Autor Tópico: tornos universais  (Lida 12760 vezes)

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Offline Edimar

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Re: tornos universais
« Resposta #15 Online: 03 de Julho de 2008, 10:42 »
Bom dia colegas!

Alguem sabe como consigo os manuais de manutenção e de peças do torno TORMAX 20A da Romi?

Abraço a todos

Offline Ramede

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Re: tornos universais
« Resposta #16 Online: 03 de Julho de 2008, 12:55 »
Bom dia colegas!

Alguem sabe como consigo os manuais de manutenção e de peças do torno TORMAX 20A da Romi?

Abraço a todos

  Experimenta falar com o pessoal da www.winnermaquinas. com.br  talvez eles tenham....

Offline Edimar

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Re: tornos universais
« Resposta #17 Online: 04 de Julho de 2008, 09:12 »
Liguei lá mas não consegui nada.
Tô enrolado sem esse manual...... :(

Offline F.Gilii

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Re: tornos universais
« Resposta #18 Online: 04 de Julho de 2008, 09:14 »
Tentou falar com a própria ROMI?

http://www.romi.com.br/mf_tormax_20.0.html?&L=0

Offline Edimar

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Re: tornos universais
« Resposta #19 Online: 04 de Julho de 2008, 13:19 »
Então, fiquei uma semana atrás desse manual. Na Romi eles vendem e o preço não achei barato. Bom, não teve jeito tive que pagar por eles fazendo depósito bancário hoje. Creio que no início da semana que vem deve chegar, se os Correios permitirem (estão em greve).

Offline mdaweb

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Re: tornos universais
« Resposta #20 Online: 26 de Agosto de 2008, 11:04 »
Pessoall, to com um problema de alinhamento no meu torno, a contra ponta esta um pouco mais baixa que o centro da placa, eu coloquei no contra ponto entre a base umas folhas bem finas de cobre, ate acertar a altura, mas esse metodo não me convenceu, normalmente qual o procedimento pra alinhar o comtraponto com a placa?

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Offline miyamura

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Re: tornos universais
« Resposta #21 Online: 26 de Agosto de 2008, 14:00 »
Dependendo do torno, o modo correto é vc rebaixar na retifica ou rasquete a base do barramento onde vai o corpo que segura o eixo arvore.

Outro método é rasquetear e calçar o contra ponto com torsite, mas prefiro o primeiro, pq se seu torno está com essa diferença pode haver uma grande chance de ser hora de refazer o barramento...

Pessoall, to com um problema de alinhamento no meu torno, a contra ponta esta um pouco mais baixa que o centro da placa, eu coloquei no contra ponto entre a base umas folhas bem finas de cobre, ate acertar a altura, mas esse metodo não me convenceu, normalmente qual o procedimento pra alinhar o comtraponto com a placa?

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Offline mdaweb

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Re: tornos universais
« Resposta #22 Online: 26 de Agosto de 2008, 14:49 »
Ok miyamura,

Rasquetear eu tenho um PDF, que explica retifica de barramentos de maquinas, só não consegui saber o que é  torsite.

Como precisava fazer um furo em uma barra de aço de 19mm, dei um jeito e coloquei as folhas de cobre mesmo, mas pensei em colocar na base do contra ponto uma cantoneira de metal na espessura que preciso para alinhar e no outro lado uma tira de metal de mesma espessura, sera que isso funciona, ate mandar retificar ese barramento?

Não tenho noção do custo de se mandar retificar esse barramento, esse tipo de serviço será muito caro?

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Offline miyamura

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Re: tornos universais
« Resposta #23 Online: 26 de Agosto de 2008, 14:54 »
O tosite é um material usado pra calçar carros de torno já bem desgastados. Ele aumenta a vida util do barramento tb pq diiminui a abrasão metal com metal que há geralmente tb.

Quanto ao barramento, no meu torno que tem 2.5 metros de barramento gastei 1700 reais pra fazer a retifica do barramento e rasquetear todos os carrinhos. Mandei tb trocar os fusos que estavam gastos e ficou tudo por 2000 reais.

E Vale cada centavo, pq ficou como novo, a qualidade do trabalho melhor MUITO tb (dependendo do estado que estava seu torno).

Ok miyamura,

Rasquetear eu tenho um PDF, que explica retifica de barramentos de maquinas, só não consegui saber o que é  torsite.

Como precisava fazer um furo em uma barra de aço de 19mm, dei um jeito e coloquei as folhas de cobre mesmo, mas pensei em colocar na base do contra ponto uma cantoneira de metal na espessura que preciso para alinhar e no outro lado uma tira de metal de mesma espessura, sera que isso funciona, ate mandar retificar ese barramento?

Não tenho noção do custo de se mandar retificar esse barramento, esse tipo de serviço será muito caro?

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Offline mdaweb

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Re: tornos universais
« Resposta #24 Online: 26 de Agosto de 2008, 15:39 »
miyamura,

Eu mandei fazer as castanhas dos fusos, pois estavão com muito folga, agora ficou bom gastei R$200,00 nas duas, quanto ao ajuste das mesas consegui fazer tambem um bom ajuste, agora os carros estão digamos que razoaiveis para trabalhar, já fiz uns testes, pra ver se na usinagem a peça fica conica, e não ficaram, a usinagem esta perfeita, o que descartou problema no barramento perto da placa, so detectei agora esse desalinhamento do contra ponto em relação a placa.

Mas não pretendo gastar com retifica do barramento acho que vou calçar mesmo o contraponto.

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Offline Ivan

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Re: tornos universais
« Resposta #25 Online: 28 de Agosto de 2008, 23:23 »
Mdaweb,
se você está calçando com folhas de cobre ou qq outro material embaixo do cabeçote móvel (suporte da contra-ponta), junto ao barramento, essa não é uma prática muito recomendável.
O mais adequado é calçar entre as 2 peças do cabeçote móvel - entre a base que vai no barramento (e tem os parafusos para ajuste lateral) e a peça superior (que tem o furo onde vai a contra-ponta).
Note que provavelmente ele está com a parte dianteira mais desgastada (isso vc consegue verificar observando as guias dele, e medir com um calibrador de folgas), assim você pode colocar mais calços na parte dianteira.
Essa é uma prática considerada plenamente aceitável.

Turcite é Teflon com cargas metálicas. É colado (com epóxi) em tiras e caso necessário rasqueteado. Uma alternativa mais econômica é celeron (de malha fina). Uma outra alternativa muito interessante é o Moglice, uma resina epóxi feita para isso (e usada em máquinas operatrizes grandes e caras), com alta resistência ao desgaste e baixo coeficiente de atrito. Como ela é moldável, você encera o barramento, aplica a resina e posiciona a peça em cima (que obviamente precisa estar alinhada de alguma forma) e deixa curar. No meu torno, retifiquei o barramento e apliquei esse moglice no carro. O resultado é excelente e relativamente barato. E aumenta muito a vida do barramento, que é a alma do torno.

edisonbyel

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qanto ao bv20
« Resposta #26 Online: 28 de Agosto de 2008, 23:42 »
tenho um ha cinco anos...e não posso reclamar...funciona direitinho! comprei um atlas maq de 1 mt de barramento, e vibra em alta velocidade! alias esse bv20 ta encostado! se interessar a alguem.........

Offline mdaweb

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Re: tornos universais
« Resposta #27 Online: 29 de Agosto de 2008, 12:25 »
Ivan, o calço que fiz foi exatamente entre as duas peças, temporariamente, dessa maneira consegui alinhar o contra ponto, mas pensei que essa pratica não fosse recomendável, fiz pensando ser temporária, mas pelo visto atirei no que vi e acertei no que não vi hehehhe,

Parece que agora vai ficar assim mesmo, já fiz uns teste com barra de aco na placa e o contra ponto na outra com um relógio apalpador e ficou muito bom, pode não ter ficado profissional mas ficou funcional.

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MDA

 

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