Autor Tópico: Projeto - Thiago  (Lida 6613 vezes)

Description:

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Thiago
« Resposta #30 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 08:39 »
Ví em um site alemão, uma máquina fressando uma asa de planador em alguns segundos, eram mais ou menos 12 ou 8 discos de umas 6 polegadas de diâmetro cada um ...

Gostaria muito de ver isso ... o link tá na mão ?

akro

  • Visitante
Re: Projeto - Thiago
« Resposta #31 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 08:56 »
essa até eu respondo.. hehehe    é fácil mesmo, só que eu estou tentando ou estava agora já acertei os relógios, é apenas uma questão de informação da velocidade em minutos e eu uso em segundos, quando a minha cortadora corta em 3mm/seg, equivale a uma fressadora desbastando a  180mm/m já comecei a entender melhor estas velocidade.

Citar
Sobre fressadoras estou gatinhando e sobre velocidades qual  a velocidade de uma fressadora hobby de baixo custo?


a velocidade esta diretamente ligada ao material que vc tá usinando e ao sistema de transmissão(fusos, frequencia dos motores, etc) que vc montou..
a máquina e sua utilidade dependem de vários fatores, primeiro o fator economico e segundo para que uso
eu uso a minha com um média de 900mm/m cortando MDF 3.2mm em um passo só.. seria a 15mm/seg de acordo como que uso como medida nas cortadoras, é apenas um exercicio matemático. no final é igual não temos como fugir desta realidade.

balsa 1 mm acredito que vc possa praticamente dobrar essa velocidade com os dispositivos corretos.. a minha preocupação é apenas o corte razoável, velocidade não é primordial já que não é para produção e sim para hobby

1800mm/m é velocidade pacas..  sim e em cortadoras em que o corte mais rápido que consegui foi de 6mm/seg ou  360mm/seg, nesta que estou terminando esta com barrar de 6mm passo 1mm não tem como passar de 4mm/seg develocidade ou 240mm/m, já estou com a desmultiplicação pronta para usar correias, e nos testes com o oscilador a 1000hz são 3 voltas no motor por segundo e a cada volta 10mm percorridos são 30mm/seg ou 1800mm/m, foi o que imaginei para uma fressa ou outra ferramenta para desbastar o isopor, mas como informaram desbastar isopor é critico, vou enfrente para achar uma solução se não achar desisto e vou para a madeira fazer em 3D o plug e dar cotinuidade aos projetos em fibra mesmo.


[], akro

akro

  • Visitante
Re: Projeto - Thiago
« Resposta #32 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 09:29 »
   Bom dia Jorge L,
vou ver se acho novamente, estava fazendo pesquisa sobre formas para resina em compressão não vácuo e dei com este site que fabricavam asas de planadores revestidas com fibra e resina usando este tipo de forma, só que as asas eram esculpidas por esta máquina. Eram 6 ou 8 discos trabalhando no mesmo tempo e até me perguntei, se um destes desalinha tá feito o acidente, eles estão ligados cada um por um braço a um  eixo acima onde se deslocam todos no mesmo sentido só que fazendo o movimento como se estivessemos lixando com a mão, vou ver se acho é interessante, a uns 8 anos atraz era difícil prever que iriamos usar este sistema por aqui., a asa sai pronta inclusive com ponta arredondada, incrível mesmo o processo, tudo começou quando foi apresentado um tucano com motor turbinado e sua fuzelagem montada em processo de fibra prensada ou algo parecido.  Vou procurar.

[], akro

akro

  • Visitante
Re: Projeto - Thiago
« Resposta #33 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 10:18 »
 Bom dia Fabio,
vamos voltar tudo a estaca zero, estas respondendo o que pode acontecer ou o que vai acontecer sobre os cortes com a melhor máquina e a ferramente correta, isto é o ideal.

Vamos ao que interessa, uma fressadora montada com fusos não comerciais e sim com fussos de barra rosqueada de 8mm, uma dremel como ferramenta para a fressa, e com no máximo creio sem perdas de passo com uma boa placa choper o que acho difícil ser usado em um projeto simples como estes que preferem o custo em troca da confiabilidade,.

 É ai que pergunto, pois não usei uma máquina destas ainda e nem melhor ou seja não tive experiencia nenhuma com fressadoras.

É que velocidade se consegue com um equipamentos destes, acho que agora vamos ter uma condição melhor de nos entendermos, quanto a velocidade de 3000mm/minuto não houve erro de cáuculo, apenas uma interrogação pois fiz alusão a tua informação anterior de 3000mm/m como uso /seg foi isto sobre esta velocidade.
E ai que começa a nos confundir, perguntas mau executadas geram respostar genéricas sobre o que melhor se consegue e não sobre o que temos a disposição para trabalhar ou  o que vamos ter.

Claro que cortes de até 100.000mm/m se consegue até mais se houver um investimento sem limites, agora se o limite é de 7.000mm/m ou infinito isto é uma condição da máquina e do seu custo, é dizer que uma fressa a laser custa 2.000 dolares é barato mas a que quero custo 60.000 $ porque? estas são as diferenças das máquinas sua utilidade e uso levando em conta seu custo. É o tal de fator custo beneficio que tanto deixamos de usar, as vezes matamos moscas com um canhão de 300 polegadas se é que existe.

Nas cortadoras não temos os atrazos devido a parada para posicionamento etc.. começa o corte e termina sem parar de andar a máquina, então é fácil calcular corretamente o tempo de corte, perímetro/velocidade,  nos dá a informação do tempo correto, e foi usando este simples cálculo que achei o tempo de 15 horas que uma máquina desbastando com uma ferramenta de 2mm levaria para desbastar  uma asa com perímetro de 552000mm sem levar em conta o tempo gasto com paradas e posicionamento, é isto como ponto de partida.

 O que podemos tirar de proveito para o projeto que estou finalizando, sobre ferramentas para desbaste do isopor se alguém já fez ou esta fazendo testes ,é o que vou tentar.  Vamos a ferramenta,fressa  com lixa de aço ou ferro tem a disposição no mercado ?
como ferramenta manual tem.
outro problema, uma asa até se pode dizer que é mais para corte 2D do que 3D e é um exemplo errado do que o Pardal esta se propondo a fazer, o que ele quer é fazer fuzelagens em 3d o que é um´pouco mais complicado pelas suas caraccteristicas como filetes pequenos curvas de pouco tamanho etc.. deve ter algo que esqueci. é um projeto que não sei sei já foi feito,. Em isopor onde uma lixa e um pouco de pasciência resolve tudo, não saberia dizer se a máquina resolve, como já comentaste uma cortadora para asas é perfeita a nova depois de pronta vai cortar este exemplo de 230mm de corda, 460mm de perímetro a 30mm/seg vai levar mais ou menos 15 segundos, o problema para mim resolver agora é o aquecimento correto do fio de corte para que execute o corte com perfeição, em velocidades de 3 a 4mm/seg uso 14 volts a 900mah agora se formos pela proporção teria que usar 140volts 9 amp o que é impraticável com o custo e até perigo no seu manejo, mas é suposição vamos aos testes para acharmos o ideal.

Resumo:
qual e maxima velocidade de uma fressadora espartana?
que tipo de ferramenta para o desbaste do isopor usar?
que tipo de placa custo benefício já que não vai fressar metais?
é mais ou menos isto.

[], Akro

 a.c.motta
com o andar da carroça, as melâncias se acomodam corretamente.

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Projeto - Thiago
« Resposta #34 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 10:18 »
Eu ví um filme de uma máquina para fazer pranchas de surfo e windsurf que usava um disco como ferramenta...

O que me chamou a atenção foi que o eixo estava na horizontal, e a velocidade de corte era bem alta...

Estou localizando o video e assim que puder posto aqui...

akro

  • Visitante
Re: Projeto - Thiago
« Resposta #35 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 10:33 »
  É exatamente o sistema da máquina que ví trabalhando no site alemão, só que tinham mais discos, creio que devemos pelo menos pesquisar mais sobre estas máquinas e seu funcionamento, se não pelo uso mas por ter uma noção mais detalhada do seu funcionamento, e até não seria difícil.
O softer usado é que será dificil acharmos separado é como o softer para um 5° eixo nas cortadoras que corta 3D com perfeição, esculpe qualquer figura com fio quente. É para nós aeromodelistas o ideal, tranca no seu alto custo para hobby.

[], akro
a.c.motta

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Projeto - Thiago
« Resposta #36 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 10:56 »
Akro,

Não vou comentar todas as suas colocações, e vou só me ater nas suas questões:
Desculpe se parecem opiniões "genéricas", mas as questões não tem sentido!
Resumo:
Citar
qual e maxima velocidade de uma fressadora espartana?
Já respondido por mim e por outros colegas - depende de diversos fatores como método de deslocamento da máquina (fuso, correia, cremalheira, cabo de aço, etc), tipo de acionamento eletronico, tipo de motorização, material a ser usinado, ferramentas empregadas nnesta usinagem, ajustes e adoção de táticas de corte adequadas,  etc, etc, etc...

Tenho uma fresadora com fusos de rosca "comum" M8 que alcança uns 1500mm/min - se mantiver tudo e apenas trocar o fuso, esta velocidade vai para 3500mm/min - isso é relativo, pois haverão perdas é claro, e não vejo vantagens num acréscimo desses porque as velocidades máximas não dizem nada - o que importa são  as condições descritas acima...

O impacto das altas velocidades numa usinagem tradicional são pequenos, pois as faixas de velocidade alcançadas são bastante pequenas se comparadas ao tempo que a máquina as usa...

Citar
que tipo de ferramenta para o desbaste do isopor usar?
Aquela que melhor se adequar à necessidade!
Não há ferramentas desenhadas para corte deste material (minha opinião apenas - desconheço se existem).
O material foi criado para ser expandido dentro de moldes e não se previu usinagem tradicional...

Se você encontrar uma ferramenta que execute o que deseja, e o resultado final fique com "aparência" aceitável para a sua necessidade...

Claro - volto a repetir:
Quem manda são as táticas de corte adotadas pelo operador e as ferramentas disponíveis - se só tem uma fresa de 3mm para desbaste de uma peça de grandes dimensões, estará sujeito a gastar tempos absurdos...[e óbvio.

Citar
que tipo de placa custo benefício já que não vai fressar metais?
Não é exatamente nem sómente a necessidade da usinagem (fresar metais) quem dita as regras para a escolha da eletronica, mas sim um todo - as características da usinagem e as características do equipamento é quem regem a escolha dos motores e estes é quem via de regra exigem esta ou aquela solução eletronica...

Quando eu penso numa solução, eu penso num todo, e não isoladamente - é como a estória do cara que mora num barraco, mas quer ter o carro do ano na garagem e não tem grana pra colocar gazolina nele - de que adianta?...

Para mim a melhor relação custo-benefício é aquela que eu não tenha dores de cabeça e que atenda com certa folga a necessidade - só me preocupo com o trabalho final, e não com as limitações desta parte ou daquela do meu equipamento...

As limitações são claro parte integrante do pacote - são elas quem vão dizer o que eu posso ou não fazer com minha máquina.
Então, se eu faço uma máquina capaz de superar as necessidades da grande maioria dos casos de usinagens que eu encaro e conheço, ela passa a ter a melhor relação custo-benefício para mim, mas não necessáriamente para você...

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Projeto - Thiago
« Resposta #37 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 10:58 »
Akro,

O capítulo "software" fica pra depois...

Na minha opinião, uma máquina de 3 eixos faz misérias - só depende daquela peçinha que senta atrás do teclado...

Claro - não quero dizer que uma de 4 eixos ou mesmo de 5 não tenha vantagens...tem, mas as dificuldades de se fazer um troço desses confiável...

tiago_ime

  • Visitante
Re: Projeto - Thiago
« Resposta #38 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 14:31 »
 Pessoal, o Pardal, a quem o usuário Akro se refere, sou eu!
 Bom, tenho dúvidas a respeito dos guias lineares a utilizar. Vou fazer uma cortadora de isopor mesmo, com duas torres identicas. Dessa forma eu posso variar a área de corte. Vejo muitos projetos usando trilhos de gavetas, trilhos telescópicos e barras metálicas. Qual a diferença entre elas nos quesitos desempenho e preço? E em termos de firmeza? Qual é a melhor solução para se evitar ondulações no corte?

akro

  • Visitante
Re: Projeto - Thiago
« Resposta #39 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 14:51 »
  Perfeito Fabio, acho que é mais ou menos isto que acontece, agora que já tenho algumas informações podemos ter uma idéia melhor dos tempos a usar.
Quanto a velocidade numa máquina hobby creio que fica por volta de 15mm/seg ou então como vocês usam em 900mm/minuto é ai que quero chegar, nos cálculos que afirmei para o pardal,sobre o tempo necessário para o desbaste de uma asa com 552.000mm com uma ferramenta que não é a indicada porém foi o que usei como base para os cálculos de 2mm seriam os 552.000/2=276000mm a serem percorridos pela máquina o que seria 276000/900= 306 minutos o que daria 5 horas com uma máquina destas, claro que com máquinas mais rápidas o tempo  vai diminuir, mas estavamos comentando sobre estas máquinas, em  que a sua velocidade não ultrapassam estes valores, é ai que tento chegar a uma resposta simples. Já tenho as informções para saber mais ou menos o tempo necessário, foi apenas um exemplo.
feramentas ideais, máquinas apropiadas tudo é o que mais queremos, mas  vamos dar tapa em moscas e não mata-las a tiro de canhão. Queremos gastar 1.500 reais ou menos para termos uma mecânica apropriada para serviços leves, não vamos usar em metais só em espumas ou no máximo em madeira balsa. Já sei o necessário para quando começar a fazer os testes me ater a estes parâmetros, e quanto ao uso de softer para montar os arquivos, para teres uma pequena idéia do que ja fiz e estou fazendo, uso dois computadores um para cada eixo para cortarmos figuras diferentes em cada eixo e no sincronismo correto, estou usando isto a mais de 10 anos então tenho um bom conhecimento de autocad e dos softer agregados para montar os arquivos de corte, só no caso das fresadoras estava sem informação sobre a velocidade de uso, apezar da que estou montando, o processo é com correias e a velocidade ficou maior, 30mm/seg ou 1800mm/m, creio que uma fresa tipo lixa,  com velocidade vai alisar o isopor, já esta em fase final o projeto da máquina que vamos usar no processo, como não é necessário esforço e sim rotação vamos usar o movimento multiplicado por polias. Desbastar isopor, com uma fresadora, é um desafio a ser enfrentado.

abraços motta

Offline signspro

  • Novato
  • *
  • Posts: 46
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Thiago
« Resposta #40 Online: 25 de Março de 2008, 09:53 »


Bom dia senhores :) :) :) :) :) :)


Gostaria apenas de fazer uma ponderação relativa aos assunto abordado.

Estamos  discorrendo sobre um assunto extremamente amplo, o argumento do Fabio Gillii se aplica claramente sobre o objetivo do nosso Forum, produção de uma asa de 552000 mm estamos falando de um equipamento altamente especializado e dimensionado para a finalidade ao qual foi proposto.

Alem disso seu custo seria infinitamente maior, que nossos propostas aqui apresentadas.

Marlon

Offline sandro_ventania

  • Fuso
  • **
  • Posts: 138
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto - Thiago
« Resposta #41 Online: 04 de Maio de 2008, 13:23 »
      Olá pessoal, sei que o assunto não é abordado a algum tempo, mais creio que ainda não está enterrado...
      A algum tempo atrás vi um video onde uma especie de CNC gigante fresava blocos grandes de isopor.
      A ferramenta usada era uma especie de fresa completamente recartilhada (mas lixava que cortava) de uns 20cm de comprimento por 1cm de diametro em altissima velocidade. cortava muito rapido, chegava levantar um nuvem de pó.
     

 

/** * */