Autor Tópico: Projeto CNC Laser CO2- 1500x2000  (Lida 11006 vezes)

Description:

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Juninho_BHMG

  • Novato
  • *
  • Posts: 65
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: BH MG
  • Nome:: Hercy Junio Magalhães
  • Profissão: Técnico de Manutenção
Projeto CNC Laser CO2- 1500x2000
« Online: 02 de Maio de 2016, 19:05 »
Pessoal boa noite,

Iniciei uma montagem de uma máquina laser com objetivo de ajudar minha irmã na produção de artigos para festas, artesanato e afins, estou com algumas dúvidas e gostaria de contar com a ajuda dos senhores.

Segue as característica da máquina:

A estrutura: 1500X2000, mas creio que a área útil será de  1250x1800 (para cortes de letras e desenhos para festas infantil) metalon 3/16 onde vai as guias linear do transversal e longitunal, e os demais reforços em metalon 1/8, (creio que vai ficar bem pesada e rígida), ainda falta colocar vários reforços na estrutura, penso também em fazer umas sapatas para fixar os pés da mesa ao chão com chumbador( será se estou exagerando? rsrsrs)


Motorização: Motor nema 23 30 Kgs 3 Amperes
Drive: Gecko  G251X (Excelente driver, do tamanho de uma caixa de fósforo para motor até 3 Amperes);
Bob RDS para testes da mecânica até adquirir a DSP;
Kit mecânico para correia sincronizada;

A máquina é para cortar isopor e MDF até 6 mm, mas acho que vou arriscar em uma 130 W, uma vez que vou importar tudo de uma vez;

Minha primeira dúvida, qual o espaço ideal devo deixar para o tubo laser?
Gostaria de indicações de DSP de preferência que dê pra ver o desenho a ser cortado!
Posso comprar uma fonte 150W e um tubo de 130W, ou os dois teriam que ser da mesma potência?

As próximas duvidas, vou deixar quando mais pra frente na medida que a máquina for ganhando vida.

Toda sugestão é bem vinda!!!
Conto com ajuda dos senhores!



Offline RODRIGO MARTINS

  • Fuso
  • **
  • Posts: 230
  • Sexo: Masculino
  • Vamos ajudar para ser ajudado...
  • Cidade - UF: Uberlândia - MG
  • Nome:: Rodrigo Oliveira Martins
  • Profissão: Comerciante
Re:Projeto CNC Laser CO2- 1500x2000
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2016, 02:11 »

Bom dia amigo...

Recomendo uma DSP AWC-708C, troquei a eletrônica da minha por ela estou amplamente satisfeito... Software em português, funciona até no windows 10 e vc pode se conectar a ela por cabo de rede ou USB...

A fonte vc pode ter si uma de 150W e usar um tubo menor, claro lembrando que deve usar um Miliamperímetro para acompanhar a amperagem que esta utilizando na hora de usar o tubo, respeitando claro as recomendações do fabricante do tubo que vc adquirir... No início claro deve sempre usar uma amperagem mais baixa até tudo estar certo...

Um chiller 5200 para um tubo de 130W seria de suma importância para não se comprometer a saúde do tubo e ter problemas...

Abraço...

Offline JOSÉ RICARDO

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2267
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois a vida passa muito rapido
  • Cidade - UF: rio de janeiro - RJ
Re:Projeto CNC Laser CO2- 1500x2000
« Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2016, 11:54 »
O que o  rodrigo  falou,esta correto,  alem  do  que minha eletronica tambem é a mesma e estou  satisfeito
sobre a fonte,  como  disse  o  amigo,  vc pode sim , mas tem  que regular  a saida da miliamperagem  para este tubo
eu  aqui  tenho  uma fonte que posso colocar  um  tubo de 90w , mas  uso  um  de 70 w
mas regulei  a fonte para uma saida no  maximo  20 miliamper, pois se não  prejudico  o  tubo  e ele vai  embora rapidinho

sobre o  tubo  de 130, 
pense bastante antes de comprar, pois se vc não  tiver  muito trabalho,  este tubo  pode ser sua ruina
este tubo   é muito  caro,  e por isso  exige bastante  trabalho, pois caso  der algum  pepino,  vc não  vai  ter grana para fazer  a troca
ja que vc quer para artesanato,  eu te aconselharia um  tubo  de 90 wats,  que atende muito  bem, com  um preço  muito  abaixo do  de 130
  podemos ter um  tubo  sem  problemas durante anos,  como  podemos ter problemas  em  curto  prazo, principalmente quando  a garantia acabar,  o  que  não  é tão  longa
eu  só  compraria um  tubo  de 130,  caso  eu  tivesse  bastante trabalho, pois estas maquinas são  de alta produtividade e  tambem  fazer  peças com  um  bom  lucro
veja bem,   muita gente se da mal, pois compra uma maquina com  um  custo  de manutenção  cara,  quando  da problema,  mas esquece de guardar  uma grana para tal  feito  e ai  a porca torce o rabo
nunca se esqueça de guardar  uma grana para  problemas futuros, ou  mesmo  manutenção
agora,
 se tiver pouco  trabalho,  esta graninha vai  vir bem  devagarzinho   rsrsrsrs
ano  passado  eu  gastei  7.000,00 para fazer  a troca da eletronica de minha maquina outras coisinhas,  mas valeu  a pena
imagina se eu  não  tivesse  guardado  recursos para tal  feito
estaria ferrado
bem,  mas como  diz o  mestre F GILLI,  é apenas minha opinião
abraço
riacardo

Offline Maquete

  • Fuso
  • **
  • Posts: 200
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto CNC Laser CO2- 1500x2000
« Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2016, 17:37 »
A opinião de todos sempre é bem vinda e acabamos colhendo um pouco do conhecimento e experiência tirando algum proveito. Não sou expert no assunto, mas acho que a escolha da potência do tubo deveria ser mais apurada, tem que levar em conta que a área da sua estrutura não é pequena, se colocar um tubo com uma potência baixa para economizar, pode ser que acabe saindo caro.
Em máquinas grandes costumam colocar o tubo em cima do X, neste caso o laser poderá ser mais fraco, o percurso do laser é pequeno. No seu caso se tiver uma peça para cortar no seu lado direito no canto inferior o laser tem que percorrer 1.800m + 1.250m = 3.100m, será que vai cortar o material?
Abs,


Offline JOSÉ RICARDO

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2267
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois a vida passa muito rapido
  • Cidade - UF: rio de janeiro - RJ
Re:Projeto CNC Laser CO2- 1500x2000
« Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2016, 19:36 »
areas muito  grande,  é problemática se não  souber fazer  muito  bem, pois como  sabes,  a mesa tem  que estar  muito  bem  alinhada,  se não  o  foco  vai  te dar  problemas
outro  fator.
areas muito  grande,  com  tubo  potente,  requer  alta velocidade  e consequentemente uma maquina muito  bem  estruturada e pesada para não  sair andando  pela fabrica  rsrsrsrs, pois não  adianta  fazer  uma maquina deste porte  e não   ter altas velocidades compativel  com  a potencia do  tubo
abraço

Offline Juninho_BHMG

  • Novato
  • *
  • Posts: 65
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: BH MG
  • Nome:: Hercy Junio Magalhães
  • Profissão: Técnico de Manutenção
Re:Projeto CNC Laser CO2- 1500x2000
« Resposta #5 Online: 10 de Maio de 2016, 19:38 »
Srs boa noite!

Obrigado pelas respostas, a DSp vou optar mesmo pela AWC-708C conforme indicação do nosso amigo Rodrigo Martins. A ideia é finalizar ainda este mês a parte parte mecânica funcionando com Mach3 para testes de velocidade, rigidez, alinhamento etc etc. Com relação a potencia, de acordo com o comentário do José Ricardo que ja li até em outros post relacionado, vou acabar optando por 90 Wats mesmo.

Será se consigo testar se haverá perda de foco laser entre os espelhos devido desalinhamento da estrutura, usando um tubo de pvc nas mesma dimensões do tubo laser com um laser 5 vcc refletindo entre os espelhos até a cabeça de corte?

Sds,

Offline miza2

  • Inventar é uma terapia
  • Hobby
  • ****
  • Posts: 450
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
    • https://mizaias.blogspot.com.br/
  • Cidade - UF: Pimenta Bueno Rondonia
  • Nome:: Mizaias C. de Barros
  • Profissão: Técnico ferramentas... aprendiz de escavadeira Hidraulica..
Re:Projeto CNC Laser CO2- 1500x2000
« Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2016, 16:24 »
 8) 8) :-X

Offline Juninho_BHMG

  • Novato
  • *
  • Posts: 65
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: BH MG
  • Nome:: Hercy Junio Magalhães
  • Profissão: Técnico de Manutenção
Re:Projeto CNC Laser CO2- 1500x2000
« Resposta #7 Online: 06 de Junho de 2016, 21:41 »
Boa noite,

Projeto ainda em andamento. Hoje recebi a DSP, conforme pesquisas e indicação do nosso amigo Rodrigo,optei pela AWC 708 Lite pelo preço mais em em conta e atender minha necessidade.
Comprei a DSP, 3 espelhos e uma bomba do Chiller CW 5000, fiz a burrice de escolher os espelhos de 20 mm , ja que os suportes que tenho é para 25 mm. Se conseguir adaptar fazendo uma base e centralizando no suportes será se funciona?
Paguei 375 doletas em tudo, R$ 583,00 de impostos, acho que ainda sim ficou em conta...
A estrutura desmontei toda, pois achei que com tubos de 3/16" ia ficar muito pesada, vou fazer com tubo de 1/8," e de forma que dê pra desmontar para facilitar o transporte.
Ja comprei também os trilhos, patins e correia de 15 mm, acho que paguei um bom preço R$ 21,18/Mt com frete incluso. Agora é so aguardar sobrar um tempinho pra montar tudo...

Offline RODRIGO MARTINS

  • Fuso
  • **
  • Posts: 230
  • Sexo: Masculino
  • Vamos ajudar para ser ajudado...
  • Cidade - UF: Uberlândia - MG
  • Nome:: Rodrigo Oliveira Martins
  • Profissão: Comerciante
Re:Projeto CNC Laser CO2- 1500x2000
« Resposta #8 Online: 07 de Junho de 2016, 02:25 »
Boa noite,

Projeto ainda em andamento. Hoje recebi a DSP, conforme pesquisas e indicação do nosso amigo Rodrigo,optei pela AWC 708 Lite pelo preço mais em em conta e atender minha necessidade.
Comprei a DSP, 3 espelhos e uma bomba do Chiller CW 5000, fiz a burrice de escolher os espelhos de 20 mm , ja que os suportes que tenho é para 25 mm. Se conseguir adaptar fazendo uma base e centralizando no suportes será se funciona?
Paguei 375 doletas em tudo, R$ 583,00 de impostos, acho que ainda sim ficou em conta...
A estrutura desmontei toda, pois achei que com tubos de 3/16" ia ficar muito pesada, vou fazer com tubo de 1/8," e de forma que dê pra desmontar para facilitar o transporte.
Ja comprei também os trilhos, patins e correia de 15 mm, acho que paguei um bom preço R$ 21,18/Mt com frete incluso. Agora é so aguardar sobrar um tempinho pra montar tudo...

Bom dia....

Vc comprou no aliexpress?
Veio por qual meio de transporte?

Offline Juninho_BHMG

  • Novato
  • *
  • Posts: 65
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: BH MG
  • Nome:: Hercy Junio Magalhães
  • Profissão: Técnico de Manutenção
Re:Projeto CNC Laser CO2- 1500x2000
« Resposta #9 Online: 07 de Junho de 2016, 08:21 »
Bom dia Rodrigo.!

Comprei na www.szret.com via skype com ching ling szret.yan@hotmail.com

U$ 250,00 dsp
U$ 30,00 os 3 espelhos
U$ 20,00 a bomba
U$ 75,00 Dhl com $150,00 declarado.

Vi em um post q vc comprou na sinjoe, la é um pouco mais caro...

Sds,


Offline CRBR

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 875
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto CNC Laser CO2- 1500x2000
« Resposta #10 Online: 07 de Junho de 2016, 08:40 »
Juninho,

Vi que você comprou os espelhos errados de 20 mm se tiver interesse em se desfazer deles eu estou apto, pois preciso de comprar.

Qualquer coisa pode me comunicar.

Obrigado,

Carlos

Offline RODRIGO MARTINS

  • Fuso
  • **
  • Posts: 230
  • Sexo: Masculino
  • Vamos ajudar para ser ajudado...
  • Cidade - UF: Uberlândia - MG
  • Nome:: Rodrigo Oliveira Martins
  • Profissão: Comerciante
Re:Projeto CNC Laser CO2- 1500x2000
« Resposta #11 Online: 08 de Junho de 2016, 00:30 »
Bom dia Rodrigo.!

Comprei na www.szret.com via skype com ching ling szret.yan@hotmail.com

U$ 250,00 dsp
U$ 30,00 os 3 espelhos
U$ 20,00 a bomba
U$ 75,00 Dhl com $150,00 declarado.

Vi em um post q vc comprou na sinjoe, la é um pouco mais caro...

Sds,

Blz....

Comprei lá  SINJOE e fiz da mesma forma que vc....

Chegou com 7 dias após a postagem em minha casa por DHL...

Caro mais rápido.....

Offline lucassoares

  • Novato
  • *
  • Posts: 3
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC BRASIL
  • Cidade - UF: Agudos-SP
  • Nome:: Lucas soares
  • Profissão: estudante de engenharia
Re:Projeto CNC Laser CO2- 1500x2000
« Resposta #12 Online: 03 de Janeiro de 2018, 12:53 »
como anda o projeto ??


me interessei por ele

Offline izaias lisboa

  • Novato
  • *
  • Posts: 1
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC BRASIL
  • Cidade - UF: hortolandia sp
  • Nome:: izaias silva lisboa
  • Profissão: operador de maquina cnc
Re:Projeto CNC Laser CO2- 1500x2000
« Resposta #13 Online: 10 de Abril de 2019, 19:28 »
Boa noite a todos do grupo, sou novo aqui gostaria de fazer uma pergunta gostaria de montar uma máquina cnc laser co2 de 100w
vcs poderi me indicar um motor de passo bom para essa configuração de potencia.

Offline Nelma oliveira

  • Novato
  • *
  • Posts: 1
  • Sexo: Feminino
  • GUIA CNC BRASIL
  • Cidade - UF: Natal
  • Nome:: Nelma Oliveira
  • Profissão: Empresária
Re:Projeto CNC Laser CO2- 1500x2000
« Resposta #14 Online: 15 de Abril de 2019, 18:57 »
Pessoal boa noite alguem poderia pelo amor de Deus me direclonar aqui nesse fórum onde posso estar tirando minhas dúvidas sobre problemas na cnc laser agradeço a ajuda pois estou mais perdida que cego em tirotéio