Rodrigo,
Antes de mais nada, eu sugiro que daqui pra frente procure evitar escrever em CAIXA ALTA, pois isso é como se estivesse gritando, e não é uma atitude muito bem vista em fórums como este
Sobre sua máquina, eu começaria pensando nas ferramentas que vai usar para usinar estes materiais...
São elas quem vão determinar a potência instalada para seu acionamento, e com isso teremos uma idéia de pesos e dimensões de altura útil do conjunto de usinagem.
Sobre o tamanho dos fusos:
Eu acho que você precisa primeiro determinar como serão feitas as movimentações e determinar o tamanho da estrutura, mas mesmo assim eu diria que você terá um pouco de dificuldade com estes fusos - principalmente o maior de 3 metros - pois na minha forma de ver das duas uma:
- ou se escolhe um fuso de diametro generoso para minimizar os problemas relativos à flexão, e aí o preço de aquisição é alto.
- ou se escolhe um fuso de diametro mais comum, mas ao invés de acionar o fuso, este fica imóvel e se faz girar a porca. (usei uma solução assim numa máquina com área útil de 2 x 4 metros, e funciona muito bem)
Sobre guias lineares:
Para uma máquina mais robusta, eu usaria trilhos de seção trapezoidal (acho que são chamados de patins lineares) - não usaria guias lineares de seção redonda.
Material de construção:
O assunto "gasto" é muito relativo - o investimento terá que ser o necessário - não existe isso de tentar fazer uma peça ou conjunto de um material mais leve com a ilusão de que irá economizar na motorização - as relações entre peso/investimento são muito estreitas e acho que não compensa o esforço.
Velocidade:
Na minha forma de ver, se a intenção é velocidade alta usando fusos, eu usaria servos para acionamento.
Nesta máquina que fiz de 2 x 4 metros, usei servomotores para acionamento, e ficou muito veloz para uma máquina desse tamanho e com fusos de esferas.
Tem como fazer um acionamento com cremalheiras e motores de passo, mas a acuidade não é a mesma, e a faixa de velocidades apesar de alta não é comparável ao que se obtém com servos.
Um último comentário:
estas são as minhas opiniões pessoais apenas