Autor Tópico: Bolhas grandes...  (Lida 2775 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Coralsign

  • Novato
  • *
  • Posts: 39
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Rj
  • Nome:: Rio de janeiro
  • Profissão: Engenheiro mecanico
Bolhas grandes...
« Online: 27 de Novembro de 2015, 22:59 »
Amigos,

tenho tido problemas com o derretimento de sucata de aluminio e posterior moldagem de barras/tarugos. O processo eh tao novo para mim, as variaveis sao tantas e apesar de grande pesquisa, nao encontrei respostas. Peço a atenção e principalmente paciencia de alguem que queira "apadrinhas" minhas duvidas.

Tentarei explicitar o maximo possivel as condicoes e os problemas...

o problema maior é o surgimento de bolhas enormes e até furos nas peças moldadas, que tornam a peça final praticamente inutil para a usinagem numa cnc de mesa.

os materiais derretidos sao os mais diversos e desconhecidos possiveis  (apesar de ja ter feito experiencia tentando colocar o mesmo "tipo" de material apenas - mas de fato limpando pobremente o cadinho antes).

o "molde" é feito em ferro...ferro U com barra chata soldada (tbm verti em uma peça de um cabeçote em inox..)

o forno, esta ne versao 3.0 e agora tem mais "calor", mas nao me parece ser este o problema das bolhas na peça final.

a "velocidade" de derramamento nao é constante....é feito de forma atesanal e com um certo cuidado pelo calor...nao sei se precisaria de uma velocidade constante para "escoar" o material....mas ja tentei "mover" o cadinho para preencher todo o molde.. e o problema continua.

nao sei se o molde é muito grande....
nao sei se os aditivos estao corretos, em quantidades corretas e principalmente na sequencia correta (nao achei respostas conclusivas sobre isso). ja tentei apenas o sal... ja tentei o sal + barrilha leve juntos.. ja tentei primeiro o sal e depois a barrilha e ao contrario... e o surgimento erratico das bolhas acontece. Notei que com os aditivos, microbolhas desapareceram das peças, quando usinei... mas nao cheguei a uma conclusao se por causa do sal ou da barrilha...ou dos dois. O problema da bolhona, que "fura" a peça é que esta cronico.

nao sei sequer se o que eu quero fazer é possivel em escala tao artesanal (moldar chapas pequenas e grossas para usinagem posterior com sucata).

peço portanto a ajuda dos mais experientes...

abaixo o maximo de fotos que tenho sobre o processo.

Obrigado pela atenção de todos!

Carlos.




Offline Coralsign

  • Novato
  • *
  • Posts: 39
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Rj
  • Nome:: Rio de janeiro
  • Profissão: Engenheiro mecanico
Re:Bolhas grandes...
« Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2015, 11:33 »
Hoje consegui fotos melhores das bolhas.... estao abaixo. Vou testar mais opcoes para descobrir o que pode ser....

Obrigado.


Offline mulapreta

  • Moderadores
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re:Bolhas grandes...
« Resposta #2 Online: 03 de Dezembro de 2015, 23:35 »
Coralsign,

Essas bolhas aparecem apenas na superfícies? ou na parte interna aparecem também?

O Sal é para a sujeira do alumínio ir para cima e "criar" aquela "nata" que devemos remover com uma escumadeira de aço inox.
A barrilha é para evitar o surgimento de "bolinhas na parte interna da peça fundida.

Se as bolhas são só externa, é devido ao fato deste molde não ter fechamento na parte superior. Ao contrário dos moldes fechados, essas bolhas ficam sempre no "funil" onde vertemos o alumínio e nos furos feitos para a saída dos gazes. Como seu molde é aberto, essas bolhas sempre aparecerá. Feche, também, a pate superior, ou faça dois furos no fundo e coloque o molde de cabeça para baixo, com a parte aberta encostada no chão, coloque uma latinha de massa de tomate sem tampa e sem fundo uma em casa furo e vede com um punhado de areia para as latinhas não se mexerem.

Verta o alumínio por uma das latinhas e a outra servirá para os gazes saírem.  Verta alumínio até quase a boca das latinhas (parte de cima). Vamos ver se melhora.

Atenção, ia esquecendo algo de suma importância: Se virar o seu molde de cabeça para baixo, cerque muito bem o molde com areia para o alumínio líquido não sair por baixo, entre o molde e o chão.

Abç;

Edson
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2015, 23:40 por mulapreta »

Offline Coralsign

  • Novato
  • *
  • Posts: 39
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Rj
  • Nome:: Rio de janeiro
  • Profissão: Engenheiro mecanico
Re:Bolhas grandes...
« Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2015, 15:25 »
Edson,

muito obrigado pelas respostas...

o molde é sim aberto... e (acredito que seja) pior.. é em chapa de ferro.

eu fiz 2 moldes... um grande e um menor. ambos com uma barra U cortada e com cantoneiras soldadas nas pontas. O menor é um quadrado de 200 mm x 200 mm x 25 mm altura e o outro é o dobro do comprimento... 400 mm x 200 mm x 25 mm.
achei tbm uma ponta de pistao em inox redonda (aonde fiz varios lingotes "muffins") e uma panela grossa em inox.

com o molde grande... NADA... todas as peças apresentam as bolhas. Com o menor... elas tinham desaparecido.... eu comecei a aquecer o molde com o maçarico antes de verter o aluminio....e coincidentemente as bolhas sumiram - coincidentemente, pq ontem apareceram, menores, mas apareceram (e tbm o dia estava chuvoso e mais fresco....)

eu acho que o processo é muito cheio de variaveis e estou fazendo de forma muito artesanal....entao. ...toma pesquisa.

as microbolhas apareceram nas minhas duas primeiras derretidas (tinham ate me desanimado)...ai começei a usar o sal e a barrilha... esse problema sumiu. as MICRObolhas acabaram.

eu gostei muito desta "brincadeira"... tentei tbm fundir uma peça com isopor... depois outra...e depois outra.... cheguei a alguma coisa que me pareceu razoavel, mas queria mesmo era fazer as chapas grossas com a certeza do nao aparecimento das bolhas.

continuo pesquisando muito e tentanto sempre isolar uma variavel e continuar com o processo.

abaixo algumas fotos novas.

muito obrigado pela atenção e peço que se possivel nao deixe este topico morrer com novas informacoes.

Carlos

 

Offline Coralsign

  • Novato
  • *
  • Posts: 39
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Rj
  • Nome:: Rio de janeiro
  • Profissão: Engenheiro mecanico
Re:Bolhas grandes...
« Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2015, 15:36 »
CS em estireno de alta densidade
CX em estireno normal (de papelaria, acho que F3)
cX em estireno de alta densidade.


Offline celsoari

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 298
  • Sexo: Masculino
  • tentar sempre, acertar as vezes, desistir jamais
  • Cidade - UF: Almirante Tamandaré PR
  • Nome:: Celso Ari
  • Profissão: hobbysta
Re:Bolhas grandes...
« Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2015, 20:44 »
Amigo, apenas para colaborar com o seu tópico, junto fotos do dispositivo que fiz para segurar a barrilha no fundo do cadinho afim de evitar as bolhas internas.
abraços
Celso Ari

Offline Coralsign

  • Novato
  • *
  • Posts: 39
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Rj
  • Nome:: Rio de janeiro
  • Profissão: Engenheiro mecanico
Bolhas grandes...
« Resposta #6 Online: 05 de Dezembro de 2015, 19:26 »
Celso, otima ideia ! Engracado que ate hoje eu nao vi a "reacao" brusca ou brutal da expulsao dos gases com a colocacao da barrilha.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Offline celsoari

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 298
  • Sexo: Masculino
  • tentar sempre, acertar as vezes, desistir jamais
  • Cidade - UF: Almirante Tamandaré PR
  • Nome:: Celso Ari
  • Profissão: hobbysta
Re:Bolhas grandes...
« Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2015, 17:20 »
Na verdade a barrilha quase não faz reação. O que eu comecei a usar como degasificante foi soda caústica em escamas, ai vc ve as bolhas "saindo" na borbulha.

Offline JulianoA.A.B.

  • Novato
  • *
  • Posts: 34
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re:Bolhas grandes...
« Resposta #8 Online: 25 de Dezembro de 2015, 18:58 »
Essas bolhas são umidade nas formas. Tente aproveitar o calor do própio forno  para aquecer essas formas antes de derramar o aluminio.