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PROJETOS => Projetos - Mecanica => Tópico iniciado por: villas em 19 de Setembro de 2006, 09:23
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Se você visse os milagres que fiz ontem ... não ficou 100% .. talvez nem 80% mas vai servir. Eu torneei uns palitinhs de 1/2" de PVC no torno de madeira pra 10mm ... e tinha que ficar polido ... detalhe que o torno tem um mandril normal de 3/4 jacobs, não tem porta ferramentas (foi segurando o bits na mão) e sem contra ponto pois ele não é móvel e não alcança (mesmo que alcançasse não está centrado hahaha ).
O torno:
(http://villasweb.com/batera/images/09_05/TORNO.jpg)
Outros trabalhos nesse torno
(http://villasweb.com/batera/images/09_05/torneando.jpg)
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Villas,
Você está fazendo uns milagres que estão me surpreendendo...
Já pensou em fazer um torno ao invés de comprar um pronto???
E por falar em comprar, estou pensando em comprar um paquimetro digital, pois não consigo mais trabalhar com meu velho paquimetro tradicional - não enxergo mais, e ainda estou de luneta velha :)
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Villas,
Você está fazendo uns milagres que estão me surpreendendo...
Já pensou em fazer um torno ao invés de comprar um pronto???
E por falar em comprar, estou pensando em comprar um paquimetro digital, pois não consigo mais trabalhar com meu velho paquimetro tradicional - não enxergo mais, e ainda estou de luneta velha :)
Esse torninho é do meu pai que já foi um torneiro bom no passado. Ele é marca bosch pra por a furadeira e meu pai adaptou um eixo/motor (que eu troquei a pouco tempo por um novo de 1/2 CV. Ma passo raiva cada vez que vou usar ... e reduzir de 1/2" para 10mm um palitinho de 90mm de comprimento demora algo como 1,5 HORAS ...
Já pensei sim e já vi na no CNCzone um tal de STEVE que fez uma tetéia de torno !! ... mas olha só : O cara morreu no meio dos posts ...acredita? ... sumiu um tempo e não respondia ai foram ver o cara teve um ataque cardiaco fulminante... seria comico se não fosse trágico !!
Abraço
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só pra constar o post:
http://www.cnczone.com/forums/showthread.php?t=8928
e o torno anexo
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Villas,
Bacana o torninho dele...
Vou procurar aqui nos meus alfarrábios que acho que tenho algo de interesse...
Depois posto as descobertas....
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Vai dai que eu vou daqui e quem sbe agente abre outro tópico só para o projeto do torno ahhaha ..
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Falando em torno, Olha que belezinha de miniatura funcional:
(http://webpages.charter.net/mbonfire/wormgear_files/image006.jpg)
Deve ser parrudinho pra segurar esta placona não? ..Aquela manivela é só pra operações exclusivamente manuais que no caso ele está fazendo Worm Gears
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Poderíamos abrir um tópico sobre tornos caso haja mais interesse...
Por que não fazermos um?
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Poderíamos abrir um tópico sobre tornos caso haja mais interesse...
Por que não fazermos um?
Tens um projetinho ai
Pode abrir o tópico que eu apóio hehehe !
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Olha a concorrência....... hehehe
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Roque,
Vai ser um de duas torres de ferramentas, mais ou menos parecido com um torninho cnc até que bonzinho, chamado "Gladiator"... :) :) :)
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Olha a concorrência....... hehehe
Como assim ?? não entendi !!!
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Villas,
O amigo Roque é o projetista e o fabricante de um torno cnc de última geração chamado "Gladiator".
Se não me engano tem até um filme de algumas usinagens complexas de demosntração aqui mesmo no forum - na seção "filmes"
O Roque até mandou para mim uma série de videos melhores que seriam colocados aqui, mas tanto eu como ele infelizmente não conseguimos colocar para que os outros vejam...
Acho que tem um "site" para o torno dele, mas quem vai poder te responder é o proprio Roque.
Agora - o torno dele é meio fraco - eu acho que eu consigo fazer um BEM melhor que o dele :0
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Oi Villas;
Entre neste tópico http://www.guiacnc.com.br/viewtopic.php?t=113
Aí você terá alguns links para o Youtube com filmes do Gladiator usinando, algumas fotos da máquina e das peças.
Abraço
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Ha ... já tinha visto estes vídeos.
Bom ... no nosso caso é mais pra torno de liliput mesmo só pra brincar mas que seja executável sem gastar milhões de dolares e que seja parrudinho. Dando pra fazer um cone, uma rosca, um fuso já tá bom hahah.
Vai ajudar bastante então ?
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Olha o parrudinho ai de novo (TAIG) só que CNC
(http://home.inter.net/mthomas/lathe-3.jpg)
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Esse parece bem simples não ?
(http://www.gizmology.net/images/lathe.png)
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Villas;
O projeto que quero fazer é da fresadora, porém já pensando no torno.
Essta foto não lembro de onde puxei mas é um torno simples parausar Gang Tool (ferramenta direto na mesa) ou montar um pequeno castelo (suporte de ferramenta) para 4 ferramentas.
A vantagem: imagine a foto sem o cabeçote. Eis os eixos vertical e transversal da fresadora.
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Meio PARRUDÃO este não ?
Vi a imagem e pensei no tamanho daquela base e do cabeçote se serião sólidos ... já pensou furar esses tarugos?
Talvez mixar o TAIG com essa idéia.
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O TAIG é mais simples e condisente com serviços caseiros.
A dificuldade que vejo em qualquer projeto de torno é a execução do cabeçote.
Os eixos já foram mais do que discutidos aqui no fórum e cabeçote de fresadora normalmente é usado uma Dremel ou tupia. Mas em torno não dá pra usar estes dois.
A princípio é preciso construir um cabeçote para receber a motorização e este deve ser muito bem feito e com rolamentos precisos e que suportem alta rotação além de carga axial e radial.
Digo a "PRINCÍPIO" porque certamente alguem achará um suporte que é usado em alguma máquina e que se consegue bem baratinho.
Mas quando chegar a hora e nimguem conseguir um substituto, se for preciso eu dou uma mão pra calcular estes rolamentos.
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Caro amigo ... eu entendo o que vc quiz dizer com achar peças adaptáveis mas se seguirmos algum projeto SIMPLES mas funcional creio que podemos chegar num entendimento sobro o que e como.
Eu sou do pensamento que sempre o mais simples é menos doloroso e funciona bem. Sempre voltando aos básicos e deixando as complications delado !
Seria interessante definir o que esse projeto NÃO PRECISA ou almeja fazer em termos de capacidades, tamanhos, formas de usinagem, etc ... para que possamos partir dai. Seria um processo inverso hehe?
Exemplo: não vamos usar este torno para usinar peças com mais de 10" de diametro ou coisa assim.
Abraço
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Também sou totalmente a favor de achar peças adaptáveis.
Na minha última frase faltou " E SE nimguem achar...". pois acredito na criatividade que este fórum está pregando aos 4 ventos.
Uma primeira definição pra essa máquina seria a fixação. Se for placa normal de torno, a menor que conheço têm 110mm de diâmetro. Acho até grande para uma máquina pequena. É preciso pesquisar.
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Eu não entendo nada disso mas posso imaginar na minha cabeça algumas coisas a definir:
- Tamanho do torno eles citam(exemplo 7"x12") eu imagino que seja a largura da base x a area útil que o carro tem. Ai podemos destacar a base (BED) e assim damos nome a peça que corre o castelo (acho que é isso) ... teremos rabos de andorinha ou não ?
- O cabeçote poderia ser como o taig com conexão direta do motor atravez de um acoplador desses que tanto discutimos no outro post ou com polias e correias. Qual teria maior precisão, menos vibração e maior funcionalidade ? ai vão as dicas de acentos para rolamentos e suas propriedades, caracteristicas e capacidades.
- Tamanho e tipo do fixador que eu sugiro exatamente que seja essa plaquinha de 3 castanhas de 110 mm (eu já vi menor mas ai é pra relojoeiro heheh).
E por ai vai ... sugestões para completar?
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Gostei da idéia do torninho meio parrudinho...
Concordo com o Roque sobre o cabeçote - é o mais caro a ser feito...
Eu fui procurar uma solução para uma idéia que eu tive de fazer um eixo de "spindle" decente, e quase caí de costas...
A idéia era adaptar no nariz de um motor que eu tenho um par de rolamentos de contato angular, montados com uma arruela de cobre recozido entre eles, e uma porca de perfil baixo para fazer a pre-carga...
Estes rolamentos são relativamente pequenos - são os 7200B.TVP de 10mm de diametro interno, 30 de diametro externo e espessura de 9mm, com angulo de contato de 40 graus....
custam quase 95 reais cada!!!!!
Estou pensando em fazer com rolamentos comuns radiais (2 ou 3) e um rolamento axial para encosto...
Quanto à placa, existem de 80mm (eu tenho uma da TOS), mas de qualquer forma custam caro - uma chiinesa custa uns 350 reais nova...
Talvez se alguém tiver uma placa do TAIG para ser copiada...
Ela é muito parecida com um mandril no seu funcionamento e conceito...
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Villas,
7 x 12 é diametro sobre o barramento por distancia entre pontas - em polegadas...
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Estou pensando em fazer com rolamentos comuns radiais (2 ou 3) e um rolamento axial para encosto...
então tá decidido? vai mesmo fazer????
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Estes rolamentos são relativamente pequenos - são os 7200B.TVP de 10mm de diametro interno, 30 de diametro externo e espessura de 9mm, com angulo de contato de 40 graus....
custam quase 95 reais cada!!!!!
Olha eu tava pesquisando em partes de reposição para MINI LATHE la no litlemachine e o rolamento para os spindles mais caro custa U$ 9,00 e é um NTN 6206
http://www.littlemachineshop.com/products/product_category.php?category=5
Lá não diz especificações mas é o que é usado neles.
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Villas,
Este 6206 é um rolamento comum radial...
Penso que para uma maquina séria, pelo menos um encosto - que seja feito de bronze se for o caso, mas é importante para oferecer alguma precisão no processo de torneamento...
Penso que para fazer um torninho capaz de tornear metal com alguma propriedade, ele deveria ter certos conceitos básicos, como este do encosto e ajuste de folgas, para oferecer um produto final razoável...
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Estes rolamentos são relativamente pequenos - são os 7200B.TVP de 10mm de diametro interno, 30 de diametro externo e espessura de 9mm, com angulo de contato de 40 graus....
custam quase 95 reais cada!!!!!
Seriam deste tipo ?
(http://www.vxb.com/Merchant2/graphics/00000001/kit837-1.jpg)
10 Single Row Angular Contact Ball Bearings , this is a popular size that could be used in many applications that needs Cobined loads (Axial and Radial), Axial loads can be taken on one direction only, dimensions of the bearing is ID 17mm x OD 40mm x 10mm (width). Bearings are made of Chrome Steel and can rotate up to 17000 rpm.
Item: Ball Bearings
Size: 17mm x 40mm x 10mm
Type:Single Row Angular Contact Ball Bearinga
Quantity: 10 Bearings
Part Number: kit839
Our Low Price: U$19.95 pacote com 10 pçs
+International Air Mail (U$13.45)
fonte: http://www.vxb.com/Merchant2/merchant.mvc? (http://www.vxb.com/Merchant2/merchant.mvc?Screen=PROD&Store_Code=bearings&Product_Code=kit839&Category_Code=)
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Fábio;
Se pode abrir mão de buchas e de rolamnetos de contato angular.
Antigamente se fazia uma montagem de 3 a 5 rolamentos. Uma combinação entre rolamentos radiais e um grande rolamento de encosto no extremo oposto ao da placa. Tudo isso apertado por uma porca roscada no eixo árvore, assim dá pra "ajustar" o aperto do pacote.
A vantagem deste tipo de montagem, pra nós, é que podemos tirar as folgas e utilizar rolamentos baratos.
Os rolamentos de contato angular de precisão para eixos árvore são "empacotados",sem regulagem, comprados em pares ou selecionados por medida final. Além caros, iriam encarecer a parte mecânica.
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Se forem estes os rolamentos que postei ai logo acima sai com air mail e mais uns 20% pra tralalas U$ 4,00 cada (vem 10 peças o kit/pacote)...seriam os mesmos? medidas e tal?
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Villas;
Não sei. É preciso pesquisar pela referência. Talvez o Fábio saiba só batento o olho (tambem com o olho do avatar dele....hehehe).
Os que eu uso são parecidos, claro que MUITO maiores.
Alguns links interessantes:
http://www.taigtools.com/mlathe.html
http://incolor.inebraska.com/bill_r/lathe_parts.htm
http://silent1.home.netcom.com/HomebuiltLathe.htm
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Os que eu uso são parecidos, claro que MUITO maiores.
De que tamanho? já viu se tem o equivalente la neste site?
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São rolamentos de alta precisão, 0,004 mm de tolerancia nos diâmetros, furo de 110mm e externo de 140mm. Contato angular de 25 graus.
Usamos 5 rolamentos. 3 perto daplaca (dois virados pra placa e o outro ao contrário) e 2 perto do motor (um de costa pro outro). "virados" dizem respeito ao ângulo de contato.
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olha esse cara trabalhando hshshs achei interessante pacas... o torno parece bem simples
http://www.metacafe.com/watch/250436/making_an_antler_pen/
abraços
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Villas,
Acho que são mais ou menos desse formato sim.
Procuro menores pois a idéia é montar um motor de "spindle" bem pequeno mesmo - tenho que fazer uns orçamentos, mas esta fonte que voce postou pode ser interessante sim - obrigado.
Roque,
Pensei também a mesma coisa no caso de fazer um cabeçote de torninho, em usar rolamentos radiais perto da placa e um de encosto (axial) ou atrás desses perto da placa ou na outra extremidade...
Acho que como o torninho não seria muito grande, teria um eixo-árvore de uns 20 mm pelo menos e no máximo de uns 35mm...
A distância entre os apoios (rolamentos) não precisa ser grande, pois assim daria uma boa base para se instalar apenas uma polia e um motor trifásico pequeno acionado com um inversor, que possibilitariua a variação de velocidades, e dispensaria toda aquela traquitana de correias e polias para todos os lados...
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Beleza Fábio;
Acho que pra um caso assim pode-se fazer o cabeçote fazado no meio e colocar a polia no meio do eixo árvore pois diminui o momento torçor dado pela tração do motor.
Normalmete o rolamento de encosto se coloca atrás pois o maior apoio radial precisa ser próximo a placa.
Já pensou na placa?
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Acho que como o torninho não seria muito grande, teria um eixo-árvore de uns 20 mm pelo menos e no máximo de uns 35mm...
Desculpê la ignorancê mas não entendi essas dimensões. torno para relojoeiro com lupa?
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Villas;
também achei minúsculo mas quem sabe o que vai usinar?
A gama de rolamentos é grande para estes diâmetros e o preço dispenca.
Por isso perguntei sobre a placa. O encaixe da placa de 110mm é um diâmetro de 70mm h7 com 4 parafusos. Então os 35 mm estariam OK, mas 20mm achei que é muito pouco.
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Roque e Villas,
Honestamente achei que com um diametro de furo de passagem entre 20 e 35mm estaria de bom tamanho para um torninho de uns 400mm entre pontas e capacidade de diametro sobre o barramento de uns 180mm...
Penso que uma plaquinha "chinesa" de 3" ou 4" daria conta do recado, e elas não custam assim tãaaaaaao caro - uma de 3" está uns 350,00 reais...
E ainda sobre o eixo-árvore, talvez até um tubo mecanico de 40mm possa ser usado, ainda com a vantagem da parede grossa...
Definindo o diametro do eixo, parto para definir os rolamentos...
A polia eu entendí - de colocar ela no meio, só fiquei com dúvida no rolamento de encosto...o Roque disse para colocar atrás do rolamento da frente (atrás da placa) ou no extremo oposto???
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Sobre esses rolamentos conicos de encosto, já pensaram em rolamentos de roda de carro, troquei recentemente os rolamentos dianteiros do meu carro e saiu cerca de R$30,00 cada, acho que é um bom rolamento, ele permite fazer o ajuste de foga, se tiver uma porca no eixo da placa, se é que entendi a aplicação que vocês estão pensando.
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Cordiais saudações a todos, finalmente encontei um forum que trata sobre mini tornos. Amigos venho buscando isso a tempos, inclusive não encontro nenhum torninho desses nacionais, o que é uma pena , aqui fica a solução importar que é dificil, tentei algumas empresas só que as mesmas não despcham para o Brasil e jeito é tentar com muita boa vontade de alguns torneiros fazer um. e vou aproveitar esse forum para analisar as possibilidades.
Um forte abraçoa todos
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Os-Sanches,
Na verdade há no mercado lojas ou gente que oferece dessas máquinas, mas os preços são covardia, pelo menos para mim reles mortal...
A idéia era ir começando um projetinho de torno sem grandes atribuições, mas o pessoal já resmungou algo sobre o tamanho, então estou repensando um pouco, e penso em fazer um de tamanho rasoável, o que para mim significa o uso de uma placa de 4" ou 5" (entre 100 e 130mm, mas não muito maior pois uma placa dessas custa uma grana).
A distancia entre pontas seria de uns 550mm, pois se for pensar o barramento todo teria quase 1 metro!!! Acho esse tamanho rasoável para ser guardado em uma lavanderia ou quartinho pequeno, e seria leve o suficiente para ser levado por duas pessoas.
E já que o povo reclamou, também agora eu vou abusar e fazer um capaz de roscas métricas e em polegadas, entre outras coisas...
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Assunto sendo tratado neste link:
http://www.guiacnc.com.br/viewtopic.php?t=311
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Tá bom...
Vai aí um "docinho" pra vocês...
http://www.green-trust.org/junkyardprojects/FreeHomeWorkshopPlans.html
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Fabio , eu ainda nem comecei a minha fresadora, mas já estou pensando no torninho.garimpado olha o que eu achei no ferro velho será que dá para usar?
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Imaginando que os pisos são de 35 cm, achei bem grandinho...
Se os rolamentos estiverem bem (talves não estejam:) ) pode ser um belo cabeçote, porque não?
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Imaginando que os pisos são de 35 cm, achei bem grandinho...
Se os rolamentos estiverem bem (talves não estejam:) ) pode ser um belo cabeçote, porque não?
vou desmonta-lo e trocar os rolamentos , estão travados.
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Pra auxiliar um pouco no cálculo de rolamentos coloco o link abaixo:
http://www.medias.uk.ina.com/medias/en!hp.ec.br/73..-B_FAG;aOmyFzgTdwla
estes são rolamentos usados normalmente no cabeçote de tornos modernos. Uma montagem de 3 na frente e 2 atrás.
Clicando no ícone certo abre uma calculadora com os dados de força, etc...
O link inicial http://www.medias.uk.ina.com/medias inclui cálculo de guias lineares e outros utilitários.
Espero que seja útil
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Roque,
Obrigado pela postagem dos links,
Com certeza será de grande valia...
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Usamos 5 rolamentos. 3 perto daplaca (dois virados pra placa e o outro ao contrário) e 2 perto do motor (um de costa pro outro). "virados" dizem respeito ao ângulo de contato.
Sem querer pedir demais, será que dá pra esquematizar ou desenhar isso? ... Seria preciso isso meso:5 rolamentos pra uma plaquinha de 110 mm?
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instalar apenas uma polia e um motor trifásico pequeno acionado com um inversor, que possibilitariua a variação de velocidades, e dispensaria toda aquela traquitana de correias e polias para todos os lados...
concordo plenamente !!! Boa fabio
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Bom .. e ai ?? como começamos??
E o resto ??
to na berlinda: COMPRO UM OU TENTO FAZER ???
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Usamos 5 rolamentos. 3 perto daplaca (dois virados pra placa e o outro ao contrário) e 2 perto do motor (um de costa pro outro). "virados" dizem respeito ao ângulo de contato.
Sem querer pedir demais, será que dá pra esquematizar ou desenhar isso? ... Seria preciso isso meso:5 rolamentos pra uma plaquinha de 110 mm?
Villas;
Abaixo segue desenho do cabeçote de nosso torno. Claro que não estou dizendo pra fazer desta maneira mas dá pra ter uma idéia da montagem ideal, daí é ir cortando.
- Os rolamentos são cônicos
- A capacidade desta montagem é para um motor de 25Kw (usamos 11Kw). Esta capacidade está relacionada ao diâmetro do rolamento e ângulo do posicionamento das esferas.
- uma montagem mais barata estou postando abaixo.
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Esta montagem eu já utilizei em um pequeno spindle para operações auxiliares, mas suporta tranquilamente uma placa de 165mm e acionamento de 6Kw.
- Rolamento dianteiro de 50mm interno e 72mm externo 12mm comprimento. Referencia: 71910 ACD
- Montados spalda contra spalda (de costas um pro outro).
- Rolamento traseiro rigido de esfera diâmetro interno de 40mm x externo de 62mm x 12mm comprimento.
- Nós usamos aproximadamente 350mm de distância entre o rolamento dianteiro e o traseiro.
- note que tanto na frente quanto atrás são montados anéis retentores para que não entre sujeira no conjunto. Como a velocidade periférica não é tão grande conseguimos montar estes anéis.
- No cabeçote maior a vedação é feita por um labirinto além de anéis Nilos que são de metal e encostam nos rolamentos, fazendo um encaixe.
Espero ter contribuído.
Estou ás ordens.
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Bom ... meio técnico pra mim que sou meio burro haha ... mas deu pra ver os 5 rolamentos no primeiro desenho só que nos outros não consegui identificar apesar do detalhamento maior.
Seriam os itens numero 7 os rolamentos?
72 externo para o rolamento maior está de bom tamanho visando o tamanho do cabeçote mas 350 mm de distancia entre os rolamentos é muito ... ai o cabeçote fica monstro ou eu não entendi que medida é esta?
to afim de desenhar esse nosso torno no CAD ... que tal?
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Villas;
Não entender alguma coisa não é sinônimo de burrice, por favor, quanta coisa aprendi aqui no fórum !!!!! Quando aparece algo que posso ajudar me sinto bem... portanto ser burro é uma verdade pertinente a todos nós já não sabemos tudo, e se é uma verdade a todos não podemos ser burros sozinhos. Entendeu?? nem eu..... hehehehehehehe
No desenho de cima:
Item 2: rolamentos
Item 7: Anel de vedação
Item 3: Espaçador
No desenho de baixo:
Item 5: rolamento
Item 7: Anel de vedação
Item 6: Peça que fecha (prensa) o conjunto.
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Roque,
Obrigado pelos desenhos...
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Se quiser mais alguma coisa fique a vontade.
Se pedir com carinho eu mando hehehehe.
Fábio, alguma coisa meio especial eu posso mandar por MP.(não é Medida Provisória)
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OPA ... pornografia aqui no forum não é permitido
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Bom ... vou desenhar algo bem tosco meio sem noção e voces depois metem o pau e palpitam OK?
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Curioso,
Aquela imagem do torno feito com sucata e seu projeto poderiam estar neste tópico.
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Curioso,
Aquela imagem do torno feito com sucata e seu projeto poderiam estar neste tópico.
Nao entendi ??
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Villas,
Me referi aquele torno construido com sucata de automóveis e o respectivo projeto, ou me engano, ou temos dois tópicos com o mesmo tema . . . apenas isso.
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Pessoal .. estou disponibiizando direto do site da sherline um power point do torninho deles o 4400 U$ 850,00 (pra mim seria pequeno demais talvez) que dá pra ter uma idéia de SIMPLICIDADE pra tirar uma base e talvez dai redimensionar e já começar a desenhar que tal ?
link para download (1,42MB)
http://www.sherline.com/4400show.ppt
Nota: esse já é do jeito que o fábio disse com uma só polia.
Poderia ser um similar ao TAIG tb mas não tem tanto detalhamento pra ver nas fotos da taig.
Espero que ajude
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Moçada,
Alguém tinha postado um link, mas confesso que não lembro quem é nem onde postou...
http://mmu.ic.polyu.edu.hk/il/mini_lathe/index_ml.htm
Tem todos os desenhos das peças, e pode servir para inspiração...
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Olhem a foto do suspeito...
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Hummm.......Alumini um parts.....hehehe... . Bonita esta máquina, Fábio!!!!
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Pois é,
Com um pouco de criatividade, se pode fazer de outros materiais e formas de construção... :)
Acho que o que sai mais caro aí é a placa, que deve custar uns R$ 350,00 reais, mas acho que vale a pena.
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Fgilii.... Não sei ao certo, mas também acho q a placa é a parte mais cara do torninho....mas essa peça nem pensar em fazer , né? hehehe... Achei interessante essa máquina, muito boa mesmo, mas será que os dois guias não poderiam ser reforçados um pouco no diâmetro pra ter mais rigidez??? Sei lá também, né...
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Rafael,
Poder pode - é como eu falei - com um pouco de criatividade e a perda de alguns milhares de neurônios, o resultado pode surpreender...
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Para peças pequenas (no diâmetro) pode-se adaptar um mandril no lugar da placa. Fica bem limitado, mas bem baratinho.
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Gilii,
Da Poli de Hong Kong para o mundo!
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TAIG peça a peça só pra inspiração
(http://www.cartertools.com/K1019.jpg)
O spindle
(http://www.cartertools.com/W1021.jpg)
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Villas,
Nesta foto do "spindle", vejo que os rolamentos tem ranhuras externas, provavelmente para se colocar anéis elásticos para fixação do conjunto no alojamento...
Gosto dessa simplicidade, mas eu alteraria um pouco o desenho e faria uma previsão para se colocar uma flange onde se poderia fixar uma dessas mini-placas...
Posto isso, tenho que lembrar que esse torninho Taig é realmente pequeno - de repente aumentar a escala das coisas para ser mais capaz um pouco... é só uma idéia...
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Gilii,
Curioso. Vendo o spindle montado na foto acima não dá para ver essa possibilidade dos anéis elásticos, o que você acha?
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E ainda gostaria que alguém apontasse para fornecedores desses volantes, às vezes lembro dessa peça, mas não tenho idéia de onde encontrá-la.
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Serrão,
Sabe que depois do seu comentário, eu olhei de novo a foto e tive a mesma impressão - gozado que não notei isso da primeira olhada!
De qualquer forma poderia ainda ser usado por exemplo uma haste finas inserida em um orifício na lateral que manteria o rolamento no alojamento, mas pode ser viagem da minha cabecinha...
Sobre os volantes, sei que existem uns de plástico ou resina.
Se não me engano, a ATI Brasil tem nacionais e Importados...
( www.atibrasil.com.b r )
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Posto isso, tenho que lembrar que esse torninho Taig é realmente pequeno - de repente aumentar a escala das coisas para ser mais capaz um pouco... é só uma idéia...
Pequeno demais tb acho.
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E ainda gostaria que alguém apontasse para fornecedores desses volantes, às vezes lembro dessa peça, mas não tenho idéia de onde encontrá-la.
Opa aqui na minha cidade tem um que faz tudo quanto é puxador, volante etc em ABS e outros materiais. Só não lembro do nome da empresa
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OLha só que tetéia que eu achei .. to quase arrastandopra minha oficina hehe
Mais fotos eu vou por minha galeria pra não carregar o post.
link: http://www.guiacnc.com.br/album.php?user_id=733
Dados:
Center height - 110 mm
Distance between center - 350 mm
Max. swing over bed -200 mm
Recording spindle - M.C3
Number of speeds spindle - 6
No load speeds spindle - 175-2000 rpm
Metric thread - 11,0.4 - 3mm
Imperia thread - 11,8/1" - 48/1"
Graduation rotating plate ± 45°
Movement tool cut - 70mm
Recording slide tube - M.C2
Overall dimensions - 1080x550x405mm
Net weight - 110kg
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OLha só que tetéia que eu achei ...
Onde vc achou, Villas ? Quanto custa ?
Já vi diversas menções a esses tornos da Lee Tools em fóruns gringos e apesar de xing-ling parece que são decentes, mas ainda não vi nas lojas daqui ...
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Esse ai é o BV-20L-1 que nessa loja (www.luitex.com.br) estava 4.800,00 eu acho. Lá fora parece que custa algo como 1000 Euros.
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Fábio ... tava vendo na sua PM ... é o mesmo daquele que vc me recomendou lá de Curitiba hahahha
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Se for, tem barramento temperado e retificado, caixa de cambio em banho de óleo e mais umas frescuras legais...
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BV-20L ... é a mesma referência e mesma procedência
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HUHU .. chegou o meu mas não é nada caseiro !!!!
Fábio ... não é bem aquele de curitiba ... aquele vem com 2 placas, luneta e tal mas o resto é idêntico !!!
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Agora ninguém segura esse cara!!!
Com uma "mini fresadora" e um "mini torno" na mão dá para fazer miséria
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Já estou partindo para as buchas daqui a pouco ...
Fábio - já me falaram que era bom e tal mas eu nunca tinha visto : os guias (onde corre o X e Y ) é "rasqueteado"
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Villas,
- Montou o torno sobre uma bancada sólida?
- Parafusou direitinho?
- Limpou e depois lubrificou tudo?
- Amaciou o bichinho antes de deitar o cabelo?
- Acertou as ferramentas exatamente no centro do torno?
- Tem as ferramentas adequadas para o material?
- Ajustou as velocidades corretamente?
- Providenciou lubrificantes como TapMatic ou algo similar?
CACETE - porque você mora meio longe?
Porque minha carteira de motorista está vencida?
Brincadeiras à parte, sim - o "rasqueteamento" é um acabamento que tem basicamente duas finalidades:
A principal é criar "bolsões" em baixo relevo que nada mais são que "reservatórios" ou "poças" de óleo para lubrificar os movimentos dos carros sobre os barramentos.
A segunda e discutida pelos especialistas é que com um bom rasqueteamento se diminui o atrito entre as peças não só pelo "colchão de óleo" mas pela diminuição da área de contato entre ferros...
Mas, se os barramentos são rasqueteados, significa que não são temperados, e portanto com o tempo se desgastarão, o que pode ser uma vantagem, pois daqui a um tempo, poderá rasquetear de novo...
Este tipo de acabamento deve ser mantido limpo e lubrificado sempre...
Tenha uma almotolia de óleo por perto, e sempre que for começar um trabalho, limpe o barramento, lubrifique e trabalhe - no final do dia, limpe de novo e lubrifique de novo...
Este bom hábito prolongará a vida do bichinho - acostume-se mesmo a isso :)
Parabéns
-
Não ... o barramento não é rasqueteado ... só os carros X e Y onde tem o porta ferramentas ... castelo eu acho não?
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- Montou o torno sobre uma bancada sólida?
- Parafusou direitinho?
- Limpou e depois lubrificou tudo?
- Amaciou o bichinho antes de deitar o cabelo?
- Acertou as ferramentas exatamente no centro do torno?
- Tem as ferramentas adequadas para o material?
- Ajustou as velocidades corretamente?
- Providenciou lubrificantes como TapMatic ou algo similar?
Quase tudo não e nem sei o que fazer para tal... limpei aquela "graxa" marrom que vem com ele com um pano no barramento e nas peças externas.
A bancada que comprei junto tem muito que fazer ainda para ficar sólida e imexivel. A base dela é tubular secção quadrada de metal (aço) com uma trava em baixo e um tampo de compensado naval de 50mm.
O torno não tem o lance da fixação ... ele pesa 120 kilos acho que nem precisa isso. A transmissão é por correia do motor para um eixo e dai para engrenagens (4 no total todas numeradas) ...
Ai é que o bicho pega ... o passo está com uma engrenagem de 100mm de diam então o carro quando engatado no fuso anda muito lento mesmo. Nem sei que passo poderia usar para fazer aquela bucha.
Alguma dica? ... a tabela dos passo eu ainda nõ tenho escaneada ainda mas vou postar aqui.
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Villas,
Continua valendo o que disse sobre o rasqueteamento...
Se o barramento principal (longitudinal) é liso quase espelhado, provavelmente é retificado - e se for temperado melhor ainda - dura muito mais... :) :) :)
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Outra coisa ... tem um botão de reversão. ele reverte o motor "E" a direção do corte ...
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Villas,
Acho que você está que nem criança com brinquedo novo - eu ficaria assim também é claro :)
Não se incomode com o que vou falar, mas tenha calma, pois fazer a coisa errada ou se machucar é bem fácil...
Acho que o certo é você fazer uma limpesa profunda, pois é a mesma coisa que eu te falei sobre a fresadora - a tal graxa pode ficar em lugares que não deveriam, e com o tempo ela endurece e não deixa a lubrificação fina entrar onde deve...
O torno deve estar fixado sim sobre a mesa, e de preferencia que a mesa seja o mais firme possivel - a resolução depende disso!!!
Se a mesa for meio "mole", poderá deformar-se com o tempo, e leva o torno junto!!!
Sobre os avanços, acredito que do lado esquerdo há uma caixa de engrenagens - essa caixa se chama "grade", e é trocando algumas engrenagens que se ajustam os avanços do carro longitudinal, tanto para fazer rosca como para passes de acabamento...
Cuidado - engrenagens mal ajustadas geram barulho excessivo, e podem quebrar, pois sao de Ferro fundido...
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Tem como tirar uma foto da grade?
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Se a mesa for meio "mole", poderá deformar-se com o tempo, e leva o torno junto!!!
è uma bancada da Marcon dita hobby mas está MUITO longe de chegar perto de deformar. Ela é bem forte e de frente não tem balanço. De lado é que ela não é muito firme mas daria pra fazer umas travas em "X" que acaba com o problema.
Sobre a tabela de engrenagens ainda não tenho mas vou postar
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Grande Villas,
Parabéns pela compra, imagino como você deve estar feliz. :P
Agora ninguém te segura, hehehe.
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Serrão /Gerber.... me segura !!! Olha meu primeiro trabalho ai no anexo
Fábio mais umas fotos dele pelado e da tabela que tu mencionou de passos e engrenagens.
Juhuuu
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Gostaria de tornar publico meu agradecimento a todos os que de uma meneira ou de outra, direta ou indiretamente colaboraram para que eu me decidisse pela aquisição.
Em momentos de dúvida, numa enchente de pessimismo, muitos contribuiram para que pairasse sobre minha cabeça um verdadeiro céu de brigadeiro.
Agradecimento especial ao Fábio que me aguenta no telefone fazendo perguntinhas estúpidas de newbie hehe ... valew grande Gilli - "porca mastela" como diriam os parentes italianos da minha esposa.
Valew pessoal e vamos trabalhar
Villas Boas Usinagem - pequenos serviços - grande satisfação
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E aí Villas,
Como ficou o alinhamento da placa???
Pelas foto da usinagem, acho que é você quem vai nos ensinar algumas coisas... :)
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Amigo .. estava com 6 centésimos (6 divisões no relógio centesimal) de batimento que medi bem perto da placa no corpo de um alargador de 10mm.
Mexendo na placa consegui diminuir pra 4. Como eu tinha mesmo que fazer os trabalhos rápidamente e não precisava de tanta acuidade, eu vou fazer as buchas na pauleira assim mesmo e depois chamo um chapa pra me dar uma luz !
Abraço
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Amaciou o bichinho antes de deitar o cabelo?
Cumé que faz isso ?? deixa ligado por um tempo ? ... no manual diz pra ligar na velocidade mais baixa por 20 min e depois ir aumentando ... não fiz nada disso não ... só testei as rotações mas eu já liguei ele ontem por muito mais de 20 min hehehe ...
Cara ... no manual parece que vai só óleo na lubrificação inclusive eles mandam colocar SPRAY :
Part: spindle box
Lubrif. point: Gear, bearing
method: SPRAY machine Oil
Periodo: 10 dias depois do start-up; 20 dias após a primeira lubrificação; apartir dai, a cada 60 dias. (mas isso vai depender do uso não? .. achei meio relativo isso !)
Lá indica como Spindle box a caixa fechada onde tem as engrenages e os rolamentos. Aquela com interior azul nas fotos anteriores.
E que óleo seria recomendado praqueles pontos com bolinha ? .. no manual não cita nada. E esse spray ?? M1 serve?
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Provavelmente terá de tirar a placa, tornear o platô montado no próprio eixo, e remontar a placa para garantir que fique no centro...
De qualquer forma sua peça está muito bem feita por ser a primeira...parabéns
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Villas,
Esses manuais primam pela falta de informações claras e corretas...
Pelo que entendo, se sugere fazer um "amaciamento" que nada mais é que deixar o torno rodando em vazio por um determinato tempo (esses 20 minutos em velocidade baixa para que as engrenagens assentem, que se espalhe bem a lubrificação pelos rolamentos e buchas, etc...
Acho que o que eles querem dizer é para espalhar óleo de máquina...
NÃO use óleo em SPRAY - ele destrói rolamentos!!!
Isso foi comentado aqui na reunião!!!
A palavra "Spary" é no sentido de espalhar ou pulverizar óleo de máquina...
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Parabéns pelo torno, Villas ! Tô babando ;-)
Já tá pensando na conversão pra CNC ?
Tô com um artigo aqui, da Circuit Cellar do mês passado (Electronic Gear Control) que pode interessá-lo, apesar de ter sido concebido para um torninho Gingery e de o TurboCNC poder fazer isso tb e muito mais. Mas é interessante pq dispensa um PC e pode ampliar as possibilidades (fiquei com a impressão de que seu torno faz só roscas métricas, tô falando bobagem ?)
Se quiser dar uma espiada, tá no FTP [ ftp://cncnow.no-ip.org:5005 ]
Inglês, eletrônica, programação, microcontroladores: leitura indigesta ...
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Jorge,
Metendo o bedelho na conversa, digo que dá para fazer tanto roscas em "polegadas" como em "mm".
O que manda é o trem de engrenagens (grade) e o passo do fuso responsável pelos avanços...
Talvez originalmente ele não venha com as engrenagens extras, mas com um pouco de paciência se consegue fazer outras engrenagens nas medidas necessárias, inclusive para aumentar um pouco a gama de roscas...
Só por curiosidade, este torno pode fazer roscas até 4mm apesar de mostrar que vai até 3, porque "4" por incrível que pareça é um "número de azar" para os Chineses...
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Esquecí de comentar:
Haverá sempre um erro se o fuso for em "mm" e se desejar fazer rosca em "polegadas", ou vice-versa - fuso em polegadas e rosca em "mm"
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Metendo o bedelho ...
Em suma, tal como está, só é possível confeccionar roscas métricas, como pensei, né ?
Pior que 4 é 14. Não há prédios com o quarto e o décimo quarto andares. 8 é bão, paga-se fortunas por números de telefones, placas de carro, etc que o contenham ... (4 é dito em mandarin "si", o mesmo que morrer ...)
Mas sua teoria não é das mais sustentáveis, há um punhado de quatros na tabela ... os xing-lings são muito supersticiosos, mas ainda não estão rasgando yuans ... :lol:
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Jorge,
É aquela estória - os caras querem vender - se o cliente está pagando, eles vão desenhar até o "Cão chupando manga"...
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... se o cliente está pagando, eles vão desenhar até o "Cão chupando manga"...
Pois é ... :twisted:
Mas conta aí como vc concluiu que o torno faz roscas de até 4 mm ... tô curioso ...
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Villas,
Parabens pela aquisição, eu não tinha prestado atenção a este topico ...
A muito venho sonhando com um trem destes, só que não sei nem ligar na tomada ... hehehee
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Villas,
Acho que você é mineiro, uai!
Quietinho vai surpreendendo todos nós, parabéns pela bela aquisição e pelo trabalho já realizado!
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Jorge,
Tudo é uma questão de combinar as engrenagens da grade, e conhecer o passo do fuso...
Neste link tem por exemplo além das explicações sobre as combinações, um programinha muito legal para encontrar estas combinações...
http://www.varmintal.com/alath.htm
Espero que ajude...
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Jorge e Villas,
Mais uma página com muitas dicas do que fazer para dar uma "envenenada" no bichinho...
http://bedair.org/9x20camlock/9x20project.html
Chamo a atenção para uma das dicas (Tumbler reverse) que é um sistema simples para permitir que o torno faça "rosca esquerda"
O Villas comentou que a chave de reversão reverte a placa "E" a rosca (ou avanço)... com isso acaba o problema!
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Tudo é uma questão de combinar as engrenagens da grade, e conhecer o passo do fuso...
Fabião, até aí eu sei ... sabia tb que há outras combinações possíveis, normalmente não listadas, pq que geram roscas não padrão ...
Minha maior dúvida é quanto a identificação das engrenagens. Olhando as fotos e a tabela fiquei confuso, não tô certo sobre quem é quem ...
Muito bom o link, o gozado é que já havia tropeçado nele e não havia visto nem o prog, nem o procedimento de alinhamento ...
O programinha não funfou aqui, nenhuma das versões falta " language VB6FR.DLL", desconfio que é para o francês ... vc tem a DLL aí ?
Não vi referência expressa, mas desconfio que o programinha é específico para o mini lathe ... é vero ?
Villas, vc tem o manual em formato eletrônico ? Dá pra mandar ?
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Jorge,
Não aparece nas fotos do Villas, mas as engrenagens tem gravados os números de dentes de cada qual...
Mandei a Dll para seu e-mail...
Teoricamente o programinha serve para qualquer torno que tenha grade, porque todos eles são feitos mais ou menos da mesma maneira...
O que muda um pouco e é um fator complicante é que o Torno do Villas por exemplo tem 2 alavancas no cabeçote, que tazem parte da combinação de avanços - é a tal "caixa Norton", que nada mais é que um jogo de engrenagens secundárias usadas para diminuir as trocas de engrenagens na grade externa...
Posso estar errado, mas se não me engano bastaria mais uma engrenagem de 127 dentes para permitir que o torno faça roscas em polegadas...
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Não aparece nas fotos do Villas, mas as engrenagens tem gravados os números de dentes de cada qual...
Imaginava que tivesse uma identificação, já vi coisa assim em tornos antigos. Suponho que são as engrenagens externas, na lateral da caixa, não ? E quem é A, B, C, D ? É isto que está me confundindo ... não entendi o desenho da tabela ...
Uma vez compreendido isto, não é difícil deduzir todas combinações possíveis e as roscas resultantes ...
Pô, o prog continua reclamando ... o zip que vc mandou não tem a DLL não ...
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Jorge,
Eu precisaria ver o que está escrito nas alavancas do cabeçote, porque a tabela da foto que o Villas postou induz a enganos...
Para mim ela mostra só as combinações das engrenagens, e vai do menor avanço (0,05mm/giro) até o maior avanço (3mm/giro), sendo que as letras (A,B,C e D) se referem só à posicão das engrenagens na grade, mas aí precisaria de alguma indicação do que as alavancas fazem...
Mandei de novo a Dll - ve se chegou e se funfa!
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Jorge,
Olhando o desenho da tabelinha, verá que do lado esquerdo representa as engrenagens vistas de lado, e do lado direito as engrenagens vistas de frente...
"A" é a engrenagem de cima - a que estaria em contado com o eixo-árvore (ou no mesmo eixo ou recebe movimento da caixa Norton)...
"B" e "C" são montadas no mesmo eixo, e firmemente conectadas, como se fosse um "carretel".
Note que em alguns pontos da tabela, há um valor só para duas engrenagens - "B" e "C" (por exeplo no passo "0,2mm", se usa uma engrenagem de 30 dentes em "A", 80 dentes em "B" e 100 dentes em "D")
Isso quer dizer que só é necessário uma engrenagem (de 80 dentes) montada no eixo...
"D" é montada no Fuso que transmite o movimento para o carro longitudinal
Acho que agora a tabela faz um pouco mais de sentido...
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Olhando o desenho da tabelinha, verá que do lado esquerdo representa as engrenagens vistas de lado, e do lado direito as engrenagens vistas de frente...
Foi o que pensei inicialmente, mas o que parece ser as linhas de centro estão bem incongruentes, não tá não ?
"A" é a engrenagem de cima - a que estaria em contado com o eixo-árvore (ou no mesmo eixo ou recebe movimento da caixa Norton)... "B" e "C" são montadas no mesmo eixo, e firmemente conectadas, como se fosse um "carretel".
O que vc diz bate com a minha interpretação. Veja a identificação na foto.
Note que em alguns pontos da tabela, há um valor só para duas engrenagens - "B" e "C" (por exeplo no passo "0,2mm", se usa uma engrenagem de 30 dentes em "A", 80 dentes em "B" e 100 dentes em "D")
Isso quer dizer que só é necessário uma engrenagem (de 80 dentes) montada no eixo..."D" é montada no Fuso que transmite o movimento para o carro longitudinal
Hum ... encafifei ... eu entenderia que o carretel seria composto de duas engrenagens com o mesmo número de dentes ... não vejo como uma única engrenagem poderia dar continuidade a transmissão.
Acho que agora a tabela faz um pouco mais de sentido...
Pero no mucho ... acho que não tô conseguindo visualizar algo que deve ser óbvio ...
Entendo perfeitamente todo o esquema de redução, caixa Norton, etc, mas o número de dentes (e portanto os diâmetros das engrenagens de um mesmo par) e a identificação das engrenagens ainda me confunde ...
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Jorge,
... eu entenderia que o carretel seria composto de duas engrenagens com o mesmo número de dentes ...
Na verdade se coloca uma engrenagem só, e se desloca a engrenagem "D" mais para dentro, de forma que ela fique alinhada com as demais - provavelmente atrás da engr. "D" tem um calço calibrado...
Acho que cada engrenagem da "Grade" (estas que aparecem na foto acima" estão gravadas com o numero de dentes...
A brincadeira é trocá-las para fazer as combimações...
O que acho que está esquisito (mas posso estar errado) é que falta a indicação do que fazem as alavancas de cima do cabeçote - acho que elas fazem parte da brincadeira, e aí penso que:
ou a tabelinha da foto está errada, ou a metade da tabela se refere à grade e a outra metade se refere às alavancas, o que acho estranho...
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Fabião,
tem muita coisa esquisita nessa tabela ... já vi tabelas e desenhos semelhantes em outros tornos e se bem me lembro, não me causou estranheza ... o sistema de transmissão tb é bem convencional, ao que me parece ...
Não vou chegar ao extremo de supor que esteja errada, mas a interpretação que estamos fazendo não parece correta, as coisas não batem ...
Considere por exemplo: a distância entre os eixos é fixa e portanto há uma proporcionalidade inversa entre duas quaisquer engrenagens acopladas, se uma aumenta, a outra tem que diminuir. O número de dentes tb guarda uma razão de proporcionalidade com o diâmetro primitivo, se há mais dentes, o diâmetro é maior.
Agora compare com o que vemos na tabela ... não é o que eu esperaria encontrar ...
Bão, vamos esperar que o Villas possa explicar, ou pelo menos mandar o manual, mais fotos, etc ...
Tô bem curioso ...
Com a DLL o prog funfa, mas ainda acho que não serviria para esse torno ... quando tiver tempo e saco, testo melhor e comento. Sem ter certeza de como interpretar a tabela, não faz sentido querer analisar isso, né ?
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Jorge,
Compreendo claramente o que você quer dizer...
Te digo que neste tipo de "grade", as únicas engrenagens que tem seus eixos em posição "fixa" são as colocadas em "A" e "D".
As engrenagens que são montadas em "B" e/ou "C" na verdade são montadas num eixo que pode correr sobre um rasgo "oblongo", e este rasgo é montado num braço oscilante também...
Dessa forma é fácil ajustar as distâncias e as folgas necessárias para o correto funcionamento...
Vou ver se acho uma foto e posto aqui.
De qualquer forma, também acho que está faltando alguma coisa, e pra mim é na parte das alavancas do cabeçote - a grade ao meu ver está clara...
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... As engrenagens que são montadas em "B" e/ou "C" na verdade são montadas num eixo que pode correr sobre um rasgo "oblongo...
Só pode ser coisa assim... agora que vc falou me lembro de já ter visto algo parecido ...
Pô, fico incomodado quando não entendo a coisa ... ainda mais algo tão simples ...
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O pior é que é um troço super simples... :)
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Hmm ... simples pra quem já mexeu uma vez na vida com roscas.
Eu nem sabia por a placa hahaha ... Cortei uma chave allen, para que ela pudesse entrar no pequeno espaço, pra colocar a placa pois não consegui remover o platô que vai a dita cuja fixada. Os parafusos vão por traz (3 no total).
A placa não entrava na mão no encaixe do platô. Então eu fiz chegar no parafuso na marra e entrou até com relativa facilidade. Vai ai o detalhe da placa e mais algumas coisas que não sei nem pra que... furos ??
Um vazamento nas alvancas de mudança de rotação. O Óleo escorre eventualmente... alias que óleo vai ai e em todos os pontos de "bolinha"??
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Villas,
Na foto acima, os pontos com interrogação devem ser as pontas dos eixos internos da caixa Norton...(ou são selos mecanicos)
Se vaza óleo entre a alavanca e a caixa, pode ser uma guarnição estragada, faltante ou ressecada, ou talvez um reaperto nas flanges...
Sobre o óleo e pontos de lubrificação, seu torno não veio com um manual não?
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Villas, ... seu torno não veio com um manual não?
Ô Villas, não tá ouvindo o clamor das massas ?
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Sobre o óleo e pontos de lubrificação, seu torno não veio com um manual não?
Praticamente não ... o coisinha vagaba esse manual mas ele explica o lance todo das engrenagens que vcs estão discutindo - só não me meti que não deu tempo de ler atentamente pois está em EN. Vou tirar fotos hoje das engrenagens avulsas e posto aqui depois.
Os pontos de lubrificação eu sei onde ficam mas que óleo colocar?? Singer? Havoline ... ou de soja (brinquei claro)
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Na foto acima, os pontos com interrogação devem ser as pontas dos eixos internos da caixa Norton...(ou são selos mecanicos)
Dá a impressão que é pra colocar algo pois tem rosca.
Caraca ... CANSEI de ouvir meu pai perguntar se era CAIXA NORTON e eu não sabia responder ... agora eu sei hehe. Obrigado Fabio
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Villas,
Na dúvida, o óleo de lubrificação pode ser (por enquanto) um óleo de motores W 40, e de preferencia sem um componente "espumante"...
Sobre os pontos de interrogação - se tem rosca, pode ser que seja para aplicação de algum dispositivo de desmontagem (por exemplo) para se retirar os eixos da caixa Norton...
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Mais olha só ... eu estava apanhando ontem com uma fresa de 3mm 4C onde eu tinha que alongar o pescoço dela pois a haste dela é de 6mm e me peguei de susto tentando limar na fresadora com lima, lixa, bastão abrasivo ... QUANDO EU DE-REPENTE PERCEBI E OLHEI PARA TRAZ E QUASE DEI UM PULO DE ALEGRIA !!! AGORA EU TENHO TORNO HAHAHAHA ...
Botei a fresa no torno e meti bucha ... que delícia !!
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Mais olha só ... eu estava apanhando ontem com uma fresa de 3mm 4C onde eu tinha que alongar o pescoço dela pois a haste dela é de 6mm e me peguei de susto tentando limar na fresadora com lima, lixa, bastão abrasivo ... QUANDO EU DE-REPENTE PERCEBI E OLHEI PARA TRAZ E QUASE DEI UM PULO DE ALEGRIA !!! AGORA EU TENHO TORNO HAHAHAHA ...
Botei a fresa no torno e meti bucha ... que delícia !!
Xiiii !
Agora caiu a ficha, hehehe
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Acha que é possível isso ??? ... eu lá lixando na mão, limando sem sucesso o pescoço da dita cuja e o torno olhando pra mim e dizendo: mas que estupido !!!!! hahahaha
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Outra ficha que caiu hoje é de fazer um suporte para serra circular de HSS para a fresadora mas ai já é mais complicado que tem que fazer a haste cônica MT3 ... e outra bailarina também que aquela que eu fiz desde o encontro que não acho mais hehe
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Villas,
Tem como você escanear e postar o manual da sua máquina?
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Gilli olha quanta velharia bacana eu achei: http://www.craftsmanshipmuseum.com/oldmachines.htm
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Olha as engrenagens avulsas
As que vem montadas: xii esqueci de ver mas tem a 100 e a 40 que eu lembro e estão em D e C respectivamente
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Tem como você escanear e postar o manual da sua máquina?
Tem sim fabio ... só que vou ter que depenar o caderno hehe
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Fábio e os demais que quiserem o manual do torno
http://www.sonoridade.com/video/BV20L-1L_manual.pdf (2,5MB)
Obs.: eu ainda não li tudo
Abraço e feliz natal a todos
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Valeu Villas,
To entrando de sapo na conversa, mas já tive um torno parecido com esse seu, nao sabia usar direito, eu fabricava portoes automaticos e usava o torninho so pra fazer as polias do basculante, por algumas vezes usei com aço e ferro, o bichinho é dez, nao tenho mais nem torno nem manual, vou ver o manual do seu, sempre tem alguma informaçao util, e só pra dividir minha tristeza com voces, a dois anos, sem saber que seria util, vendi o torno por 900,00 paus.... foi um daqueles cinco minutos de bobeira.
Uma abraçao, Bom Natal
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a dois anos, sem saber que seria util, vendi o torno por 900,00 paus.... foi um daqueles cinco minutos de bobeira.
Quando agente procura esse tipo de negócio não acha !!!
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Olá Villas estou caindo de paraquedas aqui, te confeço que ainda não li todo esse topico, mas te parabeniso pelo novo brinquedo.
Tenho um torninho quase como o teu só a troca das velocidades é feita mudando as correias e não as alavancas como o teu mas as engrenagens de passo são identicas, já realizei varias roscas com ele ,custou para eu aprender a decifrar aquelas engrenagens mas agora to quase craque, pelo menos as duas ultimas roscas sairão de primeira.
Fiz uma adaptação no carro da ponta movel que julgo como essencial para se trabalhar de forma mais agradavel, retirei aquele parafuso que fixa a mesma e coloquei uma alavanca torneada fora de centro, ficou original.
Não sou torneiro e sim um aventureiro no assunto mas se puder te ajudar, conte comigo ok.
segue fotos:
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Tava dando uma olhada por aí, e achei este link que pode interressar a todos, tem algumas informações bem interessantes, inclusive a respeito de ferramentas, brocas e bits...para mim que sou completamente leigo em torno, achei ótimo.
http://www.mini-lathe.com
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Olá Villas estou caindo de paraquedas aqui, te confeço que ainda não li todo esse topico, mas te parabeniso pelo novo brinquedo.
Tenho um torninho quase como o teu só a troca das velocidades é feita mudando as correias e não as alavancas como o teu mas as engrenagens de passo são identicas, já realizei varias roscas com ele ,custou para eu aprender a decifrar aquelas engrenagens mas agora to quase craque, pelo menos as duas ultimas roscas sairão de primeira.
Fiz uma adaptação no carro da ponta movel que julgo como essencial para se trabalhar de forma mais agradavel, retirei aquele parafuso que fixa a mesma e coloquei uma alavanca torneada fora de centro, ficou original.
Não sou torneiro e sim um aventureiro no assunto mas se puder te ajudar, conte comigo ok.
segue fotos:
Opa ... nossos tornos são quase idênticos hehe ... o que me incomoda no carro da ponta é mesmo ter que ficar apertando e desapertando o parafuso de fixação do mesmo... é realmente um pé !
(http://www.guiacnc.com.br/album_pic.php?pic_id=102)
Abraço
-
Caros amigos,
Sou novo por estas bandas e gostaria de postar uma pequena colaboração para os "fazedores" de máquinas:
http://www.utojeu.ca/~homemade_lathe/some_projects.asp
http://www.vintageprojects.com/
Para quem tem grana:
http://www.micromark.com/
http://www.sherline.com/
http://www.taigtools.com/mlathe.html
http://www.super-tech.com/root/taig/microlth.asp
E para quem é louco varrido (bem varrido mesmo):
http://www.backyardmetalcasting.com/lathe1.html
Agora uma ajudinha, como faço para adicionar fotos aqui?
Sds,
-
prplara,
Para postar fotos, use o botão "responder" em cor de laranja aí em baixo da sua tela...
Ali dentro você vai ver um outro botão = "Anexar arquivos"...
Obrigado pelos links...
-
Onde vc achou, Villas ? Quanto custa ?
Já vi diversas menções a esses tornos da Lee Tools em fóruns gringos e apesar de xing-ling parece que são decentes, mas ainda não vi nas lojas daqui ...
Caros amigos,
Para aquisição tem na:
http://www.agraupe.com/produtos.php?produto=Torno
http://www.revalp.com/index.htm (se o link estiver quebrado, tente novamente).
No Mercado Livre também tem alguns para venda.
Um grande abraço.
-
prplara,
Para postar fotos, use o botão "responder" em cor de laranja aí em baixo da sua tela...
Ali dentro você vai ver um outro botão = "Anexar arquivos"...
Obrigado pelos links...
Valeu,
Eu perguntei porque estou construindo um e quero ver se eu consigo colocar algumas fotos dos materiais que eu estou utilizando. Inclusive já comprei uma plaquinha de 3 castanhas de 80 mm de diâmetro. Pra aeromodelismo tá pra lá de bom.
Abraços a todos.
-
prplara,
quanto vc pagou na placa?
-
Onde vc achou, Villas ? Quanto custa ?
Já vi diversas menções a esses tornos da Lee Tools em fóruns gringos e apesar de xing-ling parece que são decentes, mas ainda não vi nas lojas daqui ...
Caros amigos,
Para aquisição tem na:
http://www.agraupe.com/produtos.php?produto=Torno
http://www.revalp.com/index.htm (se o link estiver quebrado, tente novamente).
No Mercado Livre também tem alguns para venda.
Um grande abraço.
Pessoal ... para quem não viu ainda o BV20 FERRARI do segundo link acima, VEJA primeiro antes de comprar pois a minha impressão deste produto não foi muito agradável. Embora o meu tenha uma referência quase parecida (BV20L-1 LEE TOOLS)- não é do mesmo fabricante e o acabamente / qualidade é MUITO diferente pois eu já vi este torno
-
Pessoal,
Eu comprei na www.abafix.com.br de Santa Barbara d'Oeste, Paguei R$ 220,00 + o frete. Os caras lá são muito bons. Existem em outros locais para venda mas não achei mais barato do que a deles.
Um link que eu recomendo ter em meus favoritos é esse daqui:
http://www.thomasglobal.com.br/
Se voces não conseguirem encontrar então vai estar difícil mesmo.
Um grande abraço s todos.
PS: Quanto ao torno BV-20, eu particularmente não o conheço. Apenas enviei o link.
-
O meu torno
Já falta pouco para terminar
Não reparem a bagunça
esta foi a primeira oportunidade que tive para tirar as foto
então não deu tempo para arrumar a bancada
-
Ele já está sendo usado, já faz algumas peças, incluindo as dele mesmo
estou com pouco tempo para me dedicar a ele
este torno vai ficar bem barato, como eu ganhei a placa até agora só
gastei uns R$250,00 no maximo
quando eu terminar vou desmontar todo ele para lixar e pintar
ele pode ser todo desmontado são poucas peças soldadas
não tem nenhum jogo não vibra
vou fazer uma bancada reforçada para ele
Obs: alguem sabe onde posso encontra o CI 74XX194?
Abraços
Junor
-
Inter cnc,
Parabéns telo torninho - com certeza ele está proporcionando muitas alegrias...
Gostei em especial do barramento, que me pareceu bem largo, o que confere uma boa estabilidade no conjunto...
E o que é a criatividade - o manípulo que você usou no eixo longitudinal, deixou alguma máquina de costura "capenga" :D
Gostei mesmo :)
-
Olá pessoal,
Estou de volta ao forum, depois de umas viagens que não deu tempo nem pra voar aeromodelo. Realmente Fabio, o torninho dele tem futuro. Você acredita que até agora não consegui tempo para usinar nada no meu Manrod? Abraços a todos.
-
Paulão,
Seja bem vindo de volta!!!
Não me surpreende - eu também estou numa correria danada, e não encontro ânimo para fazer nada.
Estou apanhando para encontrar um material para fazer as pinças da minha fresadora - logo mais porto fotos da danada!
-
Belo projeto ... tem que ter coragem pra fazer tudo isso .. meus parabéns.
Uma pergunta: pelo que vi nas fotos os guias do barramento são vigas em "L" do tipo serralheria ? Vai rolamento ali ?
Abraço e boa sorte
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Caros amigos,
Vocês conhecem um site muito interessante intitulado www.neboluz.com.br? Pois é, eles têm coisas maravilhosas, o problema é que eu mando e-mail, retorna a confirmação e ......nada.
Eu tô precisando de um porta bedame que caiba no castelo do Manrod de 14". Encontrei como bedame intercambiável mas não consigo comprar deles (Neboluz).
Vcs poderiam me indicar outro Site ou loja?
Um grande abraço a todos.
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Belo projeto ... tem que ter coragem pra fazer tudo isso .. meus parabéns.
Uma pergunta: pelo que vi nas fotos os guias do barramento são vigas em "L" do tipo serralheria ? Vai rolamento ali ?
Beleza de trabalho.
Pelo que pude ver, na última foto, são duas cantoneiras L, uma sobre a outra. Existem 2 rolamentos na parte de baixo, para evitar que o carro "levante".
Tomei a liberdade de editar uma parte da foto que ilustra o que falei.
Um dia terei coragem para fazer um...
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Paulão,
Seja bem vindo de volta!!!
Não me surpreende - eu também estou numa correria danada, e não encontro ânimo para fazer nada.
Estou apanhando para encontrar um material para fazer as pinças da minha fresadora - logo mais porto fotos da danada!
Fabio,
De que material você está precisando?
Encontrei um site muito bom, no qual estou inclusive comprando um material muito bom deles.
www.redweb.com.br
Dá uma olhadinha lá.
O site que eu mencionei no outro post tem um montão de produtos mas não me responderam meus e-mails.
Sds.
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Paulo,
Estava precisando de um aço para beneficiamento - algo como um 8640 ou mesmo um VB30 ou VB40 para poder fazer as pinças e depois temperar...
O problema está sendo comprar em quantidades pequenas, pois para um conjunto de pinças irei precisar de uns 500 ou 600 mm apenas - diametro 1 1/4" (30mm)
Sobre a Neboluz, acho melhor entrar em contato pelo telefone - cansei de escrever para eles e não obtive resposta.
Acho que a grande maioria dessas empresas ainda não aprenderam a tratar bem possiveis clientes...
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Fabio,
Dá uma olhadinha no rodapé desta página. Hehehehehe.
http://www.brasiliamaqfer.com.br/equip_operatr.htm
Sds.
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Paulão,
Aquele conjunto é um dos meus sonhos de consumo (o de n° 135 se não me engano :) )
Obrigado pelo link...
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Paulão,
Aquele conjunto é um dos meus sonhos de consumo (o de n° 135 se não me engano :) )
Obrigado pelo link...
Fabio,
Você já tentou este aqui?
http://www.g4metais.com.br/produtos/aco_construcao.htm
Sds.
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Esse eu não conhecia - vou entrar em contato - obrigado...
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Fabio,
Tem esse fornecedor tb. já comprei deles e eles mandam qualquer medida.
http://www.acometal.com.br/prod_acoconstrucao.php
Sds,
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Paulo,
Obrigado mesmo - vou entrar em contato para saber custos para as quantidades que preciso...
Mais tarde posto fotos do que eu já fiz até agora na fresadora...
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Fabio,
Eu tinha errado o 2º link.
Tente eles tb.
Sds.
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Muito bom este segundo link -tem tabelas muito interessantes..
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Fabio,
Avisa a turma sobre este link:
http://www.insertosonline.com.br/
Parece que os caras são feras.
Sds.
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Olá pessoal!!!
Fabio você sabe me dizer se o turbo cnc pode medir o RPM de um determinado eixo?
preciso saber a rotação da placa do meu torno para poder calcular a velocidade que o carro
precisa mover para fazer um determinado tipo de rosca
quero adaptar os motores de passo nele para poder fazer rosca
coloquei um motor de passo no carro para mover lentamente e uniforme
e percebi que desta forma posso fazer rosca com ele
o circuito que fiz para controlar o motor foi este
tive que fazer umas modificações para um motor mas forte
tive que trocar os transistores por uns de mais amperes
Até mais
e Obrigado
Junior
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(http://)
Não sei porque saiu o esquema 2 vezes
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Junior,
Para fazer rosca no torno (cnc) você não precisa calcular a RPM - o programa faz isso para você:
Acho que isso vai resolver: http://www.dakeng.com/threading.html
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Olá Fabio
Então preciso colocar um sensor na placa para o turbo cnc fazer o calculo?
Mas mesmo assim gostaria de saber as rotações que coloquei na placa
quero saber como fazer estes calculos para deixa-lo mecanico tambem
acho que estou querendo de mais, não é?
Abraços
Junior
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Junior,
Não - o sensor é no eixo principal do torno...
O sinal gerado por ele passa por aquele circuito, e vai para um pino de entrada do computador.
O Turbocnc é configurado para ler este pino, e usa este sinal para sincronizar o motor de passo que estará ligado no fuso do torno...
Este circuito que está no link serve apenas para informar ao Turbocnc o quue ele precisa.
Para saber a rpm, ascredito que tenha que usar outro circuito que não este...
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Olá Fabio!
Muito obrigado
agora caiu a ficha! (entendi)
vou procurar um projeto de contador de rpm para montar e adaptar nele
vc conhece algum?
Junior
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Inter,
Em lojas de aeromodelismo, vendem um que é bastante barato, mede por infravermelho (sem contato) e passa dos 20000rpm
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20000 RPM?
Será que consegue medir no meu torno? :D :D :D
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Creio que sim (3600rpm!), eu tinha um para ajustar o meu motor que chegava a 14.000 RPM, era bem preciso e estavel!
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Em último caso, arranja alguem na rua e pede para ficar ao lado do torno contando as voltas...
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Olá pessoal !!!
Fabio o meu torno não chega a todo este rpm, pois o motor que estou usando é de baixa rotação.
Lada aqui onde moro não tem muitos recursos não tem lojas de modelismo, e como só trabalho na construção do torno só depois das 20:00 os vizinhos da minha rua não quer me ajudar, bem que eu insisti mas não quiseram mesmo!
achei este projeto será que funciona?
http://www.li.facens.br/~f98335/projeto1.html
até mas pessoal
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Olhando o esquema, tem tudo para dar certo...apenas voce tera de acoplar o contador a tua maquina.
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Crianças, hellooouuu.
Falou nos aeromodelos disso eu manjo pacas.
Os Tacômeros para aeromodelos trabalham da seguinte forma: vc precisa de uma luz uniforme (sol) de um lado da hélice e o bichinho alinhado do outro lado da hélice. Tenta medir a rotação de alguma coisa com uma lâmpada em corrente alternada e o bichinho vai ficar doido. Outra coisa, eles têm divisores por 2 ou 3, conforme a hélice que vc está usando (2 pás ou três pás). Num sei não se dá pra adaptar.
Dá pra medir de 0 a 20 K.
Sds,
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este me serviria mas não mostra as figuras para montar
http://www.milenio.com.br/aeee/projetos/Controlador%20e%20Gerenciador%20de%20Motor%20de%20Passo.htm
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Diga-se contador, o disco com 60 furos...
Aqui vc tem um link para um tacometro por infravermelho:
http://www.webelectronica.com.ar/news23/nota05.htm
Aqui aonde comprar:
http://www.hobbymodelismo.com.br/detalhe.asp?cod=han111
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-60014607-_JM
http://www.brasilhobby.com.br/descricao.asp?CodProd=I02390
http://www.001shop.com.br/lojas/ciconcort.com.br/produtos.asp?produto=183&categoria=56&a2=Tac%F4metro&a1=Instrumentos+de+medi%E7%E3o+Minipa&inf=22
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este me serviria mas não mostra as figuras para montar
http://www.milenio.com.br/aeee/projetos/Controlador%20e%20Gerenciador%20de%20Motor%20de%20Passo.htm
achei uma parte
http://www.li.facens.br/~f98335/frame.html
Muito Obrigado Lada
agora ja tenho as opções
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este é mais facil de fazer
vamos ver se funciona
http://www.josepino.com/pic_projects/index?tachometer.jpc
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... você não precisa calcular a RPM - o programa faz isso para você ...
Fábio,
até que ponto vc acha que é útil um tacômetro em um torno ?
(Tô falando do convencional, não CNC)
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Jorge,
Quando se vai fazer uma usinagem em um torno convencional, deve-se calcular a rpm necessária para aquele trabalho em função do material a ser usinado e do material da ferramenta empregada.
Como a esmagadora maioria dos tornos tem rpms fixas, deve-se tentar encaixar a rpm calculada com a tabela de rpm da máquina.
Se o torno tem por exemplo velocidade variável, aí a coisa se torna super interessante, pois pode-se adequar exatamente a rpm em cima dos cálculos que foram préviamente feitos...
E se o torno fosse capaz de variar a velocidade "on the fly" conforme o trabalho - mais precisamente o diametro sendo usinado - UAU!!! seria "Velocidade de Corte Constante", benefício só encontrado nos tornos cnc...
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Como a esmagadora maioria dos tornos tem rpms fixas, deve-se tentar encaixar a rpm calculada com a tabela de rpm da máquina.
Pois é ... era isso que eu tinha em mente ... com motor de velocidade fixa e redutor escalonado, um tacômetro não serve pra muita coisa ...
A idéia de adaptar algo pra obter velocidade tangencial constante até que não é má ... e não tão difícil ... vamos lá dar tratos à bola ...
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Jorge,
Para Velocidade de Corte Constante, uma idéia que me ocorreu seria colocar no movimento do carro transversal - o qual está com a ferramenta de corte montada - um encoder ou algo que valha, e este alimentaria um circuito que faria a rpm aumentar quando a ferramenta se dirigisse ao centro, e diminuisse no sentido contrário...
Talvez limitaria a máxima rpm, e deixaria uma espécie de interface onde o operador apenas informa a rpm desejada que teria sido calculada pelo diametro externo da peça - o resto seria meio automático...
Talvez limitando a máxima rpm (de forma até variável) possa chegar num resultado interessante...
Disse isso de limitar a máxima, porque seria uma forma de variar as rpm baseado em algumas VC de alguns materiais..
Por exemplo, um aço tem uma VC entre 20 e 30 usando-se uma ferramenta de aço rápido
Já um alumínio pede algo entre 100 e 300 metros/minuto de VC...
Isso tem impacto direto na rpm final...
Exemplo - calcular RPM para tornear uma peça em aço (ferram. HSS) diametro 40mm
VC x 1000 / diam x PI
25 x 1000 / 40 x 3.14 => 199 RPM
A mesma peça em aluminio (VC=200): => 1592 RPM
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... uma idéia que me ocorreu seria colocar no movimento do carro transversal - o qual está com a ferramenta de corte montada - um encoder ou algo que valha ...
Foi bem isso que pensei tb ... e teria de haver um modo pra "zerar" a coisa, já que a ferramenta nunca é instalada na mesma posição ...
O ajuste pra diferentes materiais não seria difícil, basta ter um controle de "ganho" ...
Se a implementaçãofor com base em um microcontrolador valeria a pena ter um display LCD e um menu ...
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Jorge,
E se criar um campo para a rpm (mínimo e máximo), acredito que os resultados seriam já muito bons...
Não pensei na variação da distancia da ponta das ferramentas em relação ao trabalho - esta distancia é variável mesmo quando se trocam....nos CNCs isso faz parte do presetting das ferramentas, e a rpm varia em função do zero delas, jé que todas estão na realidade mapeadas em relação ao zero-eixo...
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...nos CNCs isso faz parte do presetting das ferramentas, e a rpm varia em função do zero delas, jé que todas estão na realidade mapeadas em relação ao zero-eixo...
É a velha questão da referência absoluta versus relativa, me parece ... de qualquer modo não é difícil implementar uma ou outra ou ambas ...
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Olá
O torno que estou fazendo a rotação da placa é controlada por polias e para calcular o RPM delas vou precisar de um contador de RPM. No momento estou apenas com 9 opção de RPM, quando eu for
passar o torno para sua bncada definitiva o motor vai ficar em baixo da bancada. e terei mais espaso
para mais combinação de polias
e para adaptar ele para rosquear preciso saber a RPM da placa para calcula a rpm do fuso
Junior
Abraços
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Intercnc,
Se seu torno for usar engrenagens para fazer roscas, na verdade a RPM não importa - o que importa é encontrar a relação de avanço da porca do fuso de transporte (aquele que puxa o carro longitudinal para fazer a rosca) em relação a cada volta do eixo principal.
Normalmente o que se faz é ajustar o torno numa rpm relativamente baixa porque os avanços durante a feitura das roscas é bastante rápido, e fica mais fácil controlar o torno e a própria rosca...
O princípio é o seguinte:
- Se o fuso for acionado na mesma razão que o eixo principal gira, ele moverá o carro longitudinal que cortará uma rosca exatamente igual ao seu passo
- Se o fuso for acionado com metade da razão que o eixo principal gira, a rosca será cortada com a metade do seu passo.
- Se o fuso for acionado com o dôbro da razão que o eixo principal gira, a rosca será cortada com o dôbro de seu passo.
Compreendendo esta relação, fica fácil entender que alterando-a pode-se teoricamente abrir praticamente qualquer passo de rosca - milimetro ou polegada - tudo depende das engrenagens que você tenha...
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- Se o fuso for acionado com metade da razão que o eixo principal gira, a rosca será cortada com o dôbro do seu passo.
- Se o fuso for acionado com o dôbro da razão que o eixo principal gira, a rosca será cortada com a metade do seu passo.
Hummm ... Encafifei ... não seria o contrário ?
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Jorge,
Acho que você está certo - se o fuso girar com o dobro da velocidade da placa, o passo da rosca que está sendo gerada será o dobro do passo do fuso...
Já corrigí alí em cima...obrigado.
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OLá
A minha ideia seria assim : quero colocar um contador de RPM na Placa e um outro no fuso
o fuso vai ser tocado por um motor de passo com uma controladora de ajuste manual por um potenciometro
desta forma tenho com fazer o cauculo da rosca que quero usar
obs.: o clock da controladora do motor de passo é criado pela rotação da placa (eixo principal)
se caso a placa perca RPM com o atrito das ferramenta o motor de passo tambem perderá
e quando voltar a ferramenta para dar mas um passe na rosca vou pegar o fio no ponto certo
Bom eu acho que da certo quero ver na pratica
O que voceis acham
Junior
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... quero colocar um contador de RPM na Placa e um outro no fuso
Bom, na verdade esse arranjo não é um tacômetro ... mas o princípio geral me parece correto e é o que é usado em diversos projetos que conheci ...
Não sei se vc sabe, o TurboCNC já implementa isso de maneira muito simples e eficaz ... e já rolou por aqui um projetinho autônomo que dispensa o PC ...
-
Pessoall meu sonho de consumo, um dia compro um
http://www.ares-server.com/Ares/Ares.asp?MerchantID=RET01229&Action=Catalog&Type=Product&ID=82710
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... quero colocar um contador de RPM na Placa e um outro no fuso
Bom, na verdade esse arranjo não é um tacômetro ... mas o princípio geral me parece correto e é o que é usado em diversos projetos que conheci ...
Não sei se vc sabe, o TurboCNC já implementa isso de maneira muito simples e eficaz ... e já rolou por aqui um projetinho autônomo que dispensa o PC ...
Olá pessoal estive fora um bom tempo e só agora estou de volta para terminar o meu torno
Eu gostaria de ver este projetinho autônomo que dispensa o PC ... já procurei muito e não encontrei
Onde posso encontrar este projeto projeto que dispensa o PC
fiz a controladora de motor de passo que não precisa do pc mas ainda não consegui sincronizar a placa com
o fuso, eu coloque um encoder no eixo principal para trabalhar como clock da controladora mas não deu certo
gostaria de ver este projeto para ver como funciona
se alguem souber onde encontro este projeto e poder me indicar ficaria muito grato
Um abraço a todos
Junior
-
... se alguem souber onde encontro este projeto e poder me indicar ficaria muito grato
Vc já viu isto ?
http://www.homemetalshopclub.org/projects/electronic_lead_screw/els.html
-
... se alguem souber onde encontro este projeto e poder me indicar ficaria muito grato
Vc já viu isto ?
http://www.homemetalshopclub.org/projects/electronic_lead_screw/els.html
em primeiro lugar Muito obrigado!
Ainda não tinha visto
achei um tanto complicado, mas vou colocar os neurônios para trabalhar ! ;D
mas é isso mesmo que preciso
assim que tiver resultados vou postar aqui
muito obrigado mesmo
Até +
-
Olá pessoal
aqui estou eu de volta
os mini tornos comerciais usam motores DC, certo?
Os motores DC são mais simples de se controlar o RPM, direção de rotação,
onde posso comprar um motor deste?
alem dos mini tornos tem algum outro equipamento que usa este tipo de motor?
todos motores DC usa escovas(carvão)
Fico agradecido se poderem me ajudar
Desde já muito obrigado a todos
Junior
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Inter cnc,
Não necessáriamente - o meu usa um motor monofásico comum...
Se moras em SP, tente a Optek...(R. Timbiras, 628 se não me engano)
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Olá a todos !!
alguem conhece os motores DC,CC que são usador em esteiras (estas que você anda anda e não sai do lugar)achei um de 2 HP 90VDC 12A 5.200 rpm por 180 dinheiros se alguem conhece, eu queria saber se há possibilidade de colocar em um torno, e se ele é como um motor cc comum, se muda de direção quando mudo as polaridades. É que estou querendo fazer um outro torno ,quero fazer baseado neste do site a baixo,o outro que fiz achei um comprador para ele para trabalhar com madeira em uma marcenaria vou ter que modificar alguma coisa para entregar.
http://mmu.ic.polyu.edu.hk/il/mini_lathe/photos/photos.htm
Obrigado
Junior
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Junior,
Não conheço o motor em questão, mas o que digo é que mesmo com velocidade variável, seria interessante ter ao menos umas duas ou tres combinações de polias, pois lembre-se que o torque dos motores quando acionados em baixas rpms é pequeno, e justamente num torno é interessante ter torque em baixa, como no caso de abertura de rosca, onde o esforço é grande e a velocidade bem baixa...
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Pode ser feito eletronicamente também , via PWM. Meu torno e minha fresadora, utilizam motor DC e mesmo em bem baixa rotações, o torque se mantém elevado. Claro que não é acoplamento direto, existe uma redução, via correia e polia no torno e via engrenagem na fresadora. O que notei é que quando se reduz a velocidade no potenciômetro, o circuito faz tipo uma "correção" no torque, sendo que vc nota que o mesmo cai e depois estabiliza, como se fosse em passos. Quero ver se acho um esquema desse circuito, pois é bem interessante.
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Pode ser feito eletronicamente também , via PWM. Meu torno e minha fresadora, utilizam motor DC e mesmo em bem baixa rotações, o torque se mantém elevado. Claro que não é acoplamento direto, existe uma redução, via correia e polia no torno e via engrenagem na fresadora. O que notei é que quando se reduz a velocidade no potenciômetro, o circuito faz tipo uma "correção" no torque, sendo que vc nota que o mesmo cai e depois estabiliza, como se fosse em passos. Quero ver se acho um esquema desse circuito, pois é bem interessante.
Tenho alguns circuitos que podem ser interessantes...
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Olá pessoal !
ainda não achei nada sobre este motor a pessoa que está me vendendo não entende do assunto e só me passou o que está na etiqueta
Fabio eu quero colocar as polias mas estou estudando a possibilidade de colocar um cambio de moto
tenho um motor de uma honda 125 fundido, ainda vou abrir para ver o estado do cambio e estava olhando a vista explodida de um motor semelhante a este e fiquei bem animado com dois cambio dá para fazer uma combinação de 16 velocidade, mas só na pratica para ver se dá certo
quero um motor CC por ser forte e o turbocnc também pode controlar esta velocidade e tenho uma fonte de 15A ajustável de 5Vdc a 110Vdc foi um presente de um amigo meu que reparava equipamentos hospitalares hoje ele aposentou e vive pescando hehehe!!!
Abraços a todos
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olá pessoal
Eu não conheço sobre torque de motores
mas preciso saber se este é forte o bastante para um mini torno
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Olá a todos !!
alguem conhece os motores DC,CC que são usador em esteiras (estas que você anda anda e não sai do lugar)achei um de 2 HP 90VDC 12A 5.200 rpm por 180 dinheiros se alguem conhece, eu queria saber se há possibilidade de colocar em um torno, e se ele é como um motor cc comum, se muda de direção quando mudo as polaridades. É que estou querendo fazer um outro torno ,quero fazer baseado neste do site a baixo,o outro que fiz achei um comprador para ele para trabalhar com madeira em uma marcenaria vou ter que modificar alguma coisa para entregar.
http://mmu.ic.polyu.edu.hk/il/mini_lathe/photos/photos.htm
Obrigado
Junior
Junior, boa noite.
Particularmente, 2 cv é muita coisa para um torninho desses. O MR-301 usa um motor de 350 W (1/3 cv) e é forte prá caramba.
Tenho um amigo aqui em Itapeva, interior de SP que montou um torninho que é uma maravilha. Ele faz de tudo com ele. Usina aço, alumínio, cobre, Latão, etc...
O torninho dele é uma mistura desses daqui:
http://www.vintageprojects.com/machine-shop/lathe-tool-slide.html
http://www.vintageprojects.com/machine-shop/lathe-modelling.html
Para mais pesquisas, veja no Site abaixo
http://www.vintageprojects.com/
Os mecanismos de avanço da ferramenta (tool slides), são feitos de chapas de alumínio duro, a base é feita com suas cantoneiras de 2" x 1/4" x 600 mm de comprimento. Esse comprimento poderá variar, de acordo com a sua necessidade. O motor que ele usou é um trifásico de 1/3 cv x 1750 rpm com um eixo intermediário para reduzir a rotação. Nas casas especializadas em eletricidade industrial, você poderá adquirir um variador eletrônico de velocidade para motores até 1 CV. É da WEG e custará em torno de R$ 500,00 (só o controlador).
Eu comecei a construir um desses, mas desisti pois na minha cidade os serviços que eu precisava junto aos torneiros mecânicos eram excessivamente caros. Daí comprei um MR-301 na Celmar de São Paulo em "suaves prestações" . Estou muito satisfeito com ele pois consigo fazer coisas impressionantes.
Veja isso também:
http://www.littlemachineshop.com/products/product_view.php?ProductID=1817
http://www.littlemachineshop.com/products/product_category.php?category=5&First=M&Last=N
Eu, particularmente acho que não compensa importar, visto que pelo mesmo preço você poderá utilizar um motor trifásico normal, mesmo de alta rotação com um variador da Weg. Esse variador, mantém o mesmo torque a partir de 20 rpm, (Segundo o vendedor). E funciona mesmo.
Aproveito para deixar um grande abraço a todos do Forum.
Sds,
Paulo Laranjeira
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Olá a todos
PRPLARA
Obrigado pela informação .
Já fiz um torno com cantoneiras de 3" ficou bom e bem firme sem jogo e sem trepidação
Só que um marceneiro aqui da minha cidade resolveu ficar com ele, e como ele ficou com um
espaço muito curto para trabalhar,resolvi fazer este.Como já tenho o forno para fundir o alumínio
está é a melhor opção ao meu ver
quanto ao motor vou usar um de furadeira de bancada que tenho aqui ele é de 1/2 cv achoque vai dar certo é só colocar ele para girar para os dois sentidos,como fiz com o outro e a redução vai ser com engrenagem um câmbio de moto Ainda não sei se vai dar certo mas vamos por em pratica para ver
Até mais a todos e um abraço
Junior
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Opa, Paulo, tbm comprei um MR-301...Você poderia, se tiver um tempinho, abrir um tópico e colocar algumas fotos dos trabalhos que tem executado nele, agora que vc despertou a curiosidade...heheh
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Opa, Paulo, tbm comprei um MR-301...Você poderia, se tiver um tempinho, abrir um tópico e colocar algumas fotos dos trabalhos que tem executado nele, agora que vc despertou a curiosidade...heheh
Caro, pode deixar que assim que eu tiver um tempinho eu posto algumas fotos. Já fiz com ele dois suportes para inserção de cossinetes (serve para centralizar na peça que receberá roscas), um suporte para prender e centralizar machos para rosca e vários acabamentos para chave da bateria dos meus aeromodelos, etc......
Um grande abraço a todos.
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Junior,
Esses motores de esteiras ergométricas também chamam a minha atenção. As esteiras são projetadas para usuários com até 150kg. Esteiras com motores DC de até 7 HP, que atingem velocidade até 16km/h com controle de velocidade. E algumas dessas esteiras já são encontradas em sucatas funcionando perfeitamente. Daí a idéia, se esses motores podem ser aproveitados em nossas criaturas, é um pulo!
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voltando a ativa----
hehe como eu não tinha pensado nisso?????
nada como o convivo com pessoas criativas!!!!!
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Oi pessoal o tópico não abriu fiquei interessado, porém já vi um mini torno em uma loja por 1900 será que compensa?
Oi Villas;
Entre neste tópico http://www.guiacnc.com.br/viewtopic.php?t=113 (http://www.guiacnc.com.br/viewtopic.php?t=113)
Aí você terá alguns links para o Youtube com filmes do Gladiator usinando, algumas fotos da máquina e das peças.
Abraço