Autor Tópico: Torno de Bancada Zambrini  (Lida 8469 vezes)

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Offline Ivan

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Re: Torno de Bancada Zambrini
« Resposta #15 Online: 05 de Agosto de 2009, 22:53 »
Mariano,
bem interessante, nunca tinha visto nada desta marca.
O avental é bem peculiar, parece ter avanços longitudinal e transversal, ambos derivados do rasgo de chaveta do fuso. Mas de forma simples, com engrenagens em eixos deslizantes, acionados por aquelas 2 "maçanetas". Como os Joinville, só que estes não têm o longitudinal.
O preço não está ruim, desde que tudo esteja em funcionamento.
Minha maior preocupação seria o cabeçote. O eixo-árvore parece ser embuchado, mas não vejo oleadeira nem graxeira. E aquela tampa com parafusos desrosqueados na bucha dianteira está esquisita. Aquilo pode esconder alguma armadilha, eu pediria pra olhar com mais cuidado (se tiver fotos de perto, melhor). Pegue o eixo e tente sacudir, não é para haver movimento perceptível, mas ainda assim girar com facilidade.
Olhe também se não há engrenagens com dentes faltando - no cabeçote, na grade e na caixa Norton (se a situação permitir, leve um espelho e uma lanterna).
Quanto ao desgaste no barramento, a menos que seja muito, sua importância é geralmente superstimada para esses usos. Se conseguir uma foto de perto do barramento próximo à placa, melhor.
Para dar uma sentida no desgaste do barramento, veja se há perto da placa um cocoruto no topo da guia prismática do carro, e se dá pra prender a unha nele.
No geral, tente colocar pra funcionar e teste o funcionamento da porca, dos avanços, das velocidades da caixa norton, da redução no carretel do cabeçote, e se possível, faça como o Rubens falou, torneando uma peça.

Offline Ivan

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Re: Torno de Bancada Zambrini
« Resposta #16 Online: 05 de Agosto de 2009, 23:36 »
Rapaz, que gambi essa furadeira em cima da fresadora!

Offline mariano

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Re: Torno de Bancada Zambrini
« Resposta #17 Online: 06 de Agosto de 2009, 10:14 »
Ivan, mais uma vez obrigado pelas dicas.

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O eixo-árvore parece ser embuchado, mas não vejo oleadeira nem graxeira. E aquela tampa com parafusos desrosqueados na bucha dianteira está esquisita

É um tipo de ajuste de precarga para tirar a folga, assim me informou o vendedor. Forçando com a mão não se percebe folgas no eixo e está girando com facilidade.

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O avental é bem peculiar, parece ter avanços longitudinal e transversal,

Sim. Ele tem os dois avanços. O vendedor fez uma demonstração dos avanços e do controle de rotação ( Weg CFW08) fazendo rosca em uma peça.

Aparentemente, esta tudo em perfeito estado, porem não fiz medidas na peça usinada.

Raranda:

O valor da fresa acho que é em torno de 6000 dinheiros.

Sds.




Offline RAranda

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Re: Torno de Bancada Zambrini
« Resposta #18 Online: 06 de Agosto de 2009, 10:28 »
Mariano...

Muito agradecido pela resposta.

Mas realmente o vendedor deu uma "viajada" no valor dessa máquina.

Só para te alegrar mais, esse inversor da WEG CFW 08 vale sozinho pelo menos 1/4 do valor que está sendo vendido esse torninho.

Então já começa a melhorar para você.

Grande abraço.

Rubens   

Offline miyamura

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Re: Torno de Bancada Zambrini
« Resposta #19 Online: 06 de Agosto de 2009, 10:38 »
Com esse valor, se vc procurar vc acha uma furadeira fresadora nova que pra maioria das aplicações é mais facil de acertar e tb versátil, fora que não vai ter folgas, defeitos, vai ter garantia, etc...
Um universal com o cabeçote vertical com esse porte e de correia não custa mais que 5000.
Vendi a minha natal por 2200 e tava completa.

O valor da fresa acho que é em torno de 6000 dinheiros.

Offline mariano

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Re: Torno de Bancada Zambrini
« Resposta #20 Online: 06 de Agosto de 2009, 10:50 »
Detalhe do ajuste de folga da bucha.

Offline Ivan

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Re: Torno de Bancada Zambrini
« Resposta #21 Online: 06 de Agosto de 2009, 12:04 »
Mariano,
ainda tô achando esquisito.
Ali provavelmente vai uma bucha cônica, como a de um Joinville antigo de um amigo para o qual fiz buchas novas (estavam desgastadas além do ajuste).



Porcas de ajuste



Ela tem uma fenda, e apertando uma ou outra porca, ela desloca no alojamento (também cônico), ajustando a folga. Os rebaixos fresados no meio são para impedir que ela gire, para isso tem aquele parafuso bem visível no cabeçote nestas últimas fotos que você mandou.



Pelo que tá parecendo, a porca traseira não existe ou não está lá, e está se usando somente uma porca na frente, com a distância regulada por um parafuso. Como a bucha precisa ter uma folguinha de centésimo no eixo para o fime lubrificante, essa montagem dá a impressão de ser nada rígida, no lugar onde isso é mais necessário.
Esse torno parece ser de fabricação simples (econômica), como os Joinville, mas não a esse ponto.
Consegue ver se na parte traseira desse mancal dianteiro há vestígios da outra ponta da bucha? E se é roscada?
Apesar de a porca dianteira não parecer ter encaixes para uma chave unha, o que daria a impressão de ser assim de projeto (!), poderia ser algo como a bucha ter desgastado além do ajuste com as duas porcas, aí fez-se um enjambro pra puxar ela mais ainda e conseguir apertar mais, sei lá.

O Miyamura já teve torno embuchado, e o Marco deve conhecer disso também, quem sabe dão um palpite.

Eu não levaria sem entender o que acontece ali - pelo menos pra você saber se vai precisar fazer uma bucha e as porcas, e dar um trato no eixo.

Offline Ivan

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Re: Torno de Bancada Zambrini
« Resposta #22 Online: 06 de Agosto de 2009, 12:57 »
Só como curiosidade adicional, as roscas dessas buchas são um dos únicos lugares que já vi onde a rosca precisa ser quadrada - se fosse uma rosca em V ou mesmo trapezoidal, ao dar o aperto para travar longitudinalmente haveria uma força fechando a bucha, impedindo o ajuste de folga.

Offline miyamura

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Re: Torno de Bancada Zambrini
« Resposta #23 Online: 06 de Agosto de 2009, 13:18 »
essa bucha ta com cara de gambiarra. Posso estar redondamente enganado, mas ta com cara.
da pra ver a rosca quadrada na foto, alguem deve ter adaptado aquele parafuso pra fazer pressão.

Fico fulo com essas coisas. Pessoal dá manutenção de qualquer jeito e deixa pior do que tava.

Francamente nesse valor acredito que vc consiga achar um SB ou mesmo joinville.

Um SB todo reformado (to falando de barramento e não só pintura) acha nas lojas por uns 3800 (acho caro falando francamente) e vc consegue pechinchar nas lojas a uns 3000, então um um pouco melhor que esse nao deve estar muito longe. Vai de vc saber brigar pelo preço (nessa área se o cara pede 2200 é pq ele espera chegar na média de 1800).

minha humilde opinião... eu procuraria outro.

Offline mariano

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Re: Torno de Bancada Zambrini
« Resposta #24 Online: 06 de Agosto de 2009, 13:22 »
Ivan,
Volto lá hoje a noite para ver estes detalhes.

Valeu.

Sds.

Offline betones

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Re:Torno de Bancada Zambrini
« Resposta #25 Online: 19 de Novembro de 2013, 15:45 »
Mariano, ficou com o torno?  arrematei um no leilão vou retirar daqui uns 10 dias esta detonado. Vou restaurar.
Por favor, saberia informar a onde posso retificar o barramento em São Paulo?

Att.:
Alberto

 

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