Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

PROJETOS => Projeto - CNC3AX => Tópico iniciado por: Euclides Júnior em 29 de Dezembro de 2011, 15:18

Título: Como escurecer o tonner para tranfer em Placas de Circuito Impresso.
Enviado por: Euclides Júnior em 29 de Dezembro de 2011, 15:18
Bom dia amigos.
Vou passar esta dica pois e muito útil para mim na área de fotocorrosão e tenho certeza que também será útil para quem faz PCI por transfer térmico.
Na maioria das vezes o tonner não cobre toda área, principalmente quando é tonner recarregado, depois de transferido se olhar com uma lupa da para ver micro-poros no transfer ou na impressão, esta dica você pode usar tanto na impressão como na placa de fenolite depois de transferida o impresso, só não serve para impressões jato de tinta.

01- Compre uma quadro de serigrafia com nylon 120 fios  25 x 35 cm ou a medida que for necessário para seu uso,
02 – Coloque sobre uma mesa um pedaço de papel (cartolina).
03- Coloque em cima da cartolina a arte impressa ou a placa de fenolite já com o transfer,
04- Com uma estopa espalhe tinner na parte interna do quadro sem deixar escorrer
05- Depois coloque o quadro em cima da arte abafando-a como se fosse um tampão observando que o nylon úmido nunca pode encostar na impressão.
06- Aguarde 3 minutos e retire a impressão

O ideal e fazer duas artes iguais e fazer este processo em somente uma depois levar as duas contra a luz e observar a diferença que é enorme, os poros fecham totalmente não passa nada de luz
Moral da historia:
 O pó do toner e sensível a alguns solventes neste caso tinner, com a evaporação do mesmo sob a superfície do papel as micro esferas de toner derretem e se fundem uma a outra nivelando na superfície do papel.
Abs
Jr.
Título: Re:Como escurecer o tonner para tranfer em Placas de Circuito Impresso.
Enviado por: Paulo Bubolz em 29 de Dezembro de 2011, 23:59
Já usei um método mais simples que se vale do mesmo princípio.

Num vasilhame com a área um pouco maior que o tamanho da arte impressa coloca-se um pouco de thinner, o suficiente apenas para cobrir o fundo da vasilha por completo.

Sobre um retângulo de vidro ou outro material qualquer resistente ao thinner, coloca-se a arte impressa fixando-a com durex pelas bordas tomando cuidado para que a fita fixe na arte e cole no vidro do lado oposto, pois o thinner poderá soltar o adesivo da fita.

A seguir basta colocar o vidro com a arte impressa sobre a vasilha, naturalmente com a arte impressa voltada para baixo e deixar alguns minutos para que a evaporação do thinner funda as partículas de tonner.

Abs.

Paulo Bubolz

Título: Re:Como escurecer o tonner para tranfer em Placas de Circuito Impresso.
Enviado por: Paulo Bubolz em 30 de Dezembro de 2011, 01:09
Nos anos que trabalhei com serigrafia usava também um outro método para aumentar a densidade do tonner depositado na impressão que dispensa qualquer artifício além dos recursos da própria impressora Laser, que neste caso deverá ser colorida e não apenas PB.

Normalmente quando se imprime na laser um layout qualquer de circuito impresso por exemplo, os aspectos que envolvem o "preto" da arte impressa não recebem nenhuma atenção.

Pois bem... a paleta de cor desta arte poderá ser na maioria dos casos RGB ou CMYK.

Observando a imagem 01 abaixo veremos 3 quadrados pretos. Apesar de parecerem absolutamente iguais há uma diferença crucial entre eles:

O quadrado "1" está em padrão de cor RGB (0 - 0 - 0)
O quadrado "2" está em padrão de cor CMYK (0 - 0 - 0 - 100)
O quadrado "3" está em padrão de cor CMYK (100 - 100 - 100 - 100)

Se definirmos o  "Preto" da arte do circuito no padrão de cor RGB (0 - 0 - 0) ou CMYK (0 - 0 - 0 - 100) ambos darão o mesmo resultado... impressão apenas da cor preta do cartucho de tonner da impressora.

Mas se definirmos o  "Preto" da arte do circuito no padrão de cor CMYK (100 - 100 - 100 - 100) forçaremos a impressora a usar todas as 4 cores Ciano, Magenta, Amarelo e Preto na sua intensidade máxima para compor o preto CMYK (100 - 100 - 100 - 100), depositando assim 3 vezes mais tonner do que se obtém com uma impressão de preto convencional.

Dependendo da impressora e suas configurações de impressão poderá haver "estouro" em determinadas áreas causado pelo excesso de tonner, nesse caso basta suprimir uma cor como por exemplo o amarelo (CMYK (100 - 100 - 0 - 100), ou ainda reduzir a intensidade de uma outra cor (CMYK (100 - 50 - 0 - 100).

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:Como escurecer o tonner para tranfer em Placas de Circuito Impresso.
Enviado por: Blackmore em 30 de Dezembro de 2011, 10:12
esta opção utilizando todos os toners é bem interessante, até pq o toner preto de minha impressora já foi pro espaço, apesar de mais caro devido o uso de 3 cores, o resultado final deve ser muito melhor do que em qualquer processo já citado, não?
obrigado por compartilhar esta experiência.
Título: Re:Como escurecer o tonner para tranfer em Placas de Circuito Impresso.
Enviado por: Euclides Júnior em 30 de Dezembro de 2011, 11:37
Já fiz impressões da forma que o Paulo citou usando as 4 cores porem um tonner original da minha maquina HP laserjet 2840 esta 435pilas e ela usa 4 é claro que eu faço recargas nele, mas mesmo assim fica caro usar as 4 cores para melhorar a impressão do preto, então depois de varias tentativas com caixa de papelão úmida e jogar por dentro tinner, entre outras cheguei a conclusão que para mim a maneira mais rápida, pratica e barata para escurecer o toner e esta com o quadro de serigrafia como vocês podem ver no vídeo.
escurecer toner (http://www.youtube.com/watch?v=tK3xU1-tndE#)

Jr.