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MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: Alebe em 13 de Fevereiro de 2010, 13:20

Título: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 13 de Fevereiro de 2010, 13:20
É com enorme satisfação, e feliz como pinto no lixo, que abro este tópico para mostrar aos amigos meu novo brinquedo!  8)
Gostaria muito agradecer ao meu grande amigo Rubens (Raranda) pela disposição em verificar o torno e dar muitas dicas sobre esta aquisição, e a todos os amigos que estavam alertas sobre algum bom negócio para me indicar.
Estou em divida com todos. Obrigado.

Agora, o que não vão faltar são dúvidas e dúvidas e mais dúvidas sobre tudo. Hehehe, se preparem...  ::)
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: F.Gilii em 13 de Fevereiro de 2010, 13:28
Que bacana Alebe...

Parabéns pela nova aquisição!
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: marc0 em 13 de Fevereiro de 2010, 14:27
Isso aqui tá virando o fórum guia dos torneiros  ;D ;D ;D

Parabéns Alebe, desejo que lhe traga toda a satisfação que espera.

Abraços.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 13 de Fevereiro de 2010, 14:58
E com dois torneiros de mão cheia como estes dois dando boas vindas a coisa toda fica parecendo muito promissora.
Brigado Fábio e Marco
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: F2S em 13 de Fevereiro de 2010, 16:27

Mais um novo feliz proprietário de torno.

Parabéns Alebe!
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: RAranda em 13 de Fevereiro de 2010, 16:41
Nobre amigo Alebe.

Meus parabéns.

Como já o conheço pessoalmente (você e o torno).

Posso garantir que ambos são de excelente qualidade. ehehehehe

No que eu puder ajudar, é só pedir.

Abraços e bom carnaval, com a "folia" da reforma.

Abraços.

Rubens

PS. No dia me lembro de ter visto o castelinho (porta ferramentas) no lugar, e na foto não aparece, foi você quem o retirou ou lhe entregaram sem?
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: mulapreta em 13 de Fevereiro de 2010, 16:51
Agora sim, seu baldinho de fundição vai ter proveito...

É só correr pra galera...


Parabéns, parece que ele está inteiraço.

Abs.

Edson

Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 13 de Fevereiro de 2010, 18:37
Obrigado Serrão.  :D
Sabe que se precisar, está à disposição.  ;)

bom carnaval, com a "folia" da reforma.
Citar
PS. No dia me lembro de ter visto o castelinho (porta ferramentas) no lugar, e na foto não aparece, foi você quem o retirou ou lhe entregaram sem?

Como vc bem notou pela falta do castelo, ja estou em plena trabalho de desmontagem e limpeza do bebê.
Esqueci de deixa-lo à vista nas fotos.
De novo quero agradecer sua ajuda e disposição que foi fundamental para eu finalmente realizar este sonho. Brigadu!!!

Parabéns, parece que ele está inteiraço...

Obrigado Edson.
Pelo que vi até agora na desmontagem, esta tudo parecendo melhor do que eu esperava.
Tinha muita sujeira nos pontos escondidos, principalmente muito cavaco debaixo do cabeçote fixo mas no geral tudo (engrenagens, fusos, etc..) parece bem conservado.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 13 de Fevereiro de 2010, 20:21
Estou tendo um pouco de dificuldade para retirar a correia dele.
Ele foi pintado, acho que mais para enganar (e também até para proteger  ;D), mas cobriu muitos parafusos embutidos e furos de lubrificação o que está dificultando para saber o que é o que.
Já li as dicas do Ivan neste tópico http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,4013.msg81248.html#msg81248 , mas ainda não consegui.
Ivan!!! Dá uma ajuda aí...  ;D

Outra coisa é se é bom ja pedir na riosulense as engrenagens reservas do conjunto de reversão? As minhas são de aço.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: F.Gilii em 13 de Fevereiro de 2010, 20:36
Alebe,

Mas as engrenagens estão quebradas ou danificadas?

Penso que se estiverem bem não há necessidade de troca.

Notei que tens aquele conjunto de alavancas na parte da frente (caixa Norton) que facilita a troca dos passos de avanço e/ou rosca, mas os passos estão vinculados a alguma combinação dessas engrenagens da caixa da grade.
Pergunta - tem outras engrenagens para outras combinações, ou apenas com estas é capaz de roscas passos em milimetros e polegadas?
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 13 de Fevereiro de 2010, 20:46
Mas as engrenagens estão quebradas ou danificadas?

Oi Fábio,
Não, estão perfeitas. Só li alguns comentários sobre estas duas engrenagens terem durante um tempo sido feitas de nylon para proteger as outras de possiveis focos de barbeiragem, então ja viu né? ;D

Citar
Notei que tens aquele conjunto de alavancas na parte da frente (caixa Norton) que facilita a troca dos passos de avanço e/ou rosca, mas os passos estão vinculados a alguma combinação dessas engrenagens da caixa da grade.
Pergunta - tem outras engrenagens para outras combinações, ou apenas com estas é capaz de roscas passos em milimetros e polegadas?

Sim, ela tem a caixa norton, mas não veio nenhuma engrenagem avulsa.
Acredito que faça todas as roscas do jeito que está, mas é a opinião de um desentendido. Não tenho certeza.
Parece que é uma uma cópia mais velha do TM-127.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: F.Gilii em 13 de Fevereiro de 2010, 20:57
Não, estão perfeitas. Só li alguns comentários sobre estas duas engrenagens terem durante um tempo sido feitas de nylon para proteger as outras de possiveis focos de barbeiragem, então ja viu né? ;D
Bem, eu não vejo motivos para muita preocupação nem com o material e também não com o estado geral delas - é claro - imagino que estejam relativamente bem - desgastadas, mas inteiras...

Estas engrenagens servem para apenas inverter o sentido de giro do fuso em relação ao sentido de giro da placa, e não tem tanta importancia assim na transmissão porque são apenas intermediárias e seu tamanho não conta muito.

Citar
Sim, ela tem a caixa norton, mas não veio nenhuma engrenagem avulsa.
Acredito que faça todas as roscas do jeito que está, mas é a opinião de um desentendido. Não tenho certeza.
Parece que é uma uma cópia mais velha do TM-127.
Se puder (e quando puder, sem pressa) tire uma fotos do painel frontal onde está a tabela de roscas - tive a impressão que esta máquina faz roscas em polegadas do jeito que está.

Outro detalhe relativamente importante será conhecer o passo da rosca do fuso - este fuso longo que fica na frente do torno e que passa por trás da sais frontal.

Provavelmente é um passo em polegadas e isso confirmaria o que comento.

Aí sim, talvez seja interessante saber se há outras engrenagens da grade que permitam outros passos de rosca, e quem sabe dê para arrumar alguma coisa e que te ajude.

Tenho que fuçar nos meus arquivos, mas tenho um programa interessante que ajuda a criar combinações de alavancas e de grades para se obter passos diferentes dos da tabela - assim que localizar eu posto aqui para você.

Para voce ter uma idéia, consigo com este programinha fazer combinações de passos tanto em polegadas como em milimetros, inclusive passos que segundo a tabela do meu torno, este não seria capaz de fazer.

Meu torno é um pouco diferente, pois não tem caixa Norton, mas em compensação tenho diversas engrenagens de grade que me dsão esta vantagem.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: RAranda em 13 de Fevereiro de 2010, 21:36
Grande Alebe.

Pelo que vi as engrenagens estão muito bem conservadas e nada desgastadas (pelo tempo que tem de fabricado).

Pude notar que foi um torno pouco manipulado, e com certeza a tinta quem colocou foi o fulano da loja, isso só para tentar ganhar um pouco mais.

Pelo estado da bancada você tem uma idéia do estado geral da máquina. E a bancada está muito boa.

Quanto a comprar algo á mais para ele, vale aquilo que já lhe falei, compre as ferramentas básicas, use bastante e depois, somente depois, pense em querer trocar alguma coisa nele.

É um torno que renderá muiiiiiiito trabalho antes de qualquer necessidade de troca de qualquer coisa.

Pinte, lixe, lubrifique e embeleze, mas não pense em comprar mais nada, até que a "arte" seja dominada.

E daí, quando a arte estiver dominada, verá que ai mesmo é que não precisará de mais nada menos.

Lhe contei sobre o torno do amigo Paulão, muiiiiiiiiiito mais "folgado" que o seu, e o cara faz proeza com ele, sem nem mesmo usar a ferramenta certa.

Então, mais uma vez, meus parabéns e começe a soltar cavaco e verá que o "verde" não é tão escuro como pensa.

Abraço.

Rubens   
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 13 de Fevereiro de 2010, 22:19
Bem, eu não vejo motivos para muita preocupação...Estas engrenagens servem para apenas inverter o sentido de giro do fuso...
É... talvez esteja procurando muita sarna para me coçar.

Citar
Se puder (e quando puder, sem pressa) tire uma fotos do painel frontal onde está a tabela de roscas - tive a impressão que esta máquina faz roscas em polegadas do jeito que está.

Sem pressa pra ontem saindo...  ;D ( vc sabe, brinquedo novo...)
Está meio embaçado, mas acho que da pra ver.
Senão eu tiro uma melhor amanhã.

Citar
Outro detalhe relativamente importante será conhecer o passo da rosca do fuso.
Provavelmente é um passo em polegadas e isso confirmaria o que comento.

Em cheio. 1/8

Citar
Tenho que fuçar nos meus arquivos, mas tenho um programa interessante que ajuda a criar combinações de alavancas e de grades para se obter passos diferentes dos da tabela - assim que localizar eu posto aqui para você.

Este programa aindo não vi pelo forum, se puder agradeço muito.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 13 de Fevereiro de 2010, 22:30
Pelo que vi as engrenagens estão muito bem conservadas e nada desgastadas (pelo tempo que tem de fabricado).

Realmente Rubens, como vc ja falou estão todas muito bem conservadas e vi que tudo no torno está muito bom ao desmonta-lo.
Somente sujeira escondida e pintura porca.

Citar
Pinte, lixe, lubrifique e embeleze, mas não pense em comprar mais nada, até que a "arte" seja dominada.

Beleza. Farei isso.  ;)


Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Ivan em 13 de Fevereiro de 2010, 23:00
Alebe,
parabéns pelo torno. Como você há de ver, é um brinquedo e tanto. Felicidades com ele, desde já.

Fico também feliz (mas não supreso) em ver que o Rubens - o cupido das máquinas-ferramenta - se envolveu também nesta união. ;D

O seu torno é igual ao meu (na verdade o meu é um 217R, a caixa Norton instalei depois).

Sobre a desmontagem, repassando os passos do outro tópico com desenho anexo, para unificar as informações e entendermos onde está o problema:

O eixo sai pela frente, sobre o barramento.

1 - Remova as tampas das 2 pontas (itens 1 da figura anexada). Cada uma é fixada por 4 parafusos.
2 - Remova o parafuso de trava e solte a porca de aperto do rolamento cônico dianteiro (gire até sair da rosca). Esta porca (item 2 da figura) fica atrás dos rolamentos dianteiros e parece uma bolacha com um parafuso (o que vc remove) e alguns furos para encaixe de chave unha.
3 - Solte o parafuso da trava da polia/rolamento traseiro (item 3, à frente do rolamento traseiro)
4 - Remova o parafuso da polia (na verdade, é um bujão para engraxar, mas só pra garantir)
5 - Bata na bunda do eixo com muito carinho. Use um calço de madeira. NÃO BATA COM A MARRETA NO EIXO. :)

Onde parou?
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Ivan em 13 de Fevereiro de 2010, 23:13
Sobre o manual do seu torno, é exatamente o mesmo do TM127. Na verdade, alguns dos desenhos no manual do TM127 são de um 217RCN (como este do cabeçote), e não de um TM127 (!).

Posto aqui mais uma vez. Esta é a cópia digitalizada pelo Viumau, que ficou melhor do que a minha.
As tabelas de rosca para mm e pol estão ali, o desenho que usei na mensagem anterior também.

As engrenagens necessárias para roscas em polegada são 20d, 40d, 56d e 80d. Mas a 40 é para uns passos pouquíssimo (leia-se nunca) usados - muito grossos, 7 fios por polegada e menos. E a 80d pode ser substituída por outra grande, como a 72d.
Ou seja, se seu torno não veio com engrenagens soltas, se você teve a felicidade de recebê-lo com 20d, 56d e 80d na grade você faz todas as engrenagens em polegada.
Para passos em mm, são necessárias: 40d, 56d, 64d, 75d, 80d e 127d.

Recomendo que compre as faltantes na Riosulense, pois estão a bom preço e não sei até quando estarão disponíveis. Mas compraria somente depois de fazer uma boa desmontagem para limpeza e aprendizado do torno - pode ser que você identifique outras peças e compre em uma tacada só, economizando frete. Sobre as engrenagens do conjunto de reversão, se estiverem boas acho bobagem comprar outras (já que as suas são de aço).
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Ivan em 13 de Fevereiro de 2010, 23:21
Vale lembrar que para a remoção da correia, antes dos passos do post anterior, é necessário remover (na frente) a placa e sua flange e (atrás) a viola e o conjunto de reversão.

Não tinha visto a foto das engrenagens - não parece estar com o conjunto desejável (apesar de parecer ter a 127, engrenagem mais cara). Conte quantos dentes tem cada uma (ou veja se está marcado nelas) e poste aqui, se puder.

Fora a pintura porca, este torno parece estar novo. A plaqueta da foto está intocada, não parece ter nem arranhões. Isto indica muito pouco uso.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Ivan em 13 de Fevereiro de 2010, 23:39
Apenas complementando a imagem, pois esqueci de ilustrar o passo 5.
Note que o macete do anão é de madeira, somente por isso ele dispensou o calço  ;D.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 14 de Fevereiro de 2010, 11:11
parabéns pelo torno. Como você há de ver, é um brinquedo e tanto. Felicidades com ele, desde já.

Ivan,
Primeiramente obrigado por se dispor a responder. Sei que tem estado ocupado e espero que sua ausencia momentânea do forum seja por trabalho ou lazer.  :-*


Tenho lido tudo que tem no forum sobre tornos, principalmente os joinvilles, mas como a pintura que fizeram encobriu vários furos, estou tentando ver onde é furo de lubrificação, onde é de prisioneiro, de parafuso etc. pra não fazer m****.

Citar
... o cupido das máquinas-ferramenta ...
Na verdade ele é um anjo! ;)

Citar
Sobre a desmontagem...
Beleza. A img ajuda muito.
A correia esta toda quebradiça e acho que não vai aguentar muito.
Vc comentou para usar uma goodyear. Seria dessas de carro?

Por falar em correia, a que vai para o motor não veio. Vou falar com a loja para ver se ainda ta lá. É a Coprreia em V-A-27.
Esta tambem tem genérico?

Citar
Sobre o manual... Esta é a cópia digitalizada pelo Viumau...

Boa.

Citar
Não tinha visto a foto das engrenagens - não parece estar com o conjunto desejável (apesar de parecer ter a 127, engrenagem mais cara). Conte quantos dentes tem cada uma (ou veja se está marcado nelas) e poste aqui, se puder.

Só veio a 40, 75 e 127.

Citar
Apenas complementando...
Note que o macete do anão é de madeira, somente por isso ele dispensou o calço  ;D.

Acho que encontrei o torno da Branca de Neve... ;D
Brigadão pela ajuda.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: F.Gilii em 14 de Fevereiro de 2010, 11:17
Alebe,

Este é o link para um programa de determinação de combinações:
http://www.varmintal.com/alath.htm#Cutting_Odd_Threads
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Ivan em 14 de Fevereiro de 2010, 12:08
Vc comentou para usar uma goodyear. Seria dessas de carro?
É uma correia industrial mesmo, neste caso canal B (é mais larga do que canal A). Leve a antiga na loja para referência de tamanho. Em qualquer boa loja de ferramentas, borrachas etc. você encontra.
Não economize na correia do eixo-árvore, pois é chata de trocar (por exigir desmontagem). Uma correia vagabunda vai obrigá-lo a nova desmontagem muito antes. Goodyear é a melhor marca que conheço. Vai custar uns R$20 a mais, mas neste caso compensa.
Citar

Por falar em correia, a que vai para o motor não veio. Vou falar com a loja para ver se ainda ta lá. É a Coprreia em V-A-27.
Esta tambem tem genérico?
Sim, e como esta é moleza de trocar (só puxar para o lado e girar a polia para desengatar), se quiser use uma marca mais barata. Esta é canal A, mas estou achando este tamanho curto demais. Não estou com o torno aqui, mas creio que seja trinta e tantos. Se possível, compre em uma loja perto de você, que permita trocar se não for o tamanho certo. Na minha, acertei só na 3a. iteração.  ;D Para ajudar, com o torno e o motor montados na bancada, passe uma trena no perímetro percorrido pela correia, e leve na loja para escolher o tamanho.
O TM127 tem polias de acionamento menores do que o 217RCN, então o número desta correia muda.

Citar
Só veio a 40, 75 e 127.
Na foto da grade parece ter uma montada no mesmo eixo com a 127d, apenas à guisa de espaçador. Não seria a 20d? E escondida atrás da intermediária (que você disse ser 75d), não tem nenhuma outra? Ou não seria esta uma engrenagem composta?

Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Ivan em 14 de Fevereiro de 2010, 12:31
Estas engrenagens servem para apenas inverter o sentido de giro do fuso em relação ao sentido de giro da placa, e não tem tanta importancia assim na transmissão porque são apenas intermediárias e seu tamanho não conta muito.
Gilii, neste torno especificamente, o número de dentes (portanto tamanho) é crucial, pois não há ajuste de posicionamento nela. Ou seja: uma outra engrenagem com diferente número de dentes (ainda que do mesmo dp) não monta ali.
No meu torno, troquei uma delas por estar muito gasta - o que aumentava o "giro morto" entre o eixo e o fuso e um pouco de ruído ao operar. Talvez puro preciosismo, mas pelo preço de um McLanche Feliz na Riosulense não pude deixar passar.
Aliás, o que acelera o desgaste dessa engrenagem (e da engrenagem fresada no próprio eixo árvore, mais preocupante) é o uso do torno com a grade desnecessariamente engrenada.
Quando estou usando o torno e avançando o carro pela roda pegamão, sempre deixo o conjunto de reversão desconectado (no meio curso, nem uma nem outra engrenagem encosta na do eixo-árvore). Fica mais silencioso e não fica gastando engrenagem, bucha etc. desnecessariamente.
Para ficar fácil o suficiente para não dar preguiça, é só prender naquela porca que trava o conjunto de reversão uma chave com cabo - assim é só abrir a portinha, abaixar a alavanca, movimentar o conjunto, subir a alavanca e fechar a portinha. Se tiver que procurar a chave etc. acaba dando preguiça.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Ivan em 14 de Fevereiro de 2010, 12:39

Ivan,
Primeiramente obrigado por se dispor a responder. Sei que tem estado ocupado e espero que sua ausencia momentânea do forum seja por trabalho ou lazer.  :-*
É um prazer. Pra discutir assunto que tanto me agrada (torno véio) com pessoas tão agradáveis, a gente sempre cria um tempinho. ;D
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: F.Gilii em 14 de Fevereiro de 2010, 12:53
Ivan,

Gostei de ler seu comentário sobre o reverso.

Sempre imaginei que o diametro não importaria muito (dentro de certos limites é claro) porque na verdade as engrenagens para frente ou a dupla para trás são intermediárias.

Sempre mantive o conjunto desligado por puro conforto auditivo e outra para não ficar girando todo o conjunto de transmissão inutilmente.

Tive um J35 que parecia uma catedral tocando os sinos porque a grade era extremamente ruidosa, e daí o costume de sempre desligar o engrenamento.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 14 de Fevereiro de 2010, 12:56
Fábião, Obrigado pelo link. Ainda não li tudo, mas vi que lá tem muitos assuntos que vão me ajudar muito.
Valeu.


Na foto da grade parece ter uma montada no mesmo eixo com a 127d, apenas à guisa de espaçador. Não seria a 20d? E escondida atrás da intermediária (que você disse ser 75d), não tem nenhuma outra? Ou não seria esta uma engrenagem composta?

Quem sabe sabe. 8)
Nem me atentei a essa possibilidade e ja tinha até tirado a 75d e visto a outra atras.  Vi mas não enxerguei. ::)
Tem a 20d e a 56d (por trás da 75). Parece que faltam só a 64 e a 80.

Vale lembrar que para a remoção da correia, antes dos passos do post anterior, é necessário remover (na frente) a placa e sua flange e (atrás) a viola e o conjunto de reversão.

Voltando a isso.
Estou pouco a pouco me familiarizando com os nomenclatura das peças, mas essa viola não achei não. O mais perto que achei aqui são dois violinos e um bandolim...  ;D

Notei tambem que a alavanca de reversão ta travada. Tem algum esquema para move-la? Tipo ela só move destravando algum outro ponto?
Editado: Resolvi. Ja ta funcional. Era só a porca que estava apertadissima.
(Preciso esperar um pouco antes de ficar metralhando o fórum de perguntas que acabo resolvendo logo em seguida.
Mas deem um desconto. É o medo de fazer alguma burrada irreversivel.) ::)

Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Ivan em 14 de Fevereiro de 2010, 16:25
Tem a 20d e a 56d (por trás da 75). Parece que faltam só a 64 e a 80.
Legal, assim já fica mais fácil. Dá até pra fazer uma adaptação simples e abrir todas as roscas em polegada sem precisar de nenhuma outra engrenagem, usando a 75d no lugar da 80d (posição intermediária só transmite, não faz diferença o no. de dentes). Mas comprar as 2 vale à pena.
Citar
Estou pouco a pouco me familiarizando com os nomenclatura das peças, mas essa viola não achei não. O mais perto que achei aqui são dois violinos e um bandolim...  ;D
A viola ou banjo é a peça em que são montadas as engrenagens intermediárias - onde a 75d está montada. Como essa tem 2 alças, na verdade parece mais um coelho com uma orelha mais curta que a outra.
Citar
Notei tambem que a alavanca de reversão ta travada.
Removendo o parafuso que você já conseguiu afrouxar, o conjunto todo de reversão pode ser puxado para fora do cabeçote. Isto é necessário para remover a tampa traseira.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 14 de Fevereiro de 2010, 16:46
Beleza.
Estou seguindo suas dicas e a coisa tá indo bem.
Ja desmontei e limpei o cabeçote fixo e o carro, e as engrenagens continuam parecendo ótimas.
O fuso tá zero bala, sem nenhuma diferença em toda a extensão.
Vou precisar olhar a caixa norton, pois é bastante dificil levar as alavancas para a direita enquanto que para a esq. é bem facil.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: kommandeur em 14 de Fevereiro de 2010, 23:34
Alebe,
que legal, parabens pela aquisição ! Tenho certeza que vc vai tirar belas pçs.

Rubão,
parabens pela ajuda, estás virando um consultor de primeira.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: RAranda em 15 de Fevereiro de 2010, 08:00
Rubão,
parabens pela ajuda, estás virando um consultor de primeira.

Marcão....

Só se for por passar muito em "consulta" médica. ehehehee

E nem assim funciona, pois, tenho medo de médico.rsrsrsrsr
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 15 de Fevereiro de 2010, 08:15

Brigado Marcão. Não se acanhe se precisar usa-lo.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: F.Gilii em 15 de Fevereiro de 2010, 11:08
Seria bacana se por aqui tivéssemos produtos como esta correia:
http://www.mcmaster.com/#v-belts/=5trg22

O que tem de interessante é que não precisaria desmontar o torno para troca da correia.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: F2S em 15 de Fevereiro de 2010, 11:21

Obrigado Serrão.  :D


Alexandre,

Estou acompanhando a intervenção dos craques no assunto, mas percebendo que você já familiarizou-se muito rápido com o novo brinquedo e certamente com essa arte.


Sabe que se precisar, está à disposição.  ;)


Agradeço antecipadamente.

 8)
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Ivan em 15 de Fevereiro de 2010, 14:16
Seria bacana se por aqui tivéssemos produtos como esta correia:
http://www.mcmaster.com/#v-belts/=5trg22

O que tem de interessante é que não precisaria desmontar o torno para troca da correia.

Elas até existem por aqui. Só que quando cotei uma canal B (acho que no. 42) saía pela bagatela de 300 mangos. Obviamente, fiquei na inteiriça.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 15 de Fevereiro de 2010, 18:49
Seria bacana se por aqui tivéssemos produtos como esta correia:

Seria lindo, pois dá um trampo desmontar o cabeçote!!!  :P

Estou acompanhando a intervenção dos craques no assunto, mas percebendo que você já familiarizou-se muito rápido com o novo brinquedo e certamente com essa arte.

Vc tá sendo gentil demais!  ;)
Tô lendo tudo que posso sobre isso como um louco desvairado e vejo que a cada dia, eu sei menos... ;D
É muita informação.

Só que quando cotei uma canal B (acho que no. 42) saía pela bagatela de 300 mangos.

Fiuu, Aí não dá... Acabei de comprar a B 42 (inteiriça) aqui perto por 12 lulinhas.

Falando nisso: As duas correias desse torno são do mesmo tamanho, a A e a B são nº 42
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 15 de Fevereiro de 2010, 18:55
Mexe daqui, mexe dali e vendo que as condições dele estão muito boas, resolvi por montar tudo de novo para uso por um tempo, antes de querer dar o trato final.
Diga-se, pintar tudo de novo.
Pois como falei, alem da pintura estar uma porcaria, eles pintaram sem tirar a gordura e graxa que havia na peças.
Resultado: Ta tudo descascando.  :(
Lubrifiquei tudo que podia com as dicas ja postadas em outros tópicos pelo Ivan, Marco e Fábio. Leitura é muito salutar...

Tambem não liguei a chave de reversão do motor. Tá só num sentido.

Como não podia deixar de ser, até já descasquei ( ;)) um tarugo de PA.
Foi mais como teste e... tá bom, vai! Foi pra matar a vontade mesmo.  ;D


Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: F.Gilii em 15 de Fevereiro de 2010, 19:18
Fou postado num outro tópico (fresadora Atlas)

http://www.harborfreight.com/cpi/ctaf/displayitem.taf?Itemnumber=43771
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: F.Gilii em 15 de Fevereiro de 2010, 19:21
Alexandre,

Não deu pra ver direito, mas tive a impressão que você instalou um bit que está sem afiação!

Eu não tenho certezsa, mas creio que naquele link que eu te passei ontem tem alguma coisa sobre afiação de bit e como ajustar a altura deles em relação ao centro do torno.

Vale uma boa lida, e se precisar, a oficina está aberta.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 15 de Fevereiro de 2010, 19:52
Não deu pra ver direito, mas tive a impressão que você instalou um bit que está sem afiação!

Vc está vendo direito sim Fábio. hehe
Foi só pra teste mesmo e por ser num polyacetal. Não tentaria isso em nenhum metal...  ;)
Editado:
Apesar disso, o bit ja veio com um canto vivo, e foi usado na transversal facilitando o desbaste.

Citar
...creio que naquele link que eu te passei ontem tem alguma coisa sobre afiação de bit e como ajustar a altura deles em relação ao centro do torno.

Vi sim as possibilidades daquele link. Sem dúvida que vou devorar tudo de lá.
 
Citar
... e se precisar, a oficina está aberta.

Será que posso ser um pouco convencido, hoje, e dizer o mesmo...?  ::) ;)
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: F.Gilii em 15 de Fevereiro de 2010, 20:00
Será que posso ser um pouco convencido, hoje, e dizer o mesmo...?  ::) ;)
Uai - claro que pode - será um prazer te fazer uma visita uma hora dessas!
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 15 de Fevereiro de 2010, 20:09
Pois então está dito e será um grande prazer recebe-lo!  :D
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 16 de Fevereiro de 2010, 01:04
Falta uma coisa para completar o que posso fazer por agora.

O torno ja veio com uma chave para inverter o giro do motor, mas não estava ligada.
Como ainda não tinha usado este tipo de chave antes e não achei nenhum esquema na net, tive que fritar os miolos um pouco para entender como fazer.

Ja tinha deixado a fiação do motor só com 3 fios, de forma que basta ligar o fio B com o A ou com C para mudar o sentido de rotação.

A posição central da chave isola todos os contatos.
As linhas em verde são os contatos que fecham nas outras duas posições.
A linha vermelha é o jumper que preciso criar.

Parece que tá correto, não?
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: mulapreta em 16 de Fevereiro de 2010, 04:02
Sei não, mas parece que essa chave inversora está faltando mais detalhes no desenho...

Acho que deve ter 9 pontos de ligação e a própria chave faz a ligação de inversão.

Abs.

Edson

Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: C N C N o w ! em 16 de Fevereiro de 2010, 09:38

Alebe, a chave parece ser originalmente para motores trifásicos, mas dá pra usar, acho que não precisa de jumper, vou tentar desenhar aqui e posto a seguir.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: C N C N o w ! em 16 de Fevereiro de 2010, 09:47

Eis aí. Dá na mesma, é só uma variante:

(http://s3.postimage.org/icssi.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=Pqicssi)
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 16 de Fevereiro de 2010, 10:48
Bem, depois de fazer testes com o multimetro para certificar que o esquema que pensei estava correto, acionei a chave e realmente funcionou como eu esperava.

Acho que deve ter 9 pontos de ligação e a própria chave faz a ligação de inversão.

Oi Edson,
Também pensei nisso, mas como a chave que veio com o torno era essa de 6 contatos resolvi usar ela mesma.
Sobre os fios no motor, eu fiz as ligações de forma que puxando só 3 seria possivel alterar a rotação.

a chave parece ser originalmente para motores trifásicos.

Oi Jorge,
Tambem tinha imaginado essa possibilidade.

Citar
Eis aí. Dá na mesma, é só uma variante:

Mais limpo, mais fácil, menos trabalho.  ;)
Valeuu.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: luciano g em 16 de Fevereiro de 2010, 13:24
 O ruim é que quando fazemos a revesão se o motor não estiver parado ele continua girando no sentido inicial(atrapalha bastante na hora de fazer uma rosca).
 tenho um sanches com caixa norton ,fiquei muito feliz com ele pois já fiz muita coisa nele, e espero que vc seja feliz com o seu.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 16 de Fevereiro de 2010, 13:27
Obrigado Luciano,
Já estou me divertindo muito com ele. :D
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Tverm em 16 de Fevereiro de 2010, 14:47
Parabéns Alebe.
Só agora vi a tua nova aquisição.
Fantástico acabei de andar uns dez anos para o passado.
Foi num torninho igual a esse que aprendi o pouco que sei de tornear, que é quase nada.
Na minha escola tínhamos uma fila com 10 tornos desses dava para estar meia turma trabalhando no torno.

A uns anos sei que foram todos substituídos mas já não fui a tempo de comprar nenhum para mim, o que adorava.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 16 de Fevereiro de 2010, 15:01
Valeu Daniel,
Quando bater muita saudade e não tiveres fazendo nada aí em Figueira, não encabule em aparecer por aqui. Ele esta à disposição.  ;)
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Tverm em 16 de Fevereiro de 2010, 16:36
Agradecido.
Quando tiver alguma peça para tornear aqui eu dou um salto ai em tua casa.
É só meter gasolina no Jato.
 ;D ;D ;D ;D ;D Hihihihi
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: gimbabf em 16 de Fevereiro de 2010, 21:54

    é apenas um pulinho sobre o atlântico ;D
  a era moderna é uma maravilha, café da manhâ em Nova York, almoço no avião, jantar em Paris e  bagagem em .... Buenos Aires!!!
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 17 de Fevereiro de 2010, 19:36
Pessoal,
Tenho um mandril de 1/2" encostado aqui e queria saber como eu posso adaptar ele para uso no cabeçote movel?
Sera que usinando uma barra roscada para o encaixe no cabeçote funfaria?
Isso é factivel? Tem outro jeito melhor? ? Não vale a pena...? ? ? Compro um ja pronto? ? ? ?
A unica certeza é que ja consegui tirar a contra-ponta.
Como estava acostumado com um torno para madeira em que o mandril era com rosca, fiquei um bom tempo em dúvida em que sentido forçaria, até olhar o manual dos joinville. E dá-lhe pancada no bicho...hehehe. Saiu!!! Fácil, fácil... ;D
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: F.Gilii em 17 de Fevereiro de 2010, 19:49
Alebe,

Os tornos tem um mangote com uma sede cônica - normalmente "morse" tamanho 2 ou 3.

Para alojar os mandris existem eixos prontos temperados e retificados, e creio que a grande maioria deles tenha uma extremidade também conica onde é alojadoi o mandril, mas este tem outro tamanho - B1, B16  ou qualquer outro

Normalmente os mandris de torno também tem este cone na parte de trás - se este mandril ros com rosca, creio ser dificil usá-lo, a não ser que faça um eixo para ele - desconheço se já existem prontos.

http://www.neboluz.com.br/haste%20para%20mandril%20co-e.htm
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: RAranda em 17 de Fevereiro de 2010, 19:59
Nobre Alebe.

Uma haste porta mandril para esse torno (Cone Morse 3 - se não me engano) nova lá na Piratininga não custa mais do que uns R$ 20,00.

Comprei uma CM 2 e paguei R$ 13,00 dinheiros.

Abraços.

Rubens
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 17 de Fevereiro de 2010, 20:02
Oi Fábio,

Citar
Normalmente os mandris de torno também tem este cone na parte de trás - se este mandril ros com rosca, creio ser dificil usá-lo, a não ser que faça um eixo para ele - desconheço se já existem prontos.

Então, por isso pensei em usar uma barra roscada.
Ja tem a rosca pro mandril e precisaria usinar o cônico.
Será que funcionaria, ou por ser uma barra não ficaria muito bom?

Tava aqui respondendo ao Fábio e vi a resposta do Rubens.
Valeu Rubão. ;)
Vou passar lá e comprar uma.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: RAranda em 17 de Fevereiro de 2010, 20:12

Então, por isso pensei em usar uma barra roscada.
Ja tem a rosca pro mandril e precisaria usinar o cônico.
Será que funcionaria, ou por ser uma barra não ficaria muito bom?

Nobre Alebe....

Posso estar falando besteira, mas como conseguirá usinar uma barra roscada (do diâmetro da rosca do mandril) fazendo com que se torne um CM 3 (por exemplo), muito maior (o diâmetro) que a maioria das roscas dos mandris (por maior que seja)?

Acho mais fácil você comprar um CM pronto (mesmo que usado), daí sim você retira o cone do mandril e adapta a rosca para o mandril.

Ou ainda, pense em comprar um mandril novo (algo em torno de 40,00 dinheiros) com cone, acho que será uma boa e lhe poupará trabalho.

A menos que esse mandril que você tem por ai esteja muiiiiito bom.

Lhe dou outra sugestão.

Tenho no meu torno, adaptadores (CM3 - CM2 e CM2 - CM1), daí posso usar o mesmo mandril tanto no contra ponto, como no cabeçote (no lugar da placa).

Abraços.

Rubens   
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 17 de Fevereiro de 2010, 20:25
Posso estar falando besteira, mas como conseguirá usinar uma barra roscada (do diâmetro da rosca do mandril) fazendo com que se torne um CM 3 (por exemplo), muito maior (o diâmetro) que a maioria das roscas dos mandris (por maior que seja)?

Hehehe. Ainda não tinha chegado aí.
Nem tinha verificado ainda que o diâmetro das roscas de mandris é muito menor que os CM.
Temos então um ótimo argumento para nem tentar. ;D

O que tenho é bem velhinho, apesar de parecer bom.
Mas vou ficar com a sua sugestão de comprar um mandril novo ja com cone.
A idéia era para contenção de despesas, sabe... ::)

Citar
Lhe dou outra sugestão.

Tenho no meu torno, adaptadores (CM3 - CM2 e CM2 - CM1), daí posso usar o mesmo mandril tanto no contra ponto, como no cabeçote (no lugar da placa).

Já tinha visto isso em alguns tornos. Isso interessa.

Abraços
Alexandre
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Ivan em 18 de Fevereiro de 2010, 07:53
As minhas eu fiz, é um bom exercício...
A parte mais difícil é acertar o ângulo do cone para que ele encoste no mangote em todo o comprimento, e não tenha jogo.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: RAranda em 18 de Fevereiro de 2010, 08:42
As minhas eu fiz, é um bom exercício...

Esse é o Nobre "Mestre" Ivan!!!!!

Abraços.

Rubens
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 18 de Fevereiro de 2010, 09:19
As minhas eu fiz, é um bom exercício...

Olha aí...Que beleza!

Citar
A parte mais difícil é...

Pensando melhor, vejo que é uma peça que ainda não tenho condições de fazer, :-\  mas como exercício acho que vale a pena.  ;)
Que aço vc usou? 1020 ou 45?
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Ivan em 18 de Fevereiro de 2010, 11:23
Pensando melhor, vejo que é uma peça que ainda não tenho condições de fazer,
Ora, é mais fácil que o Vôo do Besouro. ;D

Quanto mais cedo você tentar, antes você consegue. Essa peça não é difícil, o lance do cone é mais uma questão de paciência e cuidado. Mas torneando entre pontas fica bem mais fácil.

Citar
Que aço vc usou? 1020 ou 45?
Essa eu fiz em aço-prata (52100), que seria algo como um 1090 com um pouco de cromo - fiz pra ver que tal conseguia usinar esse material - daí o acabamento horrível da peça. :(

A propósito, recomendo que você arrume uma quantidade de tarugos, e aí em SP você encontra fácil aços de corte fácil - são aços ressulfurados (ou alguns com adição de chumbo) que usinam muito mais fácil. Custam quase o mesmo preço do correspondente comum, e possuem as mesmas propriedades mecânicas.

No lugar do 1020, o 1213 (ou 12L14 - com chumbo -  se você encontrar)
No lugar do 1045, o 1144.

Uma barra de 3/4" de diâmetro (para caber na passagem do eixo-árvore), uns pedaços de diâmetros maiores e um cantinho no quintal pra enterrar as peças mortas é diversão e aprendizado garantidos. ;D
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: F.Gilii em 18 de Fevereiro de 2010, 11:34
Uma barra de 3/4" de diâmetro (para caber na passagem do eixo-árvore), uns pedaços de diâmetros maiores e um cantinho no quintal pra enterrar as peças mortas é diversão e aprendizado garantidos. ;D
E daqui a poucos anos poderá montar uma usina de extração e beneficiamento de minério de ferro
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: marc0 em 18 de Fevereiro de 2010, 12:20
Apesar da facilidade de usinar aços com chumbo (chumbaloy), evite usa-los com freqüência. Durante a usinagem eles formam cavacos quebrados e geram muitas partículas microscópicas em suspensão que contaminam o ambiente com chumbo. a via respiratória é maneira mais eficaz de se contaminar e tem efeito cumulativo. A oxidação dos cavacos tb libera chumbo no ambiente.

Abraços.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 18 de Fevereiro de 2010, 14:08
Ora, é mais fácil que o Vôo do Besouro. ;D

É que vc não toca violino. (Ou toca?) Enquanto eu não toco torno.  ;D

As dicas estão todas anotadas e farei umas tentativas sim. Brigado

E daqui a poucos anos poderá montar uma usina de extração e beneficiamento de minério de ferro

Quem sabe uma concorrente à Vale?

...e geram muitas partículas microscópicas em suspensão que contaminam o ambiente com chumbo. a via respiratória é maneira mais eficaz de se contaminar e tem efeito cumulativo.

É uma coisa preocupante.
Só de fazer a limpeza e lubrificação com querosenes, limpa-piso, graxas e oleos já fiquei com as vias nasais um pouco entupidas.

Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Ivan em 18 de Fevereiro de 2010, 14:09
Apesar da facilidade de usinar aços com chumbo (chumbaloy), evite usa-los com freqüência. Durante a usinagem eles formam cavacos quebrados e geram muitas partículas microscópicas em suspensão que contaminam o ambiente com chumbo. a via respiratória é maneira mais eficaz de se contaminar e tem efeito cumulativo. A oxidação dos cavacos tb libera chumbo no ambiente.
Eu uso e nunca tive problema. Perguntei para 4 vozes na minha cabeça e elas também confirmaram que não tem problema nenhum. ;D

Apesar de achar que o Enoch está sendo um pouco preciosista quanto à usinagem do material (lembrando que o bronze mais comum, o TM23, tem mais de 100 vezes mais chumbo do que o 12L14), concordo que o descarte de pontas e cavacos, os usos da peça produzida, o uso do material em outros processos (muita vezes inevitável) como solda, retífica etc. podem todos ser fonte de contaminação.
Assim, melhor ficar com o 1213 e o 1144, que só têm enxofre a mais.

Em tempo: que mal há em nomear um cavalo para o senado, quando o nosso é composto por muitas raposas e uns poucos burros? ;D
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Ivan em 22 de Fevereiro de 2010, 10:13
É que vc não toca violino. (Ou toca?)
Não toco não, mas acho um instrumento belíssimo.
E admiro muito quem toca um instrumento em que as notas nem marcadas estão! ;D
Citar
Enquanto eu não toco torno.  ;D
Enquanto não, por enquanto... ;D
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: marc0 em 22 de Fevereiro de 2010, 13:26
Olá Ivan;

O fato de haver maior ou menor teor de chumbo em ligas não inviabiliza o aspecto nocivo desse elemento. Principalmente em materiais ferrosos, cuja oxidação e usinagem libera partículas de chumbo altamente contaminantes no ambiente
O chumbo vem sendo banido paulativamente em diversos países (seguindo o que aconteceu com o cádmio), não é necessário se intoxicar com chumbo para ter alterações mentais e orgânicas.

Segundo Etelvino J.H. Bechara, Bacharel, professor titular do Instituto de Química da USP mesmo doses de cinco microgramas/L de sangue já apontaram déficits de aprendizagem, atenção, memória e QI, além de comportamento agressivo, principalmente em crianças e adolescentes expostos ao chumbo. Há, de fato, muitos trabalhos da literatura que associam a contaminação com chumbo e comportamento violento, e, até mesmo, criminoso, de jovens. o movimento "lead free" cada dia atinge mais compostos químicos.

O Brasil foi um dos primeiros países a banir o chumbo tetraetila da gasolina, e tb já foi banido de tintas e soldas ( Lei no 11.762 de 1o de agosto de 2008), na Europa o uso de chumbo trilha o caminho do banimento total. Existe em tramitação no congresso um projeto de banir o chumbo até nas chumbadas de pescaria. Nas empresas que usam ligas e compostos contendo chumbo é obrigatório o exame periódico da contaminação ambiental e o exame de sangue nos trabalhadores.

A maioria das pessoas contaminadas por chumbo não se sentem mal e não se apecebem doentes. Mas podem ter alguns sintomas que não relacionam ao chumbo: Pressão alta; Distúrbios nervosos; Danos cerebrais; Irritabilidade; Dores de cabeça; Dores musculares ou nas articulações; Dificuldade para dormir etc...

Até mesmo a roupa de trabalho suja com pequenas quantidades de compostos contendo chumbo pode contaminar seriamente as crianças mais pequenas. Não existe preciosismo em ter cuidado com o chumbo, um dos indícios do contaminado é a negação (semelhante ao alcolismo) a coisa é bem mais séria do que muitos possam pensar...

Saúde! muitos gostam de vinho doce... e ouvir muitas vozes. ;D
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: luciano g em 22 de Fevereiro de 2010, 15:18
se tudo isto é verdade ,estou frito, fazem 30 anos que eu lido com a solda de estanho na eletronica
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: F.Gilii em 22 de Fevereiro de 2010, 15:26
Já era :)
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 22 de Fevereiro de 2010, 15:56
Enquanto não, por enquanto... ;D

 ;)
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: marc0 em 22 de Fevereiro de 2010, 20:07
se tudo isto é verdade ,estou frito, fazem 30 anos que eu lido com a solda de estanho na eletronica
O estanho tá liberado  ;D
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Ivan em 23 de Fevereiro de 2010, 20:28
O fato de haver maior ou menor teor de chumbo em ligas não inviabiliza o aspecto nocivo desse elemento. Principalmente em materiais ferrosos, cuja oxidação e usinagem libera partículas de chumbo altamente contaminantes no ambiente.
Como seguro morreu de velho, não pretendo mais comprar o 12L14. Apesar de estarmos menos expostos do que as gerações anteriores, parece ser mesmo o tipo de coisa que quanto menos, melhor. Grato pelo alerta.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: F.Gilii em 23 de Fevereiro de 2010, 20:47
Não querendo colocar muita lenha na fogueira, mas será que o contato com um volume de material retirado por usinagem seja ela qual for digamos feito por um de nós é assim tão nocivo ao ponto de ser colocado de lado ou ignorado por completo?

Olhem alguns dados sobre a quantidade de chumpo numa liga de um aço como este:
"Chumbo (Pb): É usado nos aços "corte livre" em percentuais de 0,20 à 0,50%. Em virtude de sua distribuição homogênea e fina, é empregado para melhorar a usinabilidade dos aços. Os principais aços BW ao chumbo são o SAE J403 12L14 e o DIN 1651 9S20. "

0,20 a 0,50 "por cento" do peso daquele aço...

Sei dos perigos a uma exposição prolongada e concordo quanto às colocações de cuidados, mas eu acho que dá para fazer uma ou outra peça desse aço, caso haja necessidade é claro...

(fonte: http://www.brasmetal.com.br/internet_noticia.asp?area=680 )
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: marc0 em 24 de Fevereiro de 2010, 15:04
Bem, eu bani na minha oficina a usinagem de celerom e produtos com qualquer teor de chumbo.
Parafraseando o pensamento prescrito pelos mestres.
"Tenho a impressão que o volume de pó microscópico é grande o suficiente para ficar flutuando por horas; mas, penso que alguns continuam a menosprezar certos aspectos da coisa toda, mas é só a minha opinião."

Um pouquinho de metal pesado no sangue de vez em quando pode até nem fazer mal, apesar de ser cumulativo...mesmo assim sigo o preceito da diretiva européia "RoHS" que proíbe a importação e a livre comercialização e o uso de qualquer material que contém chumbo com teor maior que 0,1%.
Infelizmente no meu carro tenho que conviver com a bateria repleta desse metal, mas se serve de alguma coisa, só uso as que são seladas.

Abraços...
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Ivan em 24 de Fevereiro de 2010, 16:31
Enoch,
no que vi de RoHS - e foi justamente onde dei o braço a torcer - o teor máximo aceitável em aços de corte fácil é 0,35%.
Mas o texto abaixo copiado de um folder da Eurofer (uma associação européia das indústrias de ferro e aço) mostra que a coisa é controvertida. (Negrito meu, obviamente.)

Revision of the Annex of the RoHS Directive
The European Commission has contracted a consultant in order to evaluate and to assess the existing exemptions listed in the Annex of the Directive on the Restriction of Hazardous Substances (RoHS). The entry 6 of the annex is exempting leaded steels up to 0.35% lead by weight. In order to keep this important exemption for the steel industry, EUROFER worked closely together with the consultant carrying out the assessment, providing information and arguments, arranging meetings with other stakeholders. According to the evidence the consultant has recommended to keep the exemption. The proposal for adaptation of the annex by the Commission is expected by the end of 2009.


http://www.eurofer.org/index.php/eng/content/download/3380/18330/file/AR2008.pdf

Fiquei com a impressão de que o consultor da EU ganhou um Porsche e outros agrados pra manter a permissão.  ;D
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: marc0 em 24 de Fevereiro de 2010, 17:11
Ivan;
Esses assuntos sempre são muitos controversos porque existe muitos interesses.
Não é fácil acabar de uma hora para a outra com um produto com tantas utilidades; Mas a tendência é que outros países adotem as restrições de forma até mais efetivas; na Califórnia tb foi implementado medidas da diretiva RoHS, e até a China acena com medidas nesse sentido.

Eu somando 1+1 na minha tosca aritmética acho que os problemas são bem mais graves do que aqueles que foram revelados até agora, ninguém implementaria medidas que acarretariam perdas de bilhões de dólares por mero capricho e sem um embasamento técnico justificado.
Infelizmente a nossa geração foi cobaia de muitos interesses economicos, e sofremos mesmo sem saber os efeitos de toda essa bosta que vem nos envenenando aos poucos.

Eu trabalhei com metais praticamente a minha vida toda, comendo pó de ferro todo dia, hoje apresento alguns problemas de saúde, imagino que tem alguma relação a minha exposição a metais pesados e produtos químicos.

Lamento que no Brasil, muitas coisas são feitas nas coxas, e de forma precária. felizmente esta mudando (lentamente), sobre aços com chumbo, cádmio, antimonio, mercúrio, e outras porcarias, a porcentagem não são muito confiáveis porque algumas fundições reaproveitam sucata e nesse meio cabe tudo. É comum ao serrar uma cantoneira topar com um caroço duro (provavelmente pontas de ferramentas). Se puder eu evito.

Abraços.
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: C N C N o w ! em 24 de Fevereiro de 2010, 18:26
... ninguém implementaria medidas que acarretariam perdas de bilhões de dólares por mero capricho e sem um embasamento técnico justificado.

Eu sou absolutamente avesso às teorias de conspiração e de maneira alguma tentaria minimizar a importância dos cuidados no manuseio de muitas substâncias, mas há muitos interesses em jogo ... uma das mais antigas maneiras de fazer dinheiro é criar dificuldades pra vender facilidades ... provocar a obsolescência de processos industriais é uma excelente maneira de vender equipamentos e, acima de tudo, consultoria ...

Eu gosto de citar o caso da ISO 9000 e porcarias ISO que tais ... o que este monumento à safadeza prescreve ? Que se registre o que é feito e que se faça o que está registrado ... ou seja, se vc tá fazendo merda, vai continuar fazendo, perpetuando a coisa, só que agora com selinho ISO 9000, obtido à peso de ouro ...

Evidentemente tô fazendo uma caricatura, mas nem por isso muito longe da verdade ...

A diretiva RoHS é uma dessas cretinices, inferniza a vida da indústria eletrônica, que usa menos de 2% do chumbo produzido e nem faz cócegas na indústria automobilística, que consome mais de 80% do chumbo ... vc sabe o que acontece com as baterias de nosso veículos, né ?

É mais uma boa intenção - se é que é - pavimentando o largo caminho que leva aos infernos ...

Fiquei com a impressão de que o consultor da EU ganhou um Porsche e outros agrados pra manter a permissão.  ;D

Não tenha a menor dúvida ...

Não se pode negar que a preocupação com a saúde, a preservação do meio ambiente, é autêntica e meritória, mas os interesses econômicos sempre pairam muito acima de tudo isso ...

Um outro aspecto a considerar é que em muitos casos alguns problemas potenciais são largamente exagerados ou minimizados, não é lá muito fácil separar o joio do trigo ... por um lado tem o pessoal do foda-se e do outro os consultores ...  ;D ;D ;D
Título: Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: marc0 em 24 de Fevereiro de 2010, 18:50
por um lado tem o pessoal do foda-se e do outro os consultores ...  ;D ;D ;D

Por aqui, normalmente o pessoal do foda-se acaba prevalecendo... ;D ;D ;D
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 15 de Janeiro de 2013, 18:13
Faz um bom tempo que não posto nada neste tópico, mas não por não ter usado o torno.
Mas sim por não ter feito nada que o pessoal ja não tenha postado.
Neste caso, acho que vale a postagem.

E a (re)leitura das últimas mensagens do tópico também me inspirou a ir em frente.
Medidas de segurança sempre são fundamentais. Neste mundo de usinagem, imprescindiveis.

---

Apesar de ter lido neste e em outros foruns muitas opiniões sobre esta adaptação, que alguns acham muito interessante e outros nem tanto, não me recordo de ter visto alguma imagem ou mesmo lido algum comentário de sua feitura.

Felizmente nunca me aconteceu de esquecer a chave na placa neste pouco tempo que tenho o torno, mas algumas semanas atras precisei empresta-lo para um amigo que disse já ter trabalhado com eles.
Disse que tinha até algumas ferramentas próprias, o que me deixou mais aliviado pois acredito que nenhum louco compra bits e bedames só para "bancar" o torneiro, né?...  ::)

Mesmo assim, quando podia, eu dava uma passada pra ver se ele não estava enrolado na placa...kkkk
Isto não aconteceu, felizmente.
Mas em dois momentos ele ia ligar o motor com a chave encaixada e só não o fez por eu ter avisado.
Nem tanto pelos galos que ele ganharia, mas principalmente pelo estrago que podia causar no barramento. hehehe

Estou brincando. Barramento se faz um novo.

Como meu irmão também tem usado para uns trabalhos, achei que se não seria por mim, que fosse pelos amigos que usam e hão de usar meu brinquedo.

Eis as fotos da modificação. Enjoy

Usinagem do encaixe da mola.
http://www.mediafire.com/view/?4lugu796ct45ntx (http://www.mediafire.com/view/?4lugu796ct45ntx)

Mola. Ela tem um diâmetro interno de 15mm e em uma das pontas deixei com 14mm pra travar no rebaixo. Comprimento de 30mm
http://www.mediafire.com/view/?wfpvh0qtrexocvo
 (http://www.mediafire.com/view/?wfpvh0qtrexocvo)
http://www.mediafire.com/view/?67yoact9eu3utmt (http://www.mediafire.com/view/?67yoact9eu3utmt)
http://www.mediafire.com/view/?cdlh6x1e757w2cu (http://www.mediafire.com/view/?cdlh6x1e757w2cu)
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: mulapreta em 15 de Janeiro de 2013, 19:14
Alebe,

Muito legal essa ideia da mola. Eu já acionei o meu torninho com a chave na placa e felizmente não causou estrago, mas foi por pura sorte.

Lembro que nos bons tempos do fórum discutimos isso. Fique de fazer um dispositivo semelhante, mas sabe como é... em casa de ferreiro...

Acho que vou colocar uma mola na minha chave também. O seguro morreu de velho...

Abs.

Edson
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Pilarski em 15 de Janeiro de 2013, 19:19
acredito que nenhum louco compra bits e bedames só para "bancar" o torneiro, né?...  ::)


Será? ;D ;D
Tem uns matão por aí que ó...

Nos tempos de senai, uns 7 anos, eu liguei o torno com a chave na placa, por sorte estava em baixa rotação
e a chave simplesmente caiu da placa ao girar, sem sequer travar no barramento...o professor estava perto e cresceu o olho e
reforçou para o outros alunos não fazerem a mesma cagada  ;D.

Já usei um torno que tinha essa mola na chave da placa, as vezes atrapalha um pouco na agilidade de alguns serviços, mais
é eficiente e vale a pena.

No meu torninho tem uma carenagem que não deixa o danado ligar se estiver aberta, no entanto não existe o perigo de esquecer a chave e ligar. No começo não gostei dessa carenagem porque as vezes atrapalhava na hora do trabalho, mais foi
questão de costume só, alem da segurança evita de espalhar muita água quando usado perto da placa.


Mais tem maluco pra tudo,  uma vez vi um video de uns 3 malucos, um segurava a chave encaixada na placa do torno, enquanto isso o outro liga o torno, o cara quase deu um 360° em volta da placa...não estou encontrando o tal video agora...
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 15 de Janeiro de 2013, 23:21
Muito legal essa ideia da mola. Eu já acionei o meu torninho com a chave na placa e felizmente não causou estrago, mas foi por pura sorte.

Pois então. Acho que os 2 segundos que perdemos para encaixar a chave por causa da mola não justifica não usa-la.

Citar
Lembro que nos bons tempos do fórum discutimos isso.

Exato. O Enoch postou este modelo que fiz, e o Fabio postou um modelo com pino e mola internos.

Citar
Fique de fazer um dispositivo semelhante, mas sabe como é... em casa de ferreiro...

Hehehe. Também tenho centenas de projetos na fila no caderninho. Quem sabe eu ainda consigo terminar (ou começar) todos.
E a folga do carro será a primeira da lista.
Descobri que o carro transversal é o que está pior.
Vou usar aquela castanha que vc projetou nele.

Abraços
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 15 de Janeiro de 2013, 23:34
Será? ;D ;D
Tem uns matão por aí que ó...

 ;D

Citar
No meu torninho tem uma carenagem que não deixa o danado ligar se estiver aberta...
...mais foi questão de costume só.

Também acredito que é como o cinto em carros.
Lembro que não suportava usar, e ouvia o mesmo de, sei lá, 95% dos outros motoristas.
Quem ainda não acostumou acho que precisou parar de dirigir.

Citar
Mais tem maluco pra tudo, uma vez vi um video de uns 3 malucos, um segurava a chave encaixada na placa do torno, enquanto isso o outro liga o torno, o cara quase deu um 360° em volta da placa...não estou encontrando o tal video agora...

Lembro deste video. Tipo Jackass... hehehe
Abraços
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: kommandeur em 16 de Janeiro de 2013, 09:57
grande Alebe  ;)
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 16 de Janeiro de 2013, 11:14
grande Alebe  ;)

Fala Marcão!
Falei com o Rubens estes dias. Vamos marcar um dia pra se encontrar.
Mas ve se não fica enrolando, hein...  ;D
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: kommandeur em 16 de Janeiro de 2013, 12:53
tô esperando  :o
Título: Torno Joinville 217RCN - Peças
Enviado por: vilque em 20 de Outubro de 2014, 16:58
Boa tarde!
Alguém sabe onde consigo a Alavanca norton graduação alfabética Completa?
Por favor, me ajudem!
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: vilque em 30 de Outubro de 2014, 10:38
Bom dia!
Também tenho um Torno Joinville 217 RCN, mas ele está sem Alavanca norton graduação alfabética, Preciso com urgência de uma ou de fotos dela (da parte de baixo acoplada na caixa) para fazer uma! Se alguém puder ajudar, agradeço! :'(
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: mulapreta em 30 de Outubro de 2014, 13:41
Bom dia!
Também tenho um Torno Joinville 217 RCN, mas ele está sem Alavanca norton graduação alfabética, Preciso com urgência de uma ou de fotos dela (da parte de baixo acoplada na caixa) para fazer uma! Se alguém puder ajudar, agradeço! :'(

http://www.guiacnc.com.br/tornos/troca-da-correia-em-v-do-torno-joinville-217-rcn-ano-1987/180/ (http://www.guiacnc.com.br/tornos/troca-da-correia-em-v-do-torno-joinville-217-rcn-ano-1987/180/)
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: eletromagnetismo2 em 26 de Junho de 2015, 00:04
Ola a todos, sou novo por aqui.
Ha duas semanas atras adiquiri um torno Joinville 217RCN que encontrei a venda no mercado livre. Ha alguns anos tinha o interesse em ter uma belezinha dessas mas  ainda nao tinha encontrado um em um estado razoavel e que coubesse no orcamento.
Pois bem, apos estar com a maquina na minha oficina me deparei com alguns pequenos problemas:
1 - Veio com um motor trifasico e minha rede eletrica e monofasica
2 - "A base do porta ferramenta" que movimenta a ferramenta na direcao perpendicular ao barramento estava emperrando em alguns pontos.
3 - Observei que havia varias adaptacoes e modificacoes.
4 - So tem tres engrenagens do kit de engrenagens: 44 d , 55 d e 70 d
5 - Havia Graxa com cavaco em varias partes.
6 - Esta faltando a engrenagem de reducao.
7 - Estava sem o esticador da correia.
8 - A placa so veio com um jogo de castanhas.

O que fiz:
1 - Questao do motor: apos varias pesquisas cheguei as seguintes opcoes viaveis:
  a - vender o motor trifasico e comprar um monofasico
  b - adquirir um inversor de frequencia com ajuste de velocidade
  c - solicitar um padrao trifasico
  d - adaptar o motor de uma maquina de lavar que esta nas minhas sucatas.
Acabei optando pela adaptacao do motor da maquina de lavar que e de 1/2 CV, 4 polos, 1700 RPM. So precisei comprar uma correia que desse na polia do motor da maquina de lavar e que custou R$ 10,00 pois a polia do motor trifasico nao deu no eixo do motor da maquina de lavar.
Me deparei com outro problema: o motor nao eh blindado: tem o enrolamento todo exposto. Terei que fazer uma carenagem para protege-lo contra cavacos, liquidos e residuos diversos.
Guardei o motor trifasico para instala-lo futuramente em conjunto com um inversor de frequencia.

2 - Desmontei o carro e encontrei os fusos repletos de graxa com cavaco. Removi toda a graxa e sujeira, apliquei oleo lubrificante SAE 40 e montei tudo de volta e passou a funcionar adequadamente. Descobri que haviam varios furo de lubrificacao entupidos com tinta. Limpei todos o furos de lubrificacao que encontrei.

3 - Uma das adaptacoes mais estranhas que encontrei foi o esticador "improvisado" que foi feito para a correia que toca o eixo da placa. Percebi que, aparentemente, esse torno era dotado de caixa noton que foi removida. Quando olhei a tabela de roscas vi que tinha as linhas identifidas pelas letras A,B,C,D,E e as colunas pelos numeros 1,2,3,4,5,6,7,8. Comecei a pesquisar e encontrei esse fourm onde as fotos dos manual TM 127 mostram a caixa noton com as letras e numeros.

4 - Apos estudar o livro "Manual Pratico do Mecanico" de Lauro Salles Cunha e Eng. Marcelo Padovani Cravenco - SENAI, Editora Hemus, consegui montar uma tabela com possiveis passos para o jogo de engrenagens que veio na maquina que esta com fuso de 8 fios por polegada. Fiz as minhas contas e Obtive a seguinte tabela:
 Posicao  -     Passos
 I II III - fios/pol  mm
 40 70 55 - 11.00    2,31
 40 55 70 - 14.00    1,81 
 55 70 40 - 05,82    4,37
 55 40 70 - 10,18    2,49
 70 55 40 - 04,57    5,56
 70 40 55 - 06,28    4,04
Ainda nao verifique se todas as combinacoes sao possiveis mas acho que ja da para fazer algumas brincadeiras com as engrenagens disponiveis.
Procurei na internet por engrenagens para torno e encontrei algumas lojas e anunciantes vendendos engurenagens mas achei os precos bem salgados. Acabei adquirindo um kit de 17 engrenagens pelo Aliexpress mas ainda nao sei se servira. Quando perguntei as especificacoes o vendedor me respondeu: "Friends, these gears, we did not and the diameter of each tooth, it is used in the mini lathe, suitable for almost all mini lathe, so we do not have it in detail. It is suitable for C2, C3, SC2, SC3. . . The lathe model". Ao procurar informacoes sobre esses modelos aparentemente as engrenagens sao compativeis mas so saberei quando chegarem.
Tenho ainda a opcao de tentar fabricar as engrenagens o que pode ser um bom exercicio.

5 - Removi toda a graxa com cavaco que encontrei e lubrifiquei as partes.

6 - Procurei na internet e encontrei anuncios no mercado livre vendendo essa engrenagem de reducao por 500 pilas. Acho que saira mais em conta utilizar o motor trifasico com inversor de frequencia que possui controle de velocidade.

7 - Removi a adaptacao que tinha, pois tinha deixado a correia muito alta e arrastando na borda da tampa do cabecote. fiz um esticador novo utlizando 4 parafusos e dois pedacos de barra chata que tinha na minha sucata. nao ficou muito bonito mas funcionou bem.

8 - Quanto a placa andei pesquisando se era possivel comprar o jogo de castanhas a parte mas nao consegui localizar niguem vendendo castanhas que sirvam para a placa que esta no meu torno: possui diametro externo de 132 mm. Creio que comprar uma placa completa seja mais negocio.

Sou novato no assunto usinagem mas estou aberto a sugetoes, criticas e colaboracao. Fico feliz em poder compartinhar a experiencia que estou tendo com a nova aquisicao e espero que possa render bons frutos.
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 26 de Junho de 2015, 11:58
Olá Arnaldo,

Parabéns pelo 'novo' brinquedo.
Um local bom para achar peças usadas desses tornos é na região da rua Piratininga em sp.
Tudo que faltava no meu achei lá.

Se o seu não tem caixa norton provável ser o modelo 217R.

Sugiro vc criar um tópico sobre ele postar fotos e vídeos.

Abraços
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: eletromagnetismo2 em 01 de Julho de 2015, 19:44
Ola, resolvi postar aqui por ter conseguido resolver quase todos os problemas e duvidas a partir das informacoes deste topico. Espero que nao se incomode em deixar essas informacoes aqui, caso contrario abro um um topico novo e trasnfiro pra la.
O meu  torno e modelo 217RCN ano 1975. Creio que a caixa norton do meu foi removida ja que existem furos vazios no local onde ela deveria estar.
Gostaria de saber se alguem sabe onde encontrar, ou tenha disponivel para vender, um jogo de castanhas interno pois a placa do meu torno so veio com o jogo de castanhas externo (me corrijam se for o contrario). A placa tem diametro de 132mm. Pesquisei na internet mas nao encontrei nenhuma loja vendendo castanhas a parte. No momento nao tenho como ir a Sao Paulo para procurar e saira mais barato comprar uma placa completa pela internet se for o caso. Creio que aqui em Niteroi nao tem lojas de pecas para maquinas operatrizes.
Postei tambvem duas fotos para quem tiver curiosidade de ver o meu briquedo "novo"...
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: eletromagnetismo2 em 01 de Julho de 2015, 19:57
foto torno Joinville 217RCN
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Paulo em 17 de Dezembro de 2015, 14:29
Olá Alebe e a todos do forum
já faz muito tempo que não participo do forum, e hoje venho já trazendo um pepinão.
Esta semana comprei um torninho joinville 217 rcn ano 1972 por 2000 reais
Ele veio com 2 engrenagens que quebrada dentro da caixa da arvore e eu quero tirar estas engrnagens.
Fiz uma gambiarra para sacar o eixo como pode ver pelas fotos.
O que está acontecendo é que estou usando uma barra roscada para sacar a arvoré mas está dificil dela se soltar, eu soltei todos os parafusos trava mas tá dificil  é assim mesmo devo forçar mais ou tem alguma coisa errada?
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Paulo em 17 de Dezembro de 2015, 15:16
Aqui a foto do torninho ainda no barracão de onde comprei
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Paulo em 17 de Dezembro de 2015, 17:32
Consegui desmontar a arvore e retirar a engrenagem com dentes quebrados
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Paulo em 17 de Dezembro de 2015, 17:37
Mais foto
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: miza2 em 17 de Dezembro de 2015, 20:24
Belo torno, parabéns!! estarei a acompanhando.
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 17 de Dezembro de 2015, 20:54
Paulão,
Bom saber que tá forte e ainda descascando aço.

Hehehe. Tem uma renca de gente da antiga voltando... Até eu tô nessa leva.

Que bom que conseguiu retirar a arvore.
Me bateu o pesadelo de quando desmontei o meu. O problema é sempre montar...

Vc vai ter que fazer essas engrenagens.
Não temos mais nenhum fornecedor com preços razoáveis no mercado.
Tem gente com algumas peças novas na piratininga, mas querem um dos seus rins de entrada.

Pode encontrar alguma coisa na rua parana, mais vai ser osso.
Há uns 4 anos achei tudo que faltava pro meu lá.

Mas seu torninho parece bem conservado.
Pena as engrenagens quebradas.

Precisando de algo é só avisar

Abraços
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Paulo em 17 de Dezembro de 2015, 23:37
Obrigado pela recepção meu amigo.
Alem das engrenagens quebradas veio faltando o contra ponto e a luneta.
Gostaria de seu conselho, você acha que devo mandar recuperar estas engrenagens ou comprar outras.
Pode me passar o numero da rua Paraná e o telefone se tiver, vou dar uma chegada lá amanhã
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 18 de Dezembro de 2015, 02:29
Como vai ser bem difícil vc acha-las por aí, talvez recuperar seja uma saída.

A loja onde achei mais peças pros joinvilles é no nº 148.
Consegui inclusive a luneta móvel original do 217 lá.
Na loja logo ao lado, nº 150, vc tb pode achar alguma coisa.

Boa sorte
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Paulo em 18 de Dezembro de 2015, 22:54
Hoje fui na rua Caetano Pinto levar as engrenagens para restaurar os dentes quebrados, e este endereço fica na esquina da rua Parana e aproveitei e passei nas duas lojas que você me indicou mas não tinha as engrenagens que precisava, mas como já tinha deixado as minhas para restaurar não fiquei preocupado, agora é aguardar até quarta feira da semana que vem me prometeram que vão ficar prontas.
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 18 de Dezembro de 2015, 23:31
Vai ficar caro o serviço?

E as engrenagens de mudança de rosca? Vieram todas?
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Paulo em 19 de Dezembro de 2015, 15:45
Olá Alebe,
a restauração das 2 engrenagens uma em forma de carretel e a outra que tem o pino trava, veja na foto marcadas pelas setas, vão ficar em 400,00 reais, tem anuncio no mercado livre da engrenagem em forma de carretel por 560,00 reais e a outra engrenagem que tem o pino por 380,00, por isso eu achei melhor restaurar, espero que fiquem boas
As engrenagens de mudança sáo as que estão na foto dentro do tetângulo não veio mais nenhuma, você que tem pratica, está faltando alguma
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Paulo em 19 de Dezembro de 2015, 16:38
mais uma pergunta,
você ou colegas do forum podem me dizer se dá para ligar este motor do torninho em uma rede monofásica 220V
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: F.Gilii em 19 de Dezembro de 2015, 19:35
Me parece que se trata de um motor trifásico apenas, então se usar um inversor, provavelmente poderá liga-lo na sua rede bifásica de 220V
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Paulo em 19 de Dezembro de 2015, 20:08
Obrigado amigo Gilli,
vou procurar saber sobre o inversor e posto o resultado aqui.
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 20 de Dezembro de 2015, 11:00
Citar
As engrenagens de mudança sáo as que estão na foto dentro do tetângulo não veio mais nenhuma, você que tem pratica, está faltando alguma

Não dá pra ver todas as da sua foto. Pode ter alguma escondida como espaçador.
O jogo completo deve conter a engrenagens: 20, 40, 56, 64, 75, 80 e 127.

Como o Fábio já respondeu em relação ao motor, o melhor negócio é ligar num inversor.
É até possível usar este motor com um capacitor como starter e ligado em 220V, mas vai ser meio complicado pra vc fazer a reversão.

Abraço
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Paulo em 24 de Dezembro de 2015, 15:26
Ontem fui buscar as engrenagens que mandei restaurar, parece que ficaram boas mas agora tenho que esperar até 4 de janeiro para montar, porque preciso das correias e as lojas aqui de Caieiras estão em ferias coletivas e só vão abrir em 4 de janeiro
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Paulo em 24 de Dezembro de 2015, 16:43
Alguém pode me ajudar em ligar o motor trifásico do meu torninho na rede Bifásica com Inversor de frequência
Qual inversor devo comprar, é muito caro?
Com este inversor eu posso inverter a rotação do motor?
Se possível um esquema elétrico desta ligação
Obrigado
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 25 de Dezembro de 2015, 12:39
Tenho visto alguns de  até 1 cv por 400 a 700 pilas. Tenta no ML.
A ligação é bem simples.
A configuração do inversor é que as vezes é chatinha.

Vc pode, por enquanto, usar a partida por capacitor para pelo menos brincar com o torno.
Tem o esquema aqui:
http://www.guiacnc.com.br/eletronica-basica/motor-trifasico/msg55279/#msg55279 (http://www.guiacnc.com.br/eletronica-basica/motor-trifasico/msg55279/#msg55279)

Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Paulo em 12 de Janeiro de 2016, 21:50
Olá pessoal,
estou volta com meu torninho.
Comprei um inversor da Weg de 1cv, hoje terminei de montar as engrenagens que mandei recuperar, ainda falta fazer uma limpesa no fuso que está com muita crosta de pó e graxa devo terminar amanhã e depois partir para a instalação do inversor, vamos ver no que vai dar
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Paulo em 13 de Janeiro de 2016, 23:11
Será que fiz alguma coisa errada ou é o motor trifásico, liguei o inversor de frequência, fiz toda configuração conforme manda o manual, coloquei o motor para girar em 3hz começou a dar trancos fui aumentanto a velocidade e os trancos continuaram até os 15hz depois disso começou a girar normal, pelo menos parece que está normal, alem disso o motor deveria girar no sentido horário mas já começou a girar no sentido anti-horario
Os pares defios já estavam ligados assim e eu liguei no inversor assim:
1-6 = U do inversor
2-4 = V do inversor
3-5 = W do inversor
Alguem poderia dizer alguma coisa a respeito disso tudo?
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: RAranda em 14 de Janeiro de 2016, 20:49
Boas nobre amigo Paulo.

Show de bola a sua reforma.

Não sou "expert" no assunto, mas a 15 Hz, a frequência está muito abaixo da normal de trabalho do motor que é 60 hz. Dai eu imagino ser a causa desses " trancos". então tente a 60 Hz, que deverá rodar redondo.

Quanto a rotação do motor, basta inverter 1 dos fios na entrada do inversor, que a rotação será alterada. E ainda pode fazer essa alteração do sentido via programa do inversor, veja que no manual mostra como fazer isso.

Aqui em casa eu uso um motor de 4CV para gerar a 3ª fase para tocar um fresador FF45 que tenho e funciona muito bem, e muito mais barato que um inversor.

Acho que é por aí.

Abraços.

Rubens. 
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Paulo em 15 de Janeiro de 2016, 00:33
Olá amigo Raranda,
saudade das reuniões no barracão do Lolata, Medino e outros
O problema foi resolvido, quer dizer acho que não havia nenhum problema, eu resolvi seguir as dicas do amigo do video para ver se havia algum problema no motor,mas tudo estava normal https://www.youtube.com/watch?v=Vq6LtrCDOmA (https://www.youtube.com/watch?v=Vq6LtrCDOmA) e refiz as configurações do inversor e quando liguei o motor não deu mais trancos,agora começo com 0hz e vou aumentando e o motor vai aumentando a rotação até chegar aos 60hz tranquilamente
Obrigado
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 30 de Março de 2016, 00:07
Já há um bom tempo queria ter feito esta montagem pra ajudar nas "fresagens" do torninho.
Encontrei esta morsa coordenada na rua piratininga e juntando à uma chapa em L que tinha na sucata o resultado foi este.
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: F.Gilii em 30 de Março de 2016, 10:34
ficou bacana
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: iluj em 30 de Março de 2016, 11:04
Show de bola Alebe!
Me diz uma coisa, qual será sua maior utilidade?
Pergunto isto,pois não tenho muita intimidade com o torno, onde eu tenho um igual ao seu, mas uso muito pouco. Aliás, estes dias fui usinar um eixo e queria que ele ficasse com 15 mm de diâmetro, e acabou ficando cônico, onde perto da placa ficou com 14,3mm, e perto do contra ponto com 15. Você saberia me dizer onde está o problema?
Abraço.

Juliano Bertin
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: F.Gilii em 30 de Março de 2016, 12:19
Juliano,

Me metendo onde não fui chamado, eu diria que no caso do eixo cônico se você o torneou no que chamamos de "entre pontas" - na realidade uma extremidade presa na placa e outra no contra ponta, provavelmente o carro do contra ponta está desalinhado em relação ao barramento - pode ser um desvio de altura (menos provável) ou lateralmente.

Muitos tornos tem no carro do contra ponta um ajuste feito através de dois parafusos colocados lateralmente e que permitem que se desloque lateralmente...

Para ajustar o correto seria ter um eixo retificado, reto e paralelo que seria colocado entre pontas, e monta-se um relógio comparador (ou apalpador) no carro longitudinal, e se faz correr o relógio pelo comprimento da barra - o apalpador do relógio é colocado na altura do centro do eixo e se verifica o desvio - usa-se os parafusos do carro contra ponta para corrigir sua posição.
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 30 de Março de 2016, 13:00
Show de bola Alebe!
Me diz uma coisa, qual será sua maior utilidade?
Com ela posso usar o torno tb como uma fresadora.
Como a morsa esta instalada nos carros, e podendo prender a peça na morsa, tenho muito mais opções de usinagens.
Ainda pretendo fazer um QCTP como este do Japa san.   ::)
http://mecha-tech.la.coocan.jp/qctp/qctp.htm (http://mecha-tech.la.coocan.jp/qctp/qctp.htm)

Citar
... Aliás, estes dias fui usinar um eixo e queria que ele ficasse com 15 mm de diâmetro, e acabou ficando cônico, onde perto da placa ficou com 14,3mm, e perto do contra ponto com 15. Você saberia me dizer onde está o problema?
O carro está alinhado?
Vc prendeu a peça só na placa ou tb na contra ponta?

Nesses nossos torninhos, não dá para confiar nas indicações de angulo de alinhamento dos carros.
O ideal seria usinar a peça, primeiro presa somente na placa, e medir os dois extremos da peça com micrometro.
com esses dados, corrigir o posicionamento dos carros.
Depois fazer o mesmo com uma peça + comprida presa tb na contra ponta.
Aqui, o Gilii anexa um pdf pra checar isso:
http://www.guiacnc.com.br/tornos/ferramentas-de-corte-e-usinagem/msg33062/#msg33062 (http://www.guiacnc.com.br/tornos/ferramentas-de-corte-e-usinagem/msg33062/#msg33062)

Enquanto estava digitando, o Gilii tb respondeu. Suas intrometidas são sempre bem-vindas, Fábio. (uii!)  ;D
 
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: iluj em 01 de Abril de 2016, 20:21
Desculpe a demora!
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Muitos tornos tem no carro do contra ponta um ajuste feito através de dois parafusos colocados lateralmente e que permitem que se desloque lateralmente...
Eu até desconfiei destes parafusos, mas também achei que pudesse ser outro problema. Descartando outras possibilidades, acredito que seja isso mesmo.
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Para ajustar o correto seria ter um eixo retificado, reto e paralelo que seria colocado entre pontas, e monta-se um relógio comparador (ou apalpador) no carro longitudinal, e se faz correr o relógio pelo comprimento da barra - o apalpador do relógio é colocado na altura do centro do eixo e se verifica o desvio - usa-se os parafusos do carro contra ponta para corrigir sua posição.
Ótima dica, tenho um relógio apalpador e vou fazer isto!
Obrigado ;)
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: iluj em 01 de Abril de 2016, 20:27
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Com ela posso usar o torno tb como uma fresadora.
Como a morsa esta instalada nos carros, e podendo prender a peça na morsa, tenho muito mais opções de usinagens.
Nunca tinha pensado nisso! É uma ótima ideia.
Você já testou?
Quanto ao meu problema eu acho que o Gilli matou a charada, vou alinhar conforme a dica dele, onde acho que é por aí.
Abraço.
Juliano
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 02 de Abril de 2016, 14:45
Fiz algumas usinagens pra testar, sim.
Mas já deu pra ver que a folga do avanço transversal do meu torno influencia muito neste caso especifico.
Usei uma fresa de topo de 1/2" na placa e uma peça de alumínio na morsa.
E o carro ficou dançando pra frente e pra trás (Y+ e Y-) mesmo com passes bem leves.
Vou ter que partir para o sistema sem folga do Edson:
http://www.guiacnc.com.br/solucoes-para-oficina/porca-para-fusos-de-cnc/ (http://www.guiacnc.com.br/solucoes-para-oficina/porca-para-fusos-de-cnc/)
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Paulo em 12 de Maio de 2016, 14:43
Alebe,
desculpe continuar usando seu tópico para tirar minhas duvidas.
O motor do meu torninho joinville 217CN é de 0.5cv e corrente de 1,6A
Este motor é trifásico e estou usando inversor de frequência Weg cfw08 até 1cv
O que está acontecendo e que quando ligo o torno sem o carrinho automático ele roda normal , vendo pelo inversor a corrente fica próxima de 1,6A, mas quando vou usinar algum material noto que o motor começa a perder força chegando até parar.
Quando aciono a alavanca para o carrinho automatico, o torno inicia bem lentamente e em seguida para e aparece no visor do inversor o erro E05, mas antes de o torno parar  eu coloquei no inversor o P003 para ver a corrente, e está com 3,9A e a corrente de trabalho do motor é 1,6A
Alguem poderia responder o que está acontecendo?
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Paulo em 12 de Maio de 2016, 16:24
Desacoplei a correia do motor com o torno, liguei e verifiquei no inversor a corrente do motor girando sem carga e a corrente  é 1,4A, a corrente que está na etiqueta do motor é 1,6A, será que o motor está com problema, eu acho que como o motor está sem carga a amperagem deveria ser +- a metade de 1,6A estou errado?
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Alebe em 13 de Maio de 2016, 18:18
Paulão,
Sem problema em postar aqui.

Não sei como te ajudar no caso do inversor.
Mas parece que o torno tá exigindo muito do motor, talvez por problemas na arvore, ou até do motor.
Vc consegue girar a placa na mão sem muito esforço?
A correia ta bem esticada?
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: Paulo em 14 de Maio de 2016, 11:03
Bom dia Alebe e amigos,
então como disse no outro post, eu desacoplei a correia do motor com o torno ou seja deixei o motor livre e liguei, a corrente medida pelo inversor é 1,4A , a corrente na etiqueta é 1,6A, é por isso que fiquei na duvida se o motor está com algum problema de força, eu achei que o motor girando livre a corrente seria bem baixa.
Quando engreno a caixa norton na posição A-1 e tento girar a placa com a mão ela fica bem pesada e quando ligo o torno nesta situação dá erro E05 no inversor de sobre carga
Qual é o CV e amperagem do seu torno
Meu torninho é o Joinville 217RCN Ano 1972
O motor que veio com ele é da Dal Motor S/A -  0,5CV - 1,6A nunca ouvi falar desta marca
Já adiantando meu inversor é o WEG cfw08 1CV
Título: Re:Torno Joinville 217RCN - Alebe
Enviado por: mdaweb em 24 de Julho de 2016, 19:34
Consegui desmontar a arvore e retirar a engrenagem com dentes quebrados

Ola Paulo, eu tenho um Joinville 217 RCN 1960 na primeira reforma eu não removi o eixo arvore so coloquei graxa nos rolamentos, mas agora na segunda reforma, eu estou com problemas pra remover o eixo arvore ele não sai consigo fazer ele sair uns 10 cm mas para ai e não vai mais, não to querendo dar muita pancada no eixo, vi suas fotos e vou tentar fazer o mesmo, quais parafusos voce retirou será que ta faltando algum? eu soltei as porcas de encosto tirei o bujão das polias mas não sei se ta faltando algum agradeço se puder me ajudar nessa.

Valeu
MDAWEB.