Autor Tópico: Inportação de vetores no rhinoceros 4.0  (Lida 8173 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

geekdoagrest

  • Visitante
Inportação de vetores no rhinoceros 4.0
« Online: 11 de Março de 2008, 19:53 »
opa! to aqui de novo com mais uma duvida.... meu caso é o seguinte....

aqui na empresa onde trabalho tem uma maquetero que me entrega um exemplo de como tem que ficar o desenho, ele me entrega em papel numa folha de papel cartão, e em cima desse molde eu tenho que monta os solados das sandalhas.... atualmente eu faço assim, tiro as medidas dos moldes e tudo e monto do zero no rhino.... mais isso é muito demorado e tive a ideia de escaniar esse molde e criar um vetor por cima com o ilustrator, mas não funciono o rhino até importa o vetor direitinho mas ele vem fora de escala... tipo ele vem meio gordinho e axatado......

como eu faço pra porder escaniar uma imagem, tranformar em vetor e no rino ficar do mesmo tamanho da imagem original.... tipo eu escaniar essa imagem trasformar em vetor, importar pro rhino, da um extrude, mandar pro machine, usinar e a usinagem sair do mesmo tamanho da umagem original que eu escaniei........

grato.



Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13754
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Inportação de vetores no rhinoceros 4.0
« Resposta #1 Online: 12 de Março de 2008, 08:32 »
Morais,

Alguns programas tem a virtude de transformar uma imagem do tipo desenho em desenho vetor (CorelTrace por exemplo).

O Rhino não tem esta função, mas em compensação, se o desenho não é complexo, poderá escanear a imagem da maquete (em papel), e inserir a imagem como "pano de fundo" no Rhino
Poderá ainda alterar a escala desse desenho de pano de fundo para o tamanho desejado e então proceder à traçagem manual, que é o que você tem feito...

geekdoagrest

  • Visitante
Re: Inportação de vetores no rhinoceros 4.0
« Resposta #2 Online: 12 de Março de 2008, 12:36 »
opa pessoal ja deu certo... fiz assim:

peguei o perfil que o maquetero me passo, escaniei e salvei em jpg....
coloquei o jpg no autocad e desenhei uma polyline contornando o desenho só pra ter uma base...... explodi as polylines e salvei em dwg...
inportei o arquivo dwg no rhino com as polylines.... pequei a ferramenta curve interpolate.... e fui clicando em todos os endpoints da polyline que eu inportei do auto cade...
e pronto

é só da um extrude e ta lá... pode imprimir que vai tar do mesmo tamanho do objeto inicial....

e isso tudo em menos de 10 minutos.....

muito legal...

falow!

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13754
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Inportação de vetores no rhinoceros 4.0
« Resposta #3 Online: 12 de Março de 2008, 13:24 »
Morais,

Sim - o caminho foi mais longo, mas o resultado deu na mesma...

Dá para fazer exatamente isso (desenhar a polilinha) já direto dentro do Rhinoceros...

geekdoagrest

  • Visitante
Re: Inportação de vetores no rhinoceros 4.0
« Resposta #4 Online: 12 de Março de 2008, 17:00 »
mestre fgilii!! não tinha visto tua resposta.. foi mal.....
como é que eu coloco uma imagem de fundo pra poder desenhar por cima no rhino? no autocad é só arastar e soltar mais não sei como faz no rhino.....

aproveitando o topico, alguem tem o nivel de escala pras numerações de solado? tipo eu monto o projeto do N° 30 qual escala eu uso pra deixar ele como 31, 32,33,34.....

valew!

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13754
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Inportação de vetores no rhinoceros 4.0
« Resposta #5 Online: 13 de Março de 2008, 08:59 »
Morais,

Use o comando "Background Image" - o ícone é de fundo brando com um desenho de um rosto...

Há um grupo de comandos para imagem de fundo que te permitem manipular a escala do desenho, a posição, etc...

Sobre o tamanho dos calçados, não posso ajudar - se fossem como nas roupas, aí sim poderia te dar uma ajuda, pois trabalhei com "CAS" para roupas por 11 anos...

cadaviz

  • Visitante
Re: Inportação de vetores no rhinoceros 4.0
« Resposta #6 Online: 13 de Março de 2008, 10:34 »
Bom dia!

A escala nacional é 6.66 na medida maior (bico/salto) e 1,66 na menor (medida de metatarso). Apenas respeite as linhas de escala, nao as de salto.
Quanto a vetorizar, vc pode usar o coreldraw q da um resultado muito bom, sem variaçoes no vetor...exporte em adobe ilustrator (.ai) q o resultado vai ser 100%.

geekdoagrest

  • Visitante
Re: Inportação de vetores no rhinoceros 4.0
« Resposta #7 Online: 13 de Março de 2008, 10:50 »
valeu cadaviz... obrigado mais uma vez......

Offline Edu Lopes

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 278
  • Sexo: Masculino
Re: Inportação de vetores no rhinoceros 4.0
« Resposta #8 Online: 18 de Março de 2008, 03:11 »
Olá Morais Júnior...
Não sei se você já resolveu a contento o problema, mas neste site tem umas vídeo-aulas interessantes, onde o autor demonstra exatamente como criar uma extrusão a partir de uma imagem bitmap...
O vídeo é voltado para a área de construção civil, mas dá pra se aprender direitinho os conceitos básicos do Rhinoceros...

http://www.personalrender.com/tutoriais%20rhino%203D.html

O nome dos arquivos é: Modelagem básica de uma casa
Creio que logo no primeiro vídeo você já encontra o autor demonstrando justamente como executar esta forma de edição sobre bitmaps.... e o mais interessante: ajustando o bitmap à escala correta do desenho...
Vale a pena dar uma olhadinha...

Abração,

Eduardo

Offline djbra

  • Novato
  • *
  • Posts: 1
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
Re:Inportação de vetores no rhinoceros 4.0
« Resposta #9 Online: 06 de Junho de 2017, 11:01 »
Infelizmente o link não funciona mais!sim