Autor Tópico: Dúvidas sobre o Sanches Blanes  (Lida 16472 vezes)

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Offline mulapreta

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #30 Online: 20 de Maio de 2009, 21:34 »
Bem, aqui vai alguns procedimentos que realizei hoje:

Conforme o marcomartim sugeriu, comecei verificando o alinhamento da Flange. Eu havia dito que já tinha alinhado ela e estava tudo bem, mas não estava alinhada. Então, dei um desbaste na flange na velocidade máxima do torno, depois verifiquei com relógio e ficou ZERADO.

Montei a Placa e iniciei o alinhamento da Placa. como ela está com algumas imperfeições e o relógio dava uns pulinhos, peguei o anel externo de um Rolamento cônico, fixei nas castanhas pela parte interna do anel com sua lateral bem encostado na  castanha e procedi o alinhamento.

Tudo alinhado com uma diferença de 0,02 centésimo. Comecei a retirar as castanhas (aparentemente deformada conf. poste anterior) para substituir pelo outro jogo de castanhas. Porem, a ferramenta de girar a  castanha estava muito dura (coisa estranha) então amaldiçoei a filha da boa mãe, pois teria que desmontar novamente a placa da flange para ver que estava acontecendo.

Por incrível que parece não havia nada, coloquei mais graxa e AGORA VEM O MAIS IMORTANTE.

Não sei porque, conferi novamente o alinhamento da Flange, e pasmem, estava com 0,20 centésimo de diferença. Como pode ser se há pouco estava alinhada Zerada mesmo e sem mais nem menos voltou a desalinhar. Não fiz esforço nenhum não torneei nada, só passei o relógio.

Verifiquei os rolamentos do eixo. O de próximo ao cabeçote, rolamento cônico, dei uma apertada na porca da bucha o rolamento traseiro, que é de esfera 1 pista, tudo Ok.

Procurei alguma folga no eixo e não encontrei nenhuma folga (utilizei um eixo como alavanca)

Depois de reapertar a porca do rolamento, coloquei o torno para girar na velocidade máxima por alguns minutos e o mancal começos a esquentar. Colocando a mão no mancal pude sentir que os roletes estavam deslizando em pista irregular (parecia Costela de Vaca)

Acho que terei que desmontar o eixo e trocar o Rolamento. Será que o rolamento defeituoso poderia desalinhar a Flange?

Com o relato acima daria para sugerir alguma coisa?

Grato

Edson S.Garcia

Offline marc0

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #31 Online: 20 de Maio de 2009, 22:43 »
Poderia! Rolamento fudido (desculpe o termo, mas é o usual) não dá ajuste dependendo do grau de deterioração do mesmo, mas precisa estar bem detonado pra desalinhar a arvore.
Rolamento esquentar é normal (desde que vc possa tocar no mancal sem se queimar a mão  - de 80 graus) .

O acento da placa no flange tem que ser na aba e no resalto  de encaixe (tem de entrar batidinho) a face do resalto não deve tocar na placa deixe +- 1 mm de folga.

Verifique tb se não tem folga na rosca do flange e se esta bem atarraxado.

Resolva os problemas do flange e do rolamento (rolamento muito apertado tb dá esse efeito de costela eh eh eh ) e depois faça o teste do tarugo.

Abraços...

Offline C N C N o w !

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #32 Online: 20 de Maio de 2009, 23:23 »
... rolamento muito apertado tb dá esse efeito de costela eh eh eh

Detalhezinho curioso e importante este ... vc sabe pq ?

Offline Ivan

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #33 Online: 21 de Maio de 2009, 00:01 »
Detalhezinho curioso e importante este ... vc sabe pq ?
Suponho que porque a pré-carga alta leva ao aquecimento e à dilatação dos componentes, tornando a interferência ainda mais alta e causando distorções (a pista externa está constrita pelo mancal) durante o giro? Ou ainda pressões muito altas e o rompimento do filme lubrificante, com subsequente vibração?

Edson, qual o seu torno? O nariz é de rosca ou cam-lock ou como? Tem uma foto?
Se for problema nos roletes, a rotação do batimento não é igual à do eixo. Como os roletes (ou esferas, quando aplicável) giram em velocidade diferente das pistas externa e interna, uma excentricidade medida na flange (ou no eixo) apareceria em uma posição diferente da flange a cada volta.
Se a excentricidade está sempre no mesmo lugar, entendo que é provavelmente do eixo, da flange ou da montagem desta naquele.

De qualquer forma, diminua a pré-carga de imediato - se os rolamentos não estiverem ruins vão ficar rapidinho.


Offline C N C N o w !

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #34 Online: 21 de Maio de 2009, 00:18 »
Ou ainda pressões muito altas e o rompimento do filme lubrificante, com subsequente vibração?

Pois é Ivan, eu tava me lembrando do que me disse um amigo engenheiro mecânico, um cara muito legal, tão macho, mas tão macho que quase mudou de lado e virou eletrônico ... he, he, he ...  ;D ;D ;D

Ele dizia que a coisa acontece quando é atingido o limite de escoamento do lubrificante, que passa a comportar-se de modo semelhante a um sólido ... já pude constatar que é mais difícil acontecer com o rolamento limpo e seco, exige carga maior e talvez maior velocidade, o que me parece corroborar aquela sua primeira hipótese ...  é algo que me fascina há muitos anos ...  :P
« Última modificação: 21 de Maio de 2009, 00:21 por C N C N o w ! »

Offline marc0

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #35 Online: 21 de Maio de 2009, 00:22 »
Provavelmente deformação além do normal devido ao excesso de carga estática.
Todo rolamento deforma nos pontos de contato (admissivel 0,0001D), mais que isso já dá crica...

http://www.frm.ind.br/dt14.htm

http://www.fsc.ufsc.br/ccef/port/17-3/artpdf/a1.pdf

http://www.skf.com/portal/skf/home/products?maincatalogue=1&lang=pt&newlink=1_0_17


Offline Ivan

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #36 Online: 21 de Maio de 2009, 00:24 »
Edson,
voltando ao assunto original, sobre as castanhas com folga na ponta.
Se isto ocorreu em todas elas, arrisco dizer que tem uma grande chance de ser da operação de retífica em si.

É comum fazerem este procedimento com a arruela na parte mais interna das castanhas, isso faz (especialmente em placas antigas com mais folga nos canais laterais) com que as castanhas fiquem mais "fechadas" na ponta externa do que na interna (pois a arruela está na interna). Ao passar a retífica, fica tudo igual. Mas ao montar um eixo, a pressão maior ocorrerá no fundo, onde estava a arruela - ao contrário do desejado.

Pra retificar as minhas, fiz uma chapelona, que permite colocar pressão no ponto desejado e fazer tudo em um passe só, garantindo uma superfície contínua e pressão de aperto maior na ponta.

Se tiver uma explicação de como posicionou a arruela, fica mais fácil entender...e não esqueça de falar do nariz do torno.

Offline C N C N o w !

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #37 Online: 21 de Maio de 2009, 00:25 »
Brigadu pelas referências Enoch !

Amanhã eu faço a lição de casa, se sobreviver, hj tô só o pó ...

Offline marc0

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #38 Online: 21 de Maio de 2009, 00:32 »
Acho que nesse caso a deformação é mais significativa, o efeito de escoamento do lubrificante seria sentido em altas rotações , o crock pode ser sentido na mão girando devagar quase parando e sem lubrificante.
Se apertar demais o bicho grita...

Offline marc0

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #39 Online: 21 de Maio de 2009, 00:39 »
Ivan;
Aventei a hipótese de folga, segundo o o Edson a placa é nova, ficada difícil opinar por pisicografia, em loco poderia balizar uma opinião mais realista.
Espero que tudo se resolva.

Falando em pó, tb vou vazar, abraços....

Offline Ivan

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #40 Online: 21 de Maio de 2009, 00:44 »
tão macho, mas tão macho que quase mudou de lado e virou eletrônico ... he, he, he ...  ;D ;D ;D

Haja testosterona ou fé pra entrar nessa. Até onde eu sei ninguém nunca viu um elétron. :)

Offline Ivan

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #41 Online: 21 de Maio de 2009, 00:46 »
segundo o o Edson a placa é nova

não me toquei disso...

Offline mulapreta

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #42 Online: 21 de Maio de 2009, 02:36 »
Ivan,

meu torninho é um Joinvile 117 1973, está bem conservado não faltando nenhum acessório, tais como engrenagens lunetas etc.. A placa já tenho há uns anos, mas uso o torno esporadicamente, então as castanhas estão ainda bem justas na placa. Tanto é, que para tirá-las da placa, tenho que dar pequenos golpes com um toco de madeira para elas saírem.

Amanhã posto mais fotos do torno e das peças. flange, placa, eixos, etc.

Marco,

A flange está bem fixada. A rosca está até bem justa que eu preciso usar um sarrafo para atarraxar. Ela encosta bem encaixada no encosto do eixo.

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O acento da placa no flange tem que ser na aba e no ressalto  de encaixe (tem de entrar batidinho) a face do ressalto não deve tocar na placa deixe +- 1 mm de folga.

Conforme seu desenho, penso que existe sim folga  na face do ressalto, mas em virtude dos passes que dei vou verificar isso amanhã.

O rolamento esta esquentando mais que o normal, apertei a porca para ver se a flange estava com jogo, mas parece que não. Eu já estava cansado e parei no aperto da porca, amanhã vou dar uma afrouxada e ver como se comporta.
Um detalhe importante que notei é que colocando a mão no mancal eu sentia o rolamento "oscilar" como se o rolamento não estivesse bem alinhado no eixo. Acho que o problema poderá ser esse.

O que estranho é o fato de zerar o passe na flange e logo depois ela estar desalinhada novamente.

Se começar a dar passe na flange ela vai afinando até acabar com ela.


Amanhã continuarei minhas peripécias no torno e espero voltar com boas notícias.

Grato pela ajuda

Edson S.Garcia

Offline Ivan

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #43 Online: 21 de Maio de 2009, 12:16 »
meu torninho é um Joinvile 117 1973
Então o seu é irmão do meu, que é um 217 (igual mas com avanço transversal).
O rolamento dianteiro é um 32209, aguenta pra cacete. O meu torno é 1972 e foi usado horrores (pra ter idéia, o manípulo do carro afinou de tanto manusear), levou tranco (a flange que veio nele estava soldada e dá pra ver que os carros já foram conversar com a placa mais de uma vez), e para minha surpresa o rolamento estava novo. Mas se precisar trocar, o certo era um de precisão (uns R$200 ou mais), mas acho que se colocar um SKF comum (uns R$60) já dá pro gasto. Só não coloque segunda linha ou marcas piores.

Abaixo um desenho pra tentar facilitar o entendimento da montagem da flange e da placa.
As superfícies que devem ser avaliadas com o relógio são somente as assinaladas. As em vermelho centram as peças, e exigem montagens justas (leve interferência). As amarelas garantem que as peças fiquem no esquadro com o eixo. Medir qualquer outra coisa (exterior da flange, da placa, anel nas castanhas etc) é na minha opinião perda de tempo, e só vai servir pra não saber como a montagem está, e levar a desbastes desnecessários e inadequados.
Todas as superfícies devem estar limpas (sem dentes/rebarbas e sem sujeira).
Sugiro o seguinte:
1 - Ajuste a pré-carga, colocando a palma da mao na placa e dando um impulso, a placa deve dar coisa de uma volta.
2 - Meça o batimento das superfícies assinaladas no eixo. A superfície interna do cone também pode ser usada como referência. Certifique-se de que não está lendo indicações falsas de rebarbas, amassados etc. O ideal seria batimento não superior a 1 centésimo. Se houver batimentos maiores, veja se a periodicidade é igual ao do eixo ou se varia a cada volta. Se houver rebarbas nestas 2 superfícies do eixo, elas precisarão ser removidas torneando (com muito cuidado).

Se estiver tudo certo, você só precisa de uma flange nova (essa sua provavelmente foi desbastada além da conta e possivelmente está com outros problemas). Não é uma peça difícil, e uma bolacha de ferro fundido vai custar uns 20 reais.

Offline mulapreta

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Re: Dúvidas sobre o Sanches Blanes
« Resposta #44 Online: 21 de Maio de 2009, 21:18 »
Então o seu é irmão do meu, que é um 217 (igual mas com avanço transversal).
O rolamento dianteiro é um 32209, aguenta pra cacete. O meu torno é 1972 e foi usado horrores (pra ter idéia, o manípulo do carro afinou de tanto manusear), levou tranco (a flange que veio nele estava soldada e dá pra ver que os carros já foram conversar com a placa mais de uma vez), e para minha surpresa o rolamento estava novo. Mas se precisar trocar, o certo era um de precisão (uns R$200 ou mais), mas acho que se colocar um SKF comum (uns R$60) já dá pro gasto. Só não coloque segunda linha ou marcas piores.

São irmãos mesmo. o Seu é o irmão mais velho por isso é maior, no meu o avanço transversal ainda não se desenvolveu. hahahah.
Quanto ao rolamento, se precisar trocar vou de SKF mesmo, 200 pratas já tá fora de questão.

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Abaixo um desenho pra tentar facilitar o entendimento da montagem da flange e da placa.
As superfícies que devem ser avaliadas com o relógio são somente as assinaladas. As em vermelho centram as peças, e exigem montagens justas (leve interferência). As amarelas garantem que as peças fiquem no esquadro com o eixo. Medir qualquer outra coisa (exterior da flange, da placa, anel nas castanhas etc) é na minha opinião perda de tempo, e só vai servir pra não saber como a montagem está, e levar a desbastes desnecessários e inadequados.

Até agora foi exatamente isso que fiz, a medição da flange é o ponto de partida para buscar outros possíveis defeitos.

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Todas as superfícies devem estar limpas (sem dentes/rebarbas e sem sujeira).
Sugiro o seguinte:
1 - Ajuste a pré-carga, colocando a palma da mao na placa e dando um impulso, a placa deve dar coisa de uma volta.
2 - Meça o batimento das superfícies assinaladas no eixo. A superfície interna do cone também pode ser usada como referência. Certifique-se de que não está lendo indicações falsas de rebarbas, amassados etc. O ideal seria batimento não superior a 1 centésimo. Se houver batimentos maiores, veja se a periodicidade é igual ao do eixo ou se varia a cada volta. Se houver rebarbas nestas 2 superfícies do eixo, elas precisarão ser removidas torneando (com muito cuidado).

Se estiver tudo certo, você só precisa de uma flange nova (essa sua provavelmente foi desbastada além da conta e possivelmente está com outros problemas). Não é uma peça difícil, e uma bolacha de ferro fundido vai custar uns 20 reais.

Depois de acertar esse problema da flange vou tirá-la e medir o eixo como você está recomendando

A flange está com 15 mm. de espessura acho que está, ainda, em boa forma. Quanto a trocar a flange, o problema seria fazer a rosca, teria que terceirizar esse serviço. Mas se ficar boa valerá a pena.

Abaixo estou colocando algumas fotos do meu torninho. A pintura esta muito feia. Proxima etapa será pintura.




 

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