Autor Tópico: Avaliação de tornos.  (Lida 36923 vezes)

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Offline f1veras

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Re: Avaliação de tornos.
« Resposta #120 Online: 16 de Outubro de 2009, 21:42 »
Oi Amigos, já estou terminando a reforma no mascote 175 S, na realidade foi mais troca de peças, fiz a desmontagem e uma limpeza em regra, não pintei pois a pintura original ainda está boa, parece incrivel, mais tem muitas peças feitas pelo os usuário deste torno, tive que trocar todas que não eram original do torno, comprei as peças na DEB Maq, alem de serem originais são ainda mais baratas que as encontradas no mercado de São Paulo, algumas com mais de 50% de diferença, estou agora no recambio, pediria ao Ivan que me desse uma informação: qual seria as engrenagens que eu devo comprar para fazer rosca MM e Pol. no painel de alunio do torno tem muitas indicações de engrenagens de mm eu não vi as de pol. estou precisando de ajuda neste sentido. Em breve vou colocar as fotos do mascote.

Offline Ivan

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Re: Avaliação de tornos.
« Resposta #121 Online: 17 de Outubro de 2009, 09:22 »
Francisco,
não achei o manual dele. Se você puder colocar fotos com todas as informações das tabelas (legíveis), quem sabe dá para a gente descobrir. Diga também quais as engrenagens que você já tem.

Offline miyamura

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Re: Avaliação de tornos.
« Resposta #122 Online: 17 de Outubro de 2009, 13:55 »
Liga na nardini, eles com certeza tem como passar.

Ultimocaso vai na piratininga com uma maquina fotografica... procura um que tenha (o mascote é o que vc mais encontra lá) e tira uma foto.

Oi Amigos, já estou terminando a reforma no mascote 175 S, na realidade foi mais troca de peças, fiz a desmontagem e uma limpeza em regra, não pintei pois a pintura original ainda está boa, parece incrivel, mais tem muitas peças feitas pelo os usuário deste torno, tive que trocar todas que não eram original do torno, comprei as peças na DEB Maq, alem de serem originais são ainda mais baratas que as encontradas no mercado de São Paulo, algumas com mais de 50% de diferença, estou agora no recambio, pediria ao Ivan que me desse uma informação: qual seria as engrenagens que eu devo comprar para fazer rosca MM e Pol. no painel de alunio do torno tem muitas indicações de engrenagens de mm eu não vi as de pol. estou precisando de ajuda neste sentido. Em breve vou colocar as fotos do mascote.

Offline f1veras

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Re: Avaliação de tornos.
« Resposta #123 Online: 18 de Outubro de 2009, 22:19 »
como prometi vou mandar agora as fotos do torno que já venho reformando, o avental e os carrinhos eu mandei rasquetear em Fortaleza-CE pois aqui em Teresina não tem quem faça, como disse estou na fase do recambio, preciso das engrenagens para rosca em mm e pol., pois pelo quadro do torno eu não sei quais são, só vejo mm, estas engrenagen deve ser as mais usuais tanto em pol como em mm. tenho as seguintes engrenagens:Z47 e Z38, este torno ficou com quatro placas, treis que vieram com ele e uma nova que comprei, bem amigos ai vai as fotos espero que me ajudem


















Offline Ivan

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Re: Avaliação de tornos.
« Resposta #124 Online: 18 de Outubro de 2009, 23:53 »
Francisco,
A informação das engrenagens necessárias está ao lado das tabelas.

A tabela com um desenho de uma rosca e MM é para roscas em mm.
Idem e TPI é para roscas em polegada.
Idem e MOD é para passos módulo
Idem e D.PITCH é para passos diametral pitch.
Estes 2 últimos você provavelmente nem vai usar.

Os desenhos de ziguezague são os avanços. Acompanhado de uma seta na horizontal, avanço longitudinal. Seta na vertical, avanço transversal. Entendo que por conveniência, todas as configurações (passo mm, passo pol, DP e Modulo) trazem também o avanço em mm.

As engrenagens para passos em polegada estão no desenho à esquerda da tabela TPI. Aparentemente 80-127-80 (não está legível).

Ou seja, pelo visto para roscas em mm e polegada você precisa da 40d, 100d e 127d (do desenho à esquerda do quadro MM - não dá pra ter certeza dos números por não estar legível) e da 80d, mais uma 80d e a 127d (que já apareceu no MM).

Como curiosidade e se eu tiver lido certo os valores, observe que na configuração para roscas em polegada, a 127d atua somente como uma intermediária. E as 2 de 80 servem para manter uma relação 1:1 entre o giro do eixo motor e a saída para a caixa.
Entendo que isso quer dizer que seu fuso deve ser em polegada, e que nesta montagem (mas não na MM) a 127d pode ser substituída por qualquer outra engrenagem, desde que grande o suficiente, e as 2 de 80d poderiam ser substituídas por qualquer par de 2 engrenagens iguais.
Poderiam até mesmo ser de um módulo (ou dp) diferente das originais (desde que as 3 do mesmo módulo ou dp).
« Última modificação: 18 de Outubro de 2009, 23:55 por Ivan »

Offline f1veras

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Re: Avaliação de tornos.
« Resposta #125 Online: 19 de Outubro de 2009, 22:39 »
obrigado ai Ivan, espero colocar em breve o torno para funcionar, eu tirei todos os vazamentos de oleo que tinha no avental, mais tem um que estou sem saber como fazer, é o botão de lubrificação do avental, pois o mesmo não tem qualquer retentor ou gaxeta, so o botão e o ferro, ai o oleo está vazando pelo lado do botão que já não esta mais muito justo no avental, existe alguma solução para este problema ou é esperar que o nivel do oleo dentro do avental fique abaixo do botão da bomba de lubrificação.Ai está o botão de lubrificação do avental perto da plaquinha preta loga abaixo.


Offline Ivan

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Re: Avaliação de tornos.
« Resposta #126 Online: 20 de Outubro de 2009, 07:40 »
Veja se esse bujão não é somente de abastecimento e/ou overflow (transbordo). Se existir um ou dois drenos mais abaixo, provavelmente o nível não precisa ficar tão alto que chega a vazar por ali.

Por outro lado, se você achar que precisa ficar justo, é só procurar um torno pra fazer uma peça nova.  ;D

Curiosidade: o fuso principal está certo? Nas fotos parece uma barra lisa, é só impressão causada pela foto?

Offline f1veras

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Re: Avaliação de tornos.
« Resposta #127 Online: 20 de Outubro de 2009, 12:07 »
é só impressão causado acho que pelo reflexo do  da maquina, e aco porque está bem limpo, ai vai uma foto do fuso quando ainda estava sujo, da para ver a rosca, existe uma maneira de tirar este bujão sem desmontar o avental


Offline Ivan

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Re: Avaliação de tornos.
« Resposta #128 Online: 20 de Outubro de 2009, 14:08 »
Na maioria dos reservatórios de lubrificação de qualquer tipo, normalmente existem 3 pontos:
- o abastecimento, mais em cima - usado para abastecer
- o overflow (transbordo), abaixo deste - usado para garantir a quantidade correta, transbordando o excesso (além de facilitar o abastecimento, permitindo a saída de ar)
- o dreno, bem embaixo, quando aberto esvazia tudo

Se o bujão não sai pelo lado de fora e nem parece quebrado, talvez ele seja somente um transbordo, permitindo a saída do óleo excessivo mas evitando a entrada de objetos estranhos. Existe um ponto mais abaixo por onde drenar? Existe um ponto mais acima por onde abastecer?
« Última modificação: 20 de Outubro de 2009, 14:10 por Ivan »

Offline f1veras

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Re: Avaliação de tornos.
« Resposta #129 Online: 20 de Outubro de 2009, 18:53 »
na parte de cima do avental existe um bujão por onde se coloca o oleo, e na parte de baixo existe outro bujão por onde se esvazia o oleo, na frente existe um visor para a gente ver o nivel do oleo, este bujão de lubrificar fica um nivel acima do visor de nivel de oleo, achei estranho este bujão não ter nenhuma proteção de retentor para evitar a saida do oleo, este bujão é ligado direto na bomba de lubrificação do avental, a deb maq me informou que a quantidade de oleo no avental é de um litro e meio e foi o que coloquei, da para verificar se é realmente esta quantidade de oleo ou e menos, pela extrutura do avental me parece que o nivel de oleo deve ser abaixo do bujão de lubrificação e se for, tem que ser menos oleo

Offline f1veras

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Re: Avaliação de tornos.
« Resposta #130 Online: 02 de Novembro de 2009, 22:19 »
continuando a reforma de meu torninho, agora me deparei com um problema, a luneta fixa, foi quebrada na parte de cima e pessimamente soldada, tanto que a mesma está empenada para lateral pediria ajuda aos amigos de como corrigir este problema

Offline miyamura

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Re: Avaliação de tornos.
« Resposta #131 Online: 03 de Novembro de 2009, 17:12 »
Fotos?

Precisaria ver pelo menos umas fotos pra tentar falar se da ou não.

A do meu eu tive que consertar e deu certo, mas tem que "gabaritar" senão fica torto mesmo, fora que não é qualquer um que solda ferro fundido da maneira correta

continuando a reforma de meu torninho, agora me deparei com um problema, a luneta fixa, foi quebrada na parte de cima e pessimamente soldada, tanto que a mesma está empenada para lateral pediria ajuda aos amigos de como corrigir este problema

Offline f1veras

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Re: Avaliação de tornos.
« Resposta #132 Online: 03 de Novembro de 2009, 20:40 »
vou tirar a foto e colocar no forum

Offline f1veras

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Re: Avaliação de tornos.
« Resposta #133 Online: 04 de Novembro de 2009, 12:28 »
ai meus amigos vai a foto da luneta empenada, da para ver que é na parte de cima, eu acredito que ela possa funcionar direito mesmo estando empenada mais gostaria que voces me desse essa informação se é possivel trabalhar com a luneta desse jeito sem qualque problema




Offline Ivan

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Re: Avaliação de tornos.
« Resposta #134 Online: 04 de Novembro de 2009, 13:25 »
Que brabeza mais braba! No mínimo a peça escapou e levou a luneta junto.
Dá pra usar assim mesmo, essa não é uma peça de alta precisão. Os mordentes deveriam se encontrar no centro. Coloque os mordentes e feche tudo, pra ver se como está fechando.
Pode ficar um pouco pior para peças delgadas, mas acho que não chega a impedir o uso.

Se fosse arrumar, é cortar, chanfrar, fazer um suporte que segure a parte de cima (por exemplo, com 2 chapas apertadas por grampos, prensando a parte de cima e a de baixo), usando uma peça no torno e os mordentes, centrar direitinho e soldar com eletrodo inox (308L).
O certo é pré e pós-aquecer e usar eletrodo de níquel, mas pra isso não tem necessidade.

 

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