Autor Tópico: Ferramentas de corte e usinagem  (Lida 10795 vezes)

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Offline os_sanches

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Ferramentas de corte e usinagem
« Online: 14 de Setembro de 2007, 23:38 »
Caros amigos, preciso de um help
na cidade que moro as opções de compra de ferramentas de corte e usinagem são muito precarias.
Comprei o que achei:
1 bit de 1/4
1 bedame de 3/4
1 porta bedame para o bedame acima
1 pastilha de videa e venho me virando com essas poucas ferramentas, um pouco de criatividade, muita força de vontade, livros e apostilas mil.
estou precisando fazer uma usinagem interna (ver video) para passar um pafafuso de 11mm começei a usinar internamente a peça pronta, mas o comprimento do meu bit atrapalha a execução dessa tarefa.
Preciso de ajuda no tocante ao que posso fazer para criar um porta ferramenta para usinagem interna e :) me virar com as poucas ferramentas que tenho e desgastar o bit p/ que ele entre mais na peça( estou com medo de ele quebrar ou danificar a peça )
Um forte abraços a todos e desculpem pela encheção de saco.
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=GC7nUANrTS4[/youtube]

Offline F.Gilii

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Re: Ferramentas de corte e usinagem
« Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2007, 09:11 »
Sanches,

Ainda não encontrei um documento que tenho sobre afiação de ferramentas de torno...

Olhando seu filme, notei que a maneira que o bit está sendo usado está errada, pois a parte de baixo está pegando no lado interno do furo, e você tentando solucionar isso levantou a ferramenta, mas com isso ela sai do centro do torno...

Assim que encontrar os desenhos que mostram bem claramente como uma ferramenta de tornear interno deve ser afiada, você vai entender melhor...

Existem algumas prontas em metal duro soldado (acho que é ISO 8 e ISO 9) - veja neste endereço:
http://www.neboluz.com.br/ferramenta%20soldada%20para%20torno.htm

De qualquer forma, notei também outro detalhe - você está tentando tornear um passe muito profundo, e os esforços em cima da ferramenta são muito grandes.

As ferramentas de tornear interno devem ser relativamente finas - o suficiente para entrarem dentro do furo pretendido, e isso as deixa muito frágeis e delicadas, portanto os passes devem ser feitos com bem menos profundidade que se fossem externos...

Uma prática salutar é fazer um furo um pouco menor em alguns décimos (com broca), e tornear apenas para acertar a medida.
Por exemplo, se o furo final deverá ter digamos 11mm, fure-o com 10 ou 10,5mm para então tornear o interno até a medida desejada.

E este torneamento deve ser feito de forma cuidadosa sempre...

Offline os_sanches

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Re: Ferramentas de corte e usinagem
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2007, 09:29 »
Caro Fabio mais um vez obrigado pelas dicas!
eu percebí esse esforço sobre a ferramenta e resolví parar, pensei em utilizar uma broca para abrir o furo, mas não estou confiando no alinhamento do meu cabeçote movel.
Por falar nisso vc tem ou sabe onde consigo, dicas de como nivelar o torno e alinhar o cabeçote movel?
fiz um alinhamento mambembe ( com o contra ponto no cabeçote movel e um outro contra ponto na placa)
mas foi tudo meramente intuitivo (sem nenhuma técnica, no olhometro) Preciso checar esses alinhamentos e nivelamentos para ter certeza que estão corretos.
um forte abraço
Sanches

Offline F.Gilii

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Re: Ferramentas de corte e usinagem
« Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2007, 09:30 »
Sanches,

Ainda não é o que eu quero - ferramentas "internas", mas já vai ajudar a entender:

http://www.sherline.com/grinding.htm

http://www.mini-lathe.com/Mini_lathe/Tool_grinding/tool_grinding.htm

Só não deixe a ferramenta "queimar" como é mostrado nas fotos! (fica com cor meio amarelada ou marrom)

Offline F.Gilii

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Re: Ferramentas de corte e usinagem
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2007, 09:43 »
Sanches,

Para fazer uma verificação no seu torno é necessário ter um relógio comparador (ou apalpador), uma barra retificada (de preferencia)...

Os contra-pontas são úteis, mas se deve prestar atenção em quais momento se deve usá-los e ter em mente como interpretar o que está sendo verificado...

Anexo um documento (em Inglês) que dá umas dicas de como fazer uma verificação.

Note que é uma questão de bom senso, pois não há regras, mas sim uma sequencia lógica...

Por exemplo, se você usou os dois contra-pontas para fazer o alinhamento do cabeçote, mas o torpedo do mangote (ponta do lado direito) tem como se deslocar transversalmente em relação ao barramento, não terá a garantia que nem o cabeçote e nem o contra-ponta estão no centro do barramento...

Offline Márcio

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Re: Ferramentas de corte e usinagem
« Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2007, 13:06 »
Sanches para vc ter um alinhamento preciso vc tera q ter um relogio comparador.
Faça o seguinte:
prenda um eixo no maior comprimento admissuvel em seu torno (pelo menos uns 20mm de diametro para nao vibrar) de um passe por toda extensão do eixo, feito isso pegue um micrometro (pode ser um paquimetro porem a precisao sera menor)meçã a ponta perto do contra ponta e perto da placa.....veja a diferença que deu .
Feito issso vc sabe q no cabeçote movel ha um parafuso de cada lado para ajustes, faça o seguinte, se a ponta do eixo  proxima ao cabeçote estiver maior que a ponta prx a placa solte o parafuso de traz do cabeçote movel e aperte o da frente (nao aperte muito) feito isso de mais um passe e meça novamente repita o procedimento ate chegar a +- 0,05mm de diferença no maximo pois ai vc pode acertar na lixa.
Isso tem que ser feito com uma ferramenta bem afiada e com um passe bem fino.
Agora se voce tiver um relogio comparador ai ....apos ter dado o passse na peça veja a diferença e coloque o relogio na ponta prox ao contra ponta e faça o pontero do relogio andar metade da diferença da medição no mesmo conceito que te disse antes ou seja aproximando ou afastando a ferramenta da peça.
Marcio :)
« Última modificação: 15 de Setembro de 2007, 13:19 por marcio »

Offline F.Gilii

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Re: Ferramentas de corte e usinagem
« Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2007, 19:04 »
Marcio,

Acredito que esta parte do teste que você desvreve é a parte final, onde se está experimentando o resultado de uma verificação prévia e de alguma correção que teria sido feita tanto no cabeçote, como no contra-ponta...

Penso que se é necessário o seguinte:

- Uma barra redonda:
Seu comprimento deve ser de uns 2/3 do comprimento útil do barramento;
Ela deve ter um só diametro em todo seu comprimento - se não tiver, será necessário um micrometro;
A barra não precisa ser perfeitamente "reta" - por exemplo pode-se usar uma haste de amortecedor de carro, ou uma barra de aço-prata...

- um relógio comparador (ou apalpador)
As extremidades da haste devem ser retas

- Um meio de segurar o relógio comparador (ou apalpador) sobre o carro transversal do torno para medições de altura do centro do torno

- para fazer um alinhamento vertical: um meio de prender o relógio diretamente por cima ou por baixo da barra mantendo o eixo do torno

- um meio de fixar a barra no torno (pinça, placa de 3 castanhas, etc...)
Nota: se houver alguma excentricidade ou no eixo do torno ou mesmo na barra, não influenciará em nada os testes...

O que não é necessário:?
O contra ponta, uma barra perfeitamente reta, ou nenhuma outra peça ou ferramenta do torno.

Alinhamento Horizontal:
1) prenda a barra na placa
2) montar o relogio com uma base magnética por exemplo em cima do carro transversal, de forma que ele fique na altura do centro do eixo
3) posicione o relógio perto da placa, mantendo o centro
4) gire manualmente a placa e anote a maior e menor deflexão do ponteiro
5) tire a média das duas medidas (some-as e divida por dois) para obter a "média perto da placa". Se suspeitar que a barra não tem um diametro constante, meça o diametro neste ponto e subtrais metade dele da média, e anote este valor.
6) mova o carro até a outra extremidade da barra.
7) repita o procedimento, girando a placa manualmente, e anote as deflexões
8) tire a média das duas medidas (some-as e divida por dois) para obter a "média perto da extremidade". Se suspeitar que a barra não tem um diametro constante, meça o diametro neste ponto e subtrais metade dele da média, e anote este valor.
9) A diferença entre a medida da "média perto da placa" e da "média perto da extremidade" será a medida do desalinhamento do centro do eixo do torno em relação ao barramento (na horizontal)
10) em alguns casos, quando o torno está montado sobre uma bancada bem rígida e esta diferença é relativamente pequena, pode-se calçar um dos pés do barramento em contato com a bancada para tentar diminuir esta diferença. É como se tentasse "torcer" o barramento para um lado ou para o outro.
Repita a medição a partir do passo 3 e verifique se a medidda diminuiu - se diminuiu, pode-se ir ajustando estes calços até que a medida seja a menor possível...

Se o cabeçote for postiço do barramento, pode-se tentar calçar o cabeçote em relação ao barramento, e não os pés...

Para alinhamento Vertical:
1) prenda a barra na placa
2) montar o relogio com uma base magnética por exemplo em cima do carro transversal, de forma que ele fique por cima (ou por baixo) da barra de testes e bem no centro dela
3) posicione o relógio perto da placa, mantendo o centro
4) gire manualmente a placa e anote a maior e menor deflexão do ponteiro
5) tire a média das duas medidas (some-as e divida por dois) para obter a "média perto da placa". Se suspeitar que a barra não tem um diametro constante, meça o diametro neste ponto e subtrais metade dele da média, e anote este valor.
6) mova o carro até a outra extremidade da barra.
7) repita o procedimento, girando a placa manualmente, e anote as deflexões
8) tire a média das duas medidas (some-as e divida por dois) para obter a "média perto da extremidade". Se suspeitar que a barra não tem um diametro constante, meça o diametro neste ponto e subtrais metade dele da média, e anote este valor.
9) A diferença entre a medida da "média perto da placa" e da "média perto da extremidade" será a medida do desalinhamento do centro do eixo do torno em relação ao barramento (na vertical, para a direta ou esquerda)
10) Para corrigir o problema, e dependendo da diferença,pode-se ou calçar os pés do torno ou se o cabeçote for postiço, calçar entre o cabeçote e o barramento, e repita as operações até que se obtenha as menores deflexoes e diferenças...

Porque o método funciona?

Porque a barra atua como um came.
Com uma barra perfeitamente reta presa em uma placa (ou pinça) perfeitamente concentrica, ela estará concentrica ao eixo principal.
Como não vivemos em um mundo perfeito, sempre haverá uma diferença entre o centro da barra e o centro do eixo principal.

Em qualquer lugar ao longo da barra que se pegue as medidas (no centro do "came" representado pela barra), sempre haverá uma distância desconhecida entre o centro do eixo principal e o centro da barra.
Se a gente chamar esta distancia de "X", quando se gira a barra e se enconta a parte mais alta, poderemos dizer que é = "raio da barra + X".
A medida menor portanto será = "raio da barra - X". A média será:

((raio da barra + X) + (raio da barra - X)) / 2 =
então
((raio da barra + raio da barra) + ( X - X)) / 2 =
então
(2 * raio da barra) / 2 =
então
= raio da barra

Isso quer dizer que o valor e a direção do desvio não tem influência no resultado final.

Portanto, não importa se a barra for levemente empenada ou se a placa não estiver exatamente centada...

Nota:
Este método só mostra os desvios horizontal e vertical entre cabeçote e barramento, mas não mostra por exemplo possiveis desgastes do barramento, que gerariam uma peça cônica durante as usinagens.

Vou ver se depois faço um outro tutorial sobre o que fazer para verificação de desgastes e empenamentos de barramento, pois há outros testes importantes a serem executados...

Offline Márcio

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Re: Ferramentas de corte e usinagem
« Resposta #7 Online: 17 de Setembro de 2007, 19:05 »
Ola Fabio!
Essa parte que eu descrevo eh pra ser feita apos ter sido feito um alinhamento como vc descreveu antes com uma ponta na placa e outra no contra ponta.
E tambem e uma forma para quem naum tem um relogio comparador e tb dependendo do tamanho do barramento do torno vc sempre fara issso para alinhar a peça.
Marcio

Offline jvfc

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Re: Ferramentas de corte e usinagem
« Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2008, 19:32 »
finalmente chegaram minhas ferramentas, agora ja posso começar a brincar

Offline jvfc

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Re: Ferramentas de corte e usinagem
« Resposta #9 Online: 03 de Agosto de 2008, 12:28 »
Infelizmente as ferramentas estão 2mm acima do centro da peça, acho que deverei rebaixar a haste delas para que fique certo.
achei a ferramenta de sangrar muito larga, (4mm).

Jimmy Conway

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Re: Ferramentas de corte e usinagem
« Resposta #10 Online: 04 de Outubro de 2008, 06:44 »
Olá pessoal, eu adquiri um micro torno que pretendo utilizar em modelismo mas ele não vem com nenhuma ferramenta de corte. Estive vendo bits na internet, mas tenho dúvida de como devo comprar a ferramenta de corte, que parametro vou utilizar. talvez seja o apoio dela, tenho que medir, ou existe um padrão? O micro trono é o Manrod 34, adquirido na empresa Celmar.
Agradeço qualquer orientação que possam me dar, eu sou iniciante com este tipo de ferramenta.
Muito obrigado: Jaime.

Jimmy Conway

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Re: Ferramentas de corte e usinagem
« Resposta #11 Online: 04 de Outubro de 2008, 06:51 »
Olá pessoal, eu adquiri um micro torno que pretendo utilizar em modelismo mas ele não vem com nenhuma ferramenta de corte. Estive vendo bits na internet, mas tenho dúvida de como devo comprar a ferramenta de corte, que parametro vou utilizar. talvez seja o apoio dela, tenho que medir, ou existe um padrão? O micro trono é o Manrod 34, adquirido na empresa Celmar.
Agradeço qualquer orientação que possam me dar, eu sou iniciante com este tipo de ferramenta.
Muito obrigado: Jaime.

Por exemplo, essas ferramentas que o colega JVFC  comprou podem servir para mim?
O colega JVFC pode dizer onde adquiriu estas peças, e gostaria de saber se no site tem preço deste set.
Possuo algumas publicações antigas sobre tornos South Bend, e mais outras publicações que poderiam ser úteis aos membros aqui do fórum, sobre tornos,o que peças fazer com tornos  e gostaria de saber se posso publicar, se existe seção para fazer download a partir de sites de host, tipo Rapidshare, Filefactory, e outros.
Grande abraço: Jaime

Offline F.Gilii

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Re: Ferramentas de corte e usinagem
« Resposta #12 Online: 04 de Outubro de 2008, 07:58 »
Jimmy,

Acho que o primeiro passo é descobrir quais as medidas de haste de ferramenta que seu torno aceita.

Depois é ir adquirindo as ferramentas conforme sua necessidade/gôsto, e não se esqueça da afiação, que tem importância mas muitas vezes esquecida ou relegada a segundo plano.

Basicamente há dois tipos de ferramentas - bits com pontas em metal duro e bits em Aço rápido (HSS).

Normalmente se tem um assortimento dos dois tipos, e nos mais variados formatos...

Aqui mesmo no fórum há algumas dicas sobre afiação e formatos...

Offline F.Gilii

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Re: Ferramentas de corte e usinagem
« Resposta #13 Online: 04 de Outubro de 2008, 08:00 »
Em tempo - para postar algum material de consulta, se o tamanho não for muito grande, pode ser postado diretamente no forum, se não pode ser enviado a um repositório como o 4shared, e postado o link para ele...

Se quiser, pode subir para o endereço abaixo:

http://www.4shared.com/dir/197886/a1366af/Apostilas_de_mecanica.html

Nesta pasta há material que pode te interessar...
« Última modificação: 04 de Outubro de 2008, 08:04 por fgilii »

Offline jvfc

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Re: Ferramentas de corte e usinagem
« Resposta #14 Online: 04 de Outubro de 2008, 11:34 »
Olá pessoal, eu adquiri um micro torno que pretendo utilizar em modelismo mas ele não vem com nenhuma ferramenta de corte. Estive vendo bits na internet, mas tenho dúvida de como devo comprar a ferramenta de corte, que parametro vou utilizar. talvez seja o apoio dela, tenho que medir, ou existe um padrão? O micro trono é o Manrod 34, adquirido na empresa Celmar.
Agradeço qualquer orientação que possam me dar, eu sou iniciante com este tipo de ferramenta.
Muito obrigado: Jaime.

Por exemplo, essas ferramentas que o colega JVFC  comprou podem servir para mim?
O colega JVFC pode dizer onde adquiriu estas peças, e gostaria de saber se no site tem preço deste set.
Possuo algumas publicações antigas sobre tornos South Bend, e mais outras publicações que poderiam ser úteis aos membros aqui do fórum, sobre tornos,o que peças fazer com tornos  e gostaria de saber se posso publicar, se existe seção para fazer download a partir de sites de host, tipo Rapidshare, Filefactory, e outros.
Grande abraço: Jaime

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veja altura de ferramenta que seria ideal para seu torno, tem que comprar igual ou menor, nunca maior.
abraço




 

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