Autor Tópico: Config. de Motores  (Lida 9043 vezes)

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« Resposta #15 Online: 18 de Janeiro de 2009, 00:22 »
E ae pelo DS da Akiyama os 4000 pss não corresponde a 1200 rpm ?

Se for passo cheio, sim, mas isso não tem nada a ver com a DS da Akiyama, né ? É válido pra qualquer motor com resolução de 200 passos por revolução, de qualquer porte, de qualquer fabricante, estamos falando de mera conversão de unidades agora ...

Offline YRD

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« Resposta #16 Online: 18 de Janeiro de 2009, 00:27 »
Então, era o que havia dito, para os DS dos fabricantes, o RPM alto está em torno de 1200 RPM. Se não me engano o Vexta chega a 1500rpm.

E se ele está a meio passo o RPM cai para a metade, 600 rpm... enton 2800 rpm...

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« Resposta #17 Online: 18 de Janeiro de 2009, 00:49 »
Então, era o que havia dito, para os DS dos fabricantes, o RPM alto está em torno de 1200 RPM.

Eu acho que vc tá generalizando demais ... primeiro que nem sempre na data sheet consta as condições de teste, o modo de conexão do motor, tipo de driver, etc, coisas que afetam muito o resultado.

Não há padrão estabelecido, portanto muito cuidado ... como eu dizia, essas comparações são bem espinhosas ...

Segundo e mais importante, como já disse, a velocidade do motor é importante, mas mais importante é a velocidade da máquina e entre uma coisa e outra há um punhado de outros fatores ...

É muito útil e do maior interesse comparar, mas não faz sentido se não for em igualdade de condições e isto é muito difícil ... muito infelizmente chegamos apenas a uma aproximação, mais ou menos grosseira conforme o caso.

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Se não me engano o Vexta chega a 1500rpm. E se ele está a meio passo o RPM cai para a metade, 600 rpm... enton 2800 rpm...

Pois é, aqui está um exemplo de análise apressada e conclusão precipitada com base em dados questionáveis. he, he, he ...

Operação a meio passo de modo algum autoriza concluir que a velocidade cai para a metade. Isto só seria verdade se a frequência de passos para o driver se mantivesse a mesma que para passo cheio, o que quase nunca acontece. Quando se usa micropassos eleva-se proporcionalmente a frequência de passos de modo a manter a velocidade.

Offline YRD

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« Resposta #18 Online: 18 de Janeiro de 2009, 01:07 »
Jorge,

Você está levando por um lado (ui) e eu por outro (uiui).

O que eu queria mostrar é que as vezes o pessoal compara velocidade, mas parece ter chegado lá por acaso... e se é possível ir mais? e se está além do melhor ponto ?

Então, se eu sei o rpm do motor (ok não sei como foi realizado mas tem de onde partir) eu procuro uma otimização com as ferramentas disponíveis.

Não estou escrevendo que mais velocidade, oh é o graal que isto que aquilo. Gostaria de falar de maçã (rpm) com maçã (rpm); as demais são conseqüências.

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« Resposta #19 Online: 18 de Janeiro de 2009, 01:32 »
Jorge, Você está levando por um lado (ui) e eu por outro (uiui).

Deve ser verdade, eu prefiro o outro lado ... hi, hi, hi ...

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O que eu queria mostrar é que as vezes o pessoal compara velocidade, mas parece ter chegado lá por acaso ...

Pô, pq não falou isto antes ? he, he, he ...

É, este é um ponto interessante, eu acho que é verdade pra muita gente, possivelmente a maioria, mas as velocidades de máquinas seja em vazio, seja usinando, já é um pouco mais fácil de comparar, como comparamos o desempenho de veículos dentro de uma mesma classe, abstraindo as minudências.

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e se é possível ir mais? e se está além do melhor ponto ?

Pois foi o que pensei que vc estava interessado em explorar. Claro, tem mesmo que que questionar e explorar as possibilidades.

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Então, se eu sei o rpm do motor (ok não sei como foi realizado mas tem de onde partir) eu procuro uma otimização com as ferramentas disponíveis.

Perfeitamente.

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Não estou escrevendo que mais velocidade, oh é o graal que isto que aquilo. Gostaria de falar de maçã (rpm) com maçã (rpm); as demais são conseqüências.

Pois é, mas eu não fiz aquele longo discurso à toa, se a gente não interpreta os dados no contexto correto, da perspectiva correta, serão apenas isto, dados, não informação, não algo útil.

Observe que sequer as unidades são padronizadas, vc vai encontrar rpm, rps e o mais aberrante, pps, ao invés de hertz. Observe como são plotadas as curvas, de modo geral um dos eixos é logarítmico, ás vezes os dois. Só isto já é uma bela armadilha para os menos avisados.

Vc está certíssimo ao buscar comparar maçãs com maçãs e não com laranjas, mas lamentavelmente não é tão simples como deveria ser ... é isto que tô tentando enfatizar.

lolata

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« Resposta #20 Online: 18 de Janeiro de 2009, 09:18 »
Yuri
Eu estou entendendo onde voce quer chegar, o problema é que nós pobres mortais estamos nas mão daqueles que querem vender e fazer um propaganda "enganosa"  de seu produto, como o que manda é os numeros, eles ficam brincando com os graficos e a cada hora eles colocam um tipo de unidade de medida.
Com seu comentario de torque x RPM fui eu lá no datasheet do motor e verifiquei que o que eu jurava de pé junto ser RPM (antes era) hoje é pps ? nem sei o que é isso, o mais estranho ainda é que eu consigo na minha maquina velocidade de 9000 metros por minuto em 1/2 passo, com um fuso passo 5mm e redução de 2:1, isso dá quantos rpm do motor ? 3600RPM ?
Só que olhando melhor o mesmo datasheet mostra que a facha de trabalho desse motor é de 0 ~ 1000 RPM. E agora ?
É claro que a velocidade da maquina não é lá tão importante, mas voce vai sentir na pele quando colocar sua maquina p/ funcionar, imagine seu carro X lá no fundo a uns 3 metros de distancia, ai voce "manda" seu carro vir até vc, se seu carro andasse a 9 metros por minuto, ele ia demorar uns 20 segundos p/ chegar até aqui, imagine 20 segundos, agora imagine se ela andar a 3 metros por minutos ?.
Agora, ve o que acontece com o datasheet do motorzão de 100K que nem faixa de RPM tem .

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« Resposta #21 Online: 18 de Janeiro de 2009, 10:22 »
... hoje é pps ? nem sei o que é isso ...

É pulsos por segundo, frequência, o mesmo que hertz.

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... velocidade de 9000 metros por minuto

Vc quiz dizer 9.000 milímetros ou 9 metros por minuto, né ?

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em 1/2 passo, com um fuso passo 5mm e redução de 2:1, isso dá quantos rpm do motor ? 3600RPM ?

( 9000 / 5 ) X 2 = 3.600 RPM

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Só que olhando melhor o mesmo datasheet mostra que a facha de trabalho desse motor é de 0 ~ 1000 RPM. E agora ?

Agora tá errado ...

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... imagine seu carro X lá no fundo a uns 3 metros de distancia, ai voce "manda" seu carro vir até vc, se seu carro andasse a 9 metros por minuto, ele ia demorar uns 20 segundos p/ chegar até aqui, imagine 20 segundos, ...

Sua máquina está dando 9m / min, o que vc acha, tá lenta ?

Citar
Agora, ve o que acontece com o datasheet do motorzão de 100K que nem faixa de RPM tem

Pois é, grande prob. Já é uma dureza quando se tem a data shit, quando não tem ... é tiro no escuro ...

« Última modificação: 18 de Janeiro de 2009, 10:55 por C N C N o w ! »

lolata

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« Resposta #22 Online: 18 de Janeiro de 2009, 10:31 »
Jorge
Na hora dos numeros já falei que tem uma briga muito grande aqui com o Tico e Teco, então como dizia nosso amigo Jack (Estripador), vamos por partes
Vamos fazer as contas dos 9 metros por minuto
Se em um minuto meu carro percorre 9000mm e  o fuso é passo 5mm, ele precisa de 1800 voltas p/ isso, Até ai está certo ?
Se não tivesse redução o motor teria que girar os 1800 RPM , Isso ?
Bom, massss como eu tenho uma redução de 2:1, isso quer diser que a cada duas voltas do motor, o fuso gira 1, então eu precisaria de 3600rpm p/ carro percorrer os mesmo 9000mm/min. correto ?
Independente de eu usar 1/2 passo ou passo cheio eu preciso dar 3600 voltas no motor p/ carro pervcorrer esse percurso. Correto ? ou não ?


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« Resposta #23 Online: 18 de Janeiro de 2009, 10:49 »
... então eu precisaria de 3600rpm p/ carro percorrer os mesmo 9000mm/min. correto ?

Independente de eu usar 1/2 passo ou passo cheio eu preciso dar 3600 voltas no motor p/ carro pervcorrer esse percurso. Correto ? ou não ?

Certinho, falha minha ... tô indo ajoelhar no milho ... dinovo ... ai, ai, ai ...

Não, não ! Era pra ver se vc tava prestando atenção ... he, he, he ...


Vou corrigir a continha lá em cima.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2009, 10:57 por C N C N o w ! »

lolata

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« Resposta #24 Online: 18 de Janeiro de 2009, 12:06 »
... hoje é pps ? nem sei o que é isso ...

É pulsos por segundo, frequência, o mesmo que hertz.


Nossa, agora danou-se
 A curva de torque do motor mosrta que com 1000 PPS ele tem 15K de torque e essa mesma tabela mostra que com 5000 PPS ele não tem nenhum torque, isso quer dizer quanto rpm do motor ?
1000 PPS x 60segusndos  = 60000 pulsos por minuto
60000 pulsos /400 passos (1/2 Passo) =  150 RPM com esse rpm o motor tem 15K de força (?) Até aqui está certo ?
Se tiver certo com 5000PPS é igual a 750Rpm e com essa rotação o motor não tem torque algum, Correto ?
Então seguindo essas contas, p/ que serve aquela dita cuja tabela de torque ?

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« Resposta #25 Online: 18 de Janeiro de 2009, 12:27 »
Então seguindo essas contas, p/ que serve aquela dita cuja tabela de torque ?

Lolata, seu cálculo me parece correto.

Não duvido que a data sheet possa estar errada, entre ela e a realidade, fico com a realidade ...

Passa o link da DS que vc tá consultando, quero dar uma espiada ...

lolata

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« Resposta #26 Online: 18 de Janeiro de 2009, 12:31 »
Eita to ficando bom nas contas
é só ir com calma que eu começo a entender as coisas
O endereço
http://www.akiyama.com.br/arquivos/937646.pdf

Offline YRD

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« Resposta #27 Online: 18 de Janeiro de 2009, 13:00 »
Observe que sequer as unidades são padronizadas, vc vai encontrar rpm, rps e o mais aberrante, pps, ao invés de hertz. Observe como são plotadas as curvas, de modo geral um dos eixos é logarítmico, ás vezes os dois. Só isto já é uma bela armadilha para os menos avisados.
Jorge, o aberrante pps (passos por segundo) é o que está no DS. Misturei ? Sim, pois queria mostrar para o Lolata segundo os dados do importador.

Lolata, sabemos que o Smile joga a curva de torque e rpm para cima pois trabalha com 95v. Segundo os DS do importador, que mistura (ele) alho com bugalhos, o teste é feito a meio passo e 60v. Foi o questionei a eles sobre a indutância.

Se a indutância está em X e as demais informações da curva estão a meio passo e Bipolar em Paralelo, até onde sei, em UniPolar os valores de indutância seriam 1/4 deste valor e o torque em torno de 70% do DS. Resposta deles: a indutância que consta no DS está em Unipolar (????).

Portanto, realmente falta (deles) uma parametrização de curvas de torque, rpm e indutância para um unico modo de ligação. Veja os DS da Vexta e entenda o show de bola que é aquilo....

lolata

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« Resposta #28 Online: 18 de Janeiro de 2009, 14:53 »
Yuri, realmente tem coisa bem estranha ai entre o que está escrito e a realidade
Seguindo o raciocinio que com 1000PPs eu tenho 150 RPM, isso quer diser que com 3600tpm vou te 24000PPS
É isso ?
No datasheet do motor, mostra a curva do torque até 5000PPS

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« Resposta #29 Online: 18 de Janeiro de 2009, 14:57 »
Exato.  São estas as contas.

Como dizia no Roque Santeiro: Mistéeeerioooo  ;)

 

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