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MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: PIGMEU em 11 de Setembro de 2013, 14:01
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eis a dúvida;
torno nardini cebolinha (http://www.youtube.com/watch?v=aLElnNZN9ew#)
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esta alavanca aciona a reduçao do torno,no meu girando aonde vai a correia aparece um pino que tem que ser puxado e ai aciona se a alavanca e a placa gira pesado
o meu e um sanches blanes
luciano
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VALEU LUCIANO.
PORQUE QUE NA MÃO NÃO CONSIGO GIRAR A PLACA?(QUANDO A LAVANCA ENGATADA).
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POrque estando engrenado, a relação de redução é brutal, então é natural que não consiga girar na mão.
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Wilson, Mudei o titulo do tópico, procure evitar de colocar títulos abstratos como "urgente, me ajudem, duvida, etc..." O titulo adequado deixa o fórum mais limpo.
Sobre o torno, veja se consegue rodar a placa com uma alavanca comprida.
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F.Gilii,um motor de 3/4 aguentaria?
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Wilson, Mudei o titulo do tópico, procure evitar de colocar títulos abstratos como "urgente, me ajudem, duvida, etc..." O titulo adequado deixa o fórum mais limpo.
Sobre o torno, veja se consegue rodar a placa com uma alavanca comprida.
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Já vi uns dentes quebrados,não force a placa, tente girar a roldana da polia,e te aviso em algum lugar tem um pino quedeconecta a tração da polia da correia para a placa e movimentando este pino a placa gira pesada
Luciano
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olá PIGMEU ...veja se este video ajuda?
alavanca redução torno sanches blanes parte 4 (http://www.youtube.com/watch?v=8G2eIaq6xcM#)
o torno é sanches blanes,mas o mecanismo praticamente o mesmo.
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Aqui em Minas, essa redução radical chama-se "dobrar" o torno.
Não está rodando no seu torno, e tá com os dentes das engrenagens quebrados porque quando vc faz essa redução é necessário destravar o pino de acionamento normal das engrenagens do torno. Esse destravamento é visto no final do vídeo postado acima.
Abraço.
Jorge
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POXA VIDA GALERA,VCS ESTÃO ME AJUDANDO MUITO MESMO SOU APOIXONADO POR USINAGEM E NÃO TENHO O MÍNIMO DE CONHECIMENTO,AINDA VOU INCOMODAR MUITO VCS.MUITO OBRIGADO MESMO,CONHECENDO MINHA MÁQUINA FICA MAIS FÁCIL OPERÁ-LA.SOU MUITO GRATO À ATENÇÃO DE VCS E ESPEREM QUE VEM MAIS PERGUNTAS.
KKKK.....
VALEU GENTE!!!
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eu tenho quase certeza que esta alavanca nao e pra aumentar o peso da placa , nem diminuir o rpm ! sim para para travar a placa e manter o movimento do carro !! e vc tem sorte so for isso pq nao se faz mais isso em tornos so se ve em tornos antigos . este artificio muito util afinal serve por exemplo pra vc fazer um rasgo de chaveta em uma polia sem o uso de uma plaina !!!
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bacana setelagoano,devagarinho estou descobrindo as funções da máquina, os companheiros dande e Luciano esclareceram pra mim.
achei o local onde ficaria o suposto pino, mas parece que está quebrado.
vou potar fotos pra vcs.
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AGORA VAI MAIS UMA PERGUNTA AOS MEUS AMIGOS CONHECEDORES DE TORNO;PRA FAZER OUTRO PINP DESTE EU TENHO QUE DESMONTAR A ARVORE?POIS PELO QUE DEU PRA VER ESTE PINO TRABALHALHA SOBRE A PRESSÃO DE UMA MOLA,COMO QUEBROU LA DENTRO A POLIA ESCALONADA FICOU TRAVADA PELO PINO,TALVEZ ISSO GEROU A QUEBRA DOS DENTES DA POLIA.
NO CASO DE DESMONTAR A ARVORE,QUANTO AOALINHAMENTO É UM BICHO DE SETE CABEÇAS?AGUARDO DICAS.
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pra resolver ess tu vai ter que retirar a arvore, se os mancais for de rolamento tu nao tera problema (se o alojamento dos mesmos nao estiver fu$#%&),basta substituir os mesmos ou se tiverem em bom estado remontar observando a posiçao muiito cuidado com a posiçao , conven tu pensar em na folga axial desse eixo pois tbm e muito importante. se caso ele for de mancal embuchamento ai e mais complexo pois se caso o mancal estiver apresentando folga tu vai ter que substituir pra substituir vai ter que mandar fazer outras pois seu torno esta desmontado nesse caso eu ate pensaria em fazer uma adaptaçao por rolamentos o pessoal vem fazendo e tem dado certo, agora vc tem a opçao tbm de nao utilizar este recurso. ou deixar pra uma outra oportunidade mexer nisso ai !!!
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olá pessoal descobri outro problema no meu torno,o eixo do cabeçote fixo esta 5mm mais baixo que o eixo da arvore.
o que fazer?
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troquei o motor do meu torno,coloquei 1cv,monofasico,minha rede é 110,da rodando beleza,mas preciso da reversão.
tenha já a chave camutadora,será que tem jeito na rede 110?
se tiver,alguém pode me mandar o esquema de ligação?