Autor Tópico: Motores elétricos em carros e motos  (Lida 4579 vezes)

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Offline niv_pei

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Motores elétricos em carros e motos
« Online: 31 de Outubro de 2009, 21:56 »
Uma reportagem sobre novas motos elétricas fiquei intrigado com algumas coisas:
1 - Um motor com uma potência de 31 CV alimentado por uma bateria de 4 kwh, mesmo sem perdas acho que um motor com essa potência consome algo em torno 20kw.
2 - È possível recarregar essas baterias com apenas duas horas numa tomada comum, isso é quase a potência de um chuveiro elétrico e numa tomada comum?
Será isso mesmo?

vejam esse link: http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/yahooNoticiaConteudo.vxlpub?hnid=43285



Offline Blackmore

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Re: Motores elétricos em carros e motos
« Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2009, 23:56 »
a bateria nao precisa carregar a plena corrente ... e estas baterias de íon-lítio ou outras de lítio-polímero podem ser carregadas "rapidamente" pois tu pode mandar bastante corrente nela de uma vez para ter uma carga mais rápida ...
achei interessante .. vou procurar mais infos .. 

Offline C N C N o w !

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Re: Motores elétricos em carros e motos
« Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2009, 08:16 »
1 - Um motor com uma potência de 31 CV alimentado por uma bateria de 4 kwh, mesmo sem perdas acho que um motor com essa potência consome algo em torno 20kw.

A potência é a de pico e não contínua ...

Citar
2 - È possível recarregar essas baterias com apenas duas horas numa tomada comum, isso é quase a potência de um chuveiro elétrico e numa tomada comum?

"Tomada comum" tá mais pra licensa poética, mas calculando grosseiramente: uma bateria de 35Ah vai demandar cerca de 20A para carga em duas horas a 58V, a corrente demandada será aprox a metade disto no lado da rede do carregador em rede de 110V e um quarto em rede 220V, ou seja, é perfeitamente possível utilizar uma tomada comum, embora não seja o recomendável.

Uma das melhores fontes sobre baterias que conheço:

http://www.batteryuniversity.com/parttwo-34.htm
« Última modificação: 01 de Novembro de 2009, 09:31 por C N C N o w ! »

Offline Blackmore

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Re: Motores elétricos em carros e motos
« Resposta #3 Online: 01 de Novembro de 2009, 10:44 »
C N C N o w !

Mestre ... bom dia.
Interessante essa matéria postada por ti ... explica um pouco as "experiências" que algumas pessoas fazem para recuperar baterias ...
Mas uma coisa eu não vi ainda, e me parece simples, mas gostaria de exemplos.
Uma bateria para atingir a plena carga ao recarregar (quando está em níveis baixos de carga) como calcular o tempo aproximado de recarga, como especificar a tensão e a corrente para a recarga plena desta bateria?
Eu possuo um pack de LiPO com 3 células 1800mA, com 20-30C de descarga ... tenho um carregador simples e não balanceado para 3 células com 3 níveis de corrente para recarga 500, 750 e 1000mA e com auto desligamento qdo a carga completa é atingida, algo bem seguro para este pack.
Eu gostaria de entender um pouco mais sobre como se dá esse tempo de recarga e quem sabe fazer um carregador balanceado (ou adaptar o que tenho).

abrax!

Offline C N C N o w !

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Re: Motores elétricos em carros e motos
« Resposta #4 Online: 01 de Novembro de 2009, 17:23 »
Uma bateria para atingir a plena carga ao recarregar (quando está em níveis baixos de carga) como calcular o tempo aproximado de recarga, como especificar a tensão e a corrente para a recarga plena desta bateria?

As características são bastante diferentes entre os diversos tipos de bateria ... dá pra escrever um livro sobre o assunto ... no caso LiPo, que parece que é o que interessa mais a vc, as principais características são:

Densidade energética elevada, cerca de 350% por volume, comparada às NiCd, com peso 15% menor.

Permite taxas de descarga muito elevadas.

Pode ser carregada em cerca de uma hora (1C).

Não apresenta efeito memória como as NiCd.

Não exigem descarga antes da recarga.

O maior prob com essas baterias é o risco de incêndio ou explosão e a consequente liberação de gases tóxicos. Há um monte de videos no Youtube demonstrando o que acontece ...

A tensão nominal de uma célula LiPo é de 3,7V, a tensão de plena carga é de 4,2V e a tensão quando completamente descarregada é de 3V.

A carga acima de 3,7V pode causar explosão, a descarga abaixo de 3V pode provocar danos à célula.

Citar
Eu possuo um pack de LiPO com 3 células 1800mA, com 20-30C de descarga ... tenho um carregador simples e não balanceado para 3 células com 3 níveis de corrente para recarga 500, 750 e 1000mA e com auto desligamento qdo a carga completa é atingida, algo bem seguro para este pack.

Supondo que seu pack é um 3s, ou seja, três células em série, a coisa fica assim:

Tensão nominal: 3 X 3,7 = 11.1 V

Tensão de carga: 3 X 4,2 = 12,6 V

Tensão de descarga: 3 X 3 = 9 V

Corrente de carga para carga rápida: 1.800 mA (constante)

O tempo de carga é inversamente proporcional à corrente. Considerando carga sob corrente constante de 1.000 mA, a carga se dará em  aproximadamente 1.800 / 1.000 = 1,8 h (1:48h).

O que vc entende por carregador balanceado ?

Offline Blackmore

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Re: Motores elétricos em carros e motos
« Resposta #5 Online: 01 de Novembro de 2009, 18:59 »
Supondo que seu pack é um 3s, ou seja, três células em série

é exatamente isso ... 3 celulas em série ...

O que vc entende por carregador balanceado ?

é que o recarregar do pack é feito também em série ... mas eu gostaria de fazer a recarga célula a célula ... para diminuir as diferenças de descarga e recarga das baterias, melhorando a sua vida útil.
O que eu pretendo fazer é na verdade um recarregador para este pack de 3 células, aprender algo ... (curiooooso!! hehe )

abrax!

Offline C N C N o w !

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Re: Motores elétricos em carros e motos
« Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2009, 20:23 »
eu gostaria de fazer a recarga célula a célula ...

Vc pode fazer uma fonte de corrente constante com um comparador que termine a carga quando a tensão de plena carga for atingida ... nada muito complicado ...

Citar
para diminuir as diferenças de descarga e recarga das baterias, melhorando a sua vida útil.

Olha, teoricamente isso é bom, na prática tenho lá minhas dúvidas ... as células são normalmente de um mesmo lote, com características idênticas que devem perdurar pela vida útil ... quando uma célula pifa, provavelmente as outras não vão sobreviver muito mais ...

Se vc tem conexões individuais pra cada célula, pode experimentar monitorar cada uma pra observar alguma diferença ...

Citar
O que eu pretendo fazer é na verdade um recarregador para este pack de 3 células, aprender algo ... (curiooooso!! hehe )

A receita é a mesma pra qualquer número de células ...

Tô enviando um projetinho da Elektor, não sei qual a disponibilidade do ISL6294 no nosso mercado, mas o artigo não deixa de ser interessante.

Vai tb o link para um esqueminha de um carregador com balanceamento.

http://www.coolcircuit.com/project/lipo_charger/lipo_charger.html

PS: Perguntei sobre balanceamento pq já vi alguns carregadores apregoados como "com balanceamento", mas a conexão à bateria se faz or um único par de fios ... tipo assim "milagroso" ...
« Última modificação: 01 de Novembro de 2009, 20:36 por C N C N o w ! »

Offline minilathe

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Re: Motores elétricos em carros e motos
« Resposta #7 Online: 01 de Novembro de 2009, 21:03 »
Se não achar o ISL6294, dá para fazer um carregador com mesma função usando um PIC16F628A, que possui 2 comparadores de tensão (analógicos) e uma saída PWM.

Um dos compradores mediria a tensão e o outro a corrente. A saída PWM controlaria a corrente injetada na bateria.

Como a corrente de saída seria comandada pela saída PWM, a medição da mesma, usando um dos comparadores, poderia até ser dispensada.

Offline Blackmore

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Re: Motores elétricos em carros e motos
« Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2009, 22:00 »
C N C N o w !

Vc pode fazer uma fonte de corrente constante com um comparador que termine a carga quando a tensão de plena carga for atingida ... nada muito complicado ...

tah .. e exatamente o que é fonte de corrente? obviamente ela EMITE corrente ... mas eu não consigo entender como é isso ...


Se vc tem conexões individuais pra cada célula, pode experimentar monitorar cada uma pra observar alguma diferença ...

isso eu fiz ... um monitorzim ... mas carregar eh o próximo desafio ...


Tô enviando um projetinho da Elektor...

opa !! mestre que é mestre é assim !! incentiva seus seguidores!


Perguntei sobre balanceamento pq já vi alguns carregadores apregoados como "com balanceamento", mas a conexão à bateria se faz or um único par de fios ... tipo assim "milagroso" ...

isso não é milagroso ... eh enganoso mesmo !!! hahah ... jah vi uns papo assim tb ...


minilathe

dá para fazer um carregador com mesma função usando um PIC16F628A

humm ... bom ... tenho que estudar mais coisas .. principalmente sobre comparadores ... gostei da "proposta"

obrigado mais uma vez pela atenção dos amigos!!
abrax!

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Re: Motores elétricos em carros e motos
« Resposta #9 Online: 02 de Novembro de 2009, 00:27 »
tah .. e exatamente o que é fonte de corrente?

Há dois tipos básicos de fontes de alimentação reguladas, as de tensão constante, as mais comuns e que vc certamente conhece e as de corrente constante ... nas primeiras, não importa qual seja a variação da corrente, a tensão se mantém constante (dentro de certos limites) e no caso do segundo tipo, não importando a variação da tensão a corrente se mantém constante (tb dentro de certos limites).

Vc poderia utilizar uma fonte regulada de tensão constante para carregar uma bateria (e isto é feito em alguns casos), mas há duas desvantagens: a corrente inicial, com a bateria descarregada, será elevada, podendo ultrapassar o limite do permissível para o tipo de bateria sob carga, algo catastrófico em certos casos. Isso acontece pq a corrente é proporcional à diferença de potencial (tensão) entre a bateria a e a fonte, maior quando a bateria apresenta baixa tensão (está descarregada). Outra desvantagem é que na medida em que a bateria carrega, o inverso acontece, ou seja, a tensão na bateria vai subindo, a diferença de potencial diminuindo e consequentemente a corrente tb diminui, o que redunda em muito maior tempo de carga, comparando com a carga sob corrente constante.

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isso eu fiz ... um monitorzim ...

Como vc fez esse monitor ?

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isso não é milagroso ... eh enganoso mesmo !!!

Pois é ... é o que mais tem e muita gente engole ...

Offline marc0 ECM

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Re: Motores elétricos em carros e motos
« Resposta #10 Online: 02 de Novembro de 2009, 00:43 »
A bateria descarregou, precisa encher o tanque. Apesar de não ser um assunto novo, tem uma notícia fresquinha sobre isso; parece que logo-logo, não vai ser mais preciso carregar as baterias, bastará apenas trocar o fruido ;)

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=complete-bateria-baterias-poderao-reabastecidas-carga&id=010115091030

Abraços...