Autor Tópico: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...  (Lida 74704 vezes)

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Offline havoc

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Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Online: 12 de Agosto de 2009, 00:03 »
Como prometido, abri o topico sobre o torno adquirido do Paulinho (pcvl67)


As fotos recebidas antes da compra:



Encomenda de algumas pecas que faltavam e algumas ferramentas:
Engrenagens de 20, 25, 38, 127 dentes, dois prisioneiros de engrenagens, conjunto de bailarinhas com bedame em aco rapido, porta recartilha em tesoura, ponta MT2 fixa (dead center), e um cabo MT2 em branco (pretendo colocar um mandril nele)
http://img269.imageshack.us/img269/1733/dsc02627l.jpg
Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...



Conjunto de engrenagens completo + conversao metrica: as vermelhas estavam faltando no torno, as em verde vieram junto e a amarela 127 e necessaria para se fazerem roscas metricas com ele.
http://img196.imageshack.us/img196/1685/dsc02631v.jpg
Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...

Dica: baixe o programa de calculo de roscas: http://www.duncanamps.com/metal/software.php
cadastre as polias que voce tem , digite a rosca ou avanco e o programa te informa quais usar, onde colocar etc...

Chave improvisada da placa de 3 castanhas, antes da pintura:
http://img11.imageshack.us/img11/83/dsc02630l.jpg
Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
http://img269.imageshack.us/img269/6730/dsc02632pcl.jpg
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Lista de problemas a solucionar:
Falta 1 prisioneiro de engrenagem
Falta engrenagem 20 dentes
Falta engrenagem 25 dentes
Falta engrenagem 38 dentes
Falta Chave placa 3 castanhas
Falta Ponta Fixa

Falta Ponta Rotatoria (ao inves de ponta fixa "macia")
Falta Capa correia motor
Falta buchas borracha capa correia spindle
Falta ligacao trifasica
Folga rolamentos spindle
Alinhamento Bancada
Alinhamento Spindle-Guias
Alinhamento Contra-ponto
Trincado Contra-ponto
Parafuso faltando no rack da guia
Graxeiras / Bicos de oleo
Almotolia compativel com graxeiras / bicos de oleo
Backgear Cluster
Alavanca Trincada Backgear
Correia do motor Z-850mm
Driver plate with peg

Modificacoes / Upgrades:
Prisioneiros de Engrenagens Melhorados


Offline marc0

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2009, 00:09 »
Olá Havoc;
Muito bonito, um bom trabalho do Paulinho (como sempre) que vc esta dando continuidade.
Mais uma vez parabéns, e felicidades.
Abraços...

Offline F.Gilii

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2009, 07:56 »
Tá ficando muito chique...

E eu gosto do visual desse torno - é um clássico!

Offline miyamura

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2009, 09:18 »
Parabens pela máquina!
É uma lenda, considerada por alguns como o rollsroyce dos tornos da época!
Nunca tinha visto uma dessas no país

Offline RAranda

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #4 Online: 12 de Agosto de 2009, 09:34 »
Grande Havoc.....

Conheço muito bem esse pequeno, inclusive o indiquei para você, então sem comentários, sei que tem um belo "brinquedo" em suas mãos.

Meus parabéns.

Se possível, pode nos passar o valor da recartilha e dos cabeçotes bloqueadores (jogo com3 peças) que comprou.

Inclusive o valor do frete.

Pois estou pretendendo comprar exatamente esses acessórios e gostaria de fazer um comparativo de preço com os que tenho.

Um grande abraço.

Rubens 

Offline havoc

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2009, 12:33 »
Segue os valores:

Recartilha: GBP10,64
Jogo 3 fly cutters: GBP 12,72
Envio: GBP22,00 (esse envio foi pra mais coisa, entao se tu pedir apenas os itens acima e capaz de ser um pouco menos).

A ideia era ir atualizando o primeiro post com novidades e tal porem nao tenho permissao pra editar. Entao vou repostando aqui


Lista de problemas a solucionar:
Falta 1 prisioneiro de engrenagem
Falta engrenagem 20 dentes
Falta engrenagem 25 dentes
Falta engrenagem 38 dentes
Falta Chave placa 3 castanhas
Falta Ponta Fixa

Falta Ponta Rotatoria (ao inves de ponta fixa "macia")
Falta Capa correia motor
Falta buchas borracha capa correia spindle
Falta ligacao trifasica
Folga rolamentos spindle
Alinhamento Bancada
Alinhamento Spindle-Guias
Alinhamento Contra-ponto
Trincado Contra-ponto
Parafuso faltando no rack da guia
Graxeiras / Bicos de oleo
Almotolia compativel com graxeiras / bicos de oleo
Backgear Cluster
Alavanca Trincada Backgear
Correia do motor Z-850mm
Driver plate com peg
Esfera da alanvaca da torre de ferramentas.


Modificacoes / Upgrades:(os riscados ja foram feitas)
Prisioneiros de Engrenagens Melhorados
Conversao Metrica
Alavanca Trava Rapida carro
Alavanca / Borboleta trava Cross Slide
Bomba lubrificante 1-shot


Segue as fotos das resolucoes:

Backgear (engrenagem de reducao): Esse veio direto da fabrica.
http://img146.imageshack.us/img146/9449/dsc02652x.jpg
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Quebrado do contraponto:
http://img146.imageshack.us/img146/9909/dsc02646j.jpg
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http://img13.imageshack.us/img13/7716/dsc02647u.jpg
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http://img237.imageshack.us/img237/9235/dsc02648f.jpg
Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
http://img13.imageshack.us/img13/4889/dsc02651s.jpg
Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...




Limpeza de pecas e posterior regulagem / alinhamento do carro, crosslide / top slide. Ficou uma beleza, suave e sem folga alguma. Apenas o top slide e que precisa uma gibstrip nova pois apesar de ter ficado sem folgas nao esta tao macio e linear como o cross e o carro.
http://img237.imageshack.us/img237/2719/dsc02639e.jpg
Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...



Setup de engrenagens para cortar metrico 1,5mm, a unica engrenagem extra necessaria e essa grandona 127 dentes. COm ela + as engrenagens que vem no torno se faz todas roscas metricas.
http://img140.imageshack.us/img140/8216/dsc02638a.jpg
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Offline fsraulino

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Myford ML7 - Torno aposentado volta à ativa
« Resposta #6 Online: 30 de Maio de 2010, 23:21 »
Diante das dificuldades em contratar serviço de torno aqui em Brasília, e depois de observar o trabalho de usinagem de um colega, sou mais um a aqui do Planalto Central a comprar um pequeno torno.

Queria um torno miúdo, mas que fosse suficientemente robusto para usinar pequenas peças de aço.

Estava inicalmente tentado a adquirir um da Marca Unimat, cheguei até a particiar de leilões do Ebay (meu lance foi superado naquela chuva de lances dos últimos segundos), mas depois de pesquisar a respeito e pedir a opinião de colegas aqui do fórum resolvi escolher um a venda aqui mesmo no Brasil, que estava anunciado na Internet.

Em Lins-SP, um engenheiro aposentado, resolveu vender um antigo torno Myford ML7 (máquina também aposentada) herdado de seu pai, que nas horas vagas era ourives.

Por se tratar de um torno muto antigo, incicialmente desconfiei do anúncio que dizia que o torno estava em excelente estado, mosca branca, etc. Além do que, as fotos do anúncio estavam bem desfocadas e permitia tirar um coclusão do estado do material.

Achei o preço anunciado, bem salgado, mas como é raro encontrar um Myford a venda no Brasil, resolvi negociar.

Tinha como base de preços, os anunciados no site http://www.myford-lathes.com/used.htm (Reino Unido) sem considerar os impostos de importação para o Brasil e o frete marítimo.

Depois de telefonemas, ofertas e contra-ofertas chegamos ao finalmente, condicionado à verificação "in loco" das condições da máquina conforme o anunciado.
Outra questão seria sair de Brasília e ir até Lins, com o risco de constatar que o negócio seria uma farsa.
O vendedor, disse que se eu achasse que o torno estivesse diferente do anunciado, que indenizaria todas as despesas da minha viagem até Lins-SP.

Fui de carro, um Honda Fit, e pelas medidas que o vendedor tirou do torno e da bancada, caberiam tudo no carro. Levei de precaução, uma esmerilhadeira com disco de corte e uma serra de arco.

Chegando em Lins, fui bem acolhido pelo vendedor, que me levou até um barraco repleto de ferramentas, a maioria muito antigas e herdadas do pai.
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Olhei o torno e realmente era aquilo que vendedor estava anunciando.

O torno no barraco é o das imagens abaixo.
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Não estava muito limpo. O primeiro detalhe que procurei ver foi o fuso e o barramento. Estavam e bom estado. Girei todos os manípulos, e o movimento foi suave, sem forlgas ou muito apertos.

Quanto aos acessórios, havia muita coisa a mais, e algums a menos. Mas o essencial estava presente e com muita ferramentas e bits de corte.
Se tiver que fazer alguma coisa, e só a pintura e a aquisição de mais acessórios (luneta e fixador, divisor, uma ou duas pontas fixas, etc).

Negócio fechado. Vamos por no carro.
Aí estão as fotos de como ficou a arrumação no interior do Honda Fit.
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Voltei no mesmo dia após degustar um bom lanche feito pela esposa do engenheiro aposentado.

A viagem de retorno foi bem cansativa.

Em casa, com ajuda do porteiro, tirei o torno do Fit e montei-o na área de serviço.

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Detalhe da azeiteira de lubrificação do eixo (spindle) da placa.
[attachthumb=14]

Acessórios e ferramentas
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Ligado, testado e pronto para o uso.
« Última modificação: 30 de Maio de 2010, 23:37 por fsraulino »

Offline Jorge_BH

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #7 Online: 31 de Maio de 2010, 07:54 »
Parabéns pela aquisição, Fernando.
Parece que está em muito bom estado. Eu tbém tenho um Myford e parece ser mais antigo que esse. Há pouco tempo dei uma "geral" nele, trocando todas as buchas e eixos que estavam "mais ou menos". Ficou muito bom e se consegue fazer muitas peças com precisão razoável.
Neste final de semana estreei um eixo de motor de popa (nautimodelismo) que fiz no torno, foram 2 buchas de bronze e a "retificação" do eixo (o motor passa das 20.000rpm). Ficou muito bom e a lancha melhorou o desempenho nitidamente.
Espero que vc tenha bons momentos com essa máquina inglesa.
Abraço.
Jorge

Offline F.Gilii

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #8 Online: 31 de Maio de 2010, 08:33 »
Fernando,

Parabéns pela aquisição - no estado que se encontra aparentemente, creio que tirou a sorte grande, pois além de um classico está em muito bom estado de conservação...

Offline Ivan

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Re: Myford ML7 - Torno aposentado volta à ativa
« Resposta #9 Online: 31 de Maio de 2010, 09:03 »
Levei de precaução, uma esmerilhadeira com disco de corte e uma serra de arco.

Que bom que nem precisou serrar o barramento, né?  ;D ;D ;D

Parabéns pelo torno, uma gracinha.

Offline RAranda

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #10 Online: 31 de Maio de 2010, 10:03 »
Nobre Fernando...

Show de bola.

Já tive o privilégio de ver esses pequenos de perto, são realmente obras de arte.

Se esses tornos não valessem nada, coisa que não é verdade, o seu já teria um grande apreciativo á mais, a história da família do ex-proprietário.

Meus parabéns e se precisar de algo aqui de SP, basta gritar.

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #11 Online: 31 de Maio de 2010, 13:27 »
........Parece que está em muito bom estado....

Já ouviu alguém contar aquela história de carro antigo esquecido em celeiro de fazenda? A história é bem parecida.
 Pelo número de série foi fabricado em 1951

Citar
Eu tbém tenho um Myford e parece ser mais antigo que esse.
Se Vc se lembrar, eu te mandei uma MP para saber se Vc estaria vendendo o teu. Estava verificando preços, já de olho nesse de Lins.

Citar
Há pouco tempo dei uma "geral" nele, trocando todas as buchas e eixos que estavam "mais ou menos". Ficou muito bom e se consegue fazer muitas peças com precisão razoável.

Tinha lido todo o teu tópico a respeito.
Sacudi todas as peças móveis para verificar folgas. No final de semana vou usinar uns tarugos de alumínio para ver como vai ficar.
O Torno de Lins, não veio com relógio de torno.

Parabéns pela aquisição - no estado que se encontra aparentemente, creio que tirou a sorte grande, pois além de um classico está em muito bom estado de conservação...

Obrigado pela ajuda em responder. Me ajudou a decidir. Quase que comprei um Unimat.

Acredito que não tenha muito o que fazer nele. Só vou acrescentar alguns acessórios. Uma pintura geral talvez eu faça mais tarde. No momento, vou fazer é uma boa limpeza e colocar um batente de borracha na parte superior da carenagem central que está fazendo um pequeno ruído, pois é encaixado e encosta no mancal do eixo superior.

Que bom que nem precisou serrar o barramento, né?  ;D ;D ;D
Se não coubesse no Fit, iria serras as pernas da bancada. É de tubo quadrado soldado de 1/8, confeccionada pelo falecido.
O vendedor não gostou muito dessa idéia

Citar
....Já tive o privilégio de ver esses pequenos de perto, são realmente obras de arte. ...Se esses tornos não valessem nada, coisa que não é verdade, o seu já teria um grande apreciativo á mais, a história da família do ex-proprietário.
Meus parabéns e se precisar de algo aqui de SP, basta gritar.

Segundo o ex-dono, o torno foi trazido pessoalmente por um estrangeiro, que depois, ao retornar para a Inglaterra, não quis levá-lo de volta.
Vendeu o torno para o pai do engenheiro, e foi parar em Lins.

De noite coloco mais fotos.
« Última modificação: 31 de Maio de 2010, 13:31 por fsraulino »

Offline gambiarra

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #12 Online: 31 de Maio de 2010, 18:52 »
Colega se puder me manda o endereço deste vendedor moro aqui em Lins quem sabe tem algo mais por lá

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #13 Online: 31 de Maio de 2010, 19:16 »
Colega se puder me manda o endereço deste vendedor moro aqui em Lins quem sabe tem algo mais por lá

Caro Clécio

Desculpe-me pelo egoismo. Mas antes de decidir-me ir até aí, já havia encontrado o teu nome aqui no fórum como sendo morador de Lins. Estava com a idéia de pedir que alguém fosse ver o torno antes de eu mesmo fazê-lo.

Mas aí pensei: é bem capaz dele ver o torno e comprá-lo.

Depois do teu post aqui, mandei um e-mail para o vendedor e disse que tinha gente daí querendo conhecê-lo. Vou esperar para ver qual a resposta dele.

Ele mora perto do Batalhão. E tem anúncios no OLX (não são das ferramentas).

Quanto às ferramentas antigas que ele possui, na oportunidade que estive lá, pedi até para tirar umas fotos, mas ele respondeu que se resolvesse vendê-las, ele mesmo tiraria.

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #14 Online: 31 de Maio de 2010, 21:03 »
As fotos abaixo são das ferramentas de usinagem que vieram com o torno.

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