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MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: Narcose em 26 de Setembro de 2011, 14:27
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Caros..
como disse (na minha apresentação) nunca tive nenhuma experiencia como "torneiro".. apenas como curioso (quando contratava algum serviço) e domingo (25/09/2011) busquei o torno (sanches blanes modelo C - identificado atraves de fotos!!) e tive um surpresa (negativa)...
o torno está precisando de uma restauração.. pois está com a alavanca de reversão travada (adaptação de uma alavanca diferente da original)... faltando engrenagem para engatar a caixa norton (engrenagem reta de 20 dentes), engrenagens bem gastas, parafusos trocados (de qualquer jeito), varios coisas travadas....engrena gem de redução 23/59 dentes faltando
ESTOU PRECISANDO DE AJUDA!!!
farei a busca no forum sobre o assunto.. mas quem puder ajudar.. agradeço antecipado!!!
estou achando que até paguei caro!!! saiu por R$ 3.200!!
ao "mulapreta" agradeço pelo catalogo, que ajuda muito na identificação das peças!!
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Boa noite.
Você poderia postar algumas fotos do torno, para que eu possa avaliar, com todos os detalhes que mencionou e se possível o modelo do torno.
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Realmente pelo que vc está contando acho que pagou caro...
Mas esses tornos são faceis de arrumar peças (menos o contraponto, esse sim é dificil pq muita gente procura pra fazer alguma outra coisa com eles)
Não desanime com a restauração pq apesar de as vezes desanimar o resultado final é prazeroso.
Como já foi dito, poste umas fotos para podermos ajudar, pois as vezes quando estamos começando muita coisa que achamos ser um problema as vezes não é tão grave quanto pensamos.
Estou recuperando um LeBlond Regal dos anos 40 que se vc ver como tava da vontade de chorar e agora que desmontei descobri que ele está bem melhor do que muitas maquinas que já comprei como em "bom estado" (se quiser ver está nesses links: http://www.practicalmachinist.com/vb/antique-machinery-history/leblond-lathe-ajuda-para-identificar-modelo-e-especificacoes-232228/ (http://www.practicalmachinist.com/vb/antique-machinery-history/leblond-lathe-ajuda-para-identificar-modelo-e-especificacoes-232228/) http://www.practicalmachinist.com/vb/antique-machinery-history/leblond-regal-lathe-reform-232792/ (http://www.practicalmachinist.com/vb/antique-machinery-history/leblond-regal-lathe-reform-232792/) )
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Miyamura
E eu achava ser o único maluco nesta terra, de desmontar e reparar máquinas. Duas semannas atrás comprei um que já estava namorando há muito tempo, a casca estava mais ou menos, mas por dentro foi também uma grata surprêsa , as engrenagens estavam perfeitas.Somente não fotografei as etapas porque tive de fazer a toque de caixa pois estava atrapalhando a passagem na oficina. Mas agora ficou pronto, logo postarei fotos. Não sei o nome deste meu torno , pois não havia nenhuma placa que identificasse sua origem. Este seu torno o Le blond,es tava possivelmente no tempo para ficar naquele estado, mas que esta ficando muito bom. A propósito,estes Fóruns internacionais sempre acham que aqui no Brasil se fala o espanhol, falta de conhecimento. Mas continue nesta empreitada e nos mostre a finalização. Abraços.
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fotos!!
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Narcose
Pelas fotos dá para se ter uma idéia. De acôrdo com seu relato pensei que estava em pior estado, mas vejo que tem condições de ficar bom. Você vai ter bastante trabalho, mas será gratificante quando vêr a obra finalizada. Para você ter uma idéia veja o que o Miyamura postou neste tópico, as fotos iniciais eram de um torno em péssimo estado, diferente do seu, e veja como está ficando. Abraços.
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Ele não parece estar mal, mas tem muita peça que vai dar trabalho de achar.
Não vi nas fotos a base do contraponto por exemplo e é bem dificil de achar (se vc não tiver vai ter que fazer uma, eu to tendo um problema semelhante com um herrero - clone de south bend tb) e que a alavanca de recambio que vc tem aparentemente não é a dele.
As engrenagens de redução vc acha mais facil, vi um jogo na rua paraná semana passada assim como a alavanca de recambio.
Vi que o dono anterior "martelou" sobre o carro transversal, isso é muito comum, deu um trabalhão pra recuperar o meu, não sei pq fazem isso...
Dependendo da do que for, se vc quiser eu tenho um cabeçote na minha oficina sobrando que serve essa alavanca, se vc não conseguir outra por um bom preço veja se essa minha peça lhe serve.
fotos!!
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Vc tem alguma foto desse torno?
Passei tanto tempo tentando achar marcas de algumas maquinas que as vezes reconheço hehehe (infelizmente a que eu mais queria identificar até hoje nada...)
O cara até que não errou, ele disse saber que não se falava espanhol no Brasil, mas era o que ele sabia... mas já cansei de ver esse equivoco.
Está sendo bastante agradével mexer nesse leblond pois existe MUITA informação sobre ele, é a primeira vez que vejo isso (exceto os southbends e clones que tem bastante) numa maquina minha, até os desenhos tecnicos conseguir hehe ;D
O mais interessante é que aparentemente essa maquina foi recuperada pela PAB (tem uma placa com essa info) e ate onde percebo ela foi pouco usada depois disso pois os erros medidos no correr dos carros estão todos dentro da tolerância de quando vc faz uma reforma, só continuo não entendendo pq quando retificam e rasqueteiam os tonos não dão atenção a base da espera e das partes planas do transversal que são muito uteis.
Miyamura
E eu achava ser o único maluco nesta terra, de desmontar e reparar máquinas. Duas semannas atrás comprei um que já estava namorando há muito tempo, a casca estava mais ou menos, mas por dentro foi também uma grata surprêsa , as engrenagens estavam perfeitas.Somente não fotografei as etapas porque tive de fazer a toque de caixa pois estava atrapalhando a passagem na oficina. Mas agora ficou pronto, logo postarei fotos. Não sei o nome deste meu torno , pois não havia nenhuma placa que identificasse sua origem. Este seu torno o Le blond,es tava possivelmente no tempo para ficar naquele estado, mas que esta ficando muito bom. A propósito,estes Fóruns internacionais sempre acham que aqui no Brasil se fala o espanhol, falta de conhecimento. Mas continue nesta empreitada e nos mostre a finalização. Abraços.
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miyamura..
a base do contraponto está quebrada (a trava que não deixa o eixo rodar).. mas está funcionando..
e sobre a engrenagem que está faltando? (na alavanca de recambio)...........pelo esquema da sanches blanes é uma engrenagem reta de 20 dentes (com chaveta).. sabe me dizer se é esse mesmo? pois quero ir na região da piratininga ainda esta semana para comprar!!
estou trabalhando na região sul de são paulo (CENESP) e tá dificil fazer essa correria até lá para "garimpar" essas peças (alavanca de recambio, engrenagens de redução) .. Se alguem estiver perto (para comprar) ai eu busco a noite!!!
estou preocupado com algumas "folgas" no volante do carro transversal.. (tem uma regulagem que tira folga.. mas ainda não desmontei)
até sabado terei mais fotos!!
abraço
Ele não parece estar mal, mas tem muita peça que vai dar trabalho de achar.
Não vi nas fotos a base do contraponto por exemplo e é bem dificil de achar (se vc não tiver vai ter que fazer uma, eu to tendo um problema semelhante com um herrero - clone de south bend tb) e que a alavanca de recambio que vc tem aparentemente não é a dele.
As engrenagens de redução vc acha mais facil, vi um jogo na rua paraná semana passada assim como a alavanca de recambio.
Vi que o dono anterior "martelou" sobre o carro transversal, isso é muito comum, deu um trabalhão pra recuperar o meu, não sei pq fazem isso...
Dependendo da do que for, se vc quiser eu tenho um cabeçote na minha oficina sobrando que serve essa alavanca, se vc não conseguir outra por um bom preço veja se essa minha peça lhe serve.
fotos!!
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Essa folga nos eixos é normal, devem estar gastos. Vc pode fazer um novo fuso e porca nele mesmo (faço isso nos meus), sobre a engrenagem, vc consegue facil, vai pagar 90 centavos por dente. Se não me engano essa engrenagem muda dependendo do esquema que vc precisar montar pra determinados tipos de rosca.
Essas lojas geralmente estão abertas de sabado ate meio dia
miyamura..
a base do contraponto está quebrada (a trava que não deixa o eixo rodar).. mas está funcionando..
e sobre a engrenagem que está faltando? (na alavanca de recambio)...........pelo esquema da sanches blanes é uma engrenagem reta de 20 dentes (com chaveta).. sabe me dizer se é esse mesmo? pois quero ir na região da piratininga ainda esta semana para comprar!!
estou trabalhando na região sul de são paulo (CENESP) e tá dificil fazer essa correria até lá para "garimpar" essas peças (alavanca de recambio, engrenagens de redução) .. Se alguem estiver perto (para comprar) ai eu busco a noite!!!
estou preocupado com algumas "folgas" no volante do carro transversal.. (tem uma regulagem que tira folga.. mas ainda não desmontei)
até sabado terei mais fotos!!
abraço
Ele não parece estar mal, mas tem muita peça que vai dar trabalho de achar.
Não vi nas fotos a base do contraponto por exemplo e é bem dificil de achar (se vc não tiver vai ter que fazer uma, eu to tendo um problema semelhante com um herrero - clone de south bend tb) e que a alavanca de recambio que vc tem aparentemente não é a dele.
As engrenagens de redução vc acha mais facil, vi um jogo na rua paraná semana passada assim como a alavanca de recambio.
Vi que o dono anterior "martelou" sobre o carro transversal, isso é muito comum, deu um trabalhão pra recuperar o meu, não sei pq fazem isso...
Dependendo da do que for, se vc quiser eu tenho um cabeçote na minha oficina sobrando que serve essa alavanca, se vc não conseguir outra por um bom preço veja se essa minha peça lhe serve.
fotos!!
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Boa noite.
Você poderia postar algumas fotos do torno, para que eu possa avaliar, com todos os detalhes que mencionou e se possível o modelo do torno.
Leandro...
alguma consideração após ver as fotos?
abraço
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Caros...
na continuação da desmontagem.. constatei:
- Porca Bipartida muito desgastada
- fuso e bucha da manivela do carro longitudinal muito RUIM (a bucha já havia sido até "martelada" para firar folga.. e o fuso está bem desgastado)
- engrenagem conjugada 14/43 dentes bem desgastada (gerando folga no volante)
fui na piratininga (e rua parana) hoje e não achei nada!!!
nem a engrenagem de 20 dentes (para ligar a alavanca reversora na caixa norton), alavanca original, fuso e bucha de bronze, etc.... ~
achei apenas a engrenagem de redução (que está faltando) mas com um porem.. ou ambos os lados com engrenagens retas ou ambos os lados com engrenagens helicoidal...... estranho é que no meu torno, um lado é helicoidal e no outro é reta!!!!!! (é normal isso???)... e ainda por R$ 200!!! achei caro e não comprei!!! (vejam nas fotos acima)...
achei a porca bipartida por R$ 250,00 de ferro fundido... tá dificil!!!
achei um sanches blanes totalmente reformado (LINDO)... tudo novo!!! por R$ 9 mil!!!!!!!!!!
amanha estarei as 8h00 da manha na porta do muvuca e de outros... peço que me indiquem onde achar as coisas!!! preciso de ajuda!!!
abraços!
envio meu celular por MP.. se alguem estiver por lá.. me avisem!! só poderei ficar até as 11hs!!
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O pessoal lá as vezes não sabe o que tem e também chutam o preço.
na maqtor tem essa engrenagem de 20 dentes (leva a alavanquinha de amostra).
essa da reduzida o muvuca tem. fala que vc paga 50 que é o preço certo, ele vai chorar 150 e vc fecha em 75... compro dele a anos assim.
A bipartida recomendo vc usinas a sua e colocar uma substituivel (fiz isso no meu promeca) isso vai facilitar futuras trocas e dificilmente vc vai achar uma nova sem desgaste.
Talvez passe por la amanha, se quiser me passa seu cel por MP que se for te dou uma ligada, já to ligeira sobre essas peças pois andei reformando um recentemente.
Caros...
na continuação da desmontagem.. constatei:
- Porca Bipartida muito desgastada
- fuso e bucha da manivela do carro longitudinal muito RUIM (a bucha já havia sido até "martelada" para firar folga.. e o fuso está bem desgastado)
- engrenagem conjugada 14/43 dentes bem desgastada (gerando folga no volante)
fui na piratininga (e rua parana) hoje e não achei nada!!!
nem a engrenagem de 20 dentes (para ligar a alavanca reversora na caixa norton), alavanca original, fuso e bucha de bronze, etc.... ~
achei apenas a engrenagem de redução (que está faltando) mas com um porem.. ou ambos os lados com engrenagens retas ou ambos os lados com engrenagens helicoidal...... estranho é que no meu torno, um lado é helicoidal e no outro é reta!!!!!! (é normal isso???)... e ainda por R$ 200!!! achei caro e não comprei!!! (vejam nas fotos acima)...
achei a porca bipartida por R$ 250,00 de ferro fundido... tá dificil!!!
achei um sanches blanes totalmente reformado (LINDO)... tudo novo!!! por R$ 9 mil!!!!!!!!!!
amanha estarei as 8h00 da manha na porta do muvuca e de outros... peço que me indiquem onde achar as coisas!!! preciso de ajuda!!!
abraços!
envio meu celular por MP.. se alguem estiver por lá.. me avisem!! só poderei ficar até as 11hs!!
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Miyamura..
MP enviada!!
e quanto a um lado ser helicoidal e o outro reta??? é normal?? ou até isso está trocada???
grato
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Narcose,
també estou reformando um torninho antigo e graças a ajuda dos amigos do forum o trabalho esta indo muito bem!
tenho muita dificuldade de encontrar peças na cidade onde moro,por isso tenho comprado algumas coisas no Ebay,
se voce nao tiver muita pressa pode comprar la também,pois tenho encontrado alguns preços bem em conta!
abraços!
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caros...
alguem pode me afirmar se o sanches blanes mod C é 100% compativel com o SOUTH BEND de 9 polegadas???
realmente no ebay tem muita coisa.. coisa boa!!!
grato,
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O Sanches Blanes é uma cópia do South Bend 9". A única coisa que alteraram foi os mancais do cabeçote. No South Bend são usadas buchas de bronze, no Sanches Blanes rolamentos. Fora isso, as peças são as mesmas.
Mas pelo pouco que dá pra opinar pelas fotos, seu torno está precisando mais de tempo e trabalho para ajeitar do que peças de reposição.
As engrenagens que faltam podem ser encontradas no e-bay ou na R. Piratininga, se tiver saco de procurar. Cuidado que as peças do Sanches Blanes não são todas idênticas aos Joinville/Riosulense. As engrenagens, por exemplo, não servem (a menos que troque todas). No Sanches Blanes e South Bend são DP18, no Joinville são DP17.
Se comprar algum fuso (ex. dos carros), compre somente com a porca junto.
A impressão que tive pelas fotos é que conforme algum probleminha aparecia no torno, ao invés de ser dada uma manutenção adequada, fazia-se uma gambiarra e tocava adiante. O serviço agora é ir desfazendo as gambiarras e arrumando corretamente.
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estive nesse sabado pela manha na região da Piratininga!!!
fui ao muvuca e consegui:
- Engrenagens para compor a ligação entre a alavanca de reversão e a caixa norton (algumas medidas)
- Fuso da manivela do carro longitudinal com a porca de bronze (usado.. mas muito melhor do que o anterior)
- ferramenta de recartilhado
Preço: R$ 200,00 (com muito choro!!)
não tive tempo de tirar fotos e nem de mexer no torno.. creio que na terça-feira conseguirei ambas as coisas!!
creio que já dará para liga-lo e ver a precisão que dará na confecção de roscas (principalmente para refazer a porca bi-partida) e quem sabe fusos novos e algumas pecinhas!! (tudo para melhorar o proprio torno)
ainda preciso de muitas dicas... (principalmente para resolver os engates da engrenagem de reduçao, que um lado está com encaixes helicoidal e o outro lado esta com encaixes retos)
abraços
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O Sanches Blanes é uma cópia do South Bend 9". A única coisa ...
É um prazer enorme reencontrá-lo aqui no Forum, espero que continue nos agraciando com seus conhecimentos.
Grande Abraço
Edson
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Saudaçoes
Somente como informação
Encontrei 2 tornos sanches balnes na FREMAQ
http://www.fremaq.com.br/produto.php?id=253 (http://www.fremaq.com.br/produto.php?id=253)
tm-280 5.500 e CR 3.400
E chines novo GE556 3.900
Roberto
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Olá Edson, o prazer é todo meu! :)
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Aproveitando que vc voltou... hehehe .... aquele seu site saiu do ar ou vc mudou o endereço?
Era bem interessante
Olá Edson, o prazer é todo meu! :)
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Ontem coloquei para funcionar!! Liga so trifasica atraves de motor (com capacitor) .. O a primer lixada na alavanca de reversão!!!
Preciso de uma algumas dicas de como resolver a falta da engranagem de redução (lado helicoidal e outro lado reto) e recondicionamento da porca bipartida!!!
Abraço!!! Depois coloco fotos!!
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As engrtenagens são independentes, vc pode substituir uma delas, primeior consegue a engrenagem de redução, ai ve qual dos padrões vai manter.
Ontem coloquei para funcionar!! Liga so trifasica atraves de motor (com capacitor) .. O a primer lixada na alavanca de reversão!!!
Preciso de uma algumas dicas de como resolver a falta da engranagem de redução (lado helicoidal e outro lado reto) e recondicionamento da porca bipartida!!!
Abraço!!! Depois coloco fotos!!
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Achei a engrenagem redutora com dentes retos
Alguém sabe ou tem uma polia para Correia em V com engrenagem reta?
Já fui na maqtor e não encontrei!!!
A engrenagem das polias é independente das polias?
Abraço
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Sim, a minha por exemplo é presa por 3 parafusos.
Achei a engrenagem redutora com dentes retos
Alguém sabe ou tem uma polia para Correia em V com engrenagem reta?
Já fui na maqtor e não encontrei!!!
A engrenagem das polias é independente das polias?
Abraço
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miyamura,
pode me passar as medidas dessa engrenagem?? (medida interna, externa e quantidade de dentes)...
na maqtor (por exemplo) a galera não sabe qual engrenagem é de lá... sem levar as medidas creio que não conseguirei achar!!
lá na maqtor, achei a polia com a engrenagem reta, porem para correia lisa.. não com polia para correia em V.. Se eu trocar para correia plana, terei de alterar o lado da correia do motor.. kkk parece que nunca tem fim!!!
abraço
Sim, a minha por exemplo é presa por 3 parafusos.
Achei a engrenagem redutora com dentes retos
Alguém sabe ou tem uma polia para Correia em V com engrenagem reta?
Já fui na maqtor e não encontrei!!!
A engrenagem das polias é independente das polias?
Abraço
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Narcose,
Esse carretel de engrenagens retas ou helicoidais, raramente é usado em usinagem, pois a velocidade do torno é muito reduzida. Normalmente as 3 polias centrais dão conta do recado. Com isso não quero dizer para você não colocá-la em seu torno, só estou dizendo para você se preocupar com outras peças que são mais importantes, com o tempo você vai achar esse carretel e poderá negocias com mais tranquilidade a seu favor.
O torno poderá funcionar perfeitamente sem esse carretel até vc. achá-lo.
Abraços
Edson
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Era bom levar o seu pra comparar por existe diferenças de medida.
miyamura,
pode me passar as medidas dessa engrenagem?? (medida interna, externa e quantidade de dentes)...
na maqtor (por exemplo) a galera não sabe qual engrenagem é de lá... sem levar as medidas creio que não conseguirei achar!!
lá na maqtor, achei a polia com a engrenagem reta, porem para correia lisa.. não com polia para correia em V.. Se eu trocar para correia plana, terei de alterar o lado da correia do motor.. kkk parece que nunca tem fim!!!
abraço
Sim, a minha por exemplo é presa por 3 parafusos.
Achei a engrenagem redutora com dentes retos
Alguém sabe ou tem uma polia para Correia em V com engrenagem reta?
Já fui na maqtor e não encontrei!!!
A engrenagem das polias é independente das polias?
Abraço
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Dependendo do material a ser usinado realmente vc pode nunca usar, mas tem que ver qual será a utilização, eu por exemplo uso 50% das vezes a reduzida, para fazer roscas ou para desbastar a passo grosso aço, não só no meu sanches blanes, mas nos meus tornos grandes que tem bem mais força tb.
Tem que ver certinho o que se pretende fazer, pois se for pra usinar aço e fazer roscas acho que esse é um dos itens que merecem atenção.
Uma solução tb poderia ser colocar um motor de 2 velocidades (é o que a south bend faz hoje) - mas os custos envolvidos ai seriam diferentes.
Narcose,
Esse carretel de engrenagens retas ou helicoidais, raramente é usado em usinagem, pois a velocidade do torno é muito reduzida. Normalmente as 3 polias centrais dão conta do recado. Com isso não quero dizer para você não colocá-la em seu torno, só estou dizendo para você se preocupar com outras peças que são mais importantes, com o tempo você vai achar esse carretel e poderá negocias com mais tranquilidade a seu favor.
O torno poderá funcionar perfeitamente sem esse carretel até vc. achá-lo.
Abraços
Edson
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Caros..
creio que terei essa proporção tambem (50% de cada - usinagem e roscas)
estou com essa "pressa" pois o principal motivo é fazer as peças para o proprio torno (principalmento os fusos das alavancas dos carros) e a porca bi-partida - mais URGENTE
estou envolvido na construção e personalização de motos (como hobby - querendo virar negocio).. alem de outras "loucuras" de um cara "sem infancia"!!! kkkkkkkkkk
Ontem já usinei as primeiras peçinhas (apenas desbastar conicamente umas portas da alavanca inversora, pois as porcas eram muito grossas e não deixava engrenar)...
como já está engrenando, já testei a caixa norton em todas as combinações... apenas estou usando a engrenagem de 24 dentes (no manual é de 20 dentes)....
quero começar a fazer alguns testes de fazer rosca para entender o processo!!!
ou seja.. preciso da engrenagem de redução e resolver o tal impasse da engrenagem helicoidal!!!
abraço
Dependendo do material a ser usinado realmente vc pode nunca usar, mas tem que ver qual será a utilização, eu por exemplo uso 50% das vezes a reduzida, para fazer roscas ou para desbastar a passo grosso aço, não só no meu sanches blanes, mas nos meus tornos grandes que tem bem mais força tb.
Tem que ver certinho o que se pretende fazer, pois se for pra usinar aço e fazer roscas acho que esse é um dos itens que merecem atenção.
Uma solução tb poderia ser colocar um motor de 2 velocidades (é o que a south bend faz hoje) - mas os custos envolvidos ai seriam diferentes.
Narcose,
Esse carretel de engrenagens retas ou helicoidais, raramente é usado em usinagem, pois a velocidade do torno é muito reduzida. Normalmente as 3 polias centrais dão conta do recado. Com isso não quero dizer para você não colocá-la em seu torno, só estou dizendo para você se preocupar com outras peças que são mais importantes, com o tempo você vai achar esse carretel e poderá negocias com mais tranquilidade a seu favor.
O torno poderá funcionar perfeitamente sem esse carretel até vc. achá-lo.
Abraços
Edson
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caros...
ontem instalei a alavanca reversora (provisoriamente) e fui testar a caixa norton (sem tornear).. apenas para girar o fuso e testar (aprender como funciona os avanços automaticos)....
primeira constatação..... tudo está demasiado duro.... um peso enorme para virar..... mesmo tendo lavado tudo e montado com oleo!!!
a alavanca reversora fica extremamente forçada... como a alavanca não é deste torno, não há fixação adequada e para segurar na "mão" .. precisa de uma força descomunal.. e correndo o risco das engrenagens desencaixar!!!
preciso de dicas de como "aliviar o peso" da caixa norton, fuso, caros !!!! até do barramento...
se não apertar não consigo precisão!!!
outra coisa: comprei a engrenagem de redução (lá na rua paraná) por R$ 150,00... e peguei uma engrenagem lá no muvuca (mas acho que não servirá para colocar como engrenagem principal da arvore!)
ainda "Preciso de Ajuda"!!!
abraço
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Apenas por curiosidade:
Quando voce fala em alavanca reversora, está falando daquela pequena que faz alterar as engrenagens de reverter o sentido de giro do fuso em relação à arvore, confere?
De qualquer modo, nenhum engrenamento em um torno deve ser tentado (engate ou desengate) com a máquina ligara e funcionando - SEMPRE com o torno parado!
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Gilli..
é essa alavanca mesmo...
o problema é manter a alavanca no lugar.. já que ela não é desse torno... (veja as fotos)
abraço
Apenas por curiosidade:
Quando voce fala em alavanca reversora, está falando daquela pequena que faz alterar as engrenagens de reverter o sentido de giro do fuso em relação à arvore, confere?
De qualquer modo, nenhum engrenamento em um torno deve ser tentado (engate ou desengate) com a máquina ligara e funcionando - SEMPRE com o torno parado!
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Eu ví as fotos na primeira página mas a coisa não fica miuto clara, portque me parece que este modelo usa o sistema fixo por um parafuso isto é - o operador posiciona o sistema ou para frente ou para trás e fixa com parafuso.
Normalmente a operação de abertura de roscas não usa reverter ali - o sistema fica engrenado e o operador só inverte o sentido de giro da placa para voltar para trás *(com a ferramenta fora da rosca) e assim não perder o sincronismo caso ele não tenha o relogio de roscas...
Este sistema de inversão é para fazer rosca esquerda ou direita apenas...
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Gilii
show... farei um furo na lateral no cabeçote para fixação da alavanca (inves de ficar inventando um complemento da alavanca para usar os furos frontais no cabeçote!!) e passarei um macho para utilizar um parafuso..
e quanto ao "peso" do sistema de engrenagens (caixa norton e fuso) e dos carros? lavei tudo com querosene e montei usando oleo!!! aconselha colocar graxa? tenho graxa branca e marron a disposição!!
será que o excesso de desgastes das engrenagens podem causar essa "dureza" (peso a qual me refiro)??
abraço
Eu ví as fotos na primeira página mas a coisa não fica miuto clara, portque me parece que este modelo usa o sistema fixo por um parafuso isto é - o operador posiciona o sistema ou para frente ou para trás e fixa com parafuso.
Normalmente a operação de abertura de roscas não usa reverter ali - o sistema fica engrenado e o operador só inverte o sentido de giro da placa para voltar para trás *(com a ferramenta fora da rosca) e assim não perder o sincronismo caso ele não tenha o relogio de roscas...
Este sistema de inversão é para fazer rosca esquerda ou direita apenas...
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Alavanca inversora fixada (através de um parafuso no cabeçote)
Darei inicio ao estudo de rosca (internas e externas) .. Apesar de não ter feito a instalação da engrenagem de redução (da arvore)
a engrenagem de redução tem o diametro do eixo diferente do eixo que tenho.. terei de usinar o eixo e fabricar uma nova peça excentrica (lado contrario a alacanca de engate)
Estou com uma engrenagem como pinhão de 24 dentes e uma engrenagem na caixa Norton de 44 dentes.. Alguém sabe se conseguirei fazer alguma rosca padrão nessa configuração? (milímetro ou polegada??)
Não se esqueçam das dicas sobre graxa ou óleo!!!
Abraço
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O Ivan, o Gilii e também o MarcoMartin já postaram algumas dicas ótimas exatamente sobre lubrificação dos tornos.
Uma passada na janela de pesquisa e vc vai encontrar isso tudo já comentado.
E aproveitando, parabens pelo torno.
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boas...
ontem fiz meu primeiro dia de intensivo no torno!!!
resultados:
- usando um pinhão de 24 dentes e uma engrenagem da caixa norton com 44 dentes, o automatico não é lento o suficiente para fazer um belo acabamento no "automatico". Mesmo usando a menor velocidade na caixa norton... tenho de rever a relação entre pinhão e caixa norton!!
- usinei 2 eixos de aproximadamente 20cm cada.. e notei que há diferenças nos diametros das extremidades.. cerca de 0,10mm nesses 200mm!!! preciso de dicas para alinhar o cabeçote (creio que é a explicação mais logica para essa excentricidade em um das pontas!!)
- o fuso e a porca de bronze do carro longitudinal estão dando uma folga excessiva (mesmo tendo arrumado um menos pior!!) e incomoda muito!!!
- ainda não me adequei as medidas (cada riscos equivale a 0,10mm?)... e preciso de mais treino!!
- resolvi engraxar (graxa branca - tipo maritima) o fuso principal, caixa norton e alguns outros pontos.. diminuiu muito o ruido.
- como não utilizarei o automatico e fazer roscas (até arruamar a relação de engrenagens e a instalação da engrenagem de redução), resolvi deixa-lo desengrenado (alavanca de reversão) e diminuir ainda mais o ruido das engrenagens!!
quem puder ajudar,,, please!!
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Olá Edson, o prazer é todo meu! :)
Ola Ivan, de volta ao forum!!! satisfação revelo por aqui novamente!!!
onde voce esta hospedando as fotos dos seus projetos? eu quase perdi as minhas aquele site qye não lembro o nome agora, sai do ar do nada e não voltou mais, agora estou colocando no SkyDrive Hotmail.
[]'
Mauro.
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Olá Mauro,
o Fotopic fechou as portas, as imagens foram perdidas.
Por enquanto, não estou guardando foto em lugar nenhum. Estou numa fase com pouco tempo, quando sobrar um pouco procuro uma forma mais confiável...