Autor Tópico: Quando um Sanches Blanes é completo?  (Lida 17098 vezes)

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Offline marciocastanho

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Quando um Sanches Blanes é completo?
« Online: 02 de Março de 2009, 23:03 »
Primeiramente quero agradecer ao Gilii, Ivan, Rubens, Fábio... por todas as respostas atenciosas e pela recepção com os novatos.

Depois quero me desculpar por tantos tópicos abertos, espero que seja possível organizar isso depois.

Bom, gostaria de saber quais são as peças (e engrenagens) que devem acompanhar o sanches blanes para que ele seja completo e valha o investimento.

Um abraço
Márcio

Offline RAranda

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Re: Quando um Sanches Blanes é completo?
« Resposta #1 Online: 02 de Março de 2009, 23:16 »
Nobre Márcio....

Realmente a abertura de vários tópicos sobre o mesmo assunto não é muito agradável, além de tumultuar e dispersar demais as idéias e orientações.

Tente melhorar isso, pois, as respostas virão mesmo que não estejam ou foram elaboradas em novos tópicos.

Mas respondendo sua pergunta muito genérica e complexa, mesmo não sendo um expert no assunto, posso dizer que é praticamente impossível dizer quando "um Sanches Blanes é completo", ou qualquer outro torno será.

Pois, tudo depende de suas necessidades.

O completo para um, pode ser o faltante para outro.

E enumerar os acessórios e itens que podem "acessorar" um torno, é como eu disse, um trabalho muito arduo.

Por exemplo, dependendo dos tipos e diamentros das roscas que irá produzir, serão necessários alguns conjuntos de engrenagens.

Se em milímetros, serão umas, se em polegadas outras (ou um mescla delas).

Com luneta ou sem luneta?

Com placa de 4", 5", 6".

De 3 ou de 4 castanhas.

Castanhas independentes ou conjugadas.

Enfim, uma infinidade de possibilidades.

Portanto, não espere encontrar ou adquirir o torno perfeito e completo.

Com a evolução de seu aprendizado e conhecimento, com certeza terá a convicção de que "sempre" precisará de uma outra e nova máquina.

Espero poder ter ajudado.

Grande abraço.

Rubens     

Offline Ivan

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Re: Quando um Sanches Blanes é completo?
« Resposta #2 Online: 02 de Março de 2009, 23:54 »
Márcio,
se você está falando do Sanches Blanes sem caixa, o jogo completo de engrenagens é isso:
16* 24* 32* 32* 36 40* 44 46 48* 52 54* 56 57 60 72/18* 80* e 127 para milímetro (assinalei com * as mais essenciais para as roscas mais usuais em polegada). A 32 é repetida mesmo.

Fora os fundidos integrantes óbvios, componentes que são parte do torno - ou seja, são específicas para o modelo. Nem sempre estão presentes, às vezes são até opcionais, mas não existem substitutos genéricos:
- indicador de rosca (muito importante)
- luneta fixa (muito importante)
- luneta móvel (menos importante)
- trava para o carro (menos importante)
- acessório para tornear cones (raro de acompanhar)

Acessórios (não são peças exclusivas do torno, mas quanto mais melhor):
- castelo porta-ferramentas (ou algum porta-ferramentas operacional)
- Placa de 3 castanhas (mas frequentemente está muito detonada)
- Placa de 4 castanhas independentes
- Ponta fixa CM3 (vai no eixo árvore)
- Ponta rotativa CM2 (contra ponta, vai no cabeçote móvel)
- Placa de arraste
- Arrastadores (ou cavalinho, ou cão)
- Mandril para o cabeçote móvel (ou pelo menos a haste CM2 com montagem para mandril 5/8", ou 1/2", com rosca ou cone Jacobs)
- Porta-pinças e jogo de pinças (nunca vi acompanhar um torno pequeno por aqui)

Eu me preocuparia com o torno em si, só faria questão de um indicador de rosca e tentaria a luneta fixa. O resto é bônus.

Offline marciocastanho

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Re: Quando um Sanches Blanes é completo?
« Resposta #3 Online: 03 de Março de 2009, 08:14 »
Muito, muito, muito obrigado, Ivan!!!

Offline RAranda

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Re: Quando um Sanches Blanes é completo?
« Resposta #4 Online: 03 de Março de 2009, 08:22 »
Nobre Ivan....

Já que citou o acessório para tornear conicos, poderia me dizer se tem ou já viu algum, pois, estou pensando em fazer um para o meu torno usando uma guia linear.

Só vi esse acessório mesmo no livro que consegui, portanto, se voce tiver um e puder tirar umas fotos dos detalhes, com certeza será uma empreitada muito mais simples para mim.

Antecipadamente te agradeço.

Grande abraço.

Rubens   

Offline F.Gilii

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Re: Quando um Sanches Blanes é completo?
« Resposta #5 Online: 03 de Março de 2009, 08:30 »
Raranda,

Existem vários - este é um:

Offline RAranda

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Re: Quando um Sanches Blanes é completo?
« Resposta #6 Online: 03 de Março de 2009, 10:32 »
Mestre Gilii...

Exatamente isso que eu queria.

Como sempre certeiro.

Muito obrigado.

Mas tenho uma dúvida que já existia desde quando vi essa foto pela 1ª vez, qual seja:

Nos dois modelos que vi, uma das pontas do acessório é fixa ao carro e a outra ao barramento.

O que (imagino eu) faz com que o acessório funcione estacioando-se o carro transversal em uma posição pré determinada e manipulando-se o porta ferramenta em direção á placa através de seu manípulo.

Sendo que o cone ficará sujeito ás dimensões máximas do curso desse manípulo.
 
Em contra partida, se ambas as pontas do acessório fossem fixadas no próprio barramento, isso não seria mais prático, ou seja, eu poderia conificar movendo o carro todo, e não ficando com isso limitado ao curso do carrinho do porta ferramentas (castelinho).

Existindo exclusivamente uam haste que indicaria o curso á seguir pelo porta ferramentas.

Inclusive, poderar-se-ia excluir a base que vai sobre o "varão" de sustentação, usando esse próprio varão como acessório conificador (posicionando-o pelas extremidades no ângulo desejado).

Estou enganado ou é isso mesmo?

Grande abraço.

Rubens
« Última modificação: 03 de Março de 2009, 10:35 por RAranda »

Offline F.Gilii

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Re: Quando um Sanches Blanes é completo?
« Resposta #7 Online: 03 de Março de 2009, 10:49 »
Raranda,

A grande virtude deste dispositivo é a de permitir que se use o avanço longitudinal automático para tornear cones longos, normalmente maiores que o curso do carro superior.

Um dos pontos importantes que não é comentado é que o carro transversal deve ser desconectado do seu fuso para que o dispositivo de torneamento cônico funcione adequadamente...

No seu torno pequeno (igual ao meu) há dois parafusos allen que aparecem na parte de cima do carro transversal, mais ou menos no centro e eles servem para prender a porca do fuso.

É impressindível se se retirem tais parafusos antes de tentar fazer o dispositivo funcionar.

Analise direito o desenho, e verá que:
- a base deve estar paralela e coplanar ao barramento
- o trilho superior pode ser movimentado e fixado no angulo desejado sem interferir na base, no barramento e no carro longitudinal.
- haverá um patim ou guia que irá correr sobre o trilho, e fixado neste patim haverá uma haste que deverá ser fixada sólidamente ao carro transversal.
- deve haver um sistema de fxação rápida (provavelmente um parafuso) que permite ao operador primeiro posicionar a aproximar a ferramenta através do carro transversal (antes de soltar a porca dele), e aí sim soltam-se os parafusos de fixação da porca do fuso do carro transversal, e aperta-se o parafuso de fixalção da haste no patim...
- para ajustes digamos finos do que está sendo torneado, voce pode inclinar o carro superior para que ele falça o papel de avanço transversal...

Offline RAranda

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Re: Quando um Sanches Blanes é completo?
« Resposta #8 Online: 03 de Março de 2009, 11:13 »
Nobre Gilii.

Já retirei esses dois parafusos paa ver como funcionava o negócio.

Com o nome correto em inglês desse acessório, encontrei vários projetos e inclusive alguns pordutos originais, alguns com valores exorbitantes (será que vale tudo isso mesmo?).

Mas enfim, o que eu pensava, era algo mais simples, e acabei encontrando uma foto do que imagino (fotos anexas).

O site do projeto é esse:

http://www.gadgetbuilder.com/Taper.html

Veja que não existe a base que mencionei, ao contrário, o proprio varão é que é colocado em angulo.

Achei bastante simples, o que acha?

Grande abraço.

Rubens   
« Última modificação: 03 de Março de 2009, 11:16 por RAranda »

Offline F.Gilii

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Re: Quando um Sanches Blanes é completo?
« Resposta #9 Online: 03 de Março de 2009, 11:53 »
Raranda,

Conheço este projeto - o conceito é o mesmo...

Como comentário, penso que o resultado final de um trabalho depende da rigidez do conjunto, e quanto mais rígido for, melhor, então olhando para este do link, tenho algumas dúvidas...

Mesmo não tendo base, o conceito é exatamente o mesmo.

No meu ponto de vista, aquele que tem a base e o trilho apoiado sobre ela é mais rígido portanto mais acurado...

Offline Ivan

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Re: Quando um Sanches Blanes é completo?
« Resposta #10 Online: 03 de Março de 2009, 12:56 »
Rubens,
eu também tenho copiado alguns projetos de suporte para cones, e um dos melhores é esse que o Gilii postou (conhecia de outro lugar, http://www.kinzers.com/don/MachineTools/lathe_projects/ tem algumas outras coisas interessantes)
Esse do gadgetbuilder, apesar de eu gostar muito de outras coisas que ele fez (afiadores de ferramentas e brocas, por exemplo), achei bem porco.
Note na foto anexada que ficou tão fraco que ele tentou acrescentar travessas depois (tbm não gosto da idéia de furar o barramento).

Fazer peças em cone - a menos que sejam decorativas - exigem uma precisão (ok, acurácia :)) considerável, que exige certos cuidados para obter.
Num cone morse 2, por exemplo, o cone admite erro máximo de conicidade de uns 2 centésimos em seu comprimento para montar razoavelmente (sem jogar).
Andei fazendo recentemente umas hastes para mandril (uma nova para mim e uma para um amigo)
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p56325331.html
Usinei fazendo o deslocamento lateral do cabeçote móvel, e o único jeito de conseguir a precisão (ok, acurácia :)) necessária foi montando junto um cone "comercial" de referência.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p56285532.html
Aí mede com cuidado (a espessura das 2 peças juntas precisa ser a mesma em nas 2 extremidades, e contato pleno entre as 2 em todo o comprimento), ajusta a fração de volta no deslocamente e dá outro passe. Esses ficaram realmente perfeitos, encaixa com aquela sensação de que não está encostando em nada, coloca levemente e não consegue mais tirar na mão (não gostei do acabamento, mas era eixo de sucata, algo tipo 4340 com um cascão endurecido, infernal, mesmo tirando a casca dependendo da profundidade e velocidades ia encruando, mas isso é outra história)

Acho imprescindível tbm que o suporte permita ajuste lateral fino com parafusos (como usando o deslocamento lateral do cabeçote). Mesmo neste da Popular Mechanics isto não existe. Aí vc mede, vê que precisa aumentar o ângulo em um pentelhésimo de um segundo. Só que vc tem que soltar o parafuso, deslocar e apertar. Ao soltar o parafuso, já perdeu o ajuste. A chance de conseguir o ângulo desejado é aproximadamente a mesma de ganhar na loteria.

Ou seja, pra mim o essencial é o máximo de rigidez possível e permitir ajuste fino do ângulo.

Offline RAranda

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Re: Quando um Sanches Blanes é completo?
« Resposta #11 Online: 03 de Março de 2009, 13:05 »
Grandes, Gilii e Ivan.

Realmente, analisando-se o conjunto, não há como comparar um pelo outro.

Concordo que ao fazermos algo devemos fazer bem feito, em especial para atender alguns pré requisitos como a "acurácia".

Entendi perfeitamente as vantagens e desvantagens de um para o outro.

Como não precisarei fazer peças técnicas, imagino que mais ornamentais e experimentais, posso optar por um modelo mais simples.

Vou tentar juntar os dois modelos e ver o que sai, quem sabe uma 3ª nova peça que mescle as qualidades de ambas em uma só.

Mais uma vez agradeço a atenção e dedicação de todos, em especial do Grande Ivan e do Nobre Gilii.

Muito obrigado por tudo que ensinam a mim e aos outros que mesmo como ouvintes escutam essas GRANDES LIÇÕES de saber.

Grande abraço.

Rubens

Offline miyamura

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Re: Quando um Sanches Blanes é completo?
« Resposta #12 Online: 09 de Março de 2009, 16:25 »
Olha, sobre achar que o basico vai ser suficiente, eu pensava o mesmo quando comprei meu primeiro torno, mas no momento em que vc melhora suas habilidades e sua maquina começa a te limitar vc começa a se perguntar pq não investiu um pouco mais.

Acho valido pensar bastante nisso antes de investir pq maquinas antigas, mesmo as mais numerosas, tem peças de reposição MUITO caras, isso quando vc não tem que mandar construir.




Grandes, Gilii e Ivan.

Realmente, analisando-se o conjunto, não há como comparar um pelo outro.

Concordo que ao fazermos algo devemos fazer bem feito, em especial para atender alguns pré requisitos como a "acurácia".

Entendi perfeitamente as vantagens e desvantagens de um para o outro.

Como não precisarei fazer peças técnicas, imagino que mais ornamentais e experimentais, posso optar por um modelo mais simples.

Vou tentar juntar os dois modelos e ver o que sai, quem sabe uma 3ª nova peça que mescle as qualidades de ambas em uma só.

Mais uma vez agradeço a atenção e dedicação de todos, em especial do Grande Ivan e do Nobre Gilii.

Muito obrigado por tudo que ensinam a mim e aos outros que mesmo como ouvintes escutam essas GRANDES LIÇÕES de saber.

Grande abraço.

Rubens

Offline Ivan

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Re: Quando um Sanches Blanes é completo?
« Resposta #13 Online: 10 de Março de 2009, 17:41 »
Miyamura, isso vale pra maioria dos antigos, mas Joinville (e Riosulense), Sanches Blanes e South Bend tem peça por aí.

Preços aproximados de peças novas para Joinville na Riosulense:

Engrenagens da grade: cada em média R$30 a R$40
Fuso do carro superior com sua porca: cerca de R$70
Fuso do carro transversal com sua porca: cerca de R$100
Fuso principal: R$250
Porcas bipartidas: R$70
Carretel de redução: cerca de R$150
Engrenagem com pino redução: cerca de R$70
Engrenagens do avental: cada cerca de R$30

Sinceramente, isso é mais barato que peça de reposição pra torno chinês novo.

Se vc tem somente 2 ou 3 mil pra gastar e um mínimo de talento, uma boa dose de boa vontade e tempo pra reformar, acredito que um torno desses usado é a melhor opção.

E dando um trato, se tiver comprado razoavelmente bem consegue depois revender por valor maior que pagou e gastou no reparo (claro, desde que não contabilize o tempo).

Offline miyamura

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Re: Quando um Sanches Blanes é completo?
« Resposta #14 Online: 10 de Março de 2009, 18:39 »
Essa base acredito que seja pra peças usadas correto?
Relamente essa base de preços que vc passou tão bem abaixo  dos que vejo por ai. Onde que vc viu essa base de preços?

Alias, se alguem souber de algum lugar que tenha preços melhores que a rua parana e piratininga, por favor me falem... to atras de um torno de precisão e não to achando nem lá em mal estado!!!

Miyamura, isso vale pra maioria dos antigos, mas Joinville (e Riosulense), Sanches Blanes e South Bend tem peça por aí.

Preços aproximados de peças novas para Joinville na Riosulense:

Engrenagens da grade: cada em média R$30 a R$40
Fuso do carro superior com sua porca: cerca de R$70
Fuso do carro transversal com sua porca: cerca de R$100
Fuso principal: R$250
Porcas bipartidas: R$70
Carretel de redução: cerca de R$150
Engrenagem com pino redução: cerca de R$70
Engrenagens do avental: cada cerca de R$30

Sinceramente, isso é mais barato que peça de reposição pra torno chinês novo.

Se vc tem somente 2 ou 3 mil pra gastar e um mínimo de talento, uma boa dose de boa vontade e tempo pra reformar, acredito que um torno desses usado é a melhor opção.

E dando um trato, se tiver comprado razoavelmente bem consegue depois revender por valor maior que pagou e gastou no reparo (claro, desde que não contabilize o tempo).

 

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