Autor Tópico: torno de bancada  (Lida 12217 vezes)

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joelzomer

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Re: torno de bancada
« Resposta #15 Online: 16 de Dezembro de 2007, 09:27 »
Sim senhor  ;D

Coloquei a minha peça (eletrodo) na pinça do splindle e coloquei a ferramenta
presa na morça e ai usei o eixo (x) e o eixo (z) para tornear por um azar a
primeira peça eu matei :'( mas depois foi só alegria

falouuuuuuuu

Offline F.Gilii

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Re: torno de bancada
« Resposta #16 Online: 16 de Dezembro de 2007, 09:50 »
Obrigado...

joelzomer

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Re: torno de bancada
« Resposta #17 Online: 16 de Dezembro de 2007, 10:01 »
De nada ;D

Foi um prazer , 7 anos de usinagen se aprende muito

fuiiiiiii

Offline Blackmore

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Re: torno de bancada
« Resposta #18 Online: 16 de Dezembro de 2007, 10:47 »
villas

Se o torno é o pai a fresadora é a mãe com certeza. Uso bem mais a fresadora que o torno, porém com o torno você até pode fresar mas com a fresadora não dá pra tornear.

ae que tu se engana ... tb dá para tornear na fresa sim meu camarada ... claro q vai ser muuuito mais limitado... mas dá !!

abraço!

HSS

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Re: torno de bancada
« Resposta #19 Online: 20 de Abril de 2008, 23:09 »
 Achei muito interessante o questionamento de se tornear na fresadora, e de se fresar no torno, já tive a oportunidade de fazer as duas operações e acho que com criatividade tudo é possível, particularmente prefiro a fresadora por ser tridimensional já em sua concepção porém as duas máquinas tem características muito distintas e três regras determinam a viabilidade da usinagem:
_Segurança;
_Necessidade;
_Produtividade;

Saudações à todos !   

Offline f1veras

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Re: torno de bancada
« Resposta #20 Online: 17 de Setembro de 2008, 06:30 »
O certo mesmo é tornear no torno e fresar na fresadora

Offline Ivan

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Re: torno de bancada
« Resposta #21 Online: 18 de Setembro de 2008, 09:52 »
Eu estou fazendo um arranjo para fresar no torno.
Essa é uma placa em ângulo, monta no carro transversal igual ao carro superior. Fiz com 1020 3/8" soldado, é extremamente rígida.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53618449.html
Aqui com uma morsinha improvisada
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53618450.html
A idéia é adaptar esse carro de FoFo que consegui na sucata (está zero, só precisa limpar).
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53618452.html
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53618448.html
É colocar um fuso e uma suportagem para uma morsa adequada.

O carro é grande para a aplicação, mas isso de certa forma é vantagem (mais rigidez pela massa e mais rigidez pela superfície grande no rabo-de-andorinha). O suporte é pequeno perto dele, mas como os esforços só ocorrerão na parte de baixo, não tem problema.

É claro que um arranjo desses tem suas limitações e não é a Bridgeport dos meus sonhos, mas com passes leves dá pra fazer muita coisa. E (na minha opinião) é muito mais fresadora do que essas "furadeiras-fresadoras" chinesas que vende por R$3000, que usam um mandril de furadeira (100% inadequado para cargas laterais).

Offline mdaweb

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Re: torno de bancada
« Resposta #22 Online: 18 de Setembro de 2008, 10:17 »
Ivan, é exatamente isso que tinha em mente pra fazer, muito bom,  :)

Offline mdaweb

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Re: torno de bancada
« Resposta #23 Online: 18 de Setembro de 2008, 10:31 »
Ivan, parece que você tem um torno igual ao meu, o meu é um Joinville 217R de 1964.

Eu ainda estou com alguns problemas nele, por exemplo mandei fazer uma porca pro fuso do carro principal,
a original estava muito gasta, mas ainda não ficou bom o carro principal se balançar ele com a mão percebece que ele joga,
muito pouquinho mas joga, isso atrapalha bna hora de usinar?

Com a horiginal a folga era de 2,5mm, com a nova diminuiu muito, tem como solucionar isso?

Outra coisa, no carro principal do lado direito tem um parafuso, em uma das fotos da pra ver (a foto 2), qual a função desse parafuso?
O meu tem o furo mas ta faltando esse parafuso.

Observei também que do lado esquerdo do carro principal tem um parafuso Halen, você quem  colocou? Qual a função? No meu não tem esse parafuso.

To desconfiado que o carro principal do meu deve estar jogando na hora de usinar internamente, por isso as ondulações internas nas buchas que to fazendo.

[]’

MDAWEB.

Offline Ivan

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Re: torno de bancada
« Resposta #24 Online: 18 de Setembro de 2008, 11:36 »
Mauro,
aquele furo é para a trava do carro.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53628774.html
Apertando o parafuso, a peça de baixo é comprimida contra a parte inferior do barramento, travando o movimento do carro transversal. É útil para quando você precisa travar o movimento dele, por precisão ou por rigidez a mais(faceamento, sangria, tornear cones com o carro superior etc.). É moleza fazer uma peça dessas, use um material macio que desgaste a peça, e não o barramento.


Folga é indesejável, o quanto vc puder eliminar, melhor. Com raras exceções, as montagens exigem alguma folga para se movimentar, mas folga em excesso só vai prejudicar e dificultar o uso.

Em primeiro lugar, precisa saber onde está a folga.
Você disse que o carro transversal joga. Na direção do fuso, para os lados ou para cima e para baixo?

Algumas coisas pra olhar (estou partindo do pressuposto que está tudo limpo e lubrificado):

- os parafusos da régua estão apertados? (devem ser apertados dos de dentro para os de fora, aperte cada um até que não dê para mover o carro, e solte o mínimo para permitir movimento - faça isso individualmente).
- A bucha do fuso (dentro da qual vai o fuso, ela é fixada no carro com um parafuso escondido em baixo do carro, atrás do manípulo) está apertada?
- A bucha do colar micrométrico (que de certa forma é o "eliminador de folga" dos fusos dos carros) está apertada? Afrouxe o parafuso no furinho do colar (esse colar fui eu mesmo que fiz, hehehe) e empurre para a frente a flange que encosta no manípulo, até tirar toda a folga, e reaperte o parafuso.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53628775.html
Essa bucha pode estar travada se não for movimentada há muito tempo, mas é importante "acordá-la" e usá-la para tirar as folgas. Obs-não tente tirar o parafuso pelo furinho.
- A altura da porca do fuso está adequada? (aquela fixada por um fenda na parte superior do carro transversal). Se não estiver, vc acaba tendo que deixar o parafuso frouxo pra compensar a altura errada, o que cria folga adicional.


Coloquei o manual dele aqui, caso vc não tenha:
http://www.uploading.com/files/9EADBOI1/manual_tm127.pdf.html

(na verdade o manual é do 127, que veio depois, mas a comunalidade é quase total)

Posta umas fotos do seu torno aí....

Offline mdaweb

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Re: torno de bancada
« Resposta #25 Online: 18 de Setembro de 2008, 12:07 »
Ivan respostas em Azul ok, sei que tem algumas pessoas aqui no fórum que não gostam de Quote, mas não tem jeito, pra responder melhor só assim.

Mauro,
aquele furo é para a trava do carro.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53628774.html
Apertando o parafuso, a peça de baixo é comprimida contra a parte inferior do barramento, travando o movimento do carro transversal. É útil para quando você precisa travar o movimento dele, por precisão ou por rigidez a mais(faceamento, sangria, tornear cones com o carro superior etc.). É moleza fazer uma peça dessas, use um material macio que desgaste a peça, e não o barramento.

Ok Entendi!


Folga é indesejável, o quanto vc puder eliminar, melhor. Com raras exceções, as montagens exigem alguma folga para se movimentar, mas folga em excesso só vai prejudicar e dificultar o uso.

Em primeiro lugar, precisa saber onde está a folga.
Você disse que o carro transversal joga. Na direção do fuso, para os lados ou para cima e para baixo?

Na direção do fuso, para os lados e para cima não joga!!

Algumas coisas pra olhar (estou partindo do pressuposto que está tudo limpo e lubrificado):

Ok Esta tudo muito bem limpo e lubrificado, desmontei tudo e limpei tirei inclusive a tinta velho ficando só no ferro mesmo.

- os parafusos da régua estão apertados? (devem ser apertados dos de dentro para os de fora, aperte cada um até que não dê para mover o carro, e solte o mínimo para permitir movimento - faça isso individualmente).

Ok, fiz exatamente como voce diz!

- A bucha do fuso (dentro da qual vai o fuso, ela é fixada no carro com um parafuso escondido em baixo do carro, atrás do manípulo) está apertada?

Ok esta bem apertada e justa!

- A bucha do colar micrométrico (que de certa forma é o "eliminador de folga" dos fusos dos carros) está apertada? Afrouxe o parafuso no furinho do colar (esse colar fui eu mesmo que fiz, hehehe) e empurre para a frente a flange que encosta no manípulo, até tirar toda a folga, e reaperte o parafuso.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53628775.html
Essa bucha pode estar travada se não for movimentada há muito tempo, mas é importante "acordá-la" e usá-la para tirar as folgas. Obs-não tente tirar o parafuso pelo furinho.

Ok já tinha percebido que ela serve pra tirar a folga do fuso, e providenciei o ajuste.

- A altura da porca do fuso está adequada? (aquela fixada por um fenda na parte superior do carro transversal). Se não estiver, vc acaba tendo que deixar o parafuso frouxo pra compensar a altura errada, o que cria folga adicional.

Ok, eu tive problemas com a altura dessa porca sim, a que mandei fazer não ficou 100% no tamanho da original, mas resolvi o problema colocando arruelas entre a porda e o carro ajustando a altura, notei isso quando apertava o parafuso que prende ela, o carro começava a prender quando todo retraído em direção a manivela, e começava a soltar quando afastava da manivela, percebi que isso não acontecia quando afrouxava ele, ai percebi que so podia ser a altura mesmo, com as arruelas resolveu o problema ele agora to soltinho em todo o percurso, mas mesmo o parafuso da porca com bastante aperto ele ainda joga em direção ao fuso, creio que seja folga na porca mesmo, mesmo sendo ela nova, vou ter que bolar outro jeito de tirar essa folga.


Coloquei o manual dele aqui, caso vc não tenha:
http://www.uploading.com/files/9EADBOI1/manual_tm127.pdf.html

Beleza, tava procurando ele, mas só vou poder baixar quando chegar em casa, o Firewall da qui da empresa não da acesso a esse site.

(na verdade o manual é do 127, que veio depois, mas a comunalidade é quase total)

Posta umas fotos do seu torno aí....

Ok, vou colocar as fotos que tirei antes da reforma e depois.

Lá na área de projetos de usuários no meu projeto eu coloquei algumas fotos lá.


Ivan com relação a retifica do barramento e a do carro principal, como voce procedeu que produto e aquele que voce usou no carro principal, to curioso.


[]’

Mauro.

Offline Ivan

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Re: torno de bancada
« Resposta #26 Online: 18 de Setembro de 2008, 14:01 »
Dei uma olhada nas fotos, parabéns, o torno está legal e vc deu um belo trato nele. Curiosidade, quanto pagou?

A folga que vc tem no carro é igual ou menor (em amplitude) à folga que a porca tem no fuso (com essas peças desmontadas)?
O fuso está muito desgastado? Se sim, está desgastado regularmente ou desgaste concentrado em um pedaço?
Essa folga pode ser percebida em todas as posições do carro? (com ele recolhido, meio-curso e estendido)

O parafusinho da folga também serve para tirar folga da porca e fuso, desde que seja desgaste na porca (ou desgaste uniforme no fuso), caso contrário ele vai travar no pedaço mais "gordo" do fuso. Talvez valha à pena vc tentar mais um "chorinho" nele. Se quando vc sacode o carro na folga, a fresta entre o colar micrométrico e a bucha do carro varia qualquer coisa, ainda dá pra tirar folga pelo parafuso.

Essa folga não é a morte (e nunca é zero), mas vc tem que lembrar que ela existe na hora que estiver fazendo um avanço medindo no colar micrométrico (mede na "ida", nunca na "vinda"). Se for muito grande, ela só complica com algumas combinações de ângulos de ferramenta e materiais, que tendem a "puxar" a ferramenta.

O barramento mandei usinar em uma empresa perto daqui, saiu R$400, com precisão superior a 1 centésimo. Tem que tomar cuidado com quem faz, se não é furada. E o equipamento também tem que ser adequado. Seja fresa ou retífica, o curso da mesa tem que ser superior ao comprimento do barramento. Se reposicionar, adeus precisão. E tem que fazer todas as guias sem mexer na montagem.
O produto que apliquei no carro chama Moglice, é um epoxi antideslizante fabricado pela firma alemã Diamant. É feito pra isso e é usado em máquinas grandes novas, de centenas de milhares de dinheiros.
http://www.diamant.com.br/moglice.html
Contém dissulfeto de molibdênio e cargas metálicas, segundo o fabricante tem melhor desempenho e resiste mais do que turcite e outros alternativos. E preserva muito o barramento. A vantagem é que vc faz um gabarito com parafusos ou calços, aplica o revestimento e posiciona o carro no barramento. Aguarda a cura e está pronto, sem rasqueteamento ou ajuste. A aplicação fui eu que fiz, e o pote custou R$100, usei metade nessa aplicação.
Quando tiver tempo posto a historinha completa ilustrada em outro post, até lá o que eu puder tentar ajudar é um prazer.

Offline mdaweb

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Re: torno de bancada
« Resposta #27 Online: 18 de Setembro de 2008, 14:14 »
Ivan coloquei algumas fotos aqui http://tornomda.fotos.net.br/torno

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Mauro.

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Re: torno de bancada
« Resposta #28 Online: 18 de Setembro de 2008, 14:22 »
Ok Ivan, vou levar em uma ferramentaria que tem aqui perto e fazer um orçamento pra retificar o barramento, o moglice eu já mandei um e-mail pra eles pedindo cotação.

Obrigado pelas resposta, valeu bastante.

[]'

Mauro.

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Re: torno de bancada
« Resposta #29 Online: 18 de Setembro de 2008, 14:41 »
Mauro, seu barramento está realmente precisando? Tem uma foto dele de perto? Dá pra prender a unha no "cocoruto" que fica acima do desgaste? Muito cuidado onde faz, o sujeito dizer que faz não basta...

 

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