe na própria PCI para fazer o contato, e em uma peça de madeira ?, eu preciso colocar a outra ponta do probe em algo metálico certo ?, mas como eu informo a diferença do que foi medido na peça metálica para a peça a ser cortada/usinada ?.

Abraços!
Título: Re:autoleveller
Enviado por: Alebe em 03 de Junho de 2016, 01:02
...
Eu queria uma ajuda para fazer o probe e principalmente onde conecto ele na CNC3AX, pesquisei mas não encontrei/entendi onde devo conectar.  :o :o :o

José,

O que vc vai precisar é usar um dos pinos de entrada da CNC3AX, pode ser o 10, e um pino de ground (18-25).
No 10 vc liga uma garra jacaré que será presa na fresa da sua cnc.
O Ground vc conecta à placa de circuito impresso. Dê uma lixada no verniz da placa pro contato não falhar.

Nas configurações do emc, habilite o pino 10 como "probe in".

Para saber se esta tudo funcionando bem e para não perder a ponta da fresa se der algum xabu, siga estes passos:
Com tudo configurado e somente com a garra jacaré presa na fresa, digite o código G38.2 Z-10 F100 na linha de comando do emc e de enter.
Neste momento o eixo z irá descer bem devagar (feed de 100) procurando o contato da placa.
Ao invés de ligar o ground na placa, segure ele na mão e encoste-o na fresa.
Havendo o contato, o z vai/deve parar.
Aí geralmente zeramos o eixo (no emc) pra esse ponto ser o Z0.

Se tudo isso funcionar bem, basta depois testar com o fio já ligado à placa.

A partir disso, basta usar o autoleveller para fazer o nivelamento automaticamente.
Lembre de retirar a garra da fresa logo após o probe pra não ligar o spindle com ela ainda presa.

Abraços
Título: Re:autoleveller
Enviado por: Alebe em 03 de Junho de 2016, 01:10
Aqui sem o autoleveller, com o zeramento manual no software.
Desculpe a qualidade do video. Foi com o cel.

https://www.youtube.com/watch?v=wQ-n9INsZUw (https://www.youtube.com/watch?v=wQ-n9INsZUw) 
Título: Re:autoleveller
Enviado por: José Gomes em 03 de Junho de 2016, 17:54
Alebe,

Valeu pelas explicações, agora consegui entender  ;D, amanhã devo começar a trabalhar neste assunto.

Só mais uma dúvida, o seu zera apenas o Z ?, eu queria algo para scanear a mesa em alguns pontos para compensar os empenamentos do MDF  :o :o :o, igual o BAL das 3D printer, você já fez algo do tipo ?.

Eu achei o tópico: http://www.guiacnc.com.br/projetos-de-usuarios/projeto-cnc-do-evangelion/210/ (http://www.guiacnc.com.br/projetos-de-usuarios/projeto-cnc-do-evangelion/210/) e com ele já aprendi bastante coisa que não sabia por onde começar.


O Jorge_BH autor deste tópico mostra o dele funcionando e ele faz em vários pontos, isso eu tenho que especificar no g-code ?.

Vi seu vídeo e a placa ficou show!, parabéns!!

Abraço e obrigado pela ajuda.
Título: Re:autoleveller
Enviado por: Alebe em 03 de Junho de 2016, 22:05
...eu queria algo para scanear a mesa em alguns pontos para compensar os empenamentos do MDF  :o :o :o, igual o BAL das 3D printer, você já fez algo do tipo ?...

...O Jorge_BH autor deste tópico mostra o dele funcionando e ele faz em vários pontos, isso eu tenho que especificar no g-code ?.

Pra isso, basta abrir o gcode neste programa autoleveller que os pontos de probe são automaticamente inseridos num novo gcode.
Leia as explicações no site do programa: http://www.autoleveller.co.uk/ (http://www.autoleveller.co.uk/)

Abraços
Título: Re:autoleveller
Enviado por: Paulo Boids em 05 de Março de 2017, 22:54
Olá Ricardo,

Tudo bem?
Comprei uma estrutura de fresa para fazer placas, drivers, motores 23, e estou usando o mach3

Uso o eagle e converti com o ULP que você citou, mas a furação está completamente louca(kkk) nada a ver com minha placa. Teria como me ajudar?

Grande Abraço