Autor Tópico: + 1 torno sanches blanes (caixa norton)  (Lida 36153 vezes)

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Offline dande

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+ 1 torno sanches blanes (caixa norton)
« Online: 02 de Julho de 2012, 12:15 »
Olá a todos...
Estou abrindo este novo tópico,pelo seguinte motivo:...

estou reformando um torno SB, com caixa norton,já desmontei o torno inteiro,retirei toda pintura antiga,limpei todas as peças,fiz meio que na marra um rasqueteamento no barramento,e obtive um assentamento do carro excelente,só nao testei o alinhamento,devido nao ter concluido a remontagem.

A duvida é o seguinte:...

a caixa norton,sem carga,ou seja,girando todo sistema de engrenagem ,sem engrenar o movimento ao carro,"gira livre e suave" porem,quando aciono a alavanca do automatico,giro manualmente a engrenagem da grade,depois de algumas voltas,as engrenagens emperram,como se tivesse alguma coisa travando as engrenagens.
Como se tivesse uma rebarba,ou amassado em algum dente,coisa que nao está,pois desmontei completamente a caixa norton.

Talvez,quando estiver com o motor tracionado funcione normalmente,mas provavelmente ficará com som de engrenagem "fresando".

Alguem já passou por esse problema,se tiver alguma idéia do que possa ser,pois é muito chato e dificil manipular a caixa norton fora do torno,e visualizar o problema.

Agradeço qualquer ajuda
Dande

Offline F.Gilii

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Re:+ 1 torno sanches blanes (caixa norton)
« Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2012, 12:23 »
Veja se não é sujeira ou empenamento de algum eixo.

Se fosse montagem errada, eu diria que nem giraria, ou teria folgas indesejadas o tempo todo.

Offline dande

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Re:+ 1 torno sanches blanes (caixa norton)
« Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2012, 12:42 »
olá F.Gilli

sujeira eu sei que nao é,pois está totalmente limpo e lubrificado,e  se fosse empenamento,teria que travar o movimento tb ao girar o sistema sem acionar as alavancas do carro,não?

Digo isso,pois sem transmitir movimento ao carro,ela gira livre e bem macia...

o travamento é mais acentuado em passes maiores tb,esqueci de mencionar isso.

torno sanches blanes


nesse video dá pra ver o estado do torno,apesar de que nao mostro o problema da caixa norton nele.Farei outro video,para ficar melhor a observação.
Grato
Dande


Offline F.Gilii

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Re:+ 1 torno sanches blanes (caixa norton)
« Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2012, 12:57 »
Sim, por favor faça um video do problema em sí - estou desconfiado de um detalhe, mas quero ver o video antes de falar...

Offline dande

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Re:+ 1 torno sanches blanes (caixa norton)
« Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2012, 21:03 »
Hoje aproveitei tb para limpar o jogo de engrenagens que acompanham o torno,e depois de escova-las e tirar a ferrugem,notei que tinham engrenagens com diametros diferentes ,mas o mesmo numero de dentes.

Duas engrenagens de 32 dentes com diametros diferentes,isso é possivel?
Apesar da diferença de diametro,os dentes se encaixavam aparentemente bem,mas to achando que tem coisa errada,ou estou enganado?

Dande

Offline F.Gilii

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Re:+ 1 torno sanches blanes (caixa norton)
« Resposta #5 Online: 03 de Julho de 2012, 08:58 »
Se a quantidade de dentes é a mesma mas os diametros são diferentes, é porque provavelmente foram feitas ou com dados construtivos diferentes seja em modulo, seja D.P. (passo diametral).

Pode acontecer que os dentes aparentemente se encaixam, mas é preciso verificar bem porque não se deve misturar engrenagens diferentes sob a pena de se desgastarem prematuramente

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Re:+ 1 torno sanches blanes (caixa norton)
« Resposta #6 Online: 03 de Julho de 2012, 13:08 »
ok Fabio,obrigado pela resposta,eu imaginava isso tb,porem não tinha certeza.

Abaixo uma relação das engrenagens que vieram com o torno:

intermediaria ------------80 dentes      diametro externo 115,4 mm
                                    40 dentes       diametro externo 59 mm
                                    36 dentes       diametro externo 57,2 mm
uma primeira de -------32 dentes      diametro externo  51 mm
uma segunda tb de ---32 dentes       diametro externo 47,7 mm
                                    28 dentes       diametro externo 42,3 mm
                                   26  dentes       diametro externo  39,4 mm
                                   20  dentes       diametro externo  31 mm

pela tabela do torno,me faltam engrenagens de 127 ,100 e 48 dentes.

Tinha outra engrenagem de 44 dentes com diametro diferente,mas já a descartei pois estava bem visivel a diferença ,apesar de encaixarem os dentes.
Mas essas duas de 32 dentes,se encaixam perfeitamente,sinceramente nao sei qual está errada.

Será que a diferença entre elas de aproximadamente 3mm influencia tanto assim?


Mas uma duvida,no video acima,percebe-se que o cabeçote fica 1cm aproximadamente para fora do barramento,só assim consigo alinhar as engrenagens.Em outros videos da internet,com torno SB nao notei essa diferença,será isso normal ?

Dande

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Re:+ 1 torno sanches blanes (caixa norton)
« Resposta #7 Online: 13 de Julho de 2012, 19:03 »
Há alguem no guiacnc,que já desmontou o cabeçote do torno sanches blanes,e retirou alem do arvore,tb a pista externa do rolamento cônico maior?

Fiz uma pequena besteira aki na oficina,acabei estragando um Tinkem em perfeito estado,agora terei que trocar por novo,mas essa pista externa é chata pra tirar,particularmente nao tenho idéia de como fazer.

Se trocar apenas o rolamento,e manter a pista antiga,será que fica bom?
Agradeço qualquer ajuda.
Dande

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Re:+ 1 torno sanches blanes (caixa norton)
« Resposta #8 Online: 27 de Julho de 2012, 08:53 »
olá amigos do guia e apaixonados por tornos hehehe

eu fiz uma pergunta sobre a retirada da pista externa do rolamento cônico que vai no cabeçote do sanches blanes,muito bem......só para contribuir de alguma maneira caso seja relevante pra mais alguem,e provavelmente será,vou descrever como fiz no meu aki...

muito simples,do lado de dentro do cabeçote,pude observar dois orificios bem na parte de traz do encosto das pistas,esses orificios ficam exatamente na altura central da pista e encima do corpo da mesma,um de cada lado.

Usei um punçãozinho de aço fininho,e com suaves marteladas incontaveis,fui abalando a resistencia da pista,até que ela começou a se movimentar,bata de um lado ,e do outro,no orificio direito ,depois no esquerdo para que ela saia por igual,com muita paciencia,para nao quebrar a fundição(corpo do cabeçote)de preferencia apoie a fundição numa bancada sólida,passe um óleo na pista e boa sorte....

OBs:nunca gostei de retirar ou colocar rolamentos com marteladas kkkkk,se quiser pode construir um gabarito com um disco de espessura 1/2 polegada e dois pininhos ,exatamente alinhados com os orificios da pista do rolamento,e com o auxilio de uma barra roscada retirar a pista,mas com marteladas leves talvez vc tenha mais sensibilidade.

pra minha alegria deu certo.
Dande
« Última modificação: 27 de Julho de 2012, 08:59 por dande »

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Re:+ 1 torno sanches blanes (caixa norton)
« Resposta #9 Online: 30 de Julho de 2012, 13:21 »
Estou com uma duvida que "tá me matando"...

o meu torno é o modelo C,com caixa norton,mandei fazer a engrenagem intermediaria de 80 dentes,que serve para passos em polegada.

Para passos em milimetro,necessito das engrenagens de 100 e 127 dentes,mas não sei como essas duas são fixadas a grade.Imagino que as duas fiquem chavetadas no mesmo eixo/bucha,mas preciso de uma confirmação,antes de faze-las ,já que não conheço ninguem aki por perto que tenha o mesmo torno.
Se alguém puder esclarecer essa  duvida,eu agradeço.
Dande

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Re:+ 1 torno sanches blanes (caixa norton)
« Resposta #10 Online: 30 de Julho de 2012, 14:43 »
Oi dande,

Essa engrenagem, aparentemente, não possui chaveta. A engrenagem de 100 e a de 127 devem ser unidas com pressão e diferença de calor.( coloca uma no freezer e a outra aquece). Ela não é montada no eixo do fuso.
Mando fotos depois..

Offline F.Gilii

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Re:+ 1 torno sanches blanes (caixa norton)
« Resposta #11 Online: 30 de Julho de 2012, 15:07 »
..A engrenagem de 100 e a de 127 devem ser unidas com pressão e diferença de calor.( coloca uma no freezer e a outra aquece). Ela não é montada no eixo do fuso.
Mando fotos depois..
Olha, sem querer ser chato, mas creio que não - explico:

Na grande e esmagadora maioria dos tornos, é necessário fazer certas combinações de engrenagens intermediárias, onde estas devem trabalhar em uníssono.

Para tal, as engrenagens são montadas num eixo que nada mais é que um tubo com uma chaveta externa que impede que as duas engrenagens da combinação girem em falso neste eixo.

O encaixe destas engrenagens - ou de qualquer outra que deva ser usada como engrenagem intermediária deve ter um ajuste deslisante - o encaixe é feito à mão sem o menor esforço, quando muito podem ser montadas com um macete de bronze para ajudar.

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Re:+ 1 torno sanches blanes (caixa norton)
« Resposta #12 Online: 30 de Julho de 2012, 15:42 »
agradeço as respostas,e analisando a tabela do torno,notei que as engrenagens 100 e 127 dentes,sempre serão utilizadas em conjunto,para gama de roscas em milimetro,apenas mudando a engrenagem do pinhão,para obter todos os passes em MM do torno.

A de 80,será usada para roscas em polegada....."eu acho" que jamais serão montadas intermediarias  com movimento uníssono tipo:
...80 e 100 dentes  ou
...80 e 127 dentes

sempre será 100 e 127 ?

se eu estiver certo,posso fazer a fixação de vários modos,porem gostaria de fazer de maneira mais original possível.
Dande

Offline ASSantos

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Re:+ 1 torno sanches blanes (caixa norton)
« Resposta #13 Online: 30 de Julho de 2012, 19:59 »
    Colegas.....boa noite.
   Não querendo criar polemica,e respeitando sempre os comentários do colega Gilli, acho que não me expressei com clareza. A engrenagem em questão é uma engrenagem conjugada, ou seja, duas engrenagens montadas como se fossem coladas uma na outra(100/127).Ela sempre vai ser montada com engrenagem intermediaria,ou como 100,ou como 127 dependendo da seleção escolhida.Portanto,quando falei em usar diferença de temperatura(como usado em cremalheira em volante de carro) me referi em como as duas (100 e 127)são unidas. Na barra do fuso usa-se a engrenagem de 80 dentes como uma chaveta no eixo.O conjunto 100/127 é liso,sem chaveta.
  Não tenho certeza se a união das engrenagens 100/127 é assim,estou supondo,pois não achei chaveta travando uma na outra.
                              Abraços e obrigado pelas dicas que consegui neste site....
Obs.: Logo que puder, mando fotos.

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« Resposta #14 Online: 30 de Julho de 2012, 20:28 »
ASSantos
agradeço sua boa vontade em me ajudar,lembrando que meu torno é o sanches blanes mod C,com caixa norton.

Pela tabela dele,percebe-se que a montagem conjugada sempre será essa 100/127 dentes.

Nunca será conjugada a de 100 com a de 80 dentes, ou.....

a de 127 com a de 80 dentes.....

eu só gostaria se possivel,ver fotos para ter uma idéia do sistema original,assim posso tornear um material já nas medidas exatas ,só pagando para que usinem os dentes das engrenagens.

 

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