Autor Tópico: Duvida  (Lida 803 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Fabricio Gualter da Silva

  • Novato
  • *
  • Posts: 3
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Sorocaba - SP
  • Nome:: Fabricio Gualter da Silva
  • Profissão: Fresador
Duvida
« Online: 08 de Março de 2017, 13:40 »
Estou recuperando eixo de direção de carro e onde o retentor trabalha se desgasta então o cliente pede para que eu encha de solda e deixe na medida. Gostaria de saber se alguém tem uma dica de como fazer para esse eixo não empenar tanto na hora solda?



Online vieirajp

  • Fuso
  • **
  • Posts: 104
  • Sexo: Masculino
  • Forum GUIA CNC - A Maior comunidade CNC do Brasil
  • Cidade - UF: Fernandópolis
  • Nome:: Reginaldo Vieira
  • Profissão: Funcionario publico
Re:Duvida
« Resposta #1 Online: 08 de Março de 2017, 14:28 »
    Olá Fabrício,

    Um técnica que eu usava quando fazia este tipo de serviço era delimitar o ponto exato onde começa e termina o cordão da solda e a quantidade de material depositado, ao inserir o primeiro cordão é necessário que o mesmo esfrie próximo a temperatura ambiente, depois disso insira um cordão do lado oposto fazendo o mesmo procedimento e assim vá intercalando os cordões repetindo os processos até concluir o enchimento. desta forma o eixo sofre menos empenamentos, caso não tenha uma prensa com um prisma com relógio comparador para alinhar de forma mais refinada, uma outra técnica é, faltando uns 2 milímetros para chegar na medida, marque o lado convexo do empenamento e aqueça subitamente com um maçarico a aproximadamente 780 graus o local e esfrie, e vá repetindo os processo até que o eixo fique reto.
  Depois disso será  necessário fazer um revenimento para estabilizar a estrutura do eixo para evitar trinca, depois disso é só concluir a usinagem.
  Logico que com uma prensa, prisma e um relógio comparador na mão é tudo mais pratico, mas nem sempre temos tudo isso e temos que nos virar. O processo do enchimento seguindo a risca me ajudou muito no passado e tive pouquíssimos trabalho para alinhar.

  Espero ter ajudado.

Att,
Reginaldo.

Offline Fabricio Gualter da Silva

  • Novato
  • *
  • Posts: 3
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Sorocaba - SP
  • Nome:: Fabricio Gualter da Silva
  • Profissão: Fresador
Re:Duvida
« Resposta #2 Online: 08 de Março de 2017, 20:59 »
Boa noite
Obrigado Reginaldo, estava pensando em fazer uma base com dois prisma e travar o eixo e fazer os cordões de solda intercalados será que dessa maneira ele empenaria menos?

Online vieirajp

  • Fuso
  • **
  • Posts: 104
  • Sexo: Masculino
  • Forum GUIA CNC - A Maior comunidade CNC do Brasil
  • Cidade - UF: Fernandópolis
  • Nome:: Reginaldo Vieira
  • Profissão: Funcionario publico
Re:Duvida
« Resposta #3 Online: 09 de Março de 2017, 07:24 »
   Sim, travar os eixos ajuda muito seguido dos cordões intercalados, depois se caso empenar, uma boa marreta chega tudo no lugar caso empene um pouco, mas a chance de ficar reto e ambas as alternativas é quase nula, uma forma ou utra empena mais ou menos mas todas acaba entortando um pouquinho, mas no seu caso o problema do empenamento é só a questão da usinagem das bases, da barra de direção, não precisa ser olho de santo.


Abraços,

Att,
Reginaldo.