Autor Tópico: Projeto Marcelo  (Lida 23985 vezes)

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Offline minilathe

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Re:Projeto Marcelo
« Resposta #105 Online: 14 de Dezembro de 2011, 08:06 »
Entendi que os três eixos devem parar numa emergência, o desenho indica a parada de apenas um driver. Imagino que o Mach3 tenha uma saída e esta será utilizada para os três eixos. Nesse caso, sugiro um relé desarmando os três drivers.

Outra sugestão, eu não montaria o circuito sugerido, pois o meso corta a alimentação do driver, sendo um circuito mais adequado para a proteção do driver e do motor contra sobrecargas ou curtos no motor. Me parece que algo mais "light", do tipo inibir a movimentação do driver seja mais indicado nesse caso. Para isso, o driver deve ter uma entrada para inibição (enable - ver manual). Assim, um relé apenas seria suficiente para os três eixos.

Offline minilathe

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Re:Projeto Marcelo
« Resposta #106 Online: 14 de Dezembro de 2011, 08:21 »
O sinal digital SON (servo-on) da tabela 3F do manual me parece mais apropriado para inibir a movimentação do servo, que é comandado através do sinal DI-1 (pino 17 de CN-1), ver Figura 3.7. Talvez nem seja necessário nenhum relé, apenas usar uma saída digital de sua BOB e ligar a mesma às três entradas DI-1 dos drivers.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2011, 08:23 por minilathe »

Offline geancoelho

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Re:Projeto Marcelo
« Resposta #107 Online: 14 de Dezembro de 2011, 09:27 »
Mestre Minilathe

O problema do Marcelo é que o driver entra em falha e para o motor e ele pode perder a peça. Pata tal os drivers devem ser ligados ao mach para sinalizar uma falha e o mach parar a usinagem.
A imagem que mandei é do manual e apenas para demostrar quais pinos de saida do driver ligar as bobinas dos reles, assim se ligados em serie na entrada Estop do mach podem parar a usinagem imediatamente ocorra uma falha.

Offline geancoelho

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Re:Projeto Marcelo
« Resposta #108 Online: 14 de Dezembro de 2011, 09:56 »
Exemplificando melhor oque eu queria dizer.

Offline F.Gilii

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Re:Projeto Marcelo
« Resposta #109 Online: 14 de Dezembro de 2011, 12:54 »
Não querendo me intrometer no assunto alheio, mas eu creio que está havendo alguma confusão quanto a alguns detalhes...

O sinal "servoON" sinaliza ao cnc e/ou a outros drives que ele está habilitado - o que não quer dizer que está fora de um estado de emergencia ou melhor - este sinal não deve ser usado para sinalizar emergencia.

quando se desabilita o sinal "servoON" o drive simplesmente tira a alimentação do motor.

Quando o drive entra em emergencia, ele normalmente sinaliza uma saída qualquer que por sua vez sinaliza ao cnc e este por suas vez pode tomar alguma ação, como frear os outros drives e tomar outras ações paralemas de controle.

Para isso, o drive gera outros sinais como "Emergency Stop", "Alarm", "Serious Alarm" e que podem e devem ser usados para o controle do processo etc, mas o que importa é:
- o sistema precisa estar ajustado de forma que não entre em emergencia por qualquer moitivo - se isso acontece, tem coisa errada.

Apenas para exemplificar - eu não deixo nenhum tipo de botão ou comando externo de "reset" de erro ao alcance do operador do equipamento - se ele está entrando em emergencia com certa frequencia, o cliente me contacta e vou fazer uma vistoria no sistema, pois provavelmente há algo sério acontecendo.

Offline minilathe

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Re:Projeto Marcelo
« Resposta #110 Online: 14 de Dezembro de 2011, 17:23 »
Fábio,

O sinal "servoON" sinaliza ao cnc e/ou a outros drives que ele está habilitado - o que não quer dizer que está fora de um estado de emergencia ou melhor - este sinal não deve ser usado para sinalizar emergencia.

quando se desabilita o sinal "servoON" o drive simplesmente tira a alimentação do motor.

Era o que estava propondo, a partir de um sinal do Mach3, parar todos os drivers. Mas, eventualmente, pode não ser a melhor maneira ou o que é realmente necessário.

....., mas o que importa é:
- o sistema precisa estar ajustado de forma que não entre em emergencia por qualquer moitivo - se isso acontece, tem coisa errada.

Apenas para exemplificar - eu não deixo nenhum tipo de botão ou comando externo de "reset" de erro ao alcance do operador do equipamento - se ele está entrando em emergencia com certa frequencia, o cliente me contacta e vou fazer uma vistoria no sistema, pois provavelmente há algo sério acontecendo.

Pois é, acho que isso deve ser melhor explicado e definir os objetivos. Parar o que? Quando? Se é que é necessário "parar" ou "reparar" (=consertar). Um dispostivo de segurança quando mal usado pode ser pior (exemplo: apagar fogo do motor sem abrir o capô, ....).
 

Offline tecoromão

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Re:Projeto Marcelo
« Resposta #111 Online: 14 de Dezembro de 2011, 17:37 »
Boa tarde a todos


Realmente tenho que verificar o que esta causando o alarm, como esta tudo muito novo para mim tenho varias duvidas e tenho que ir aos poucos, antes de solucionar o problema vou tentar fazer com um rele, está estudando todas as possibilidades e sugestões, pois esta solução vai ser útil para o futuro, pois se algum dia der emergência todos os eixos pararão.

Quanto ao problema vou achar o que esta causando o alarm.

1 pode ser o tempo de acionamento do freio. (ainda esta como o padrão)
2 pode ser alguma interferência na parte eletrônica.
3 pode ser algum problema na parte mecânica.


Muito obrigado a todos e podem continuar mandando sugestões será bem vinda



Um abraço

Marcelo



Offline F.Gilii

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Re:Projeto Marcelo
« Resposta #112 Online: 14 de Dezembro de 2011, 17:39 »
Citar
Pois é, acho que isso deve ser melhor explicado e definir os objetivos. Parar o que? Quando? Se é que é necessário "parar" ou "reparar" (=consertar). Um dispostivo de segurança quando mal usado pode ser pior (exemplo: apagar fogo do motor sem abrir o capô, ....).

Os drives oferecem possibilidades de controle em relação às suas entradas e saídas, então se conhecendo o que cada modelo oferece pode-se alcançar a meta de controle.

Com certeza o caminho é estabelecer como o sistema deve funcionar para então projetar e criar os meios de controle da coisa...

Offline F.Gilii

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Re:Projeto Marcelo
« Resposta #113 Online: 14 de Dezembro de 2011, 17:47 »
Marcelo,

Apenas como sugestão, veja se as configurações de trabalho do servo estão de acordo com as suas necessidades...

Há alguns servos que tem um sistema de "sintonia automática" e que em muitos casos ajuda a estabelecer uma configuração inicial que funciona bastante razoávelmente para aquele caso, mas logo se descobre que ela não atende a todos os acontecimentos durante o funcionamento da máquina, e se faz necessário alterar alguns valores para que o funcionamento fique dentro do esperado.

É aí que a coisa pega, porque foge um pouco dos valores pré definidos pelo sistema de ajuste automático, mas de qualquer forma não é muito complicado reajustar o drive - basta conhecer e entender um pouco como ele funciona e como os parametros influenciam o funcionamento dele.

Muitas vezes pode acontecer do servo entrar em emergencia por problemas de interferencia - por exemplo usando cabos errados ou mal instalados.

Já que comentou em freio, tive um caso que o freio do servo não estava sendo desligado quando era pedido, então oi desempenho do servo era baixo e o drive entrava em erro frequentemente - foi só corrigir a condição de acionamento do freio e reajuste dos parametros de funcionamento e o sistema voltou a reagir como esperado.

Offline tecoromão

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Re:Projeto Marcelo
« Resposta #114 Online: 14 de Dezembro de 2011, 18:10 »
Boa noite
vou dar uma revisada em tudo e  fazer alguns ajustes nos parametros.



um abraço
Marcelo

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Re:Projeto Marcelo
« Resposta #115 Online: 14 de Dezembro de 2011, 23:18 »
Há alguns servos que tem um sistema de "sintonia automática" e que em muitos casos ajuda a estabelecer uma configuração inicial que funciona bastante razoávelmente para aquele caso, mas logo se descobre que ela não atende a todos os acontecimentos durante o funcionamento da máquina, e se faz necessário alterar alguns valores para que o funcionamento fique dentro do esperado.

É aí que a coisa pega, porque foge um pouco dos valores pré definidos pelo sistema de ajuste automático, mas de qualquer forma não é muito complicado reajustar o drive - basta conhecer e entender um pouco como ele funciona e como os parametros influenciam o funcionamento dele.

Pois é a sintonia do controlador PID do driver, se mal efetuada, ou uma condição de acionamento particular pode levar o sistema motor-driver-maquina a uma condição de ressonância ou instabilidade e eventualmente gerar uma emergência. Uma desvantagem do sistema em malha fechada, não é??

O autotunning ajusta valores para as ações P, I e D. Mas em condições supostamente reais. Em condições "realmente reais" é que a coisa pega, aí é melhor usar parâmetros mais relaxados (menor P, menor I). Nesse caso, um pouco de tentativa e erro, com conhecimento do que se está fazendo...., ajuda.

« Última modificação: 15 de Dezembro de 2011, 08:53 por minilathe »

Offline tecoromão

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Re:Projeto Marcelo
« Resposta #116 Online: 22 de Janeiro de 2012, 08:11 »
Bom dia a todos, resolvi o problema, o freio estava causando a falha do drive.
Da forma que liguei o freio anteriormente ele ficava atuando em todo tempo ou seja em uma estratégia como o raster mesmo o motor em movimento ele ficava acionado.
Fiz uma ligação que o freio aciona com o botão de emergência ou queda de energia.

Por enquanto não deu mas alarme no drive.

Muito obrigado a todos e desculpe pela demora

Marcelo

Offline tecoromão

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Re:Projeto Marcelo
« Resposta #117 Online: 25 de Janeiro de 2012, 19:51 »
Boa noite, agora vou partir para um novo projeto, o 4 eixo. Gostaria de saber o que devo me preocupar na construção dele?


Um abraço
Marcelo

Offline Neto g

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Re:Projeto Marcelo
« Resposta #118 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 10:40 »
Prezado Marcelo....eu acabei de implementar o 4 eixo para minha máquina....e devo dizer que gostei muito do resultado. Usei dois mancais +rolamentos para 1" com a porca, driver smile, motor akiyama 32kfg em ligação bipolar (22kfg em ligação unipolar) um pouco de aluminío (placas de 10mm e 1/2"), um tarugo usinado de aço, correias e polias sincronizadoras Xl da dina (www.dina.com.br) e uma placa de 4" com 4 castanhas idependentes. Projetei td no rhinoceros, e as peças em aluminio eu usinei na minha CNC. O que eu constatei é que o conjunto placa universal de ferro fundido + o eixo de aço acabou deixando o conjunto pesado para movimentar pelo motor de passo. Por isso eu me preocuparia em usar uma boa redução, para aumentar a resolução do ângulo, e para reduzir os esforços do motor. Eu usaria uma polia de 72 dentes no eixo, e uma de 15 dentes no motor, se possível. Vou anexas as fotos aqui, um Abraço Nacim

Offline Rodrigo Oliveira

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Re:Projeto Marcelo
« Resposta #119 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 00:25 »
Nacim muito bom esse 4 eixo, a que custo saiu essa montagem pois estou pensando em colocar um na laser

Rodrigo

 

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