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TUTORIAIS => Idéias => Soluções para oficina => Tópico iniciado por: guguinet em 28 de Março de 2007, 17:24

Título: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: guguinet em 28 de Março de 2007, 17:24
Olá a todos. Descobri este fórum recentemente e este é meu primeiro post.
Tenho um torno para madeira, muito bem estruturado e reforçado. Gostaria de adaptar nele um sistema de carro móvel com porta ferramentas, como em um torno mecânico. No entanto não tenho encontrado pessoas dispostas tanto a realizar um projeto quanto menos a efetuar tal adaptação.
Confesso que já desenvolvi algumas idéias e desenhos, no entanto não tenho segurança suficiente para investir dinheiro em um projeto que não sei se funcionará.

Outra opção que tenho é vender meu torno e compra um torno de correia antigo, porém como trabalho com peças com diâmetros de até 500 mm, precisaria de um torno relativamente grande, o que pelo pouco espaço que tenho em minha oficina, fica um pouco complicado.

Sendo assim, gostaria de pedir ajuda a vocês. Caso tenham alguma sugestão ou até mesmo tenha alguém disposto a desenvolver tanto o projeto quanto executar a adaptação, favor entrar em contato através do e-mail [email protected]

Para que tenha idéia do equipamento que possuo, segue algumas fotos em anexo.

Obrigado a todos.

Carlos
(http://img.photobucket.com/albums/v291/guguinet/DSC02517.jpg)
Título: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: F.Gilii em 28 de Março de 2007, 17:54
Olá Carlos,

Seja bem vindo ao forum...

Me atrevo a fazer algumas perguntas que podem eventualmente dirigir melhor as possibilidades:

Quais os materiais que você usina com 500mm de diametro?

Qual o comprimento médio que estas peças devem ter?

Há a necessidade de avanços automáticos e/ou roscas?

Há necessidade de operações automáticas?

Qual é o volume de peças e/ou volume de trabalho esperado?
Título: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: guguinet em 29 de Março de 2007, 16:18
Citação de: "fgilii"
Olá Carlos,

Seja bem vindo ao forum...

Me atrevo a fazer algumas perguntas que podem eventualmente dirigir melhor as possibilidades:

Quais os materiais que você usina com 500mm de diametro?

Qual o comprimento médio que estas peças devem ter?

Há a necessidade de avanços automáticos e/ou roscas?

Há necessidade de operações automáticas?

Qual é o volume de peças e/ou volume de trabalho esperado?


Olá Fabio.

Primeiramente muito obrigado pelo retorno. Vamos lá....
As peças que irei usinar são peças em madeira. Com  relação ao diâmetro máximo me equivoquei, teria que ser algo como 700 mm e comprimento máximo em torno de 500 mm.
Não necessito obrigatoriamente de um avanço automático. Acredito que este poderia ser feito tranquilamente por cremalheira ou até mesmo fuso. Claro que esta segunda opção ficaria mais lenta...
Basicamente o que preciso é proporcionar ajuste por fuso com relação ao diâmetro a tornear e um sistema de avanço que me garanta o paralelismo ao barramento.
A produção não é em grande escala. Na realidade seria apenas um aperfeiçoamento do resultado final que hoje executo com as mãos. Então poderia dizer que a produção é pequena.

Se precisar de mais alguma informação favor entrar em contato.

Mais uma vez obrigado.

Abraço

Carlos
Título: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: F.Gilii em 29 de Março de 2007, 16:40
Carlos,

Me arriscando a dizer alguma sandice, penso que o que é mais simples normalmente é a solução...

Se a necessidade é tornear algo com 500 mm de comprimento, e é só uma operação "cilindrica" ou seja, não há necessidade de trabalho em angulo ou outra intervenção (sempre em torno de 700mm), penso que o caminho é simplesmente criar um conjunto de trilhos presos ao barramento original, e desenhar um porta ferramentas que corra sobre este trilho linearmente, sem a necessidade de movimentos transversais grandes...

Algum ajuste de diametro e pronto - não há necessidade de usar a ferramenta posicionada na altura do centro do torno como tradicionalmente imaginamos (e trabalhamos) - é só girar este plano de trabalho em alguns graus, o que traria a vantagem da rigidez do proprio barramento e a proximidade da ferramenta com este plano, além da simplicidade de montagem...

O movimento poderia ser tanto feito com fuso como com cremalheira. - muda apenas a resolução e a forma de acionamento, se mecanica ou manual...
Título: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: guguinet em 29 de Março de 2007, 20:19
Citação de: "fgilii"
Carlos,

Me arriscando a dizer alguma sandice, penso que o que é mais simples normalmente é a solução...

Se a necessidade é tornear algo com 500 mm de comprimento, e é só uma operação "cilindrica" ou seja, não há necessidade de trabalho em angulo ou outra intervenção (sempre em torno de 700mm), penso que o caminho é simplesmente criar um conjunto de trilhos presos ao barramento original, e desenhar um porta ferramentas que corra sobre este trilho linearmente, sem a necessidade de movimentos transversais grandes...

Algum ajuste de diametro e pronto - não há necessidade de usar a ferramenta posicionada na altura do centro do torno como tradicionalmente imaginamos (e trabalhamos) - é só girar este plano de trabalho em alguns graus, o que traria a vantagem da rigidez do proprio barramento e a proximidade da ferramenta com este plano, além da simplicidade de montagem...

O movimento poderia ser tanto feito com fuso como com cremalheira. - muda apenas a resolução e a forma de acionamento, se mecanica ou manual...


Mas como funcionaria o ajuste do diâmetro? Confesso que já havia pensado nessa solução, no entanto não consegui imagina como poderia ser feito o ajuste do diâmetro a ser torneado, pois este poderá variar desde 100 mm até 500 mm. Também esqueci de dizer que terei que usinar as peças tanto por fora como por dentro.

Obrigado novamente e abraço.

Carlos
Título: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: F.Gilii em 30 de Março de 2007, 08:51
Carlos,

Pelas características citadas por você não havia ficado claro que haveriam trabalhos em diametros bem menores, e nem internos...

Sugiro então criar um movimento transversal ao barramento, montado sobre o movimento logitudinal, como num torno tradicional...

Os acionamentos podem ser por alavanca ou fuso...prefiro fuso pela facilidade e praticidade em instalação, manutenção e praticidade no uso
Título: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: guguinet em 10 de Abril de 2007, 17:34
Citação de: "fgilii"
Carlos,

Pelas características citadas por você não havia ficado claro que haveriam trabalhos em diametros bem menores, e nem internos...

Sugiro então criar um movimento transversal ao barramento, montado sobre o movimento logitudinal, como num torno tradicional...

Os acionamentos podem ser por alavanca ou fuso...prefiro fuso pela facilidade e praticidade em instalação, manutenção e praticidade no uso


Fabio, você conhece alguém que possa desenvolver tanto o projeto qto a execução desta adaptação?
Tem idéia de qto seria um preço justo para isso?

Obrigado novamente.

Carlos
Título: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: F.Gilii em 10 de Abril de 2007, 19:11
Carlos,

Onde você está localizado?

Tenho uma oficina, e poderia estudar alguma possibilidade...
Título: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: guguinet em 12 de Abril de 2007, 10:49
Citação de: "fgilii"
Carlos,

Onde você está localizado?

Tenho uma oficina, e poderia estudar alguma possibilidade...


Fábio.

Estou em Curitiba. Fica um pouco longe, mas dependendo da solução e preço que você me oferecer, podemos tentar viabilizar o envio até você.
Se quiser me passar uma proposta ou entrar em contato direto, você pode fazer pelo [email protected] ou até mesmo pelo msn [email protected]

Abraço e obrigado pela atenção.

Carlos
Título: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: villas em 08 de Maio de 2007, 23:58
Hmm ... vai tornear cascos de caixa ??? ... e ai gugui tudo em paz ???
 como vai a produção ??
Título: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: villas em 09 de Maio de 2007, 00:33
guginet .... neste site do link voce pode ver uma pankada de fotos de equipo de precisão para torno de madeira que vai te inspirar pois o cara usa o top em ferramentas pra madeira.

http://www.turnedwood.com/OpenSegmentBowl.html

Espero que ajude

Abraço
Título: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: guguinet em 17 de Maio de 2007, 11:57
Citação de: "villas"
Hmm ... vai tornear cascos de caixa ??? ... e ai gugui tudo em paz ???
 como vai a produção ??


Fala Villas!! Tudo blz?
Então, descobriu meu segrdo...rsrs
Faz um tempo estou tentando adaptar esse torno. Sei que´seria mais jogo eu pegar um torno mecânico, mas aí entram diversas variáveis, tais como orçamento em primeiro lugar, espaço em segundo e por aí vai.
Recentemente consegui um louco que topou fazer as alterações. Espero que fique bom.
E teus projetos, como estão? Quero ainda utilizar suas canoas em meus tambores. Vamos conversar qualquer dia desses e trocar umas idéias.

Forte abraço

Carlos
Título: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: guguinet em 17 de Maio de 2007, 12:00
Citação de: "villas"
guginet .... neste site do link voce pode ver uma pankada de fotos de equipo de precisão para torno de madeira que vai te inspirar pois o cara usa o top em ferramentas pra madeira.

http://www.turnedwood.com/OpenSegmentBowl.html

Espero que ajude

Abraço


Conhecia este site já. Realmente é muito bacana.
Obrigado

Abraço

Carlos
Título: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: villas em 17 de Maio de 2007, 19:46
Carlos seja bem vindo ao nosso fórum !

No caso de um torno mecânico para lidar com madeira acho pessoalmente que não seria apropriado por vários motivos.

O caminho acho que é este mesmo.... adaptar o teu para que tenha guias e ajustes de precisão para o que você deseja fazer provavelmente nos staves da vida.

Creio que o maior exemplo de mecanismos para torneamento de madeira com requintes de precisão que eu já vi é este site mesmo que te passei.... impressionante os acessórios do cara pra fazer os "vazinhos e tijelinhas" hehehe ...
Título: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: guguinet em 18 de Maio de 2007, 11:25
Villas

Obrigado pelas boas vindas.
Sobre utilizar um torno mecânico para usinar madeira tb acredito que tenha seus problemas. Um deles imagino, seria ó próprio pó da madeira impregnando as engrenagens do torno. Neste ponto sem dúvida o torno madeireiro sai na frente, pois é bem menos delicado que um mecânico.
Mas sem dúvida seria a solução mais rápida e precisa para o meu caso.
Mas acredito que meu torno vai ficar bacana....(tomara....rsrs).

abraço
Título: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: villas em 18 de Maio de 2007, 12:43
Olha Carlos ... não há traquitana que com uma boa dose de criatividade e vontade de fazer que não fique boa ! Se não ficar a primeira versão legal, os aperfeiçoamentos ajustam depois hehe
Título: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: guguinet em 18 de Maio de 2007, 15:08
Verdade...
Tava dando uma fuçada no fórum.........meu.. ....como fico frustrado de não entender patavinas de CNC. Aliás, não entendo nada de trabalho com metal.
Sou engenheiro civil por formação e tem horas que me arrependo de não ter optado por engenharia mecânica....rsrs
Título: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: villas em 19 de Maio de 2007, 00:00
Carlos ... bota fotos ai do teu trabalho no torno e o que você anda fazendo ou já fez de caixas, etc  pro pessoal dar uma espiada !
Título: Re: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: guguinet em 02 de Agosto de 2007, 14:46
Villas e Fabio.

Segue uma pequena e diga-se de passagem, péssima foto da adaptação que foi feita no torno.


No entando, como já esperava, surgiram alguns probleminhas. No sentido transversal o carro se mostrou relativamente preciso, sem folgas e com boa movimentação. Obviamente não está igual a um torno mecânico, mas está aceitável. O problema se encontra na movimentação longitudinal. Existe uma folga entre o carro e o barramento e além da folga, o carro se arrasta com dificuldade sobre o barramento. Se alivio a pressão das réguas laterais e inferiores, o carro se movimenta bem, mas aumenta a folga. Se eliminar a folga o carro não anda. Imagino que seja porque o barramento não foi retificado.
Essa folga faz com que as peças usinadas fiquem com variações superficiais, ou seja, em alguns pontos a ferramenta come mais material do que em outros. Como já houve uma pequena treta com a empresa que fez o trabalho e sei que não vão resolver essa folga, venho pedir a ajuda de vocês.
Qual alternativa você me sugerem para resolver essa movimentação longitudinal?
Outra dúvida. Pelo que me informaram, utilizaram aço 1020 na estrutura do castelo, carro e porta ferramentas. Observei que durante a usinagem, mesmo com pouca alavanca na ferramenta, todo o conjunto arpesentou uma vibração bem nítida. Acho que isso tb está compromentendo o resultado final da usinagem. Será que isso tem a ver com o material 1020, ou é mais uma questão de porte da estrutura?
Para que tenham uma idéia dimensional da base do carro, ela tem aproximadamente 300x180x25 mm
Bom por enquanto é isso. Se puderem me ajudar ficarei muito agradecido.

Abraço
Título: Re: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: F.Gilii em 03 de Agosto de 2007, 15:40
Guguinet,

Acho que o problema está na altura deste casstelo...

Olhando para a base, no sentido transversal ao barramento, o carro transversal é relativamente comprido, o que minimiza um pouco as folgas.

O maior problema é no sentido longitudinal - o carro que se apóia no barramento é bem estreito, e a altura do castelo faz uma alavanca medonha...

Penso que o problema de acabamento - que é menos grave que alguma diferença "dimensional" na peça pronta - está mais ligado à alavanca e às folgas do que propriamente o material do castelo...

Poste um desenho com dimensões dos tipos de usinagem que você precisa fazer - acho que a resposta estará aí...
Título: Re: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: guguinet em 03 de Agosto de 2007, 16:32
Fábio.

A maior parte do trabalho realizado por este torno será na confecção de cilindros de madeira com diâmetros em torno de 350 mm e comprimento de 150 a 200 mm, conforme estas figuras:

(http://img.photobucket.com/albums/v291/guguinet/ip13x5.5.jpg)
(http://img.photobucket.com/albums/v291/guguinet/jatob14x7.5.jpg)

No entanto, quero ter a possibilidade usinar tambores maiores, até quem sabe Ø600 x 500 mm de profundidade. Por isso mandei aumentar a altura do centro ao barramento, admitindo até 800 mm. No entanto, agora estou na dúvida se o porte do torno suportaria peças desse tamanho.

Pensei em resolver o problema de movimentação com a utilização de guias lineares, mas acho que ficaria um pouco caro. Já foi feito um investimento neste torno e confesso que colocar mais dinheiro nele, me dá um pouco de medo, até mesmo por não saber se trará resultados positivos ou não....
Você teria alguma sugestão?

Abraço

Título: Re: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: F.Gilii em 03 de Agosto de 2007, 16:42
Guguinet,

Uma possibilidade seria a de separar o cabeçote do barramento - explico.

É como se fosse um torno sem cava - o barramento estaria bem mais alto que o cabeçote, e o porta-ferramentas não precisaria de um castelo assim tão alto.
Título: Re: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: guguinet em 03 de Agosto de 2007, 17:30
Entendi. Mais ou menos como se fosse um torno platô. Mas você sugere isso para reduzir a vibração, para facilitar a movimentação ou ambos?
Título: Re: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: F.Gilii em 04 de Agosto de 2007, 07:59
Guguinet,

Ambos os dois! :)

Seria mais para uma fresadora horizontal do que um torno "plateaux", pois o carro transversal teria um curso relativamente longo para possibilitar vários diametros, mas a idéia é esta mesma...

O comprimento do parramento vai variar de acordo com as mecessidades de comprimento das peças...

Veja na imagem abaixo - o barramento pode variar em altura, independente do cabeçote girando-se aquele pequeno volante que está perto da base......
Título: Re: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: guguinet em 10 de Agosto de 2007, 10:49
Fabio.

Desculpe a demora em responder, mas queria usinar uma peça para tirar algumas outras conclusões. Acho interessante essa idéia de ter o barramento fora do eixo do torno, no entanto no meu caso seria mais trabalhoso ainda fazer isso, sem falar na falta de espaço.
Bom sobre o funcionamento do torno observei o seguinte: o problema da vibração, consegui resolver com uma "luneta" improvisada. A maior parte da vibração, senão toda ela, vinha da própria peça que estava usinando. Acredito que melhorando a luneta, o resultado ainda fique melhor. Sendo assim, o problema principal continua sendo a folga que existe entre o barramento e o carro móvel. Imaginei duas soluções: uma delas seria retificar o barramento e as reguas laterais e inferiores do carro e colocar algum tipo de material entre o barramento e o carro que facilite o arraste. Me corija se eu estiver errado, mas acredito que isso resolveria o problema.
A outra, que não tenho muita segurança no resultado, seria adaptar um eixo de +/- 40 mm no interior do barramento, com uma bucha de bronze grafitado na base do carro. Isso ao meu ver eliminaria a folga que existe e o barramento serviria apenas para apoio de todo o conjunto. Porém pra fazer isso teria que alterar um pouco a estrutura do barramento, pois teria que cortar algumas travas que existe nele. Fazendo isso, tenho medo de enfraquecer o barramento. Também imagino que não eliminaria a possibilidade de "levantar" um dos lados do carro.

O que vc acha?

Abraço
Título: Re: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: F.Gilii em 10 de Agosto de 2007, 11:31
Guguinet,

Talvez não cortar o interior do barramento, mas sim colocar um terceiro eixo atrás do barramento, como se fosse aumentar a largura útil dele...

Assim, aumenta-se a base e consequentemente a rigidez
Título: Re: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: guguinet em 10 de Agosto de 2007, 15:15
Também pensei nisso. É uma opção a se considerar.
Vamos ver como as coisas caminham. Vou usinar mais umas peças para tirar algumas outra conclusões.

Obrigado por enquanto.

Carlos
Título: Re: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: guguinet em 22 de Agosto de 2007, 09:32
Fábio.

Aproveitando o gancho do eixo adicional....e se eu fizesse um novo "barramento" utilizando dois eixos paralelos e conjunto de buchas ou rolamentos lineares? O conjunto do carro, torre e porta-ferramentas deve pesar em torno de 50 kg. Necessito de um curso de 1500 mm. Qual diâmetro de eixo você acha que seria suficiente para dar rigidez ao sistema? Nesse caso eu esqueceria o barramento existente e faria uma nova guia para o carro.
O que vc acha?
Título: Re: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: F.Gilii em 22 de Agosto de 2007, 13:41
Guguinet,

Se o vão livre é de 1500mm e pretende usar uma barra de seção redonda, creio que uns 40 ou 50mm de diameto  deve resolver - não menos que isso
Título: Re: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: guguinet em 22 de Agosto de 2007, 15:00
Outra coisa que me sugeriram é utilizar um material chamado "torsaite" (não sei se é assim que se escreve) entre o carro e o barramento, para que entre outras coisas, facilite o deslizamento de um sobre o outro.
É isso mesmo?
Título: Re: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: F.Gilii em 22 de Agosto de 2007, 17:13
Guguinet,

Acho que se chama "Turcite" - sim, é um material anti fricção usado em algumas máquinas com barramento retificado e endurecido...

Turcite é bem caro - Pode tentar fazer alguma coisa parecida com Delrin (PTFE)...
Título: Re: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: guguinet em 28 de Agosto de 2007, 16:41
Celeron funcionaria também?
Título: Re: Ajuda para adaptar torno
Enviado por: F.Gilii em 28 de Agosto de 2007, 16:51
Guguinet,

Não...