Autor Tópico: Calculo de contração  (Lida 11444 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline gukoster

  • Fuso
  • **
  • Posts: 150
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: São carlos SP
  • Nome:: Gustavo
  • Profissão: Processista
Calculo de contração
« Online: 23 de Janeiro de 2013, 11:58 »
Olá, pessoal gostaria da ajuda de alguem que seja projetista de moldes para fundição de aluminio sob pressão.
Preciso calcular o dimensional de uma cavidade para fundição de aluminio sob pressão, me falaram que devo utilizar 0,6% como calculo para fabricação da cavidade, ou seja se a peça final deve ficar com 100mm de comprimento a cavidade deve ser feita com 100,6mm, para que após o resfriamento a peça fique com os desejados 100mm, mas procurei tabelas de contração para ligas de aluminio na net e as que encontrei falavam de contrações na ordem de 3 a 7%.
Usarei a liga SAE306.
Obrigado desde já pela ajuda.



Offline Pilarski

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: Cascavel-PR
  • Nome:: Pilarski
  • Profissão: Empreendedor
Re:Calculo de contração
« Resposta #1 Online: 23 de Janeiro de 2013, 17:56 »
Olá Gustavo,

Trabalho com injeção de zamak, uso 0,8% no calculo de contração.

Não sei se é o mesmo percentual para o alumínio. Mais depende também da refrigeração
existente no molde, influencia na medida final da peça.

Offline Cássio Alvarenga

  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 3429
  • Sexo: Masculino
    • www.vatech.ind.br
  • Cidade - UF: Belo Horizonte - MG
  • Profissão: Empresario / Engenheiro Mecânico
Re:Calculo de contração
« Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2013, 20:05 »
É simples:

dL = a . L0 . dT

Sendo:

dL -> Variação do comprimento (comprimento final - inicial)

a -> Coeficiente de dilatação termica do material (aluminio e suas ligas variam entre 21 a 24,8)

L0 -> Comprimento inicial

dT -> Variação da temperatura

 Lembrando que os calculos servem para o estado solido apenas. em estado liquido o coeficiente é outro, portanto é bom que o alumínio não esteja muito acima de uns 670º, se bem que vai ser injetado por pressão, portanto pode desconsiderar a expansão em estado liquido.

  Se não me falha a memoria a estrutura cristalina do aluminio não varia do seu ponto de fusão ate a temperatura ambiente como acontece com o aço, então é só fazer a conta. Lembrando também que fundição não é um processo de precisão, pode esperar variações de ate 1mm, o interessante seria fazer um "offset" e usinar as partes que tem que estar dentro da medida.

 

Offline gukoster

  • Fuso
  • **
  • Posts: 150
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: São carlos SP
  • Nome:: Gustavo
  • Profissão: Processista
Re:Calculo de contração
« Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2013, 07:35 »
Olá Pilarski, Obrigado pela resposta.

acredito que a contração do aluminio esteje proxima a do zamak, então pode ser realmente que seje 0,6% mesmo.

Cassio, com certeza usarei sua dica de deixar um sobremetal para posterior ajuste de medidas.

Obrigado!

Offline Pilarski

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: Cascavel-PR
  • Nome:: Pilarski
  • Profissão: Empreendedor
Re:Calculo de contração
« Resposta #4 Online: 24 de Janeiro de 2013, 08:57 »
Lembrando também que fundição não é um processo de precisão, pode esperar variações de ate 1mm, o interessante seria fazer um "offset" e usinar as partes que tem que estar dentro da medida.

Cássio, acho que não é bem por aí, existe precisão sim no processo de fundição sob pressão, não há necessidade de usinagens
para correção após o processo de injeção.

Se fosse fundição sob gravidade aí sim em alguns casos quando necessário precisaria usinagem para calibrar as medidas.

Offline Cássio Alvarenga

  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 3429
  • Sexo: Masculino
    • www.vatech.ind.br
  • Cidade - UF: Belo Horizonte - MG
  • Profissão: Empresario / Engenheiro Mecânico
Re:Calculo de contração
« Resposta #5 Online: 24 de Janeiro de 2013, 10:18 »
Tudo depende do grau de precisão que estamos falando... Por exemplo: Um bloco de motor é fundido e depois retificado e brunido, ainda nenhum processo de fundição descartou essa necessidade.

Offline Pilarski

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: Cascavel-PR
  • Nome:: Pilarski
  • Profissão: Empreendedor
Re:Calculo de contração
« Resposta #6 Online: 24 de Janeiro de 2013, 15:43 »
Cássio, estamos falando de coisas diferentes...fundiç ão e fundição sob pressão (injeção). Pelo que entendi o Gustavo se referia de fundição sob pressão.

Sim, se tratando de cabeçotes de motores e outras peças na NASA é impossível trabalhar sem retificar, brunir etc...