Autor Tópico: Projetos - Havoc (Fresadora CNC Médio Porte)  (Lida 22269 vezes)

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Offline Brenck

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Projetos - Havoc (Fresadora CNC Médio Porte)
« Resposta #15 Online: 16 de Abril de 2007, 23:28 »
que isso se vc prescisa de só 0,3mm pode usar barras roscadas mesmo...
entre rolamento linear e guia de esferas aconselho vc primeiro cotar tudo e depois ver qto um torneiro cobra pra fazer o alojamento dos rolamentos lineares pq eh tipo de mão de obra mais carinha.... por isso as vezes eh melhor guia de esferas pois ja vem com o furo e rosca... ai fica bem mais facil a montagem... e no final das contas creio eu que o preço seria mais barato, pois na mectrol tbm as guias de esferas tbm tem preço bom... so prescisaria de furar as chapas de cada eixo pra conectar aos patins da guia e assim um eixo prendia no outro... parecido com a maquina do Jack Live aki do forum...

Weber Lincon

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« Resposta #16 Online: 17 de Abril de 2007, 11:02 »
Brenck ele vai usar a maquina não para hoby e sim para ganhar uma grana!  agora nós temos que saber se o cara vai ter trabalho para investir 5 mil na maquina ! caso ele tenha cum fluxo constante de trabalho eu acho melhor ele montar uma coisa boa! esse esquema que  barra de rosca eu não sei até onde é bom, mas eu tbm bou usar uma pois não tenho 1.500 reais para comprar uma rolamentada.

reinaldoaf

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« Resposta #17 Online: 17 de Abril de 2007, 11:05 »
Amigos,


Acho que vocês se enganam com os preços dos fusos de esferas acho q tenho um orçamento aqui da obr, se nao me engano ficou em 1000 reais
1 barra de fuso de esfera laminada de 2metros e 3 castanhas com flage para fuso de 16mm...

deu pra fazer uma maquina bem grandinha.!!1


abraços

Offline rgallas

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« Resposta #18 Online: 17 de Abril de 2007, 11:45 »
Olá Havoc;
Acho que 12Nm é pra lá de exagerado.
Meu projeto só não saiu do papel porque protendo usinar aço com rapidez e precisão a altas velocidades e um motor de 4Nm já tá de bom tamanho (com guias lineares e fusos de eferas).
Será que você não quis colocar 12Kgcm?? que é 1,2Nm.

Pense bem calcule bem. Existe aqui no fórum várias discuções sobre passo do fuso, redução do fuso de acordo com o passo, velocidade máxima, força disponível para a usinagem, força exigida pela ferramenta durante usinagem, etc....

Acho que o caminho sugerido pelo Reinaldo AF tá correta. Papel, lápis, desenho, pesquisa, calculadora.....e perguntas é claro.

Offline rgallas

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« Resposta #19 Online: 17 de Abril de 2007, 12:01 »
Apenas para voce ter um comparativo:
Ferramenta de 6mm de diâmetro, com pastilhas intercambiáveis cortando 6mm em cheio com 2mm de profundidade.
Usinagem de aço 1045: (dados ideais)
Velocidade do Spindle: 14500 rpm
Velocidade de avanço: 0,03mm por aresta ou 875mm/min
Consumo de potencia do spindle: 0,8kW
Torque exigido pelo corte: 0,5Nm (não é do motor é consumo do CORTE)

Usinagem em alumínio fundido Si13 com 130 HB de dureza (duro pra cacet e): mesma usinagem
Velocidade do Spindle: 24000 rpm
Velocidade de avanço: 0,03mm por aresta ou 1448mm/min
Consumo de potencia do spindle: 0,5kW
Torque exigido pelo corte: 0,2Nm

Usinagem em aço inoxidável ferrítico:
Velocidade do Spindle: 10800rpm
Velocidade de avanço: 0,03mm por aresta ou 653mm/min
Consumo de potencia do spindle: 0,7kW
Torque exigido pelo corte: 0,6Nm

COmo pode ver a diferença entre 1045 e aço inox não é muita porém o aço inox vai exigir mais rigidez da sua mecânica.

Offline havoc

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« Resposta #20 Online: 17 de Abril de 2007, 12:23 »
muito interessante esses dados.
realmente 12N.m acredito que é demais.
achei uns de 3,5N.m com preço razoavel porém acho que daí é de menos...
com mais um tempo de estudo acredito que conseguirei definir os motores de passo direitinho.

Novamente muito obrigado a todos pelas suas respotas.

Offline Brenck

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« Resposta #21 Online: 17 de Abril de 2007, 12:32 »
Weber,

Eu sei mas se ele prescisa de prescisão de apenas 0,3mm... uma maneira de baratear então seria usando barras roscadas msm... mas tbm ele tem que ter certeza é 0,3 msm...

Reinaldo,

Vai ver vc cotou uma prescisão diferente do fuso de esferas, eu sei tem alguns mais baratos mesmo... sendo laminado já é mais barato que o retificado... ai depois vem os graus de preçisão... akeles negocio de C1 C3 C5... O preço varia muito, vai depender da presçisão que o caboclo vai querer... mas mesmo assim se não for algo de muita prescisão tem como achar fusos mais baratos claro, mas de qualquer jeito essa obr tem preços muito bons sei que a guia de esferas nela tbm é bom

Offline havoc

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« Resposta #22 Online: 17 de Abril de 2007, 15:24 »
está boa mesmo essa discução hein?

seguinte estou de olho em uns fusos de esferas laminados, de castanha simples e o backslash (acredito que a tradção seja folga) é entre 0,0025 e 0,01.

quanto de folga teria um fuso trapezoidal aproximadamente? com porca de bronze?

juliocno

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« Resposta #23 Online: 17 de Abril de 2007, 15:44 »
Havoc,

É uma pergunta difícil, visto que a folga depende de fatores como qualidade de usinagem, desgaste do material, temperatura de trabalho, etc...

Voce precisa saber que a folga não é o maior problema no tipo de fuso que se quer usar, pois é possível minimizala praticamente a zero, utilizando-se de artifícios simples.

O que deve preocupar voce é a eficiencia do tipo de fuso usado, isto é, o aproveitamento da força do motor, que leva em conta a usinagem, o formato do fuso, e o atrito dos materias do fuso e da porca

Os de esfera recirculares são os melhores, 92%; depois
Fuso trapezoidal com porca de poliacetal, entre 50% e 59%;
Fuso de aço com porca de latão, 39%
e o Pior de todos
Barra roscada ISO com porca em aço, 18%.

Offline havoc

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« Resposta #24 Online: 17 de Abril de 2007, 18:52 »
muito bem colocado, informações valiosissímas.

fica a pergunta: até que ponto vale a pena em investir mais em fusos eficientes do que em motres de passo mais fortes?

ou seja basicamente o cara pode usar fusos mais eficientes com motores mais leves e com menos torque OU investir mais em motores de passo mais porradas e em fusos mais baratos.

Sei que cada aplicação teria uma resposta diferente porém nesse caso específico o que voces fariam?

reinaldoaf

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« Resposta #25 Online: 17 de Abril de 2007, 20:17 »
Basicamente a resposta seria a seguinte,

Se você colocar um motor de 3,5N.m em uma barra iso seria a mesma coisa que você andar com uma ferrari com o freio de mao puchado!!!

uma coisa é força do motor e a outra é aproveitamento dela pelo fuso..
acho q um bom equilibrio ai é ideal, se possivel, quanto mais você aproveitar a força do motor melhor será...

o fuso de esfera aproveita 92% porem se o conjunto todo nao ajudar o aproveitamento vai cair, se você colocar um fuso em um sistema com buchas vai ter menos aproveitamento que em um sistema com rolamentos lineares e bem menores que um sistema com guias lineares...

o que vale ai é o conjunto para aproveitar a força do motor...

abraços

Offline Brenck

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« Resposta #26 Online: 17 de Abril de 2007, 20:17 »
Havoc,

qual prescisão desses fuso de esferas que vc olhou qual ''C'' que é?

Quanto aos numeros que o Juliocno passou tem estranha ai... pois barra roscada e fuso trapezoidal vão possuir o mesmo aproveitamento dos motores... levando em conta ambos com o mesmo passo e com porcas de mesmo material... como o trapezoidal jah vem com passos maiores.. tipo 3mm, 5mm.... o tapezoidal aproveita menos que uma barra roscada dependendo do passo... levando em conta por exemplo um trapezoidal de passo 3mm e uma barra roscada de passo 2mm... usando porcas de mesmo material... como o passo do trapezoidal seria maior a vantagem mecanica é menor... já na barra roscada seria maior a vantagem mecanica pelo fato que o passo eh mais curto... Mas isso tem um limite claro pois nesse caso o trapezoidal proporcionaria mais velocidade... ai eu não sei qual o calculo pra se fazer pra ter noção da relação velocidade motor versus atrito versus passo... e assim ver qual valeria mais a pena, o Fábio que é bom nos calculos...  mas uma coisa eh certa que ambos possuem o mesmo rendimento com a mesma porca e o mesmo passo....

Offline F.Gilii

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« Resposta #27 Online: 17 de Abril de 2007, 20:45 »
Havoc,

Verifique se esta folga do fuso laminado está em polegadas...
Achei o valor extremamente baixo para ser mm...

Normalmente um fuso classe C7 tem 0,05mm por 300mm de curso...

Um fuso de rosca trapezoidal tem igualmente "classes" de precisão mas são pouquíssimos fabricantes que divulgam este tipo de número, pois depende muito da feitura da porca...

por ser uma rosca grosseira, diz-se algo em torno de 0,1 a cada 75mm mas não tenho certeza...

De qualquer forma, para fazer um trabalho decente, um sistema de eliminação de folgas (anti-backlash) é mandatório em qualquer opção de fuso.

Os comentários do Roque e do Juliocno está corretíssimos e muito a calhar...

Offline F.Gilii

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« Resposta #28 Online: 17 de Abril de 2007, 20:51 »
Brenk,

As colocações do Julio não estão nada erradas - estes níúmeros são levantados em testes de laboratório, e são aplicados na indústria normalmente...

Não confunda "aproveitamento" com "Vantagem mecânica", - são grandezas diferentes e separadas...

Offline Brenck

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« Resposta #29 Online: 17 de Abril de 2007, 20:57 »
Mas Fábio,

Um fuso trapezoidal de aço 1020 e porca de bronze com 3mm de passo e uma barra roscada com o mesmo passo e feito no mesmo aço e com a porca do mesmo bronze.... acho que aproveitaria o mesmo tanto não ? Não considerando que a precisão que as barras roscadas são fabricadas eh bem mais tosca que as de um trapezoidal...

 

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