Autor Tópico: Dúvida - Anodização Caseira  (Lida 5268 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

lucasapoll

  • Visitante
Dúvida - Anodização Caseira
« Online: 14 de Março de 2009, 15:55 »
Estou com algumas dúvidas sobre anodização caseira, antes de começar tenham como base esses sites:
http://pt.wikihow.com/fazer-anodização-caseira.
http://www.altaircoelho.com.br/ac15/anodizado.html


1)O wikihow parece algo mais básico, olhando o altaircoelho vejo que ele fala para usar uma fonte de 12v e o wikihow 5v, qual fonte usar?


2)"Para sustentar as peças dentro do eletrólito nós usaremos uma ripa de madeira na qual colocamos alguns pregos em suas laterais, unimos a peças por meio de um cabo de cobre de forma que fiquem bem conectadas entre si. as peças (ÂNODO denominado), nós conectaremos o pólo + (positivo), ele será conectado nas peças por meio de alguns "jacarés" (ver foto)."

Pelo oque eu entendi é colocado 2 jacares de pólo positivo, cada um em um prego sobre o cabo de cobre que sustenta as peças, então eu precisarei de 2 amperímetro para colocar um em cada prego(logo que cada amperimetro tem apenas um cabo de pólo positivo) e se for mais de uma peça, mais de um amperímetro certo?? E uma mesma fonte consegue passar energia de pólo negativo para mais de um amperímetro?

3) "Agora nós precisamos construir um CÁTODO que nós conectaremos ao - (negativo), este ficará submerso no fundo do eletrólito e será formado por um pequeno um aro (alumínio) com um diâmetro menor que o do recipiente, e fixamos uma barra de alumínio que sai para fora do líquido para que possamos conectar o pólo negativo da fonte nela."

Este Arco não funcionaria melhor se fosse de cobre? E levando em consideração a questão 2 com mais de amperímetro eu teria que conectar todos os polos negativos cobre o arco?

4)"Algo que é muito importante e que foi uns dos meus erros no princípio, é a forma com que se conecta a peça no condutor de eletricidade do qual suspendemos dentro do eletrólito, este dever ser também de alumínio (pode-se usar o arame redondo de alumínio pode ser adquirido nas casas especializadas em soldas e é muito maleável e econômico).

O importante deste passo reside no fato de que se a união da peça com o arame não é muito firme, o arame se oxida produzindo uma camada isolante que não permite a circulação de corrente para a peça e a eletrólise se detém."


Esse não seria o mesmo cabo que sustenta a peça no começo? que ficara presa na ripa de madeira? o melhor seria de cobre certo?




Tacho

  • Visitante
Re: Dúvida - Anodização Caseira
« Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2009, 10:04 »
1- O que interessa é a corrente, que deve estar entre 10 e 20mA por centímetro quadrado (1 a 2 amperes por decímetro quadrado). A voltagem deve ser aquela que produza esta corrente;

2- a corrente que vai para a peça é uma só. Acho que ele usou dois aparelhos para medir voltagem e corrente;

3- Em trabalhos caseiros você pode usar cobre, mas o alumínio é tão comum e garante que o eletrólito não será contaminado.

4- NÃO! Jamais use cobre no anodo! Somente alumínio deve ser ligado ao polo positivo.

Desculpe eu ser chato, mas acho que suas dúvidas são básicas demais. Sugiro que você entenda melhor o processo antes de colocar a mão na massa. Existe outro tópico recente sobre anodização que ressalta alguns perigos que podem ter passado despercebidos para você. Particularmente o manuseio do ácido.

Offline Júlio

  • Fuso
  • **
  • Posts: 223
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re:Dúvida - Anodização Caseira
« Resposta #2 Online: 01 de Janeiro de 2019, 12:10 »