Autor Tópico: Dicas de soldagem para novatos  (Lida 52723 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Rudolf Waller

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #15 Online: 06 de Novembro de 2007, 19:21 »
Grande Gilberto,
   essa com 70% de estanho não conheço, es mais comuns são 60/40 e 63/37
Deve ser com 63% de estanho, então. Só me lembro que tem mais de 60%.
Citar
essa última tem o ponto de fusão mais baixo,
Será que é por isso que o pessoal me sugeriu?

Faz muito tempo que só uso solda que vem num carretel laranja, que tem mais estanho que o normal.

Abraços,
Rudolf

Offline Tverm

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 452
  • Sexo: Masculino
  • Portugal
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #16 Online: 22 de Novembro de 2007, 01:11 »
No meu local de trabalho vi um colega meu trocar a ponta velha do ferro de soldar por uma nova e ele colocou pasta termica entre a ponta e a resistencia do ferro.
Por nunca ter visto ou ouvido falar disto fiquei surpreendido.
Sera isto uma asneira ou tem algum sentido?

Offline Alebe

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 3688
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #17 Online: 22 de Novembro de 2007, 03:31 »
Já li diversas vezes em publicações de eletrônica que o ideal é não usar solda com fluxo, pois o residuo quimico facilita a oxidação das trilhas e terminais, na região ao redor da solda.

Offline F2S

  • Novato
  • *
  • Posts: 0
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: Santos - SP
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #18 Online: 22 de Novembro de 2007, 11:54 »
Tverm,

Embora eu não tenha visto essa prática ainda, acredito que ao menos " teóricamente" não seja nenhum absurdo. A função da pasta térmica é a de melhorar o contato entre superfícies corrigindo "pequenas" imperfeições e como consequência melhorar a tranferência térmica. Mas veja bem, quando menciono pequenas imperfeições, me refiro a mínimos arranhões por exemplo, o que não é o caso do alojamento da ponta do ferro de solda.

Já na " prática" a estória é outra, o resultado poderá ser o contrário, uma piora no aproveitamento dessa tranferência, pois uma camada " grossa" de pasta térmica poderá funcionar como isolante térmico, resultando exatamente o que não se deseja.

Mas! . . . Sempre haverá um " mas". É uma questão mesmo de experimentar e conferir. Possivelmente se seu amigo utiliza, é porque funciona.

Offline Brenck

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 377
  • Sexo: Masculino
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #19 Online: 22 de Novembro de 2007, 12:01 »
E para soldar fios uns nos outros... qual a melhor e mais resistente... e qual o melhor metodo de se soldálos... o que eu uso aque eh tipo abrir os fiapos do fio tipo em estrela, juntar um no outro e torce-los para que tipo formem um unico fio, ai depois soldo, o acabamento fica muito bom e na maioria das vezes a tudo no final nao passa da espessura do fio encapado, ai depois com o espaguete termo retratil e isolo a area soldada.

E vcs o que fazem? Existe uma maneira PRO de se soldar fios?

lcbulek

  • Visitante
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #20 Online: 15 de Janeiro de 2008, 15:39 »
Soldagem é comigo mesmo: não querendo ser o rei da cocada preta, mas já queimo os dedos há muitos anos com solda.

Só pra complementar, algumas questões que foram abordadas aqui anteriormente, eu humildemente solicito a ocupação deste espaço.

Ferro de Soldar: para soldar PCI, recomenda-se usar ferros pequenos, com baixa potência, até 60 W está bom.
                      para soldas maiores, pontes de terminais, fios grossos, etc, recomenda-se um ferro maior, de 80 W para cima.
                      EVITE FERROS DE SOLDAR XING-LING, como eu sempre digo, são LIXO CHINES (se tiver algum chines aqui, explico  , lixo é o produto, não necessariamente o povo (é duro mais hoje em dia temos que ser muito politicamente corretos). Não adianta pagar 10 reais num ferrinho e daqui a 3 meses ter que jogar fora. A Fame tinha uns ferros muito bons antigamente.

Solda: não precisa nem ser especialista nisto, use a intuição, para soldas menores e ferro de menor potência, solda fina, para soldas maiores e ferro de maior potência, solda grossa. Para PCI, existe uma solda, que tem um diametro acredito que menor que 1mm, isto basta.

Pasta para soldar: Nestas soldas mais finas, esta pasta já está embutida na solda, parece que ela ajuda na fundição do estanho (enfim, não entendo disso, só sei que foi assim), e algumas soldas mais grossas, não vem com esta pasta, ai vc precisa ter a latinha de pasta do lado do ferro, já usei issso, e realmente o estanho não "gruda" no fio sem a dita pasta.

Confeção da Placa: Isto é um capítulo a parte para quem faz montagens eletrônicas, é um grande desafio prazeroso para uns, e um pesadelo para outros. Mas hoje com o uso do computador, e muitos programas para elaboração de layout, fica até simples a confeção das ditas placas de circuito impresso. Dê preferência a placa feita pelo software, a mão o acabamento fica horrível, e vc não poderá expor sua placa num forum como este desta categoria (brincadeira), um trabalho bem feito, pode ser feita a mão, desde que com capricho e dedicação. O que é importante na placa? Limpar bem depois de passar pelo processo de corrosão, fazer trilhas não muito pequenas, atentar muito para este fato, pois trilhas pequenas costumam desgrudar da placa durante a soldagem, e ai vc fica com vontade de arrancar os cabelos. Outro ponto é cobrir a placa com verniz depois de pronta, depois da solda e fim, nada de ficar gastando horrores em verniz especial para placa, bobagem, pode usar ate esmalte para unha.

PROCESSO DE SOLDAGEM:

    O ferro tem que estar bem quente ;
    A solda em contato com o ferro e o componente que esta sendo soldado, deve ficar bem fluída, e se espalhar em toda a extensão do ponto de solda.
    Não exceder a 10 segundos, para soldar um componente, caso não de certo a solda na primeira tentativa, aguarde uns instantes até que o local da solda esteja totalmente frio, limpe o local, e tente novamente, NÃO INSISTA, POIS DANIFICARÁ A PLACA E O COMPONENTE, já vi gente torrando resistor de tanto que tocou o ferro em cima.

É isso, boa sorte !E cuidado pra não queimar os dedos.



« Última modificação: 15 de Janeiro de 2008, 15:41 por Luís Carlos »

rogerioandrades

  • Visitante
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #21 Online: 22 de Julho de 2008, 02:11 »
Pessoal um bom catalisador para soldas é o ácido fosfórico, ele acelera a adesão e limpa o contato da solda com o componente.
Eu digo isso pois fui tatuador e usava este ácido para soldar as agulhas de inox com estanho somente com este ácido éra possível soda-las.
Mas cuidados devem ser seguidos para a diluição em água ja que este vem concentrado. A proporção é de 50% de água e 50% de ácido.
Você deve colocar o ácido na água e não a água no ácido pois este vai esquentar e pode ocorrer uma pequena explosão,mas se for seguido o passo descrito nada vai ocorrer de errado.
CUIDADO ele é corrosivo para tecidos, pingou rasgou.

rogerioandrades

  • Visitante
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #22 Online: 22 de Julho de 2008, 02:20 »
Esquci de dizer na mensagem anterior vocês coloquem num dessas bisnagas de remédio tipo "sorine" e pinga uma gota na área que vai soldar e estanha a ponta do ferro e vejam o que acontece!!!!! a solda literalmente corre pela trilha alem de soldar ela limpa o contato e deixa a solda com um acabamento invejável.
Da para soldar até os fios minusculos e desgraçados dos fones de ouvidos sem queimar tudo.
Valeu vou dormir que to com sono.

Salsicha

  • Visitante
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #23 Online: 22 de Julho de 2008, 11:08 »
Senhores, começei a usar ferro de soldar com 8 anos de idade, e posso afirmar com 100% de certeza que os dos ferros novos os poucos que prestam são eles: Hikari e o AFR, os Hikari são os melhores em termos de custo/benefício.

Não aconselho o uso de breu, pois o mesmo ao longo do tempo corrói as pontas do ferros; vocês podem perceber que ao longo do tempo começa a aparecer uns buraquinhos na ponta e depois viram enormes crateras; a pasta para soldar já foi melhor, ela ha pelo menos 15 anos, não destruia a ponta dos meus ferros Ener, (toda de cobre) hoje em dia, aos poucos ela também está corroendo as pontas, dos Hikari (revestidas) mais devagar que o breu, mas está corroendo também.
Quanto a limpar a ponta prefiro a esponja vegetal bem humidecida, de preferência enxarcada  pois o bombril tem 1001, e utilidades não 1002! a abrasividade do bombril arranha o metal protetor da ponta ajudando a resina da própria solda a degradar o metal, destruindo a ponto, mas esse é um caso a longo prazo.

e quanto a temperatura de soldagem, as soldas Best costumam ter o ponto de fusão em torno de 230º e as outras bem próximo disso, a ponta de um ferro de 60W chega fácil a 400º, então sugiro aos novatos que para soldar circuitos com trilhas, soldar CIs e unir fios (dependendo da bitola) usem o ferro de 40W, e para soldagens mais "pesadas" usem um de 60W, mas para aqueles que querem soldar um CI com um ferro de 60W sugiro esticar  a ponta do ferro uns 2 a 3cm do corpo, onde fica o elemento de aquecimento (resistência). fora isso muito cuidado ao soldar MosFETs ou use pulseiras de aterramento ou solde estando descalço no chão de cimento com o circuito fora da tomada!!!
Abraço a todos espero ter somado em alguma coisa.

Camila

  • Visitante
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #24 Online: 30 de Agosto de 2008, 22:15 »
hainn isso não me parecendo solda para iniciantes...  :-X

Offline Antenor Filho

  • Fuso
  • **
  • Posts: 228
  • Sexo: Masculino
  • CNC / 3D PRINTER
  • Cidade - UF: Navegantes - SC
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #25 Online: 03 de Janeiro de 2010, 22:33 »
Já trabalho com eletronica há 18 anos e o que conta muito nesta hora é o feeling, claro que uma boa estação de solda ajuda e muito, costumo fazer soldas em controle remoto de alarme, automatizadores em 250 graus e fica uma beleza, meu estanhador é de 48w e funciona em 24 volts. então pense bem, não adianta tanta teoria se na pratica vc não tem um bom estanhador, alias, ganho bastante dindin com solda fria.......... abraços   ;D

Offline alexandrelemebovo

  • Novato
  • *
  • Posts: 70
  • Sexo: Masculino
  • !o! a humildade é a chave do negócio !o!
    • www.myspace.com/alexandre_leme
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #26 Online: 18 de Outubro de 2010, 12:26 »
olá, também não tenhop obtido bons resultados com a esponja e água, a pasta de solda pra mim foi uma tragédia, ela cria uma goma que não sai e se mistura com a área que vai ser soldade e não deixa o estanho aderir à peça... sobre esse ácido fosfórico.... vi alguns vídeos no you tube de um tal de !flux! que ninguem por "aqui" soube me explicar o que éra, e sempre caía na pasta de soldagem.... se esse flux for o tal ácido, é perfeito, procurem no youtube por flux e verão soldagens até de circuitos microscópicos de aparelhos de celular feitos com soprador térmico e esse tal flux!!!!

bom se alguém souber responder onde achar esse ácido e se é o mesno do tal FLUX! nós, os novatos agradeceremos!!!!! abraço a todos!!!

Offline gimbabf

  • in memoriam
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1211
  • Sexo: Masculino
  • in memoriam
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #27 Online: 18 de Outubro de 2010, 14:31 »

   esquece flux ou ácidos, principalmente se vai soldar PCIs novas, uso o famoso bom bril para tudo, limpar a ponta do ferro, terminais de componentes oxidados, trilhas oxidadas, para proteger as trilhas evitar oxidação e ajudar na solda uso breu dissolvido em álcool, breu compra nas casas que vendem correias industriais, quebra o breu com um pequeno martelo e após dissolver guarda em um vidro de esmalte, aplica em toda a área da placa e espera secar,
use sempre ferro de solda de boa qualidade, os ferros fajutos esquentam pouco e a solda não fica fluída, é bom sempre usar a solda 63/37 ou 60/40, o ponto de fusão é mais baixo e dá melhor acabamento, soldas com maior teor de chumbo tem o ponto de fusão mais alto e costumam ficar porosas

Offline ivancoimbra

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 555
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #28 Online: 18 de Outubro de 2010, 20:10 »
Eu tambem ja soldo a um bom tempo, E não uso nada como o fruxo, só a solda normal mesmo com resina, O importante e os locais ande vai ser soldado estar bem limpo e livre de oxidações, e a temperatura do ferro certa, o Hikari e bom até demais, esquenta muinto e deteriora a ponta mas rapido, por isso uso um dimmer para controlar a temperatura, pode ser tambem usar um diodo em serie com com o ferro e um chave, assim com a chave aberta se esquenta menos , e com ela fechada esquenta mais, e isso

 

/** * */