Autor Tópico: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...  (Lida 74702 vezes)

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Offline Ivan

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #90 Online: 08 de Julho de 2010, 19:56 »
Um dos Kit da Enco é de 3/8". Será que serve para o carro do Myford? No manual do fabricante não encontrei as especificações exatas.
Tem link do produto?
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Outro item que pretendo adquirir por lá é uma placa de 6" com 4 castanhas independentes.
6 polegadas é muito grande para este torno, 5" é mais adequado. Dê uma procurada e vai ver que os tamanhos 4" e 5" são os mais usados para o ML7.
A placa de 4 castanhas original dele é de "perfil baixo", de modo que cabe inteira na cava. Mas para usar uma outra, não recomendo 6". Pode até bater as castanhas no barramento.
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Se eu adquirir a da WTTool será possível usinar rosca interna de 1 1/8 com precisão, usando as ferramentas que eu já possuo?
Com certeza. Uma das primeiras peças que fiz foi uma flange.

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #91 Online: 08 de Julho de 2010, 20:46 »
Tem link do produto?

Foi engano, o que está na promoção é o de 5/8 por R$ 29, e não o de 3/8, que está U$ 86.

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..6 polegadas é muito grande para este torno, 5" é mais adequado...... A placa de 4 castanhas original dele é de "perfil baixo", de modo que cabe inteira na cava. .....

Estava me baseando no site com macetes para o Myford em http://www.astronomiainumbria.org/advanced_internet_files/meccanica/easyweb.easynet.co.uk/_chrish/t-chucks.htm#chucks
É só clicar na imagem pequena para abrí-la, que dá para ver as diversas placas para o Myford.

Realmente tem que ter a espessura de máximo 2 1/2" para caber na cava. O de 6" é o limite. A inteção será usá-lo para usinar furos fora de centro em cubos e placas.

Medi, no Myford, a distância do centro da placa até o fundo da cava e deu 5", então sobra 2" para a abertura das castanhas.

O da WTTools está no link http://www.wttool.com/product-exec/product_id/13775/nm/6_4_Jaw_Independent_Wood_Lathe_Chucks_WT_

Parece ser slim, mas o site não dá muitas explicações.

O da Myford  [150mm (6’’) 4-jaw Bison Independent Chuck] está em http://www.myford.com/section2-chucks.html com o preço de 368,30 libras (realmente é mais de U$ 200, aliás, muito mais).
« Última modificação: 08 de Julho de 2010, 21:23 por fsraulino »

Offline Ivan

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #92 Online: 08 de Julho de 2010, 21:26 »
Essa placa não presta. Está identificada como para madeira, e o peso como 500g. Essa placa tem que pesar mais de 5kg. Suspeito que seja uma casquinha de sabe-se-lá-o-quê.

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #93 Online: 08 de Julho de 2010, 21:51 »
Essa placa não presta. ... para madeira, e o peso como 500g. Essa placa tem que pesar mais de 5kg. ...

A outra que encontrei custa U$ 65 + U$ 45 de frete e está no Ebay EUA em http://cgi.ebay.co.uk/6-4-Jaw-Independent-Flat-Back-Lathe-Chuck-4-Jaw-/390215452464?cmd=ViewItem&pt=BI_Tool_Work_Holding&hash=item5adaa74730 pesa 19 libras (+- 6 Kg), o problema é que o furo central é de 1 1/2", ou seja, terá que ser embuchada para ficar com 1 1/8

E tem a da RDGTools por £65 + £95 de frete, já preparada para o Myford com rosca interna de 1 1/8. O problema é o frete (e o imposto).

Offline Ivan

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #94 Online: 08 de Julho de 2010, 22:17 »
19 libras dá 9kg. Veja que é bastante peso para pendurar nesse torno, é fácil de imaginar. A placa original é mais estreita e mais leve, eu não colocaria tanto peso nesse cabeçote.

Mesmo no meu Joinville, que tem 2 polegadas a mais de diâmetro máximo do que o Myford, eu prefiro usar placas de 5 polegadas, que não têm risco de acertar o barramento com as castanhas parcialmente para fora. Uma placa de 5 polegadas pesa em torno de 5kg.

O furo interno maior não é problema, não tem que embuchar nada. A flange vai por trás, não passa por dentro.
Um furo interno maior é até vantajoso, pois acomoda tarugos maiores parcialmente para dentro (vai dar batente na flange, se o diâmetro for maior do que a passagem do eixo árvore).

Veja que mesmo no link que você mencionou, a única placa de 6" que ele tem é a estreita. A placa melhor dele (TOS) é de 5 polegadas.

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #95 Online: 09 de Julho de 2010, 18:51 »
....... A placa original é mais estreita e mais leve......

Mandei mensagem para todos os vendedores do Ebay do Reino Unido e me responderam que não remetem para o Brasil em virtude do peso e consequentemente dos custos para o envio.

A RDGTools, que vende a placa por 66 libras, cobrou 95 para enviá-la (http://www.rdgtools.co.uk/acatalog/MYFORD_LATHE_USERS_NEW1.html)

Uma placa brasileira parecida havia sido colocada a venda no ML, por R$ 90 e, segundo o vendedor é da CUSHMAN (http://www.placascushman.com.br/page1.aspx)
As fotos abaixo foram as que o vendedor colocou como sendo uma placa Cushman 4 castanhas independentes 150mm.
[attachthumb=1] [attachthumb=2] [attachthumb=3] [attachthumb=4]

Alguém conhece ou possui placa desse fabricante?
« Última modificação: 09 de Julho de 2010, 18:57 por fsraulino »

Offline Ivan

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #96 Online: 10 de Julho de 2010, 05:49 »
http://newsgroups.derkeiler.com/Archive/Uk/uk.rec.models.engineering/2007-03/msg00254.html

A couple of things for you to think about when deciding which 4 jaw
chuck to buy. The only chuck that I know of that will fully fit into
the Myford gap is the Pratt/Bernerd "screwed body" type. This is
because with the spindle thread and register cut directly into the
slim body the chuck is mounted right against the headstock and the
chuck jaws extend into the gap allowing full use of a 6" diameter
chuck. The total width of the chuck with jaws is 65mm. Although the
ArcEuro chuck you mention is the same width it requires mounting on a
backplate that will push it forward in the gap and the jaws may foul
the bed if extended beyond the body much. Don't forget though that the
jaws are reversible and with them reversed the 6" chuck will hold
something approaching 5" diameter without the jaw extending beyond the
body enough to strike the bed. None of the new cheaper chucks I know
of are slim enough; even the RDG 4 jaw offering which is called
"threaded body" appears from the picture to be wider and may suffer
the same limitation. I haven't seen one of these fitted so you would
need to check. So if you need the full capacity of the Myford gap I
don't think you have any choice and that is why the Pratt/Bernerd of
this design is so expensive secondhand.

If this is not an issue for you then modern "import" chucks are
improving all the time. I have seen the ArcEuro one you mention and it
looks a well made and capable chuck that I personally wouldn't
hesitate in buying if I needed one. The other "names" to look for in
reasonably priced chucks would be Toolmex and TOS, they make excellent
chucks in the mid-price range; I have owned and regularly used a
number of these chucks and not had a problem with any of them.


Se as castanhas passarem da cava, você vai ter que cuidar o tempo pra não ficar porrando/raspando no barramento (algo nem um pouco desejável). E se isso acontecer, como as castanhas não poderão ser estendidas totalmente, a capacidade real vai ser igual a de um 5".

E a placa original, além de mais estreita (ou por mais estreita), é também mais leve.
Os 10kg de uma placa 6" "convencional" + flange para esse torno pequeno me parecem desproporcionais. O cabeçote não agradece.

Cushman é uma excelente marca, mas comprar placa usada é meio complicado porque não se sabe o estado.

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #97 Online: 10 de Julho de 2010, 13:40 »
......... Se as castanhas passarem da cava, você vai ter que cuidar o tempo pra não ficar porrando/raspando no barramento (algo nem um pouco desejável). E se isso acontecer, como as castanhas não poderão ser estendidas totalmente, a capacidade real vai ser igual a de um 5".

Vc está coberto de razão.
Nessa discussão no Link Newsgroups que Vc colocou ficou bem claro.
Na discussão existe a referência ao site da Arc Euro (http://www.arceurotrade.co.uk/Catalogue/Chucks/Lathe-Chucks)

Apoveitei, desse site, algumas imagens e sreens.
[attachthumb=1] [attachthumb=2]

O preço da segunda tabela está incluído o VAT (não é cobrada em vendas para fora da União Européia). Fiz uma simulação e o frete deu £60.
As tabelas contém as especificações de cada tamanho de placa slim da Zither (india).
Somando as dimenções B com D chega-se a espessura da placa com as castanhas, que dá 65mm. Isso sem considerar a flange.
Além disso, o próprio site alerta que a placa não pode ser colocada diretamente em mini-tornos.

Abaixo coloco a fotografia com as distâncias da cava e barramento em relação ao centro do torno Myford ML7, atentando que a largura da cava ficou em 65mm, que é igual ao somatório da placa indiana.
[attachthumb=3]

Chego a conclusão, que para estes tamanhos de placa, só mesmos os fornecidos pela Myford, e na pior hipótese, o da RDGTools, cuja rosca é feita no próprio furo da placa.
Aliás, o da RDGTools, é chinês e internalizado na Europa com o nome de HBM na Holanda (http://www.buitelaar.nl/), não merecendo muita confiança.

Offline Ivan

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #98 Online: 10 de Julho de 2010, 15:39 »
Desencana dessa 6" e compra uma 5" pelo melhor preço que encontrar.
Uma placa "cheia" normalmente tem castanhas com mais profundidade do que as placas finas, o que ajuda na fixação das peças. Além de ser mais barata do que uma 6".
Eu tenho uma placa de 4 castanhas 8" original do Joinville, estreita e "aliviada" (é a mesma discussão, uma placa 8" convencional no meu torno seria demais). Praticamente nunca uso, a de 4 castanhas que uso sempre é uma "gorda" de 5".

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #99 Online: 10 de Julho de 2010, 16:59 »
..... a de 4 castanhas que uso sempre é uma "gorda" de 5".......

Mas essa de 5" gorda, com as castanhas abertas no limite, não teria o risco de encostar no barramento?
Ela, no Myford, teria apenas o espaço de 27mm para abrir as castanhas.

Aproveitando o post..... chegaram as engrenagens encomendadas da RDGTools.
A de 127 dentes estava a um bom tempo desaparecida, e só a RDG é quem vende. Nem a Myford possui. É bem grande e, para o seu emprego, a tampa da caixa de engrenagens não pode ser colocada.
Como o preço estava muito bom, £10,64, e como só existe um só fabricante, resolvi comprá-la, antes que desapareça.
Mandei vir também duas engrenagens de 21 dentes, um suporte de sangrador para ser colocado direto no castelo e um conjunto com 3 dogs com rabo, ou cavalinhos, sei lá o nome, para trabalhar com a mini-placa ou com a placa grande (esta última está viiiindo ainda).
Pedi para vir via RoyalMail, fui atendido pela RDG, e não foi tributado. Valeu a pena. Aí está a foto.
[attachthumb=1]

Vou colocar algumas fotos que talvez sejam interessantes para os possuidores (aqui no fórum já são três declarados) de Myford ML7.

Essa foto é o Set completo (que viriam de fábrica com o torno) de engrenagens de recâmbio, todas originais.
[attachthumb=2]

Aproveitei a idéia da embalagem que recebi da Small-Lathe e fiz um estojo para ferramentas, evitando dessa forma que fiquem espalhadas  e misturadas na gaveta da bancada. Foi utilizado o estojo de fita VHS, espuma plástica usada em embalagens de equipamento eletrônicos e freza Dremel para abrir os encaixes na espuma. Facilita organizar "por tipo". Imprimi um esquema de funções das ferramentas como capa do estojo.
[attachthumb=3][attachthumb=4]

Outra peça que havia chegado antes, da Chronos, foi esse mini-esquadro para auxiliar encontrar centros de tarugos, e já veio também a ponta dura MT2 (CM2).
[attachthumb=5]



« Última modificação: 11 de Julho de 2010, 10:07 por fsraulino »

Offline mulapreta

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #100 Online: 10 de Julho de 2010, 21:24 »
Quero lembrar que a referência da distância entre o centro da placa e o barramento não é o correto, visto que o carro movel também entra debaixo da placa para tornear.

Abraços

Edson


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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #101 Online: 11 de Julho de 2010, 15:33 »
Quero lembrar que a referência da distância entre o centro da placa e o barramento não é o correto, visto que o carro movel também entra debaixo da placa para tornear.

Mas aí é que está a questão da existência da cavidade.
Atualmente o torno possui uma placa de 4", e se as castanhas estiverem no limite vão colidir com o carro, conforme pode ser visto na foto abaixo.
[attachthumb=1]

Acredito que o fabricante previu essa cavidade no Myford justamente para possibilitar o emprego de grandes placas lisas (faceplate) e de placas slim com castanhas.
Desta forma, seria possível usinar (abrir furos, fazer roscas, etc) placas quadradas, retangulares, poliedros, etc, etc. Olhe o exemplo abaixo.
[attachthumb=6]


Tenho entre, diversos objetivos, abrir um furo circular numa barra chata para roscar uma Dremmel, e daí colocá-la no porta ferramenta, conforme as idéias abaixo.
[attachthumb=2] [attachthumb=3]

[attachthumb=4] [attachthumb=5]
« Última modificação: 11 de Julho de 2010, 15:49 por fsraulino »

Offline fsraulino

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #102 Online: 11 de Julho de 2010, 17:33 »
Tentando montar a combinação de engrenagens para usinar fuso com passo de 2mm, utilizando aquela engrenagem de 127 dentes, verifiquei que com o quadrante original isso não será possível.
Não sei como o Havoc fez ou talvez o dele já seja métrico.

Simplesmente a engrenagem de 127 dentes ocupa quase todo o quadrante.
É por isso que é vendido um quadrante métrico.

Abaixo está a foto das engrenagens no quadrante. As duas, juntas, à esquerda, são as de 50 e de 25 dentes. A maior é a de 127 colocada na haste do fuso. A de 40 detes, aparece abaixo, aguardando a vez.
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« Última modificação: 11 de Julho de 2010, 17:35 por fsraulino »

Offline Ivan

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #103 Online: 11 de Julho de 2010, 19:40 »
É comum a placa ser maior do que o diâmetro admissível sobre o carro. Aliás, não ser é que é incomum.
O diâmetro sobre o carro limita o diâmetro de peças longas. Mas uma placa maior continua sendo útil para pegar polias, flanges e todo tipo de peças pouco longas.
Claro que a razão da cava é esta, mas de nada adianta pegar uma placa de 6 pol que não possa ser usada como tal. E, no meu entendimento, nem vale pagar uma fortuna na placa original, por 1 polegada adicional de abertura que dificilmente será usada. Até porque essa placa estreita tem lá suas desvantagens, como mencionado.

A dremel no torno é (na minha opinião) pouco útil, não tem rigidez para nada. Fresar, nem pensar. No máximo, uma retificada leve em alguma coisa (o que também não é o ideal pelo abrasivo nas peças).

Offline Ivan

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Re: Torno Myford ML7, reforma, pecas, dicas, acessorios...
« Resposta #104 Online: 11 de Julho de 2010, 20:46 »
Abaixo está a foto das engrenagens no quadrante. As duas, juntas, à esquerda, são as de 50 e de 25 dentes. A maior é a de 127 colocada na haste do fuso. A de 40 detes, aparece abaixo, aguardando a vez.
Entendo que deveria ir a 50 lá em cima, onde na foto está uma com 20 dentes. A 25 e a 40 montadas juntas (onde na foto estão a 50 e 25), com a 25 na posição mais interna, em contato com a 50. E a 127 onde está, em contato com a 40.
Ou então, a 40 lá em cima (onde está a 20), o conjunto 50 e 25 na posição em que está, mas virado com a 25 para dentro e a 127 em contato com a 50.

 

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