Autor Tópico: Torno Joinville 217RCN - Alebe  (Lida 40220 vezes)

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Offline Alebe

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #120 Online: 30 de Março de 2016, 13:00 »
Show de bola Alebe!
Me diz uma coisa, qual será sua maior utilidade?
Com ela posso usar o torno tb como uma fresadora.
Como a morsa esta instalada nos carros, e podendo prender a peça na morsa, tenho muito mais opções de usinagens.
Ainda pretendo fazer um QCTP como este do Japa san.   ::)
http://mecha-tech.la.coocan.jp/qctp/qctp.htm

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... Aliás, estes dias fui usinar um eixo e queria que ele ficasse com 15 mm de diâmetro, e acabou ficando cônico, onde perto da placa ficou com 14,3mm, e perto do contra ponto com 15. Você saberia me dizer onde está o problema?
O carro está alinhado?
Vc prendeu a peça só na placa ou tb na contra ponta?

Nesses nossos torninhos, não dá para confiar nas indicações de angulo de alinhamento dos carros.
O ideal seria usinar a peça, primeiro presa somente na placa, e medir os dois extremos da peça com micrometro.
com esses dados, corrigir o posicionamento dos carros.
Depois fazer o mesmo com uma peça + comprida presa tb na contra ponta.
Aqui, o Gilii anexa um pdf pra checar isso:
http://www.guiacnc.com.br/tornos/ferramentas-de-corte-e-usinagem/msg33062/#msg33062

Enquanto estava digitando, o Gilii tb respondeu. Suas intrometidas são sempre bem-vindas, Fábio. (uii!)  ;D
 

Offline iluj

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #121 Online: 01 de Abril de 2016, 20:21 »
Desculpe a demora!
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Muitos tornos tem no carro do contra ponta um ajuste feito através de dois parafusos colocados lateralmente e que permitem que se desloque lateralmente...
Eu até desconfiei destes parafusos, mas também achei que pudesse ser outro problema. Descartando outras possibilidades, acredito que seja isso mesmo.
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Para ajustar o correto seria ter um eixo retificado, reto e paralelo que seria colocado entre pontas, e monta-se um relógio comparador (ou apalpador) no carro longitudinal, e se faz correr o relógio pelo comprimento da barra - o apalpador do relógio é colocado na altura do centro do eixo e se verifica o desvio - usa-se os parafusos do carro contra ponta para corrigir sua posição.
Ótima dica, tenho um relógio apalpador e vou fazer isto!
Obrigado ;)

Offline iluj

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #122 Online: 01 de Abril de 2016, 20:27 »
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Com ela posso usar o torno tb como uma fresadora.
Como a morsa esta instalada nos carros, e podendo prender a peça na morsa, tenho muito mais opções de usinagens.
Nunca tinha pensado nisso! É uma ótima ideia.
Você já testou?
Quanto ao meu problema eu acho que o Gilli matou a charada, vou alinhar conforme a dica dele, onde acho que é por aí.
Abraço.
Juliano

Offline Alebe

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #123 Online: 02 de Abril de 2016, 14:45 »
Fiz algumas usinagens pra testar, sim.
Mas já deu pra ver que a folga do avanço transversal do meu torno influencia muito neste caso especifico.
Usei uma fresa de topo de 1/2" na placa e uma peça de alumínio na morsa.
E o carro ficou dançando pra frente e pra trás (Y+ e Y-) mesmo com passes bem leves.
Vou ter que partir para o sistema sem folga do Edson:
http://www.guiacnc.com.br/solucoes-para-oficina/porca-para-fusos-de-cnc/

Offline Paulo

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #124 Online: 12 de Maio de 2016, 14:43 »
Alebe,
desculpe continuar usando seu tópico para tirar minhas duvidas.
O motor do meu torninho joinville 217CN é de 0.5cv e corrente de 1,6A
Este motor é trifásico e estou usando inversor de frequência Weg cfw08 até 1cv
O que está acontecendo e que quando ligo o torno sem o carrinho automático ele roda normal , vendo pelo inversor a corrente fica próxima de 1,6A, mas quando vou usinar algum material noto que o motor começa a perder força chegando até parar.
Quando aciono a alavanca para o carrinho automatico, o torno inicia bem lentamente e em seguida para e aparece no visor do inversor o erro E05, mas antes de o torno parar  eu coloquei no inversor o P003 para ver a corrente, e está com 3,9A e a corrente de trabalho do motor é 1,6A
Alguem poderia responder o que está acontecendo?

Offline Paulo

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #125 Online: 12 de Maio de 2016, 16:24 »
Desacoplei a correia do motor com o torno, liguei e verifiquei no inversor a corrente do motor girando sem carga e a corrente  é 1,4A, a corrente que está na etiqueta do motor é 1,6A, será que o motor está com problema, eu acho que como o motor está sem carga a amperagem deveria ser +- a metade de 1,6A estou errado?

Offline Alebe

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #126 Online: 13 de Maio de 2016, 18:18 »
Paulão,
Sem problema em postar aqui.

Não sei como te ajudar no caso do inversor.
Mas parece que o torno tá exigindo muito do motor, talvez por problemas na arvore, ou até do motor.
Vc consegue girar a placa na mão sem muito esforço?
A correia ta bem esticada?

Offline Paulo

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #127 Online: 14 de Maio de 2016, 11:03 »
Bom dia Alebe e amigos,
então como disse no outro post, eu desacoplei a correia do motor com o torno ou seja deixei o motor livre e liguei, a corrente medida pelo inversor é 1,4A , a corrente na etiqueta é 1,6A, é por isso que fiquei na duvida se o motor está com algum problema de força, eu achei que o motor girando livre a corrente seria bem baixa.
Quando engreno a caixa norton na posição A-1 e tento girar a placa com a mão ela fica bem pesada e quando ligo o torno nesta situação dá erro E05 no inversor de sobre carga
Qual é o CV e amperagem do seu torno
Meu torninho é o Joinville 217RCN Ano 1972
O motor que veio com ele é da Dal Motor S/A -  0,5CV - 1,6A nunca ouvi falar desta marca
Já adiantando meu inversor é o WEG cfw08 1CV

Offline mdaweb

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Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #128 Online: 24 de Julho de 2016, 19:34 »
Consegui desmontar a arvore e retirar a engrenagem com dentes quebrados

Ola Paulo, eu tenho um Joinville 217 RCN 1960 na primeira reforma eu não removi o eixo arvore so coloquei graxa nos rolamentos, mas agora na segunda reforma, eu estou com problemas pra remover o eixo arvore ele não sai consigo fazer ele sair uns 10 cm mas para ai e não vai mais, não to querendo dar muita pancada no eixo, vi suas fotos e vou tentar fazer o mesmo, quais parafusos voce retirou será que ta faltando algum? eu soltei as porcas de encosto tirei o bujão das polias mas não sei se ta faltando algum agradeço se puder me ajudar nessa.

Valeu
MDAWEB.

 

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