Autor Tópico: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1  (Lida 31401 vezes)

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Offline RAranda

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Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
« Resposta #75 Online: 10 de Setembro de 2009, 09:01 »
Calixto....

Uso nos meus motores, capacitores para a partida de uma das fases.

Funciona á contento, a perda e quase imperceptível (á olho).

Em um deles uso um capacitor permanente, o que é uma mão na roda, pois elimina-se o botão de partida (tipo campainha).

Mas essa solução eu consegui em apenas um motor, nos outros o bom e velho capacitor com botão.

No fórum existe um tópico sobre o assunto, dê uma olhada, se não achar, me avise que passo mais detalhes.

Rubens   

Offline robedany

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Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
« Resposta #76 Online: 10 de Setembro de 2009, 19:01 »
Boa noite a todos.
IVAN
De fato colocar uma iluminação vai ser uma das prioridades.
Para mim quase tudo parece que falta iluminação,
A bancada ainda falta alguns acabamentos e tem os suportes para colocar 2 prateleiras em cima.
Ainda não consegui usinar nada, estava trabalhando em outras coisas e não deu tempo.
O motor trifasico ligado em monofasico fica muito fraco e precisa do capacitor para a partida. Tem bastante gente que usa o motor trifasico ligado no monofasico e usando um botão de partida. Mas esse motor que tenho acho que não aceita, ja tentei a ligação estrela (850 rpm) e triangulo (1710 rpm), e a força é pequena, da para segurar a polia com a mão.
Meu cunhado usa o sistema numa furadeira e numa policorte com motores de 2hp e funciona.
Vou colocar um motor monofasico mesmo e no futuro comprar um inversor.
Vou ver se consigo essa semana fazer algum teste, o netinho que fica quase o dia todo em casa vai viajar e a netinha só vem as vezes no fim da tarde, então vai sobrar algum tempo.

Abraços
Roberto

Offline Calixto

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Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
« Resposta #77 Online: 10 de Setembro de 2009, 21:56 »
Olá Rubens

Procurei mas não consegui.
Especialmente no tópico sobre motores.
Tambem fiz busca em "capacitores"

Saudações,

Calixto

Offline Ivan

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Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
« Resposta #78 Online: 10 de Setembro de 2009, 23:46 »
Calixto,
o tópico é este. Fala disso em várias páginas dele, mas nesta tem um texto que dá uma noção sobre a coisa. Na seguinte tem o texto traduzido.
http://www.guiacnc.com.br/index.php?topic=4649.90

Offline RAranda

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Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
« Resposta #79 Online: 11 de Setembro de 2009, 00:37 »
Calixto....

Além do link postado pelo GRANDE Ivan.....

Vai esse também:

http://www.guiacnc.com.br/index.php?topic=1256.240

A ligação é bastante simples, até mesmo eu consegui. eheheheh


Offline Calixto

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Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
« Resposta #80 Online: 11 de Setembro de 2009, 08:26 »
Obrigado a todos !

Calixto

Offline robedany

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Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
« Resposta #81 Online: 02 de Outubro de 2009, 22:09 »
Oi pessoal
Ainda estou apanhando com o torno Jomar.
Existe desgastes que estou tentando dimensionar.
No barramento não parece ter muito desgaste.
o problema parece estar no carro, que quando acerto a regua, ele fica fora de centro e também fora de altura.
Para tentar me achar, coloquei uma barra no porta ferramenta e vi que tinha mais de 2mm de diferença entre a parte que estava encaixada no porta ferramenta e a ponta da barra.
Coloquei durepoxi no carro e um calço embaixo até nivelar e agora vou deixar secar e pelo menos ver se colocado no barramento melhora. depois vou fazer correção com material apropriado

Gostaria de saber onde posso comprar a regua de ajuste de ferro fundido.
As dimensões da minha desgastada é 13,6 numa ponta 12,50 na outra e a espessura aprox 3,2mm e comprimento 300mm.
Acho que preciso duma conforme croqui.

Abraços  roberto

Offline marc0

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Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
« Resposta #82 Online: 03 de Outubro de 2009, 00:02 »
Olá Roberto;

Sobre a régua existe uma série de parafusos laterais para fornecer o ajuste sem precisar substituir a régua, mas se vc quiser ajustar pela cunha, se isso for o caso (não consegui ver direito na foto) terá que substituir.

Réguas novas podem ser adquiridas (com medidas aproximadas) em revendedores de peças para tornos e máquinas (o Ivan esta mais à par de endereços), e provavelmente precisarão de algum ajuste.

Sobre o desalinhamento do paralelismo com o barramento, só mexendo nas guias, usinando ou preenchendo (como fez com o durepoxi) com uma resina própria (pode ser moglice).

Sobre ficar fora de centro, se for na altura, precisa calçar ou encher as guias; ou então alterar a altura do castelo.
Se a estiver fora de centro pela lateral, téra que calcar ou encher o "rabo-de-andorinha" oposto à régua.

Confeccionar uma régua de FoFo tb não é bicho de 7 cabeças, é facilmente encontrado no mercado tarugos cilindricos que podem ser aplainados ou fresados (nada inpede usar outros perfis),  existe tb a possibilidade de fazer as réguas com bronze. Na pior das hipoteses (sem plaina ou fresadora) dá para fazer uma régua na lima.

Abraços.

Offline mulapreta

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Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
« Resposta #83 Online: 03 de Outubro de 2009, 00:42 »
Régua de ferro fundido não sei onde comprar mas uma régua de bronze ou metal
poderá ser encontrada na Casa da Bóia, início da Rua Florêncio de Abreu lado esquerdo de quem vem do largo São Bento.(Quaze em frente da ladeira que vai pra 25 de Março).

Pô to parecendo motorista de taxi...


Abs.

Edson


Offline RAranda

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Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
« Resposta #84 Online: 03 de Outubro de 2009, 10:06 »
Roberto.

Pode ser uma pergunta "cretina", mas pela primeira foto, notamos uma pequena "inclinação", o que acaba gerando essa diferença de aprox. 2 mm.

Mas quem garante que essa "inclinação" é do carrinho como um todo, do porta ferramentas (base ou o própri alojamento da ferramenta), ou quiça da própria haste cilindrica que utilizou (empenada)?

Vou verificou item a item?

Ou seja, o carrinho sozinho, o porta ferramentas e a haste cilíndirca?

Não sou expert no assunto, mas imagino que a massa "epoxi" usada por você não tenhja sido a melhor solução (mesmo esteticamente) para tentar resolver esse problema.

Realmente uma nova régua de latão não é difícil de se construir, e o amigo Edson foi bem melhor que um "motorista de taxi" para indicar onde fica a casa da Bóia.

Faltou dizer que basta perguntar para qualquer um por lá, que todos conseguem indicar essa casa que se encontra no mesmo local a mais de 100 (cem ) anos.

Vamos tentar ajudar você a solucionar esse problema, que tenho certeza é muito menor do que você imagina.

Um grande abraço.

Rubens     

Offline robedany

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Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
« Resposta #85 Online: 03 de Outubro de 2009, 11:37 »
Oi Marco, Rubens ,Edson
De fato foi bem lembrado, a regua de latão, também é uma solução para o momento. Aqui perto de casa tem o Miorins metais, onde compro o latão que preciso, na Casa da Boia o preço é "salgado".
Acompanhei o tópico do ajuste do carro feito com moglice, mas como não tenho certeza do que é necessario, estou tentando como se diz "dar tiro de balizamento", para depois tentar o definitivo.
O durepoxi foi apenas para fazer um calço de altura e se fosse necessário poder lixar e acertar.
Mexer no castelo é praticamente impossivel, e o desgaste é mesmo no carro, inclusive a regua tem uma diferença de 1,1mm na largura entre as pontas, e tinha um ressalto de aprox. 0,2mm numa das bordas, ocasionado por desgaste.
Pelas respostas já da para verificar eu outras medidas e ajustes.
Mesmo com todas essas folgas, já consegui fazer algumas peças de latão que estava precisando e não precisava muita precisão!!
E como lembro que meu pai falava "quem nunca trepou até o saco atrapalha", um dia peguei um saco de carvão e subi numa arvore no quintal.
Acho que com esse torno também acerto, principalmente tendo "assessoria" dos mestres.

Assim que puder coloco mais detalhes.

Grato a todos
Roberto



Offline Ivan

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Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
« Resposta #86 Online: 03 de Outubro de 2009, 13:50 »
Roberto,
algumas opiniões, de forma não muito resumida :) :
considerando que o barramento está legal - ou mesmo que não esteja, que você não vai mexer nele. Assim, por definição, o barramento está "bom".

Em primeiro lugar, como sugeriu o Rubens, é importante ter medições confiáveis. Não sei se você tem um relógio, mas algumas sugestões de testes abaixo. Existem mil maneiras de preparar Neston, são só exemplos:

- relógio fixo no barramento indicando a base do castelo (com este removido), movimenta o carro e vê se a base do castelo está realmente com a bunda empinada (confirmando o desgaste frontal inferior do carro)
- barra montada no castelo (como na sua foto), relógio fixo no cabeçote, indicando a parte superior da barra. Vai movimentando o carro e observando o movimento. De preferência, toma nota em 3 pontos. Gira a barra 90 e 180 graus e vê se a tendência repete (se não é a barra -  aí ou trabalha com médias ou arruma outra barra). Este confirma o teste anterior, mas inclui o castelo.
- Repete o anterior, mas com o relógio na horizontal, indicando um dos lados da barra. Este indica o ângulo de desalinhamento lateral do carro (o ângulo, não o tamanho do desgaste).
- barra curta montada no castelo, relógio preso ao eixo-árvore (de modo a girar com ele), indicando perpendicular à barra, o mais próximo possível do castelo. Gira o eixo, a diferença entre 0 e 180 graus é o quanto está fora de centro na horizontal, a diferença entre 90 e 270 é o quanto está fora de centro na vertical. Este mesmo teste pode ser feito de forma mais simples visualmente ou no paquímetro com uma peça no eixo-árvore e outra no cabeçote. O importante é que a referência no castelo seja a mais curta possível.

Se constatada a tendência que você viu, entendo que estamos falando de 3 coisas no carro:

- Desgaste na parte inferior, mais acentuado na frente, que deixa ele baixo e  "caindo".
- Desgaste na guia rabo-de-andorinha, que deixa ele fora de centro (na horizontal). Não sabemos se o desgaste é uniforme ou mais acentuado na frente (mais provável).
- Desgaste na régua, que prejudica a rigidez desta.

Destes, o menor problema - e, na minha opinião, o último a merecer atenção - é a régua. Por ser ajustável, ela se "molda" à situação do carro, mesmo no estado em que se encontra. E se os outros problemas não existissem, provavelmente você poderia conviver com ela do jeito que está. Colocar uma régua nova e mais espessa pode até deixar ele mais firme - só que torto.

Existem 2 abordagens: acertar a geometria usinando e calçar o que for necessário, o que exige ferramentas para usinar, meios para diversos testes de geometria etc. ou então preencher com um revestimento moldável.
Para esta última, seria necessário fazer um gabarito para posicionamento, ajustar a posição, aplicar o moglice (ou similar), deixar curar, remover, limpar o que precisar e pronto. Aí sim você veria a régua.

O gabarito consistiria de 4 bloquinhos (alumínio, por exemplo), fixados 2 na face frontal e 2 na traseira, em cada um deles vai 2 parafusos de latão: um empurrando a guia horizontal do barramento e o outro empurrando a face do rabo-de-andorinha. Se no seu caso não for possível usar bloquinhos, pode abrir 8 furos passantes com rosca no carro, próximos às extremidades, 4 verticais e 4 horizontais, para ajuste contra a guia. Os furos seriam os mais finos possíveis, para diminuir a agressão ao carro (parafusos de latão 3/16" ou 4mm).
Ajustando os que vão contra a guia horizontal (verticais), você levanta o carro por igual ou de forma localizada (2 a 2 ou cada 1 sozinho), obtendo nos mesmos testes anteriores a altura desejada e a inclinação desejada (zero).
Ajustando os que vão contra o rabo-de-andorinha, você zera a posição do carro na horizontal e zera também a inclinação lateral.

Vai ajustando até os testes anteriores (ou similares) indicarem que o carro está na posição desejada.
Trava os parafusos (com uma porca, ou um pouquinho de cola etc, sem mexer em nenhum). Esta é a geometria que o carro deve ter quando pronto.

Somente as guias do carro recebem moglice. O barramento não. E a guia do carro onde vai a régua também não.
Para limpar, passa um maçariquinho nas guias do carro para suar o óleo (ferro fundido segura óleo, não me pergunte muito como), limpe com um guardanapo e repita, até que não sue mais. Aí limpe bem com desengraxante (não use solvente que deixe resíduo). Se desejar melhorar a adesão, torne as superfícies mais ásperas (não recomendo no seu caso, sem isso se der errado ele fica como estava). No barramento, aplique algumas camadas de cera poliflor em todas as superfícies, para o moglice não grudar. Não pode haver nenhum ponto descoberto. Misture o moglice e aplique com espátula em baixo do carro. Para não ter falta nem muito excesso na quantidade, dê uma estimada no volume necessário (pela geometria e o quanto os parafusos estão para fora) e multiplique por 2.

Monte o carro no barramento, garantindo que todos os parafusos estejam encostando. Retoque/empurre se precisar, buscando o melhor preenchimento.
Aguarde a cura (24h).

Alternativamente, o moglice pode ser aplicado no barramento sobre a cera, e o carro vem por cima.

O fato de ser um rabo-de-andorinha e não sair na vertical complica, mas não impossibilita. Existe o moglice fluido que também funcionaria, a idéia é a mesma, mas teria que fazer diques (com massinha, por exemplo) para segurar nas extremidades. Aí injeta nos 2 lados até saír pelo furo de ventilação.

Movimente para soltar, tire as rebarbas, abra canais de lubrificação, monte a régua e pronto.

Eu estou aqui com epóxi para tentar um similar do moglice, mas ainda não tive tempo de fazer. Se quiser, te mando um pacote com os ingredientes e você tenta, por conta e risco.

O mais importante: não desanime nem se desespere.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2009, 20:17 por Ivan »

Offline Ivan

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Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
« Resposta #87 Online: 03 de Outubro de 2009, 13:53 »
OBS - na face da régua, para fazer o ajuste, os furos dos parafusos já estão lá. Use 2 parafusos compridos de latão nos furos mais externos, sem a régua.

Offline robedany

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Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
« Resposta #88 Online: 03 de Outubro de 2009, 20:41 »
Beleza de sugestões.
Agora vou ter bastante serviço e medições.
A aula do Ivan já elucidou o caminho,inclusive sobre os furos para ajuste da posição. Um deles vai ser mais trabalhoso pela espessura do carro, mas da para fazer, inclusive depois vou deixar aberto e colocar um feltro para lubrificação, pois não tem nenhum.
O Rubens também comentou sobre a possibilidade na haste estar empenada, ou outros problemas de ajuste,mas usei varios eixos de impressora e são todos bem retos.
Os desgaste são praticamente visuais, e são na parte da frente do carro e lateral frontal. Tenho certeza que se eu fizer com criterio vai ficar um torno "zero".
Mas como o curso do carro do torno é pequeno, o erro é diminuto.

Ivan
Sobre os componentes da formula do epoxi, agradeço e se quando chegar a hora necessitar entro em contato.
Sobre o ferro fundido suar oléo, acho que é a caracteristica do ferro fundido cinzento, que são feitos normalmente as peças de torno, e é de ferro fundido cinzento, cuja caracteristica´na estrutura é com grafite lamelar, ou seja não é como o aço, ferro nodular (grafite em bolinhas), ferro branco (sem grafite livre).
Por isso acho que o oleo vai penetrando atraves do grafite e "encharca" o ferro com o decorrer do tempo. Como o ferro cinzento pode chegar a ter 3,7% de carbono (grafite), e muitas fundições o controle era meio no olhometro (cunhas), podia até ter mais.
Seria quase como vc. pegar resina e misturar 4% de grafite, com certeza, com o tempo e temperatura, essa resina absorveria oleo.
Um exemplo de absorçao do oleo no ferro é o "curtimento" de panela de ferro para cozinhar.
CURTIMENTO
"Curtimento" é o processo em que o óleo é absorvido pelo ferro; obtendo assim uma capa anti aderente a prova de ferrugem. Desta maneira é evitada a aderência dos alimentos.

•   Lave bem o utensílio com uma escova de cerdas plásticas, com água quente e sabão. Enxagüe e seque.
•   Engraxe a parte interna e externa do utensílio de cozinha utilizando manteiga ou óleo vegetal. Depois coloque o utensílio num forno pré aquecido a 177°C durante uma hora ou encima de uma estufa durante 30 min. Este processo poder ser realizado várias vezes.

Texto tirado do site
www.barbero.com.ar/portugues/utensilios.html

Abraço
Roberto


Offline Ivan

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Re: REFORMA - TORNO REVOLVER MARCA JOMAR Nº 1
« Resposta #89 Online: 03 de Outubro de 2009, 22:57 »
Roberto,
aqui como exemplo um carro South Bend que vou adaptar com epóxi no meu torno. Ele tá encostado à espera de tempo livre, mas já fiz os furos e coloquei os parafusos.
Note que os parafusos não precisam sair perpendiculares à guia, se a geometria da peça não permitir.
Em uma das guias tem 4 parafusos porque no barramento do meu torno é uma guia prismática, na outra somente 2 porque é uma guia chata.
Em cada furo vai uma oleadeira depois.

 

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