LUIS_CTBA
programar na máquina é eficiente para usinagens simples, mas dependendo do que se faz a utilização de paramétrico é um recurso muito eficiente, e vendo que vc somente programa diretamente no painel da máquina, eu não vejo a necessidade da utilização de um software 3D .. de um modelamento matemático para isso, aonde a utilização de usinagem em contorno (2D) atende uma infinidade de peças e as 3D somente em geometrias complexas mesmo, por exemplo, uma matriz para injeção ou repuxo de superfícies.
Para todo o restante usinagem 2D atende ... e para isso existem diversos softwares, e um dos mais simples e eficientes que conheço são o Pitágoras ... barato, nacional, com um suporte muito eficiente ... ou então qqer outro que usine em 2D.
Só para vc ter idéia da necessidade, a ultima empresa em que trabalhei, fazíamos diversos tipos de peças usinadas para a indústria de tratores e máquinas de médio e grande porte, e no período de 6 meses não fizemos nenhuma usinagem em 3D.
Por outro lado, quando trabalhei em outras empresas com matrizaria para injeção de plástico e alumínio, era imprescindível o uso de usinagem em 3D.
Com isso, eu penso que o melhor mesmo seria vc procurar uma destas empresas que vendem software para usinagem (por exemplo uma revenda Pitágoras) e veja se atende suas necessidades e eventualmente quando necessitar de um 3D vc compra o serviço de free-lancer.
Veja que em ambos os casos, será necessário vc ter algum tipo de recurso de transmissão do pc para a máquina onde dependendo de sua máquina pode ser desde um simples computador com porta serial, ou até mesmo pendrive ou ligação direta da sua máquina na rede ethernet da empresa!
Boa sorte, e espero que faça uma boa escolha.
Abraço!