Autor Tópico: Ajuda para adaptar torno  (Lida 15492 vezes)

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villas

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Ajuda para adaptar torno
« Resposta #15 Online: 18 de Maio de 2007, 12:43 »
Olha Carlos ... não há traquitana que com uma boa dose de criatividade e vontade de fazer que não fique boa ! Se não ficar a primeira versão legal, os aperfeiçoamentos ajustam depois hehe

guguinet

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Ajuda para adaptar torno
« Resposta #16 Online: 18 de Maio de 2007, 15:08 »
Verdade...
Tava dando uma fuçada no fórum.........meu.. ....como fico frustrado de não entender patavinas de CNC. Aliás, não entendo nada de trabalho com metal.
Sou engenheiro civil por formação e tem horas que me arrependo de não ter optado por engenharia mecânica....rsrs

villas

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Ajuda para adaptar torno
« Resposta #17 Online: 19 de Maio de 2007, 00:00 »
Carlos ... bota fotos ai do teu trabalho no torno e o que você anda fazendo ou já fez de caixas, etc  pro pessoal dar uma espiada !

guguinet

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Re: Ajuda para adaptar torno
« Resposta #18 Online: 02 de Agosto de 2007, 14:46 »
Villas e Fabio.

Segue uma pequena e diga-se de passagem, péssima foto da adaptação que foi feita no torno.


No entando, como já esperava, surgiram alguns probleminhas. No sentido transversal o carro se mostrou relativamente preciso, sem folgas e com boa movimentação. Obviamente não está igual a um torno mecânico, mas está aceitável. O problema se encontra na movimentação longitudinal. Existe uma folga entre o carro e o barramento e além da folga, o carro se arrasta com dificuldade sobre o barramento. Se alivio a pressão das réguas laterais e inferiores, o carro se movimenta bem, mas aumenta a folga. Se eliminar a folga o carro não anda. Imagino que seja porque o barramento não foi retificado.
Essa folga faz com que as peças usinadas fiquem com variações superficiais, ou seja, em alguns pontos a ferramenta come mais material do que em outros. Como já houve uma pequena treta com a empresa que fez o trabalho e sei que não vão resolver essa folga, venho pedir a ajuda de vocês.
Qual alternativa você me sugerem para resolver essa movimentação longitudinal?
Outra dúvida. Pelo que me informaram, utilizaram aço 1020 na estrutura do castelo, carro e porta ferramentas. Observei que durante a usinagem, mesmo com pouca alavanca na ferramenta, todo o conjunto arpesentou uma vibração bem nítida. Acho que isso tb está compromentendo o resultado final da usinagem. Será que isso tem a ver com o material 1020, ou é mais uma questão de porte da estrutura?
Para que tenham uma idéia dimensional da base do carro, ela tem aproximadamente 300x180x25 mm
Bom por enquanto é isso. Se puderem me ajudar ficarei muito agradecido.

Abraço
« Última modificação: 10 de Março de 2008, 18:09 por guguinet »

Offline F.Gilii

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Re: Ajuda para adaptar torno
« Resposta #19 Online: 03 de Agosto de 2007, 15:40 »
Guguinet,

Acho que o problema está na altura deste casstelo...

Olhando para a base, no sentido transversal ao barramento, o carro transversal é relativamente comprido, o que minimiza um pouco as folgas.

O maior problema é no sentido longitudinal - o carro que se apóia no barramento é bem estreito, e a altura do castelo faz uma alavanca medonha...

Penso que o problema de acabamento - que é menos grave que alguma diferença "dimensional" na peça pronta - está mais ligado à alavanca e às folgas do que propriamente o material do castelo...

Poste um desenho com dimensões dos tipos de usinagem que você precisa fazer - acho que a resposta estará aí...

guguinet

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Re: Ajuda para adaptar torno
« Resposta #20 Online: 03 de Agosto de 2007, 16:32 »
Fábio.

A maior parte do trabalho realizado por este torno será na confecção de cilindros de madeira com diâmetros em torno de 350 mm e comprimento de 150 a 200 mm, conforme estas figuras:

http://img.photobucket.com/albums/v291/guguinet/ip13x5.5.jpg
Ajuda para adaptar torno

http://img.photobucket.com/albums/v291/guguinet/jatob14x7.5.jpg
Ajuda para adaptar torno


No entanto, quero ter a possibilidade usinar tambores maiores, até quem sabe Ø600 x 500 mm de profundidade. Por isso mandei aumentar a altura do centro ao barramento, admitindo até 800 mm. No entanto, agora estou na dúvida se o porte do torno suportaria peças desse tamanho.

Pensei em resolver o problema de movimentação com a utilização de guias lineares, mas acho que ficaria um pouco caro. Já foi feito um investimento neste torno e confesso que colocar mais dinheiro nele, me dá um pouco de medo, até mesmo por não saber se trará resultados positivos ou não....
Você teria alguma sugestão?

Abraço


Offline F.Gilii

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Re: Ajuda para adaptar torno
« Resposta #21 Online: 03 de Agosto de 2007, 16:42 »
Guguinet,

Uma possibilidade seria a de separar o cabeçote do barramento - explico.

É como se fosse um torno sem cava - o barramento estaria bem mais alto que o cabeçote, e o porta-ferramentas não precisaria de um castelo assim tão alto.

guguinet

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Re: Ajuda para adaptar torno
« Resposta #22 Online: 03 de Agosto de 2007, 17:30 »
Entendi. Mais ou menos como se fosse um torno platô. Mas você sugere isso para reduzir a vibração, para facilitar a movimentação ou ambos?

Offline F.Gilii

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Re: Ajuda para adaptar torno
« Resposta #23 Online: 04 de Agosto de 2007, 07:59 »
Guguinet,

Ambos os dois! :)

Seria mais para uma fresadora horizontal do que um torno "plateaux", pois o carro transversal teria um curso relativamente longo para possibilitar vários diametros, mas a idéia é esta mesma...

O comprimento do parramento vai variar de acordo com as mecessidades de comprimento das peças...

Veja na imagem abaixo - o barramento pode variar em altura, independente do cabeçote girando-se aquele pequeno volante que está perto da base......
« Última modificação: 04 de Agosto de 2007, 08:05 por fgilii »

guguinet

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Re: Ajuda para adaptar torno
« Resposta #24 Online: 10 de Agosto de 2007, 10:49 »
Fabio.

Desculpe a demora em responder, mas queria usinar uma peça para tirar algumas outras conclusões. Acho interessante essa idéia de ter o barramento fora do eixo do torno, no entanto no meu caso seria mais trabalhoso ainda fazer isso, sem falar na falta de espaço.
Bom sobre o funcionamento do torno observei o seguinte: o problema da vibração, consegui resolver com uma "luneta" improvisada. A maior parte da vibração, senão toda ela, vinha da própria peça que estava usinando. Acredito que melhorando a luneta, o resultado ainda fique melhor. Sendo assim, o problema principal continua sendo a folga que existe entre o barramento e o carro móvel. Imaginei duas soluções: uma delas seria retificar o barramento e as reguas laterais e inferiores do carro e colocar algum tipo de material entre o barramento e o carro que facilite o arraste. Me corija se eu estiver errado, mas acredito que isso resolveria o problema.
A outra, que não tenho muita segurança no resultado, seria adaptar um eixo de +/- 40 mm no interior do barramento, com uma bucha de bronze grafitado na base do carro. Isso ao meu ver eliminaria a folga que existe e o barramento serviria apenas para apoio de todo o conjunto. Porém pra fazer isso teria que alterar um pouco a estrutura do barramento, pois teria que cortar algumas travas que existe nele. Fazendo isso, tenho medo de enfraquecer o barramento. Também imagino que não eliminaria a possibilidade de "levantar" um dos lados do carro.

O que vc acha?

Abraço

Offline F.Gilii

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Re: Ajuda para adaptar torno
« Resposta #25 Online: 10 de Agosto de 2007, 11:31 »
Guguinet,

Talvez não cortar o interior do barramento, mas sim colocar um terceiro eixo atrás do barramento, como se fosse aumentar a largura útil dele...

Assim, aumenta-se a base e consequentemente a rigidez

guguinet

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Re: Ajuda para adaptar torno
« Resposta #26 Online: 10 de Agosto de 2007, 15:15 »
Também pensei nisso. É uma opção a se considerar.
Vamos ver como as coisas caminham. Vou usinar mais umas peças para tirar algumas outra conclusões.

Obrigado por enquanto.

Carlos

guguinet

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Re: Ajuda para adaptar torno
« Resposta #27 Online: 22 de Agosto de 2007, 09:32 »
Fábio.

Aproveitando o gancho do eixo adicional....e se eu fizesse um novo "barramento" utilizando dois eixos paralelos e conjunto de buchas ou rolamentos lineares? O conjunto do carro, torre e porta-ferramentas deve pesar em torno de 50 kg. Necessito de um curso de 1500 mm. Qual diâmetro de eixo você acha que seria suficiente para dar rigidez ao sistema? Nesse caso eu esqueceria o barramento existente e faria uma nova guia para o carro.
O que vc acha?

Offline F.Gilii

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Re: Ajuda para adaptar torno
« Resposta #28 Online: 22 de Agosto de 2007, 13:41 »
Guguinet,

Se o vão livre é de 1500mm e pretende usar uma barra de seção redonda, creio que uns 40 ou 50mm de diameto  deve resolver - não menos que isso

guguinet

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Re: Ajuda para adaptar torno
« Resposta #29 Online: 22 de Agosto de 2007, 15:00 »
Outra coisa que me sugeriram é utilizar um material chamado "torsaite" (não sei se é assim que se escreve) entre o carro e o barramento, para que entre outras coisas, facilite o deslizamento de um sobre o outro.
É isso mesmo?

 

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