Autor Tópico: Projetos - Lolata  (Lida 286409 vezes)

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Projetos - Lolata
« Resposta #135 Online: 23 de Abril de 2007, 09:34 »
Eu tô bastante ocupado por aqui, sem tempo pra ampliar a explanação, mas acho que os pontos fundamentais a ter em mente quanto a essa coisa de medir motores e calcular tensões, correntes e resistências são os seguintes:

Quando as especificações são conhecidas, aplique a boa e velha Lei de Ohm. Tomando como exemplo o motor citado pelo Fábio, um 23PM-C406 cuja etiqueta indica 4,3V e 1,9A:

4,3 / 1,9 = 2,26 ohms

Para o motor do Gustavo, 1,7V e 4,7A: 1,7 / 4,7 = 0,36 ohms

Estes são os parâmetros de uma fase. Provavelmente o Fábio mediu pelas extremidades e por isso obteve uma leitura correspondente a apoximadamente o dobro da resistência.

O padrão da indústria: Os dados dos fabricantes referem-se sempre a uma fase, o motor configurado como unipolar, com a óbvia exceção dos motores de quatro fios, bipolares. Assim, a medida deve ser sempre efetuada entre um comum e a fase.

Quando usar o multímetro, verifique qual a resistência das pontas de prova e subtraia esse valor das leituras. Embora a resistência das pontas de prova seja baixa, é significativa, no caso de motores de baixa tensão, baixa resistência, alta corrente.

Vale comentar tb que é difícil medir com exatidão baixas resistências, frações de ohm, com os multímetros baratos que a maioria de nós utiliza ...

Offline F.Gilii

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« Resposta #136 Online: 23 de Abril de 2007, 09:48 »
Só por curiosidade, quando se mede entre uma extremidade de uma fase e o fio intermediário, o valor é o calculado pela lei de Ohm citada pelo Jorge aí em cima.

Quando se medem as extremidades das fases, o valor será 1,41x o valor da fase...

Exemplo: nujm motor 23PM-C406 de 4,3V e 1,9A/fase, teremos 2,26 Ohms entre una fase e aprox. 3,2 entre as extremidades das duas fases...

Provavelmente porque as fases estão defasadas em 90 graus uma da outra...

Offline Brenck

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« Resposta #137 Online: 23 de Abril de 2007, 11:51 »
Mas de qualquer jeito o motor do Lolata deve ser igual o meu se ele mediu e deu 1.1 o meu deu 1.3... creio que seja o mesmo... só se existe algum modelo com os valores /fase bem proximos tipo o 23pmc501 que é 2.2v e 4.6A e no caso eh um motor double stack tbm... mas mesmo assim 4.6A pra 4.7A não vai matar o motor....

lolata

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« Resposta #138 Online: 23 de Abril de 2007, 13:44 »
Vou fazer uns teste e ver no que dá.
Eu não sei até quantos Amperes posso colocar no motor sem queimar, acho que esses motores são iguais bolo queimado e gravides, se tirasse um pouco antes, nada disso teria acontecido.

Bom, como voce já deve ter percebidoos meu dotes de eletronica é quaze zero, mas eu vou tentando.
Eu montei a placa e vou testa-la, A placa tem a entrada logica identificada Step - Dir - Gnd - Sync - Enable, para ligar no micro e fazer os testes no Turbocnc como eixo X, eu ligo o Step no pino 4, o Dir no pino 5, o Gnd no pino 19~25 e o Enable e o Syncronismo? onde eu ligo o dito cujo ?

Offline F.Gilii

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« Resposta #139 Online: 23 de Abril de 2007, 15:02 »
"Bolo queimado e Gravidez" - a melhor dos últimos tempos... :D :D :D

Sobre a placa, digo que os pinos que interessam a voce neste momento são só os dois para "Dir" e "Step".

O "Enable" é usado para ligar ou desligar a tensão de alimentação do motor de passo (por exemplo, quando a usinagem termina pode-se desligar o motor para não ficar fazendo barulho nem esquentando demais)

O "Sync" é usado quando se usam várias placas dessas ligadas juntas, como por exemplo para controlar 3 motore4s de passo - é um sinal que é distribuído entre as placas para sincronia do sinal de PWM - uma das placas é a "mestra" - as outras serão as "escravas"...

Estou na dúvida com o GND - não sei se é o GND da fonte (acho que não) ou é o GND do micro (pinos 18 a 25 do conector do cabo de LPT)

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« Resposta #140 Online: 23 de Abril de 2007, 15:37 »
Citação de: "fgilii"
Só por curiosidade, quando se mede entre uma extremidade de uma fase e o fio intermediário, o valor é o calculado pela lei de Ohm citada pelo Jorge aí em cima.

Quando se medem as extremidades das fases, o valor será 1,41x o valor da fase ...


Fábio,

medindo pelas extremidades o valor resistivo é o dobro, as resistências individuais são somadas. Talvez vc se refira a outra coisa que não a resistência, a corrente, possivelmente, mas isto não se aplica a unipolares ...

Offline F.Gilii

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« Resposta #141 Online: 23 de Abril de 2007, 15:54 »
Jorge,

Posso estar errado, mas se eu medir num motor unipolar a resistencia entre as duas extremidades, terei não o dobro mas 1,41X a resistencia que mediria entre uma extremidade e o fio intermediário......

Por exemplo, se pegar o comuníssimo 23LM-C004 de 6V e 1,2A/fase, treremos 5 Ohms entre uma extremidade e o intermediário, e 7,1 Ohms emntre as duas extremidades...

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« Resposta #142 Online: 23 de Abril de 2007, 16:08 »
Eu não acredito nas coisas que eu faço ... eu tive a manha de descer à masmorra e medir ... he, he, he ... prova de extrema consideração, note bem ... ;-)

Não Fábio, há algum erro na sua medição ... 5 ohms + 5 ohms = 10 ohms ...

Ou seu motor está com espiras em curto-circuito ou seu multímetro tá baleado ... pode ser bateria cansada ...

Uma sugestão: como os voltímetros e os amperímetros são menos temperamentais que os ohmímetros, vc pode fazer a medida da resistência de forma indireta, medindo a queda de tensão em cada metade do enrolamento e a corrente ...

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« Resposta #143 Online: 23 de Abril de 2007, 16:13 »
Vc tá usando multímetro digital ?

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« Resposta #144 Online: 23 de Abril de 2007, 16:35 »
Jorge,

Sim - dois - o meu "Old Faithfull" que custou 8 dinheiros no camelô da esquina :) e o Super Mega Hiper Ultra Multimetro Analizeitor Tabajara que o Rudolf me emprestou...

Não é um Fluke da vida, mas é muito bom - e deu a mesma coisa...

Será que eu estou fazendo a coisa errada???

Não tenho como fotografar, mas estou fazendo assim:
Com o Multimetro ajustados para "OHMS", coloquei a escala em 200 Ohms ...

as leituras se reperiram em 5 motores iguais...

Como posso comprovar isso com queda de tensão?

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« Resposta #145 Online: 23 de Abril de 2007, 16:46 »
Se vc não tá errado, os multis estão ... he, he, he ...

Bom, a maneira mais simples é alimentar com uma tensão igual ou menor que a nominal e medir a queda nas duas metades ... se as tensões forem iguais, isto significa que as resistências são iguais, certo ? Mas ainda não garante que a resistência resultante das duas metades em série é o dobro de uma metade ... pra confirmar isto vc tem que conhecer a corrente ... pode ajustar uma corrente de 1A, por exemplo, medir a tensão em cada metade e calcular a resistência ...

Não é incomum que a escala de medida de resistência seja danificada e a de tensão fique preservada ...

Offline F.Gilii

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« Resposta #146 Online: 23 de Abril de 2007, 16:52 »
Jorge,

vou ver um jeito de fazer este teste, e depois te falo...

De qualquer maneira, tenho que agradecer a consideração de ter se abalado até as masmorras lúgubres, acendido tochas e candeeiros, e por fim ter experimentado e comprovado mais uma dúvida de uns meros mortais :)

Offline Paulo

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« Resposta #147 Online: 23 de Abril de 2007, 17:24 »
Eis que aparece o mosqueteiro(corinthiano) para salvar o mestre Fabio a não ser jogado nas masmorras do Sir Jorge.

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« Resposta #148 Online: 23 de Abril de 2007, 17:39 »
Citação de: "Paulo"
Eis que aparece o mosqueteiro(corinthiano) para salvar o mestre Fabio a não ser jogado nas masmorras do Sir Jorge.


Vc salvou a mim, Paulo, de passar por mentiroso ... hi, hi, hi ...

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« Resposta #149 Online: 23 de Abril de 2007, 17:41 »
Observe que a leitura do multímetro do Paulo mostra primeiro 5,4 e depois 10,4 ohms. 0,4 é a resistência da ponta de prova, este é um valor típico, e nada desprezível em alguns casos ...

 

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