Autor Tópico: Projeto - Tornos Caseiros - Villas  (Lida 88986 vezes)

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Projeto - Tornos Caseiros - Villas
« Resposta #90 Online: 21 de Dezembro de 2006, 09:52 »
Não ... o barramento não é rasqueteado ... só os carros X e Y onde tem o porta ferramentas ... castelo eu acho não?

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Projeto - Tornos Caseiros - Villas
« Resposta #91 Online: 21 de Dezembro de 2006, 09:58 »
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- Montou o torno sobre uma bancada sólida?
- Parafusou direitinho?
- Limpou e depois lubrificou tudo?
- Amaciou o bichinho antes de deitar o cabelo?
- Acertou as ferramentas exatamente no centro do torno?
- Tem as ferramentas adequadas para o material?
- Ajustou as velocidades corretamente?
- Providenciou lubrificantes como TapMatic ou algo similar?


Quase tudo não e nem sei o que fazer para tal... limpei aquela "graxa" marrom que vem com ele com um pano no barramento e nas peças externas.

A bancada que comprei junto tem muito que fazer ainda para ficar sólida e imexivel. A base dela é tubular secção quadrada de metal (aço) com uma trava em baixo e um tampo de compensado naval de 50mm.

O torno não tem o lance da fixação ... ele pesa 120 kilos acho que nem precisa isso. A transmissão é por correia do motor para um eixo e dai para engrenagens (4 no total todas numeradas) ...

Ai é que o bicho pega ... o passo está com uma engrenagem de 100mm de diam então o carro quando engatado no fuso anda muito lento mesmo. Nem sei que passo poderia usar para fazer aquela bucha.

Alguma dica? ... a tabela dos passo eu ainda nõ tenho escaneada ainda mas vou postar aqui.

Offline F.Gilii

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« Resposta #92 Online: 21 de Dezembro de 2006, 09:58 »
Villas,

Continua valendo o que disse sobre o rasqueteamento...

Se o barramento principal (longitudinal) é liso quase espelhado, provavelmente é retificado - e se for temperado melhor ainda - dura muito mais... :) :) :)

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« Resposta #93 Online: 21 de Dezembro de 2006, 10:00 »
Outra coisa ... tem um botão de reversão. ele reverte o motor "E" a direção do corte ...

Offline F.Gilii

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« Resposta #94 Online: 21 de Dezembro de 2006, 10:06 »
Villas,

Acho que você está que nem criança com brinquedo novo - eu ficaria assim também é claro :)
Não se incomode com o que vou falar, mas tenha calma, pois fazer a coisa errada ou se machucar é bem fácil...

Acho que o certo é você fazer uma limpesa profunda, pois é a mesma coisa que eu te falei sobre a fresadora - a tal graxa pode ficar em lugares que não deveriam, e com o tempo ela endurece e não deixa a lubrificação fina entrar onde deve...

O torno deve estar fixado sim sobre a mesa, e de preferencia que a mesa seja o mais firme possivel - a resolução depende disso!!!

Se a mesa for meio "mole", poderá deformar-se com o tempo, e leva o torno junto!!!

Sobre os avanços, acredito que do lado esquerdo há uma caixa de engrenagens - essa caixa se chama "grade", e é trocando algumas engrenagens que se ajustam os avanços do carro longitudinal, tanto para fazer rosca como para passes de acabamento...

Cuidado - engrenagens mal ajustadas geram barulho excessivo, e podem quebrar, pois sao de Ferro fundido...

Offline F.Gilii

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« Resposta #95 Online: 21 de Dezembro de 2006, 10:06 »
Tem como tirar uma foto da grade?

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« Resposta #96 Online: 21 de Dezembro de 2006, 10:21 »
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Se a mesa for meio "mole", poderá deformar-se com o tempo, e leva o torno junto!!!


è uma bancada da Marcon dita hobby mas está MUITO longe de chegar perto de deformar. Ela é bem forte e de frente não tem balanço. De lado é que ela não é muito firme mas daria pra fazer umas travas em "X" que acaba com o problema.

Sobre a tabela de engrenagens ainda não tenho mas vou postar

Gerber

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« Resposta #97 Online: 21 de Dezembro de 2006, 18:02 »
Grande Villas,

Parabéns pela compra, imagino como você deve estar feliz. :P
Agora ninguém te segura, hehehe.

villas

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« Resposta #98 Online: 22 de Dezembro de 2006, 00:18 »
Serrão /Gerber.... me segura !!! Olha meu primeiro trabalho ai no anexo

Fábio mais umas fotos dele pelado e da tabela que tu mencionou de passos e engrenagens.

Juhuuu

villas

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« Resposta #99 Online: 22 de Dezembro de 2006, 08:26 »
Gostaria de tornar publico meu agradecimento a todos os que de uma meneira ou de outra, direta ou indiretamente colaboraram para que eu me decidisse pela aquisição.

Em momentos de dúvida, numa enchente de pessimismo, muitos contribuiram para que pairasse sobre minha cabeça um verdadeiro céu de brigadeiro.

Agradecimento especial ao Fábio que me aguenta no telefone fazendo perguntinhas estúpidas de newbie hehe ... valew grande Gilli - "porca mastela"  como diriam os parentes italianos da minha esposa.

Valew pessoal e vamos trabalhar

Villas Boas Usinagem - pequenos serviços - grande satisfação

Offline F.Gilii

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« Resposta #100 Online: 22 de Dezembro de 2006, 08:37 »
E aí Villas,

Como ficou o alinhamento da placa???

Pelas foto da usinagem, acho que é você quem vai nos ensinar algumas coisas... :)

villas

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« Resposta #101 Online: 22 de Dezembro de 2006, 08:41 »
Amigo .. estava com 6 centésimos (6 divisões no relógio centesimal) de batimento que medi bem perto da placa no corpo de um alargador de 10mm.

Mexendo na placa consegui diminuir pra 4. Como eu tinha mesmo que fazer os trabalhos rápidamente e não precisava de tanta acuidade, eu vou fazer as buchas na pauleira assim mesmo e depois chamo um chapa pra me dar uma luz !

Abraço

villas

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« Resposta #102 Online: 22 de Dezembro de 2006, 08:52 »
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Amaciou o bichinho antes de deitar o cabelo?


Cumé que faz isso ?? deixa ligado por um tempo ? ... no manual diz pra ligar na velocidade mais baixa por 20 min e depois ir aumentando ... não fiz nada disso não ... só testei as rotações mas eu já liguei ele ontem por muito mais de 20 min hehehe ...

Cara ... no manual parece que vai só óleo na lubrificação inclusive eles mandam colocar SPRAY :
Part: spindle box
Lubrif. point: Gear, bearing
method: SPRAY machine Oil
Periodo: 10 dias depois do start-up; 20 dias após a primeira lubrificação; apartir dai, a cada 60 dias. (mas isso vai depender do uso não? .. achei meio relativo isso !)

Lá indica como Spindle box a caixa fechada onde tem as engrenages e os rolamentos. Aquela com interior azul nas fotos anteriores.

E que óleo seria recomendado praqueles pontos com bolinha ? .. no manual não cita nada. E esse spray ?? M1 serve?

Offline F.Gilii

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« Resposta #103 Online: 22 de Dezembro de 2006, 08:53 »
Provavelmente terá de tirar a placa, tornear o platô montado no próprio eixo, e remontar a placa para garantir que fique no centro...

De qualquer forma sua peça está muito bem feita por ser a primeira...parabéns

Offline F.Gilii

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« Resposta #104 Online: 22 de Dezembro de 2006, 08:58 »
Villas,

Esses manuais primam pela falta de informações claras e corretas...

Pelo que entendo, se sugere fazer um "amaciamento" que nada mais é que deixar o torno rodando em vazio por um determinato tempo (esses 20 minutos em velocidade baixa para que as engrenagens assentem, que se espalhe bem a lubrificação pelos rolamentos e buchas, etc...

Acho que o que eles querem dizer é para espalhar óleo de máquina...

NÃO use óleo em SPRAY - ele destrói rolamentos!!!
Isso foi comentado aqui na reunião!!!

A palavra "Spary" é no sentido de espalhar ou pulverizar óleo de máquina...

 

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