Autor Tópico: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...  (Lida 74696 vezes)

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Offline F.Gilii

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #15 Online: 31 de Maio de 2010, 21:39 »
Hmmm - bacana...

Na segunda imagem da esquerda para direita, brocas de centro
Na terceira foto, ferramentas de tornear interno, e algumas me parecem de fazer rosca interna - o desenho parece de uma ferramenta alemã de excelente qualidade

Já nas fotos de baixo, a última foto da direita mostra um alargador (na esquerda) e um adaptador para as ferramentas de tornear interno que eu comentei (com a haste redonda)

Bela coleção de ferramentas

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #16 Online: 01 de Junho de 2010, 13:00 »
...Bela coleção de ferramentas ..

Agora tenho que aprender a usá-las.
Vamos ver esse final de semana.

Andei vendo alguns outros itens, além do set de engrenagem que o Luiz Havoc complementou para fazer roscas métricas.

Dei uma olhada e verifiquei muita coisa interessante nos sites:
http://www.rdgtools.co.uk
http://www.chronos.ltd.uk

Relógio de torno (opcional) £18.49
[attachthumb=9]

Contraponta-fixa (segundo o manual, faz parte do kit que acompanha o torno) £3.50
[attachthumb=1]

Conjunto de lunetas (opcional) £35.71 + £22.95
[attachthumb=2] [attachthumb=3]

Divisor (opcional) £199.50
[attachthumb=4]

Esse é um divisor pequeno. £127.72
[attachthumb=11]

Esquadro centralizador (útil para achar o centro de tarugos) £4.98
[attachthumb=5]

Placa de 150mm de diâmetro e 50mm de espessura (permite fixar peças de diâmetro grande sem encostar no barramento) £77.50
[attachthumb=6]

Ferramenta para usinar esférico (interessante para fazer peças cilindro-ogival e esféricas) £42.50
[attachthumb=7]
Aqui estão os filmes mostrando o funcionamento



Conjunto de bomba e bico para refrigeração da usinagem com óleo fluído (muito útil para usinagens pesadas) £117.50
[attachthumb=8]

Face (não sei qual a utilidade, mas faz parte do kit do torno) £8.09
[attachthumb=10]

Mas isso é para o futuro.
« Última modificação: 01 de Junho de 2010, 19:04 por fsraulino »

Offline F.Gilii

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #17 Online: 01 de Junho de 2010, 14:02 »
Fernando,

Muitos desses ítens são importantes, sendo que alguns se usa quase que diáriamente e outros, uma vez ou outra, mas é claro que tendo à mão, o trabalho rende melhor...

Eu incluiria nessa listinha uma contra ponta rotativa - muito prática e útil nos trabalhos de torneamento longos - mais do que a contra ponta fixa.

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #18 Online: 01 de Junho de 2010, 21:10 »
Fernando,..... contra ponta rotativa - muito prática e útil nos trabalhos de torneamento longos - mais do que a contra ponta fixa.....

A ponta rotativa veio, não está muito nítida nas fotos do torno.
A ponta fixa é para completar o kit original que acompanha o torno.

No primeiro post colocado pelo Havoc, existe um link para download na imagem do manual. É só clicar na capa para obtê-lo.

No manual, aproveitei a imagem onde aparecem os acessórios que acompanham o torno, e assinalei aqueles que estão faltando.
[attachthumb=1]

Quanto às engrenagens, o torno veio com as seguintes (número de dentes).
20, 40, 45, 50, 55, 60, 65, 70 e 75.
O certo seriam 14 engrenagens.
Vou recompletar, de modo que se possa fazer roscas métricas.

A imagem da página 27 do manual indica quais as engrenagens para as roscas métricas.
[attachthumb=2]

De acordo com a tabela do manual, tenho que adquirir engrenagem 21(x2), 25, 30 e 35.
Eu não entendi porque o Havoc adquiriu uma engrenagem grande com 127 dentes, se poderia completar e conseguir roscas métricas com engrenagens menores.

« Última modificação: 01 de Junho de 2010, 21:24 por fsraulino »

Offline F.Gilii

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #19 Online: 01 de Junho de 2010, 21:23 »
Fernando,

Posso estar errado, mas creio que a engrenagen de 127 dentes sirva para fazer rosca sem erro, ou com os menores erros possíveis - explico.

Um torno (como o meu) que é métrico, pois tem o fuso em milimetros, faz roscas em mm sem erros, mas roscas em polegadas saem com algum erro...

O mesmno acontece ao contrário - tornos com fusos em polegadas - como o seu - provavelmente fazem roscas em polegadas perfeitamente, mas roscas em milimetros, com erro.

Para eliminar, engrenagem de 127 dentes, pois há uma relação com a polegada, que tem 25,4mm - 127 é múltiplo de 25,4...

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #20 Online: 01 de Junho de 2010, 21:36 »
.... creio que a engrenagen de 127 dentes sirva para fazer rosca sem erro, ou com os menores erros possíveis - explico............ .

Ahhh! :o

Então foi por isso que ele havia me recomendado para usar o soft que diz quais as engrenagens que devem ser usadas.
[attachthumb=1]

Tá explicado.

Offline mulapreta

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #21 Online: 02 de Junho de 2010, 01:25 »

Contraponta-fixa (segundo o manual, faz parte do kit que acompanha o torno) £3.50
[attachthumb=1]


Face (não sei qual a utilidade, mas faz parte do kit do torno) £8.09
[attachthumb=10]

Mas isso é para o futuro.

Essas peças não são para uso futuro, vc. vai usá-las muito antes que você pensa.

São quatro peças que formam um conjunto para usinar com precisão:

Essa face lisa ou Placa de arraste (os vasados servem para engatar o "cavalinho", "Cachorro", "Dog" dê o nome que quizer);

Ponta Fixa;

Cavalinho: e

a ponta movel no cabeçote móvel.

Parabens pela aquisição. O Torno aparentemente está perfeito.

Edson






Offline RAranda

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #22 Online: 02 de Junho de 2010, 09:25 »
Grande Fernando...

Vejo que está se dedicando ao assunto.

Meus parabéns.

Se posso opnar, já fazendo, esse divisor que você postou como opcional, não é para ser usado em tornos, e sim em fresadoras.

Motivo pelo qual existe um contra ponto no Kit.

Portanto, existem modelos de divisores que podem sim serem acoplados e adaptados nesses pequenos, mas não é o caso desse da foto.

Só para constar e você não acabar comprado algo que não irá utilizar.

O relógio comparador, você consegue adquirir por aqui mesmo a preços muito convidativos, não precisa importar, acaba saindo mais caro.

A placa "Face" que você menciona e não sabe qual a sua finalidade, nada mais é do que uma maneira de você fixar uma peça que não possa ser "agarrada" por placas de 3 ou 4 castanhas.

Assim você determina a posição do local a ser torneado e fixa a peça (que pode ser cilindrica, quadrada, retangular, etc mas que não conseguiu ser fixada nas outras placas) através de grampos e parafusos.

Necessário lembrar que ao se fixar peças que não sejam excentricas nessa placa, coloque sempre elementos para balancear a rotação.

Senão.......

Para ajudar na sua "instrução", leia o manual do torneiro (anexo), que é uma ótima fonte de consulta para nós "aprendizes".
 
Abraços.

Rubens   

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #23 Online: 02 de Junho de 2010, 23:25 »
Essa face lisa ou Placa de arraste (os vasados servem para engatar o "cavalinho", "Cachorro", "Dog" dê o nome que quizer); Ponta Fixa; Cavalinho: e a ponta movel no cabeçote móvel.

...A placa "Face" que você menciona e não sabe qual a sua finalidade, nada mais é do que uma maneira de você fixar uma peça que não possa ser "agarrada" por placas de 3 ou 4 castanhas.

Assim você determina a posição do local a ser torneado e fixa a peça (que pode ser cilindrica, quadrada, retangular, etc mas que não conseguiu ser fixada nas outras placas) através de grampos e parafusos.
Necessário lembrar que ao se fixar peças que não sejam excentricas nessa placa, coloque sempre elementos para balancear a rotação. Senão.......

Citar
Para ajudar na sua "instrução", leia o manual do torneiro (anexo), que é uma ótima fonte de consulta para nós "aprendizes".

Lendo o manual postado aqui pelo Raranda deu para entender bem a utilidade do "prato perfurado" e do "cachorro".

Verifiquei também, que no centro do prato perfurado, é utilizada uma outra ponta-fixa, conforme pode ser visto na imagem retirada do manual.
[attachthumb=1]  [attachthumb=2]
« Última modificação: 02 de Junho de 2010, 23:27 por fsraulino »

Offline RAranda

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #24 Online: 03 de Junho de 2010, 09:56 »
Exatamente Fernando.

Tenho observado a seguinte regra para esse contra ponto do cabeçote.

Se no contra ponto tivermos CM 02, no cabeçote será CM 03.

Ou seja, sempre um número acima.

Evidente que já vi tornos onde o CM do contra ponto era o mesmo do cabeçote, mas em poucos casos.

Vale como dica para você quando for comprar o seu.

Abraços.

Rubens

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #25 Online: 04 de Junho de 2010, 12:11 »
........Tenho observado a seguinte regra para esse contra ponto do cabeçote........Se no contra ponto tivermos CM 02, no cabeçote será CM 03........Ou seja, sempre um número acima......
Vale como dica para você quando for comprar o seu......

Você tem razão.
Estava com uma imensa dúvida sobre qual adquirir para deixar o torno com os acessórios de fábrica e que fossem imprescindíveis ao uso.
E a dúvida maior estava recaindo na contra-ponta a ser colocada no interior do eixo da placa (spindle). Tem que ser exato.

O fabricante Myford ainda existe e continua fornecendo peças de reposição (mandei um e-mail e me responderam).
Obviamente o preço de peças originais são bem maiores que o dos outros vendedores.

Na página do site http://www.myford.com/ML7_spares.html existe a tabela de preços das peças.
A contra-ponta do spindle - Soft centre 2MT - custa £8.96, e a do outro lado, Hard centre 2MT, custa £10.19. Os preços na RDGTools e da Chronos estão Aprox £4.00, mas não tenho a certeza se são na mesma medida do original.

Estou tentado a encomendar essas contra-pontas direto no fabricante e aproveitar para vir junto as buchas (Feednut) dos fusos do TopSlide e do CrossSlide que custam £ 12.50 cada, essas duas buchas deixariam o velho torno com a precisão de fábrica.

Quanto às engrenagens vou encomendar da RDGTool (preços infinitamente menor que o do fabricante), inclusive aquela de 127 dentes, que só vai estar disponível novamente para venda daqui a duas semanas.

No momento estou fazendo uma limpeza mais minuciosa. Encontrei muita limalha dentro da placa do torno e por dentro dos Top e Cross Slides. Tem muita graxa e óleo endurecidos que parecem um cola seca impregnados de limalha.

Como já estou querendo já usinar uma peça, ainda neste final de semana, tenho que lubrificar tudo de acordo com o manual do fabricante.

O recomendado são os óleos Esso Nuto H32 para o eixo do spindle (é colocado naquela azeiteira) e o Esso Febis K68 para ser colocado nas engrenagens e fusos, além de graxa normal para as graxeiras.
A questão é que o Nuto 32 é óleo hidráulico e vou ter que procurar, no comércio local, óleos equivalentes antes de por o negócio para funcionar.




« Última modificação: 05 de Junho de 2010, 19:10 por fsraulino »

Offline fsraulino

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Myford ML7 - Imperial ou Métrico?
« Resposta #26 Online: 05 de Junho de 2010, 22:53 »
Como não encontrei o Esso Nuto H32 e o Febis K68, estou usando óleo de direção automática de veículo e óleo Singer.

A tabela abaixo mostra os óleos equivalentes.
[attachthumb=1]

Estava preparando um e-mail para o fabricante para solicitar as contra-pontas, e também as castanhas (buchas) para os fusos do TopSlide e CrossSlide, e bateu uma dúvida.

Será que o torno está Imperial ou Métrico? Normalmente estaria com as medidas imperiais, em polegadas.

Na tabela de peças do fabricante existem os dois tipos:
- 70/1302 Feed Nut  - Imperial - 10TPI, ou seja, 10 voltas por polegada; e
- A1648 Feed Nut - Metric - 2mm pitch, ou seja, passo 2 milímetros.

O fuso, leadscrew, já havia lido que normalmente seria 8TPI = 8 voltas por polegada.

No torno, coincidi o topo, tanto do TopSlide quanto o do CrossSlide, com o limite das respectivas mesas.
Girei 10 voltas exatas em ambos, e verifiquei com uma fita métrica.
O resultado em ambos ficaram em 20mm, deduzo que o passo seja de 2mm, ou seja, é métrico.

Coloco as fotos das medições.

[attachthumb=2] Medição do CrossSlide

[attachthumb=3] Medição do TopSlide (coloquei uma linha vermelha como indicação do ponto exato, pois a foto foi tirada inclinada).

A foto abaixo mostra os manípolos e tambores de ambos os dispositivos (as marcações são decimais de 0 a 100, com numeração de 10 em 10)

[attachthumb=4]

Quanto ao fuso (Leadscrew) deduzi que está em polegada, pois deu 3,17mm, ou seja, 8 voltas por polegada.
[attachthumb=5]

Se alguém discordar das minhas conclusões coloque um post aqui, pois estarei encomendando as castanhas métricas ao fabricante.

Aproveitando, alguém sabe para que serve a ferramenta abaixo chamada Catchplate (ou Driver plate with peg). Consta da relação dos acessórios fornecidos com o torno.
[attachthumb=6]  [attachthumb=7]
« Última modificação: 05 de Junho de 2010, 23:42 por fsraulino »

Offline F.Gilii

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #27 Online: 06 de Junho de 2010, 10:26 »
O fuso, leadscrew, já havia lido que normalmente seria 8TPI = 8 voltas por polegada.

Girei 10 voltas exatas em ambos, e verifiquei com uma fita métrica.
O resultado em ambos ficaram em 20mm, deduzo que o passo seja de 2mm, ou seja, é métrico.
Fernando, a não ser que o torno tenha sido alterado (o que não me parece) nenhuma máquina é mista - fusos em polegadas e milimetros - ou é um ou é outro, e eu aposto uma loura gelada que é polegada.

Eu faria todas as medições com algo mais exato - um paquimetro digial, relogio comparador, etc

Citar
Se alguém discordar das minhas conclusões coloque um post aqui, pois estarei encomendando as castanhas métricas ao fabricante.
Meça de novo - eu acho que é todo polegadas

Citar
Aproveitando, alguém sabe para que serve a ferramenta abaixo chamada Catchplate (ou Driver plate with peg). Consta da relação dos acessórios fornecidos com o torno.
Esta placa vai instalada no lugar da placa de 3 castanhas do torno, e o pino serve para arrastar um arrastador (aqui no Brasil muitos chamam de "cachorro") quando se faz usinagens "entre pontas"

Offline Ivan

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #28 Online: 06 de Junho de 2010, 11:33 »
A contra-ponta do spindle - Soft centre 2MT - custa £8.96, e a do outro lado, Hard centre 2MT, custa £10.19. Os preços na RDGTools e da Chronos estão Aprox £4.00, mas não tenho a certeza se são na mesma medida do original.
Qualquer ponta fixa CM2 (cone morse 2) que você comprar vai servir igualzinho à original. Este é o motivo do uso da padronização Morse (até meados do sec. XX, cada fabricante tinha seu cone "proprietário").
Isso você encontra em qualquer loja de ferramentas de usinagem no Brasil.
Compre uma ponta fixa para o eixo-árvore (com a ponta em metal duro ou aço rápido) e uma contra-ponta rotativa. Esse papo de ponta fixa macia no eixo-árvore e ponta fixa dura no cabeçote móvel (contra-ponta) é da época do guaraná com rolha. Pra se ter uma idéia, a ponta fixa no cabeçote móvel era lubrificada com óxido de chumbo pra não machucar a peça. Mas esse lubrificante não adianta nem procurar. ;D
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Estou tentado a encomendar essas contra-pontas direto no fabricante e aproveitar para vir junto as buchas (Feednut) dos fusos do TopSlide e do CrossSlide que custam £ 12.50 cada, essas duas buchas deixariam o velho torno com a precisão de fábrica.
Se há folga longitudinal no carro transversal e no carro superior, dê uma olhada nos fusos. Provavelmente não só as porcas estão desgastadas, mas também os fusos. E estes normalmente apresentam desgaste não uniforme, mais acentuado na parte central. Se for trocar, troque as porcas e os fusos. Caso contrário, pode alterar quase nada. Ou então, pegue prática no torno e faça você mesmo fusos com flancos mais largos que trabalhem sem folga na porca.
Vale notar que é bem mais agradável usar um torno com pouca folga nos carros (alguma sempre existirá, mesmo com peças novas), mas isso não afeta a precisão no torneamento.
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O recomendado são os óleos Esso Nuto H32 para o eixo do spindle (é colocado naquela azeiteira) e o Esso Febis K68 para ser colocado nas engrenagens e fusos, além de graxa normal para as graxeiras.
A questão é que o Nuto 32 é óleo hidráulico e vou ter que procurar, no comércio local, óleos equivalentes antes de por o negócio para funcionar.
Não precisa exagerar, não vai ter problema se usar outro óleo razoavelmente parecido. Na verdade, os lubrificantes atuais são muito superiores aos originais recomendados na época de fabricação do equipamento (menor alteração de viscosidade com variação de temperatura, menos tendência a sedimentar etc. etc.).
Um óleo lubrificante ISO32 (~ SAE10) para o eixo-árvore e ISO68 (~ SAE30, ou óleo pra corrente de motoserra) para os outros pontos está de ótimo tamanho...

E nunca vi Myford métrico, olhe de novo medindo com um paquímetro ou régua direto no fuso. Conte 8 fios de rosca e veja se não dá 1 polegada.

Se posso dar uma sugestão, segure a carteira e comece a brincar no torno, com o tempo vai vendo quais peças são realmente necessárias. Caso contrário, vai gastar uma fortuna importando coisas desnecessárias ou que podem ser encontradas na esquina.

Offline mulapreta

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #29 Online: 06 de Junho de 2010, 13:38 »
Acho duas coisas:

primeiro, deixe de usar termos técnicos em outro idioma e será mais proveitoso para todos aqui no forum;

segundo, creio que está havendo uma grande confusão. Se tivesse dito que as voltas do fuso do CARRO TRANSVERSAL é em milimetro esta correto, pois quando estamos torneando um eixo as medições são em milímetros mesmo,

Quanto ao fuso de 8 fios por polegadas é o fuso que movimenta o Carro transversal que realmente é em polegadas, por isso você esta preocupado com a engrenagem de 127 dentes para transformar a rosca de polegadas para milimétricas.

Tire fotos em close do colar do manípulo e informe qual graduação tem (no meu tem de 0 até 40 mais os 9 décimos) Lembrando que a cada milímetro do carro transversal corresponde ao movimento real de MEIO MILÍMETRO uma vez que quando a ferramenta cortar o eixo este será cortado em todo seu perímetro (1/2 de um lado do eixo e 1/2 do outro lado do eixo que somado será 1 mm.)

No forum há muito material sobre torno que poderá ser lido e compreendido.


Edson

« Última modificação: 06 de Junho de 2010, 13:44 por mulapreta »

 

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