Autor Tópico: Projeto - Jiga "Smile" de testes eletrônicos  (Lida 19087 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Jiga "Smile" de testes eletrônicos
« Resposta #30 Online: 31 de Janeiro de 2007, 22:09 »
Grande Reinaldo,
Citação de: "Mac_RC"

Minha intenção não é questionar o uso, ou não, de um DSP, cada um tem seus proprios motivos para decidir ...

hehehe

Novamente aproveitei a oportunidade para comentar algo que (acho) conheço :) Você sacou, tento manter a bola no ar passando para outro colega, e assim vamos todos juntos ;)

Acho muito bacana esta etapa de projeto, de levantamento de necessidades. Foi a mesma coisa com o Smile. Se lembra no Clube do Hardware, quando perguntei diversas vezes o que o pessoal que manja gostaria que um driver de motor de passo tivesse? Muitas pessoas deram palpites. Foi de você que ouvi a primeira vez o termo IHM. Comprei os displays de 7 segmentos que você viu na jiga com a finalidade de montar uma IHM :) Confesso que ainda rumino a sua idéia :)

Pois é, estou fazendo uma versão "vale a pena ler de novo" :) Dei algumas idéias sobre a jiga, aproveitando a sua levantada de bola :) Dependendo da sugestão dos colegas monto (ou configuro) o circuito com esta finalidade.

Novamente, de uma idéia sua sobre a fonte e um comentário do Sir Jorge (ô dupla) me inspirou a fazer a fonte de potência ir de uns -100V a +100V, seja DC ou qualquer outra forma de onda (senóide de 60Hz e 110V rms, por exemplo) :)
Citar

eu por exemplo não gosto de PIC (nem de pic# ... hehehe), mas não tenho nada contra o uso dele ... alias contra a minha vontade, mas ja utilizei em varios projetos ... hehehee

(dorzinha de cotovelo)

Ainda não tive oportunidade de fazer nada com PIC. Um dia, quem sabe?
Citar

Só queria dizer que qualquer CPU pode fazer isto que voce citou, porem não me resta duvida, que a velocidade de um DSP é bem superior e em certas cituações, ele da um show a parte ...

Posso fazer um comenteriozinho? Um PIC (ou qualquer outro) bem aproveitado é MUITO MELHOR do que um super-hiper-extra-DSP em outras mãos. Estes dias mesmo estava trocando idéias com Sir Jorge sobre isso. Na verdade estava mais recebendo do que dando idéias. Muitas aplicações sérias (outras nem tanto) ainda usam reles. Irq, aquela coisa antiquada e barulhenta? Pois é, comprei uns 20 reles para colocar na jiga!!! Poderia ter usado a tecnologia xyz para fazer a mesma coisa? Sim, claro. E prá que, se um simples reles pode fazer melhor, mais rápido de desenvolver e mais simples?
Citar

Mas mudando de alhos p/ bugalhos, vou ficar na fila para comprar uma jiga destas, osciloscopico, gerador, multimetro, etc...  não esquece do meu ... hehehee

Ishi... nem pensei nisso. Olha a responsa, agora :D
Citar

Só uma pergunta: Vai ter proteção contra formiguinhas ? se não tiver eu não quero, porque as formiguinhas de casa, adoram brincar com eletronica, meu PC esta cheio delas, analizando os eletrons ... heheheeee

Contra formiguinha, não sei. Contra bichos de estimação, com certeza :) A Debora (minha filha) tinha uns topolinos (tipo de ratinhos) que entraram num PC e roeram diversos flat cables. Um belo dia um led dexou de acender, noutro dia o disquete não funcionava mais, ... Até que o HD parou de funcionar. Abri prá ver o que estava acontecendo e... (use a imaginação para continuar a história) :)

Abraços,
Rudolf

Offline ShopCNC

  • ShopCNC
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1110
  • Sexo: Masculino
  • ShopCNC
    • ShopCNC
  • Cidade - UF: Varginha - MG
  • Nome:: ShopCNC
  • Profissão: E-Commerce
Projeto - Jiga "Smile" de testes eletrônicos
« Resposta #31 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 11:29 »
Rudolf,

Nem me fale em tipo ratinhos que ja fico arrepiado, me faz lembrar uma de minhas idiotices na vida ... criar gerbil para vender ... arg irq socorro ... hehehee

Mas sobre a jiga, eu não estou brincando, se voce fizer e acredito que faça, pois é perfeitamente factivel, só precisando de conhecimento e dedicação, e pelo que sei, voce tem os dois ... então ponha preço ... heheheee

No que eu puder palpitar, estarei sempre por aqui ... hehehee

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Jiga "Smile" de testes eletrônicos
« Resposta #32 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 19:17 »
Grande Reinaldo,
Citação de: "Mac_RC"
Mas sobre a jiga, eu não estou brincando, se voce fizer e acredito que faça, pois é perfeitamente factivel
Aos pouquinhos está nascendo o embrião dela.

Só que é muito diferente algo que fazemos para uso próprio e algo para ser usado por outras pessoas. Se quero uma característica um pouco diferente, apenas altero o firmware, recompilo e tá pronto. Para outra pessoa é muito mais complicado, pois tenho que prever que você possa fazer algo diferente e já deixar configurável de forma extremamente simples. E, mesmo assim, vai chegar o dia que alguém vai precisar de algo que não foi pensado inicialmente. Então temos que prever recursos extras como download remoto, ...

O usuário com certeza vai estar longe, em outra cidade, estado ou até país. Os recursos tem que ser simples e robustos (hardware e firmware), documentação, idem, suporte nem se fala.

E o carinho em cima de tudo isso tem que ser maior se for para VOCÊ, pois, além de manjar muito, rapidinho vai precisar de características inimagináveis, dada a sua farta imaginação :) Agora já posso pedir o dobro. E se disser que já acompanha módulo especial "espanta cachorro do vizinho", tou milionário :D

Também falei sério: é muita responsabilidadde, muito, muito mais do que usar aqui em casa :)
Citar
... então ponha preço ... heheheee
Calma, calma. Me dá um tempo, ou melhor, um tempão, que um dia ela se torna realidade.
Citar
No que eu puder palpitar, estarei sempre por aqui ... hehehee
Sinta-se a vontade para começar :)

Abraços,
Rudolf

Offline ShopCNC

  • ShopCNC
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1110
  • Sexo: Masculino
  • ShopCNC
    • ShopCNC
  • Cidade - UF: Varginha - MG
  • Nome:: ShopCNC
  • Profissão: E-Commerce
Projeto - Jiga "Smile" de testes eletrônicos
« Resposta #33 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 19:50 »
Rudolf,

Fixiiiii !!!  Ta vendo porque eu estou a 20 anos tentando fazer uma e ainda não consegui ???

Ainda mais com tanta "farta de imaginação" ... heheheeee

Mas se vier com espanta cachorro eu pago em ouro ... heheheeee

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Jiga "Smile" de testes eletrônicos
« Resposta #34 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 20:18 »
Oi pessoal,

Desenvolvimento é como uma pequena caixa de surpresa. Dias e dias fluindo numa boa, tudo certo, maravilha. E dias que a gente chega a se questionar se temos alguma idéia se tem alguma coisa funcionando, de tantos pepinos...

Ontem foi um desdes dias de sensação total de inguinorança. Tudo bem que nem sempre (geralmente) sei prá que serve um resistor ou até um reles fio, mas ontem a certeza da incerteza pegou pesada!

O gerador de tensão programável via PWM está chupetinha, a comunicação serial idem, o display LCD que faz parte do emulador (o mesmo do Smile) funcionando redondinho. Vamos arregaçar as mangas e arredondar o conversor A/D, que estava com um comportamento que não era normal.

Fizemos mais uma saída (-5V) na placa da fonte, separamos os terras em 3: lógica, analógica e potência. Legal, vamos checar como ficou tudo.

Realimentamos a saída do conversor D/A numa das entradas do A/D, anotando cada valor lido com as tensões geradas pelo D/A. E chegamos a uma conclusão alarmante. Algo está terrivelmente errado, e nenhuma idéia do que possa ser.

Normal, vamos (novamente) à conferência: Checamos fios, tensões, sinais e tudo mais. Tudo (aparentemente) certo. Próxima etapa: conferência do firmware. Testamos passo a passo das rotinas, da inicialização dos registradores e variáveis, checamos valores lidos pelo A/D. Tudo certo. Um estranho frio na barriga se aproxima. Ligaram o ventilador... Ufa, que susto :)

Começamos os testes cedinho, e já era tarde da noite e nada... E crescendo aquela vontade de começar tudo de novo de outra forma...

Repetimos, novamente a leitura de novo do manual do DSP, pela enésima vez. E foi numa destas páginas que percebemos um item de rodapé, nos limites máximos da entrada nos pinos do A/D: "For optimum ADC performance, keep the minimum VADCIN value > 250mV. Inputs less than 250mV volts may convert to a digital output code of 0 or cause erroneous conversions.". Traduzindo, se uma entrada do conversor A/D tiver um sinal abaixo de 250mV, a conversão resultará em valor ZERO ou outro errôneo.

CUMÉQUIË??? Lê de novo que não pode ser isso!!!

Ficamos os dois, Sir Jorge e eu, de boca, queixo e tudo mais caído. Fomos conferir os outros DSPs da família. O 56F801 e o 56F802 tem esta "característica", e os menos velhos tem tensão mínima de 25mV (ufa, não é uma !@#$%^&*, é só uma !@#$%^&*inha).

Branco e com outro frio na barriga (e desta vez não era o ventilador), corri e fui checar o manual do 56F8014, DSP usado no Smile. Não percebi esta limitação no Smile, mas tinha que conferir. Limite mínimo de 0V. Ufa!!! Que alívio!

Como no final tudo termina em pizza, terminamos a jornada e fomos comer umas pizzas, descontraindo com os causos do Sir Jorge :)

Hoje, já armados com gaze e esparadrapo, alteramos o hardware para somar um offset à tensão de entrada. Testamos diversos valores e configurações, até chegar numa tensão ideal que, de lambuja, também permite leituras de tensões negativas. Feitas as alterações no firmware, conferimos diversos valores de entrada através do gerador de tensão, e tivemos um erro máximo de 3%. Alteramos alguns algoritmos e conseguimos diminuir um pouco mais este erro, agora aceitável para o teste térmico.

Já no fim de tarde, colocamos um conversor temperatura->tensão (LM35) na entrada da jiga, para conferir se estava tudo certo. Pois é, ainda não estava. Confere aqui, checa ali, mede acolá, e vimos que o LM35 alterava a tensão de saída devido ao somador de offset. Nada que um seguidor de tensão não possa resolver.

Ufa... Conseguimos fechar o final de semana com chave de ouro. E tudo graças ao Sir Jorge e seu enorme conhecimento e experiência :)

Abraços,
Rudolf

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Projeto - Jiga "Smile" de testes eletrônicos
« Resposta #35 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 08:19 »
Graças a mim ???!!!

Menos, Herr Rudolf, beeeemmmm menos ...

A verdade é que eu queria, um dia, chegar a 10% da sua fluência na programação ... tá bão, eu já me contentaria com 1% ...

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Jiga "Smile" de testes eletrônicos
« Resposta #36 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 23:20 »
Oi pessoal,

A jiga tá quase lá (já ouvi isso quantas vezes, mesmo?) :)

Estamos usando um mux analógico 4051 para selecionar um entre 8 canais analógicos na entrada, sendo que a saída passa pelo somador de offset e entra num canal A/D do DSP. Uma das entradas deste mux é do terra analógico e o outro é de uma referência de tensão (LM336-z25). Ambas entradas servem de ajuste dinâmico da tensão de entrada, permitindo entradas entre (aproximadamente) -3V e +3V. Sobram 6 canais analógicos de entrada. Como estamos usando 2 4051, contamos com 12 leituras analógicas. Desta maneira mais simples, poderíamos ter 8 x 6 = 48 leituras analógicas. Como o circuito de seleção permite 16 4051 (com 6 entradas) em cada um dos 8 canais do DSP, dariam.... (Ô loco, meu! prá que tanto canal???)

Durante a semana fiz a ligação dos 2 4051 e a fiação dos 12 canais para o painel frontal, sendo que cada conector tem 3 sinais: +5V, terra e a leitura da tensão do LM35. Tudo checado e conferido. Falta só ligar (sem colocar os LM35 por enquanto) :)

Houston, temos um problema!!!

O display LCD do emulador (que também é usado no Smile), mostra 12,xxxV e 0,xxxV, sendo que não tem nem como entrar 12V!!! Tentei resolver o problema estes dias todos, e nada!!!

Hoje aproveitei uma brecha e pedi uma dica pro mestre Arnaldo. Ele disse que, como as entradas estavam em aberto, o seguidor de tensão fica meio louco. "Tenta colocar um resistor de 100K entre a entrada não inversora e o terra. Quem sabe melhora?"

Quem sabe melhora??? Quando o Arnaldo sugere alguma coisa, não questione, apenas faça :)

Cheguei em casa hoje e liguei o tal do resistor. Não melhorou.. Só resolveu!!! Está funcionando perfeitamente :)

Tem horas que me sinto um aprendiz de estagiário treinee. Passei dias tentando entender o que estava acontecendo, e o mestre Arnaldo, apenas ouvindo o que falei, matou de primeira!

Ainda chego lá :)

Terminei o teste da leitura dos canais (tudo certo, agora) e resolvi melhorar um pouco o firmware.

Agora a jiga aceita os seguintes comandos (enviados serialmente por ela quando se envia "?"), copiados do Hyper terminal:
"
Comandos:
?    - Ajuda
An=v - Grava v (em mV) na saida analogica n
Mn=m - Grava o fator multiplicativo m na entrada analogica n
Rn=d - Grava d (hexa) no registrador n (hexa)
         R0=Geral:
            0000bbbb = Selecao da entrada analogica a ser lida
            b0000000 = 1=Liga sinal sonoro
Vn?  - Le (em V) a entrada analogica n
V? - Le (em V) todas entradas analogicas
"

Quando digito "V?" ela retorna:
"
V 0= 00,242V V 1=-00,004V V 2=-00,008V V 3=-00,007V
V 4=-00,006V V 5=-00,006V V 6= 00,000V V 7= 02,480V
V 8= 00,009V V 9=-00,004V V10=-00,006V V11=-00,002V
V12=-00,005V V13=-00,004V V14= 00,000V V15= 02,480V
"

Digito "M0=100" para multiplicar a tensão do canal 0 por 100 e, após enviar "V?", ela envia:
"
V 0= 24,991V V 1=-00,009V V 2=-00,007V V 3=-00,008V
V 4=-00,008V V 5=-00,008V V 6= 00,000V V 7= 02,480V
V 8= 00,006V V 9=-00,008V V10=-00,004V V11=-00,004V
V12=-00,006V V13=-00,005V V14= 00,000V V15= 02,480V
"

Reparem que a tensão do canal 0 foi multiplicado por 100. Este fator multiplicativo permanece até que seja alterado por outro comando ou se a jiga for desligada.

A tensão no canal 0 nada mais é do que a entrada do LM35, indicando que a temperatura aqui é de quase 25 ºC  8)

Amanhã cedo faço 10 chicotes com LM35 nas pontas e testo com todos eles ligados na jiga :)

Aí é só colocar os reles que vão comandar a fonte, fazer o programa no PC que toma conta da brincadeira toda e estamos prontos prá começar :) De longe é a parte mais fácil. Sempre me embanano com analógico :)

Tá quase... tá quase...

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Jiga "Smile" de testes eletrônicos
« Resposta #37 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 17:28 »
Oi pessoal,

Ufa... Agora, vai :)

A jiga tá chupetinha :) Acabei de ligar (e tirar as arestas) a fonte na jiga. Foram colocados 6 reles que ligam (ou não) a entrada da rede elétrica (em série com um interruptor convencional), a saída e cada enrolamento do trafo. A jiga consegue gerar tensões de 13Vdc a 95Vdc na saída. O mais bacana é que a tensão é selecionada por comando enviado pela serial do PC.

Mas espere, não é só!

Depois que tava tudo certinho comecei a procurar pelo em casca de ovo, quer dizer, procurei tanto que achei outro trafo. Não tão grande nem com tantos enrolamentos, mas é um trafo a mais. Liguei os 2 reles que estavam sobrando neste trafo. Agora dá prá gerar 12Vdc a 118Vdc  :shock: Chocante, não? :)

A tensão da saída é combinação dos enrolamentos de 10, 15+15 e 25 Vac do primeiro trafo, e 9 ou 18 Vac do segundo. Qualquer enrolamento pode ser ligado em série com qualquer outro para gerar um monte de tensões. Como o Smile só aciona o motor se a fonte tiver fornecendo pelo menos 10V, não me preocupei de gerar tensões mais baixas que 12V.

Aproveitei e fiz mais uns ajustes no firmware. Agora posso mostrar continuamente qualquer entrada analógica no display LCD, inclusive a tensão da fonte ou qualquer uma das temperaturas  8)

Fiquei brincando um tempão, ligando cada um dos reles e verificando a saída. Percebi que se tá tudo desligado, se ligo os 118V a lâmpada fluorescente chega a piscar, e se desligo tudo de uma vez a jiga resseta  :roll:

Fiquei imaginando no spike que as bobinas não devem estar gerando, sendo desenergizadas todas de uma vez. Nada que 2 capacitores não resolvam :)

A jiga tá pronta, agora falta o lado do PC. Atualmente os comandos são enviados pela serial via Hyper-terminal. Quero ver se durante a semana faço o programa que vai comandar o circo todo. Acho que vou dar uma folga pro ferro de solda :)

Abraços,
Rudolf

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Projeto - Jiga "Smile" de testes eletrônicos
« Resposta #38 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 17:42 »
Citar
Acho que vou dar uma folga pro ferro de solda Smile

coitado do teclado agora... :)

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Projeto - Jiga "Smile" de testes eletrônicos
« Resposta #39 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 17:46 »
Citação de: "Rudolf Waller"
A jiga tá chupetinha :)

Bom saber !

Gostei da idéia do segundo trafo.

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Jiga "Smile" de testes eletrônicos
« Resposta #40 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 17:54 »
Oi pessoal,

Esqueci de comentar...

Cada uma das 12 entradas analógicas da jiga possuem limites de uns -3Va +3V, e podem servir tanto como voltímetro de uso geral ou como leitura de qualquer tipo de medida, se forem colocados sensores ou conversores. Como precisamos verificar o comportamento térmico do Smile, vamos utilizar sensores de temperatura LM35.

Os 10 chicotes com o sensor de temperatura LM35 ficaram prontos ontem e estão funcionando redondinho. Percebi que a maior variação de temperatura entre o menor e o maior valor é de 1ºC. Está dentro da variação normal.

Quando for feito o teste térmico, cada sensor será fixado numa parte estratégica do Smile, como o mosfet, diodos, motor, ... As temperaturas de cada ponto serão enviadas ao PC para registro, gráficos, etc, sendo que as tensões do motor e a corrente que o Smile deverá fornecer ao motor também serão enviados pelo PC.

Com esta jiga podemos fazer um monte de ensaios. Basta conectar o sensor correto e começar :) Além destas temperaturas, torques (estáticos e dinâmicos) e rotação máxima em função de qualquer coisa que a imaginação criar 8)

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Jiga "Smile" de testes eletrônicos
« Resposta #41 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 17:57 »
Mestre Fabio,
Citação de: "fgilii"
Citar
Acho que vou dar uma folga pro ferro de solda Smile

coitado do teclado agora... :)

Hora de relaxar :)

Abraços,
Rudolf

henriqueaurelio

  • Visitante
Projeto - Jiga "Smile" de testes eletrônicos
« Resposta #42 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 18:18 »
Ola pessoal Perdoem minha ignorancia mas pra isso existe o forum mas vamos la:

1- a mesma fonte alimenta a placa controladora e os motores ou tenho que ter duas?
2- qual seria a voltagem e amperagen de entrada da placa controladora (se caso a fonte sirva para os dois placa e motores)
3- qual seria a fonte mais indicada(esquema) para controlar 3 nema 23 6v 1,2 por fase (com uma controladora C4)
4-Existe placa controladora sem pic programado
5-como ligar os motores na placa genericamente
6- Maior amperagem = maior torque sim ou nao ? se nao ate quanto posso usar
Preciso dessas informaçoes
Thanks pessoal
Ola pessoal Perdoem minha ignorancia mas pra isso existe o forum mas vamos la:

henriqueaurelio

  • Visitante
Projeto - Jiga "Smile" de testes eletrônicos
« Resposta #43 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 18:19 »
foi mal

Offline Rudolf Waller

  • Moderadores
  • Hobby
  • ******
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Projeto - Jiga "Smile" de testes eletrônicos
« Resposta #44 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 08:28 »
Grande Henrique,
Citação de: "henriqueaurelio"
Ola pessoal Perdoem minha ignorancia mas pra isso existe o forum mas vamos la:
Respondi suas questões aqui: http://www.guiacnc.com.br/viewtopic.php?t=64

Abraços,
Rudolf

 

/** * */