Autor Tópico: Projeto - Tornos Caseiros - Villas  (Lida 88992 vezes)

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Projeto - Tornos Caseiros - Villas
« Resposta #120 Online: 23 de Dezembro de 2006, 13:43 »
Citação de: "fgilii"
Olhando o desenho da tabelinha, verá que do lado esquerdo representa as engrenagens vistas de lado, e do lado direito as engrenagens vistas de frente...


Foi o que pensei inicialmente, mas o que parece ser as linhas de centro estão bem incongruentes, não tá não ?

Citação de: "fgilii"
"A" é a engrenagem de cima - a que estaria em contado com o eixo-árvore (ou no mesmo eixo ou recebe movimento da caixa Norton)... "B" e "C" são montadas no mesmo eixo, e firmemente conectadas, como se fosse um "carretel".


O que vc diz bate com a minha interpretação. Veja a identificação na foto.

Citação de: "fgilii"
Note que em alguns pontos da tabela, há um valor só para duas engrenagens - "B" e "C" (por exeplo no passo "0,2mm", se usa uma engrenagem de 30 dentes em "A", 80 dentes em "B" e 100 dentes em "D")
Isso quer dizer que só é necessário uma engrenagem (de 80 dentes) montada no eixo..."D" é montada no Fuso que transmite o movimento para o carro longitudinal


Hum ... encafifei ... eu entenderia que o carretel seria composto de duas engrenagens com o mesmo número de dentes ... não vejo como uma única engrenagem poderia dar continuidade a transmissão.

Citação de: "fgilii"
Acho que agora a tabela faz um pouco mais de sentido...


Pero no mucho ... acho que não tô conseguindo visualizar algo que deve ser óbvio ...

Entendo perfeitamente todo o esquema de redução, caixa Norton, etc, mas o número de dentes (e portanto os diâmetros das engrenagens de um mesmo par) e a identificação das engrenagens ainda me confunde ...

Offline F.Gilii

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« Resposta #121 Online: 23 de Dezembro de 2006, 14:02 »
Jorge,
Citar
... eu entenderia que o carretel seria composto de duas engrenagens com o mesmo número de dentes ...

Na verdade se coloca uma engrenagem só, e se desloca a engrenagem "D" mais para dentro, de forma que ela fique alinhada com as demais - provavelmente atrás da engr. "D" tem um calço calibrado...

Acho que cada engrenagem da "Grade" (estas que aparecem na foto acima" estão gravadas com o numero de dentes...
A brincadeira é trocá-las para fazer as combimações...

O que acho que está esquisito (mas posso estar errado) é que falta a indicação do que fazem as alavancas de cima do cabeçote - acho que elas fazem parte da brincadeira, e aí penso que:
ou a tabelinha da foto está errada, ou a metade da tabela se refere à grade e a outra metade se refere às alavancas, o que acho estranho...

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« Resposta #122 Online: 23 de Dezembro de 2006, 15:57 »
Fabião,
 tem muita coisa esquisita nessa tabela ... já vi tabelas e desenhos semelhantes em outros tornos e se bem me lembro, não me causou estranheza ... o sistema de transmissão tb é bem convencional, ao que me parece ...

Não vou chegar ao extremo de supor que esteja errada, mas a interpretação que estamos fazendo não parece correta, as coisas não batem ...

Considere por exemplo: a distância entre os eixos é fixa e portanto há uma proporcionalidade inversa entre duas quaisquer engrenagens acopladas, se uma aumenta, a outra tem que diminuir. O número de dentes tb guarda uma razão de proporcionalidade com o diâmetro primitivo, se há mais dentes, o diâmetro é maior.

Agora compare com o que vemos na tabela ... não é o que eu esperaria encontrar ...

Bão, vamos esperar que o Villas possa explicar, ou pelo menos mandar o manual, mais fotos, etc ...

Tô bem curioso ...

Com a DLL o prog funfa, mas ainda acho que não serviria para esse torno ... quando tiver tempo e saco, testo melhor e comento. Sem ter certeza de como interpretar a tabela, não faz sentido querer analisar isso, né ?

Offline F.Gilii

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« Resposta #123 Online: 23 de Dezembro de 2006, 16:06 »
Jorge,

Compreendo claramente o que você quer dizer...

Te digo que neste tipo de "grade", as únicas engrenagens que tem seus eixos em posição "fixa" são as colocadas em "A" e "D".

As engrenagens que são montadas em "B" e/ou "C" na verdade são montadas num eixo que pode correr sobre um rasgo "oblongo", e este rasgo é montado num braço oscilante também...

Dessa forma é fácil ajustar as distâncias e as folgas necessárias para o correto funcionamento...
Vou ver se acho uma foto e posto aqui.

De qualquer forma, também acho que está faltando alguma coisa, e pra mim é na parte das alavancas do cabeçote - a grade ao meu ver está clara...

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« Resposta #124 Online: 23 de Dezembro de 2006, 17:12 »
Citação de: "fgilii"
... As engrenagens que são montadas em "B" e/ou "C" na verdade são montadas num eixo que pode correr sobre um rasgo "oblongo...


Só pode ser coisa assim... agora que vc falou me lembro de já ter visto  algo parecido ...

Pô, fico incomodado quando não entendo a coisa ... ainda mais algo tão simples ...

Offline F.Gilii

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« Resposta #125 Online: 23 de Dezembro de 2006, 17:33 »
O pior é que é um troço super simples... :)

villas

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« Resposta #126 Online: 23 de Dezembro de 2006, 23:58 »
Hmm ... simples pra quem já mexeu uma vez na vida com roscas.

Eu nem sabia por a placa hahaha ... Cortei uma chave allen, para que ela pudesse entrar no pequeno espaço, pra colocar a placa pois não consegui remover o platô que vai a dita cuja fixada. Os parafusos vão por traz (3 no total).

A placa não entrava na mão no encaixe do platô. Então eu fiz chegar no parafuso na marra e entrou até com relativa facilidade. Vai ai o detalhe da placa e mais algumas coisas que não sei nem pra que... furos ??

Um vazamento nas alvancas de mudança de rotação. O Óleo escorre eventualmente... alias que óleo vai ai e em todos os pontos de "bolinha"??

Offline F.Gilii

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« Resposta #127 Online: 24 de Dezembro de 2006, 08:27 »
Villas,

Na foto acima, os pontos com interrogação devem ser as pontas dos eixos internos da caixa Norton...(ou são selos mecanicos)

Se vaza óleo entre a alavanca e a caixa, pode ser uma guarnição estragada, faltante ou ressecada, ou talvez um reaperto nas flanges...

Sobre o óleo e pontos de lubrificação, seu torno não veio com um manual não?

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« Resposta #128 Online: 24 de Dezembro de 2006, 08:44 »
Citação de: "fgilii"
Villas, ... seu torno não veio com um manual não?


Ô Villas, não tá ouvindo o clamor das massas ?

villas

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« Resposta #129 Online: 24 de Dezembro de 2006, 08:49 »
Citar
Sobre o óleo e pontos de lubrificação, seu torno não veio com um manual não?

Praticamente não ... o coisinha vagaba esse manual mas ele explica o lance todo das engrenagens que vcs estão discutindo - só não me meti que não deu tempo de ler atentamente pois está em EN. Vou tirar fotos hoje das engrenagens avulsas e posto aqui depois.

Os pontos de lubrificação eu sei onde ficam mas que óleo colocar?? Singer? Havoline ... ou de soja (brinquei claro)

villas

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« Resposta #130 Online: 24 de Dezembro de 2006, 08:50 »
Citar
Na foto acima, os pontos com interrogação devem ser as pontas dos eixos internos da caixa Norton...(ou são selos mecanicos)


Dá a impressão que é pra colocar algo pois tem rosca.

Caraca ... CANSEI de ouvir meu pai perguntar se era CAIXA NORTON e eu não sabia responder ... agora eu sei hehe. Obrigado Fabio

Offline F.Gilii

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« Resposta #131 Online: 24 de Dezembro de 2006, 08:57 »
Villas,

Na dúvida, o óleo de lubrificação pode ser (por enquanto) um óleo de motores W 40, e de preferencia sem um componente "espumante"...

Sobre os pontos de interrogação - se tem rosca, pode ser que seja para aplicação de algum dispositivo de desmontagem (por exemplo) para se retirar os eixos da caixa Norton...

villas

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« Resposta #132 Online: 24 de Dezembro de 2006, 09:06 »
Mais olha só ... eu estava apanhando ontem com uma fresa de 3mm 4C onde eu tinha que alongar o pescoço dela pois a haste dela é de 6mm e me peguei de susto tentando limar na fresadora com lima, lixa, bastão abrasivo ... QUANDO EU DE-REPENTE PERCEBI E OLHEI PARA TRAZ E QUASE DEI UM PULO DE ALEGRIA !!! AGORA EU TENHO TORNO HAHAHAHA ...

Botei a fresa no torno e meti bucha ... que delícia !!

Gerber

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« Resposta #133 Online: 24 de Dezembro de 2006, 09:20 »
Citação de: "villas"
Mais olha só ... eu estava apanhando ontem com uma fresa de 3mm 4C onde eu tinha que alongar o pescoço dela pois a haste dela é de 6mm e me peguei de susto tentando limar na fresadora com lima, lixa, bastão abrasivo ... QUANDO EU DE-REPENTE PERCEBI E OLHEI PARA TRAZ E QUASE DEI UM PULO DE ALEGRIA !!! AGORA EU TENHO TORNO HAHAHAHA ...

Botei a fresa no torno e meti bucha ... que delícia !!


Xiiii !

Agora caiu a ficha, hehehe

villas

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« Resposta #134 Online: 24 de Dezembro de 2006, 09:29 »
Acha que é possível isso ??? ... eu lá lixando na mão, limando sem sucesso o pescoço da dita cuja e o torno olhando pra mim e dizendo: mas que estupido !!!!! hahahaha

 

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