Autor Tópico: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...  (Lida 74703 vezes)

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Offline mulapreta

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #195 Online: 06 de Outubro de 2010, 10:34 »
Raulino,

Estou coletando em meus guardados algumas peças para fazer um adaptador como este seu.

Estive, também pensando em uma peça para prender um macho para fazer rosca interna no torno. Na contra ponta movel não dá, pois o macho deve avançar conforme a rosca for sendo feita, então pensando nesse adaptador, acho que se adaptarmos um porta macho no lugar do bits, seria o ideal para fazer esse tipo de rosca. Que que você acha?

Abraços

Edson


Offline marc0

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #196 Online: 06 de Outubro de 2010, 10:49 »
Na contra ponta movel não dá, pois o macho deve avançar conforme a rosca for sendo feita

Caro Édson;
Dá sim! É justamente assim que é feito na maioria das vezes.
O macho é preso no mandril, o avanço pode ser dado pela projeção forçada do mangote ou cabeçote pode ficar solto.

Abraços.

Offline mulapreta

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #197 Online: 06 de Outubro de 2010, 12:07 »
Na contra ponta movel não dá, pois o macho deve avançar conforme a rosca for sendo feita

Caro Édson;
Dá sim! É justamente assim que é feito na maioria das vezes.
O macho é preso no mandril, o avanço pode ser dado pela projeção forçada do mangote ou cabeçote pode ficar solto.

Abraços.

Marco,
Que dá, dá sim, porém se eu fizer esse dispositivo para frezar chavetas, será muito melhor para fazer as roscas.

Nas atuais circunstância estou apelando para o carro móvel, mas depois será feito no novo dispositivo.

Aproveitando, parabéns pelas aulas de SU, estou aproveitando muito.

Um grande abraço

Edson


Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #198 Online: 06 de Outubro de 2010, 17:32 »
............Estive, também pensando em uma peça para prender um macho para fazer rosca interna no torno. Na contra ponta movel não dá, pois o macho deve avançar conforme a rosca for sendo feita, então pensando nesse adaptador, acho que se adaptarmos um porta macho no lugar do bits, seria o ideal para fazer esse tipo de rosca. Que que você acha?..................
Nessa plaina móvel que fiz, qualquer ferramenta ficará apontada perpendicularmente à linha do centro do torno.
Para usar um macho, seria necessário adaptar um mandril na ponta do porta-ferramenta. Ou usar um bit afiado nos dois lados, com o desenho da rosca interna pretendida. Tenho alguns bits aqui afiados dessa forma. Vieram junto com o torno e servem para abrir rosca.

Não sei se isso que Vc imagina.

Acho melhor mesmo usar  a contra-ponta solta com o mandril agarrando o macho.

Offline rodrigo w

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #199 Online: 06 de Outubro de 2010, 18:10 »
Creio que o Edson fala de usar o avanço automatico junto com o dispositivo, seria isso?

 Eu adaptei um mandril no meu porta ferramenta, furação agora somente no automático, qualquer dia testo com um macho, só tenho macho manual , qual seria a diferença dele pra um macho máquina?

Offline marc0

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #200 Online: 06 de Outubro de 2010, 18:34 »
macho manual , qual seria a diferença dele pra um macho máquina?

Basicamente a diferença esta no ângulo da ponta, detalhe do canal e comprimento; os machos manuais geralmente são mais curtos para resistirem melhor as oscilações, os machos máquina são mais longos para facilitar a fixação.



Abs...

Offline mulapreta

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #201 Online: 07 de Outubro de 2010, 22:27 »
O dispositovo que estou pensando é esse...

Só que este do desenho é para fixar no carro móvel e o meu seria fixo na ponta do dispositivo que o Raurino fez.

Abraços

Edson

« Última modificação: 07 de Outubro de 2010, 22:29 por mulapreta »

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #202 Online: 10 de Outubro de 2010, 16:00 »
..........O dispositivo que estou pensando é esse...

Já tinha visto um desse, com  foto
http://nsa.kpu-m.ac.jp/gijutu/kousaku/easyweb.easynet.co.uk/chrish/s-d-2.jpg
Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...


e um outro parecido em
http://www.lathes.co.uk/myford/img18.gif
Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...


Aproveitei esse final de semana para melhorar alguns detalhes.
- Coloquei um jumelo mais robusto no formato "H";
- Troquei a braçadeira por uma tipo conduíte, mais larga, daquelas que possuem o prato de apoio; e

Usei uma braçadeira de 1 1/2" e outra de 1". Tirei os pratos de apoio.
As metades da de 1 1/2" estão por cima, e as de 1" por baixo.

A altura central do tubo principal foi regulada com barras chata de 1/2" e lâminas de trafo.
4 parafusos allen fixam juntos as braçadeiras e espaçadores.
No lugar das barras poderiam ser utilizadas ruelas, mas preferi as barras por motivo estético.

O movimento do eixo voltou a ficar suave com essa braçadeira larga.

Aí vão as fotos.
   

   

 

« Última modificação: 10 de Outubro de 2010, 16:02 por fsraulino »

Offline F.Gilii

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #203 Online: 10 de Outubro de 2010, 16:39 »
Apenas por comentário:

Estes dispositivos das fotos são distindos:
o da 1° foto é chamado de "fuso sensível" - usado para fazer furos de pequeníssimos diametros
o da segunda é para furo rápido - usado para operações repetitivas, onde usar um manípulo é inconveniente.

Nenhum dos dois é para abertura de chavetas por exemplo

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #204 Online: 10 de Outubro de 2010, 17:40 »
....Nenhum dos dois é para abertura de chavetas por exemplo.....

Fábio, agradeço o comentário.
Tinha visto essa ferramenta para carro móvel em sites relacionados ao Myford, mas não sabia exatamente a finalidade, haja vista que o carro móvel com o mandril e o macho é a solução ideal para abrir roscas de pequeno diâmetro.

Voltando à plaina manual, fazendo a análise dos resultados, a utilização de tubos de amortecedores descartados mostrou-se surpreendente pela eliminação de qualquer folga axial e pela maciêz. Dentro do tubo é possível colocar molas de grande pressão para criar o retorno automático. As molas que inicialmente encontrei aqui em Brasília mostraram-se muito fracas.

Não calculei os custos finais da plaina, do indexador e do ferrolho.
Lembro-me que paguei no par de amortecedores e no perfil de aço "C", algo em torno de R$ 12,00.
Quebrei dois machos tentando fazer roscas.
Gastei dois insertos indexáveis (triangulares), torneando a haste/eixo do amortecedor que é de aço temperado (na camada superficial). O cavaco saiu em brasa.
E o mais caro, por incrível que pareça, foram os inúmeros parafusos allen usados (M3, M5 e dois M10 compridos). Acho que em torno de R$ 30 aqui em Bsb.
Considerando os pedaços de barras em alumínio, a mola interna do ferrolho, algumas brocas, tudo deve ter ficado em torno de R$ 80.

Acho possível fazer idêntica plaina para ser fixada no castelo (conforme o Rodrigo quer fazer), no caso de tornos que não possuem o T Slot (guia de fixação existente no carro transversal do Myford).

Estimulo aos colegas aqui do fórum a tentarem fazer esse tipo de plaina.
Eu, que sou iniciante e sem nenhuma experiência, consegui fazer cavilha para chaveta em aço duro e um protótipo de polia dentada em alumínio.

A experiência dos demais colegas aqui e a troca de idéias, será de grande valia para o aperfeiçoamento dos processos.

Continuo reticente em comprar polias sincronizadas para tirar referências do desenho de afiação de bits.
Quem tiver uma polia XL, favor tirar escaneá-la e colocar a imagem aqui para que tenhamos uma referência aproximada.
----------------------------------------
Em tempo:
A manopla (não original) de câmbio de Corsa custou R$ 5 e as braçadeiras R$ 1,50 cada.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2010, 18:21 por fsraulino »

Offline rodrigo w

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #205 Online: 10 de Outubro de 2010, 18:46 »
Gostei da aparência final do dispositivo, parabéns !!!

No meu caso, a adaptação seria no porta ferramenta apenas por ser mais rápido, mesmo eu tendo os t-slots disponivéis.

Quanto a polia, em breve estarei comprando 4 peças, daí tiramos a medida exata,...

abs

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #206 Online: 10 de Outubro de 2010, 20:08 »
Gostei da aparência final do dispositivo, parabéns !!!
Também gostei. Ficou quase profissional.
Pintei com spray fosco o perfil de aço e os espaçadores, e semi-fosco o tubo do amortecedor. O restante deixei como estava, com o metal aparente.

Citar
No meu caso, a adaptação seria no porta ferramenta apenas por ser mais rápido, mesmo eu tendo os t-slots disponivéis.

De alguma forma, a extremidade onde apoia o jumelo deverá estar fixa. Ao contrário ocorrerá um balanço devido às forças atuantes e resultantes dos esforços da alavanca.

Citar
Quanto a polia, em breve estarei comprando 4 peças, daí tiramos a medida exata,...
Corajoso $$$$$
Será muito útil para obter informações conclusivas.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2010, 20:11 por fsraulino »

 

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