Ainda falta bastante coisa, mas vou colocando aqui o que já fiz, caso contrário vai dar preguiça de colocar tudo depois.
Há alguns meses, falando de plainas o Rubens (RAranda) mencionou ter vistou uma em uma sucata.
Numa das diversas enormes demonstrações de gentileza que ele tem dado, ele pegou e guardou a plaina para mim.
Aproveito para agradecer a ele mais uma vez.
Estas são as fotos de quando eu a trouxe.
O número de série indica que foi fabricada em março de 1963.
Uma plaina destas em 1962 custava U$680 - Em valores atuais, U$5000 ou R$10 mil.
As plainas foram muito populares do fim do século XIX até a década de 70, quando foram sendo substituídas por fresadoras, creio que com a popularização das ferramentas para elas (fresas).
Uma fresadora é uma ferramenta muito mais versátil do que a plaina, na comparação tem muitas vantagens e algumas poucas desvantagens. Uma fresadora é mais rápida e tem avanços controlados nos 3 eixos, permitindo cortes cegos, furos etc.
Por outro lado, a plaina usa bits de aço rápido, que custam menos de R$10 e podem ser reafiados no esmeril à mão. Já a fresadora utiliza ferramentas caras (uma fresa para rabo-de-andorinha tá quase R$100), e a maioria precisa de uma afiadora para ser reutilizada. E para alguns poucos serviços específicos (chaveta interna, rabo-de-andorinha), a plaina é superior à fresadora.
Mas para um uso hobby, em que produtividade não é a principal preocupação, a plaina ainda é uma companhia divertida. E essa tem um tamanho ideal para esse uso. Perto de uma plaina 400mm, é um brinquedo. Mas ainda assim dá pra fazer bastante coisa. Usando alguns artifícios (ex. furos de escape), é possível realizar a maioria das aplicações mais usuais de uma fresadora.
Apesar de muito bem conservada, com ainda o rasqueteado de fábrica visível em todas as guias, a plaina tinha algumas coisas faltando e outras inoperantes/quebradas.
- Fuso transversal ausente
- Mecanismo de avanço transversal ausente
- Manípulo e colar micrométrico do avanço transversal ausentes
- Porta-ferramentas ausente
- Motor ausente
- Morsa ausente
- Polia do motor quebrada
- Eixo da polia do motor torto
- Sistema de lubrificação inoperante e entupido
- Parafuso-trava do carro da ferramenta torto e travado
- Régua do carro da ferramenta torta
- Guarda da correia do motor ausente
e mais umas mixarias.
Tudo se mostrou muito trabalhoso, os acessos dela são ruins e apertados, e tudo estava travado. Tive que broquear mais de 5 pinos (!) e 2 parafusos, que não consegui remover nem com maçarico etc.
A maioria dos itens reparados não tem muito de interessante, então coloco só algumas imagens.