Autor Tópico: Forno Para Fundição de Alumínio [AJUDA]  (Lida 7526 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline havell

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 645
  • Sexo: Masculino
  • Verifique se o esforço vale o resultado.
  • Cidade - UF: Rio de Janeiro
  • Nome:: Pedro Athayde
  • Profissão: Estudante
Forno Para Fundição de Alumínio [AJUDA]
« Online: 02 de Março de 2015, 23:08 »
Já faz algum tempo que tenho vontade de fazer um pequeno forno para fundir alumínio, mas antes de por o projeto a  frente preciso sanar algumas duvidas e gostaria da ajuda dos mais entendidos no assunto, as dúvidas são basicamente sobre o molde, e são as seguintes :

1º - aqui no Rio de Janeiro achei 2 fornecedores de bentonita, mas fica a minha dúvida, a bentonita usada, é sódica, cálcica ou tanto faz ?pois um dos fornecedores soube apenas informar que era "bentonita para perfuração"  essa "bentonita de perfuração" serve ?

2º - achei um possível fornecedor de silicato de sódio na internet com um bom preço(http://www.casadosaboeiro.com.br/produto.php?cod_produto=826789), a duvida é esse serve para fazer moldes de silicato com co2 ?

3º - em que tipo de comércio eu encontro areia fina para venda a um bom preço ?vi no tópico do Fábio (o das panelas) que ele usava areia de praia mesmo e se não encontrar algo mais adequado creio que a principio será o que usarei 

4º - pode ser usado pó de mármore (por ser fino,abundante e teóricamente estável) no lugar da areia ?  :o :o

5º - areia de gato é bentonita ?pode ser usada ?  :o :o :o


Obrigado pessoal, se alguém tiver resposta mesmo que para algumas das perguntas já é de grande ajuda !!, pretendo por em prática semana que vem o experimento e posteriormente (assim que eu conseguir cimento refratário) fazer um forno elétrico para fundição.



Offline mulapreta

  • Moderadores
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re:Forno Para Fundição de Alumínio [AJUDA]
« Resposta #1 Online: 03 de Março de 2015, 12:03 »
havell,

1º) A bentonita nada mais é que uma argila especial. Ela vem como um pó muito fino que misturada na areia faz uma liga que facilita a construção do molde, sem que este desabe após tirar o modelo (isso em teoria. Vale muito a prática). Em poços de perfurações, ela serve para lubrificar a broca e facilitar a retirada do cascalho.

2º) Se usar Silicato de Sódio, não precisará de Bentonita. O Silicato de Sódio tem que ser bem puro.

3º) Você acha Areia verde em fornecedores de materiais para fundição (É realmente difícil achar esses caras). Creios que poderá usar areia de praia bem fina, desde que utilise a bentonita para dar a tal liga.

4º) Nunca usei e nem sequer pensei em usar pó de marmore, mas não custa fazer uma experiência...

5º) Como informei no item 1º, Bentonita é um pó muito fino, se areia de gato fosse bentonita a casa onde ele habita ficaria toda marcada e a dona mandaria "sacrificar" o pobrezinho...


Edson

 


Offline dande

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 344
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: mogi mirim sp
  • Nome:: danilo
  • Profissão: afiador
Re:Forno Para Fundição de Alumínio [AJUDA]
« Resposta #2 Online: 03 de Março de 2015, 15:15 »
Havell, eu fiquei horas e mais horas peneirando areia, argila escolar, depois areia de gato (segundo informações na embalagem era bentonita)... e ficava fininho bonito, parecia que ia funcionar...mas depois de adicionar agua formavam pequenas bolinhas, que não se desmanchavam por nada.

Procurei uma peneira mais fina, mas não encontrei...
Então acabei deixando de lado e partindo para o uso de isopor. Para minha necessidade atendeu bem, mas confesso que tenho curiosidade e muita vontade de usar o processo de areia verde.

Espero que vc consiga oq planeja e depois passe as dicas pra nós... ;D
Abç

Offline havell

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 645
  • Sexo: Masculino
  • Verifique se o esforço vale o resultado.
  • Cidade - UF: Rio de Janeiro
  • Nome:: Pedro Athayde
  • Profissão: Estudante
Re:Forno Para Fundição de Alumínio [AJUDA]
« Resposta #3 Online: 03 de Março de 2015, 16:41 »
Havell, eu fiquei horas e mais horas peneirando areia, argila escolar, depois areia de gato (segundo informações na embalagem era bentonita)... e ficava fininho bonito, parecia que ia funcionar...mas depois de adicionar agua formavam pequenas bolinhas, que não se desmanchavam por nada.

Procurei uma peneira mais fina, mas não encontrei...
Então acabei deixando de lado e partindo para o uso de isopor. Para minha necessidade atendeu bem, mas confesso que tenho curiosidade e muita vontade de usar o processo de areia verde.

Espero que vc consiga oq planeja e depois passe as dicas pra nós... ;D
Abç
Dande, eu eatou disposto a fazer os experimentos,  mas realmente preciso desfazer estas duvidas, obrigado por responder, pelo menos ja sei que areia de gato não serve.. kkkk

Você disse que usa isopor.. mas creio que seja no processo de isopor perdido,  semelhante ao de cera perdida,  a minha pergunta é,   o molde você fez com que material?nao sei se fui claro na pergunta.

Offline dande

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 344
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: mogi mirim sp
  • Nome:: danilo
  • Profissão: afiador
Re:Forno Para Fundição de Alumínio [AJUDA]
« Resposta #4 Online: 03 de Março de 2015, 19:16 »
Havell , eu fiz o modelo em isopor , desses comprado em papelarias...apesar de que eu li aqui mesmo no forum que existe isopor próprio para fundição.

O molde é feito apenas com areia fina e seca, de construção mesmo... apenas cobrindo o modelo de isopor sem socar a areia....
Deixa uma camada de areia por baixo do modelo, e uma camada boa por cima para não desmoronar na hora de vazar o aluminio.

Deixa tb um canal de entrada feito de isopor , e com auxilio de um tubo, colocado encima da areia ,para servir de reservatorio de aluminio....

vaza o aluminio no isopor direto .....o isopor simplesmente some, e o aluminio pega o seu espaço dentro da areia.

Eu não sei dizer se areia de gato não serve, apenas não encontrei uma peneira grande e fina suficiente.

Depende tb da precisão que vc quer obter, do acabamento da peça ...para o que eu precisava, o isopor deu certo, mas quero aperfeiçoar o serviço, pq achei muito interessante fundição.

olha esse video que legal.

www.youtube.com/watch?v=We5ulxM0BNg


« Última modificação: 05 de Março de 2015, 19:36 por Cássio Alvarenga »

Offline havell

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 645
  • Sexo: Masculino
  • Verifique se o esforço vale o resultado.
  • Cidade - UF: Rio de Janeiro
  • Nome:: Pedro Athayde
  • Profissão: Estudante
Re:Forno Para Fundição de Alumínio [AJUDA]
« Resposta #5 Online: 03 de Março de 2015, 19:53 »
havell,

...

5º) Como informei no item 1º, Bentonita é um pó muito fino, se areia de gato fosse bentonita a casa onde ele habita ficaria toda marcada e a dona mandaria "sacrificar" o pobrezinho...

Edson

kkkk Edson, muito obrigado pelos esclarecimentos, sendo assim, esta semana provavelmente eu comprarei a Bentonita e tentarei arrumar o pó de mármore em marmorarias aqui perto para começar os testes e fazer as comparações.

saiba que ajudaste a salvar uma vida, a vida do Dart Vader (o gato) kkkkkkkk

abraço.

Offline mulapreta

  • Moderadores
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re:Forno Para Fundição de Alumínio [AJUDA]
« Resposta #6 Online: 04 de Março de 2015, 00:56 »
Tenho um processo na "cachola" que ainda não testei.

Seria o uso de modelos em isopor com areia verde e Silicato de Sódio.

Faria o modelo em isopor e depois cobriria este modelo com areia e Silicato de Sódio. Para o endurecimento da mistura Areia + Silicato de Sódio precisamos injetar gás carbono ou, com um maçarico, queimar bem esta mistura de areia + Silicato de Sódio. Usando um maçarico destes comprado em lojas de materiais construção queimaria a mistura da areia e esta endureceria e, penso, que ao mesmo tempo o isopor derreteria, formando um molde para o vazamento. Claro que colocaria este molde em uma caixa com areia seca, apenas para conter possíveis vazamentos de alumínio derretido.

Não sei se funciona, mas a teoria é válida...

Edson


Offline Alebe

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 3657
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
  • Nome:: Alexandre
Re:Forno Para Fundição de Alumínio [AJUDA]
« Resposta #7 Online: 04 de Março de 2015, 11:48 »
Qdo estava em vias de construir minha cnc, pensei em usar a idéia desse cara para fazer as guias.
A qualidade das peças por isopor perdido melhoraram qdo ele começou a 'pintar' o isopor com, como ele diz:

"The drywall texture mix works so much better than plaster of paris. You can keep the bucket of mix around and it doesn't harden up. This is much more cost effective because it eliminates waste. Unlike the plaster of paris, the drywall texture does develop surface cracks, but the cracks don't seem to cause any problems in the casting."

http://www.buildyouridea.com/cnc/hblb/hblb_prototype/prototype_4.html

A pg dele tem tb uma seção sobre fundição:
http://www.buildyouridea.com/

edit.
Aqui ele da nome ao boi:
http://www.buildyouridea.com/foundry/lost_foam_howto/lost_foam_howto.html
« Última modificação: 04 de Março de 2015, 11:51 por Alebe »

Offline havell

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 645
  • Sexo: Masculino
  • Verifique se o esforço vale o resultado.
  • Cidade - UF: Rio de Janeiro
  • Nome:: Pedro Athayde
  • Profissão: Estudante
Re:Forno Para Fundição de Alumínio [AJUDA]
« Resposta #8 Online: 05 de Março de 2015, 18:05 »
Tenho um processo na "cachola" que ainda não testei.

Seria o uso de modelos em isopor com areia verde e Silicato de Sódio.

Não sei se funciona, mas a teoria é válida...

Edson

Edson, pensei na mesma coisa, só não testarei tão brevemente pois não comprei o silicato de sódio, mas a bentonita já está aqui, sabe me dizer se consigo fundir alumínio aquecendo com gás de cozinha (pouco menos de 1L, aproximadamente 2,5kg)? o bico que tenho deve ter 1'' aproximadamente, não lembro o numero.

minha pretensão é fazer um forno elétrico, pois tenho um camarada que fabrica resistências e para mim fica mais prático/limpo, sem contar que óleo queimado me parece que faz um bocado de fumaça (o que pra mim é problemático)

sem contar que estou mais curioso com relação ao acabamento que posso vir a conseguir nas peças do que com o modo de aquecimento a ser usado kkkk

abraço, obrigado pela força!!

Offline havell

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 645
  • Sexo: Masculino
  • Verifique se o esforço vale o resultado.
  • Cidade - UF: Rio de Janeiro
  • Nome:: Pedro Athayde
  • Profissão: Estudante
Re:Forno Para Fundição de Alumínio [AJUDA]
« Resposta #9 Online: 05 de Março de 2015, 18:14 »
Qdo estava em vias de construir minha cnc, pensei em usar a idéia desse cara para fazer as guias.
A qualidade das peças por isopor perdido melhoraram qdo ele começou a 'pintar' o isopor com, como ele diz...

Alebe, quando fiz minha conta no fórum esse foi um dos primeiros sites que conheci relacionados a cnc/fundição, por muito tempo tive vontade de fazer esse experimento, mas em um apartamento fica um pouco difícil kkkkkk, agora tenho um espaço um pouco maior e posso tentar novos experimentos  ::) ::) ::) :o 8)  uma coisa que imaginei que teria um acabamento bom seria o que o Edson citou, sobre o silicato de sódio e areia fina ou usar o pó de mármore no lugar da areia, provavelmente em pouco tempo postarei o resultado dos testes.


Offline mulapreta

  • Moderadores
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re:Forno Para Fundição de Alumínio [AJUDA]
« Resposta #10 Online: 05 de Março de 2015, 23:51 »
Edson, pensei na mesma coisa, só não testarei tão brevemente pois não comprei o silicato de sódio, mas a bentonita já está aqui, sabe me dizer se consigo fundir alumínio aquecendo com gás de cozinha (pouco menos de 1L, aproximadamente 2,5kg)? o bico que tenho deve ter 1'' aproximadamente, não lembro o numero.
havell,

Já fundi algumas peças só usando gás de cozinha, mas com bujão desses normais de 13 Kg. outras vezes utilizei gás e quando o forno estava bem quente passei para óleo queimado misturado com diesel. Com óleo faz muita fumaça se não tiver uma boa ventoinha para jogar bastante ar no forno. Aí, a fumaça até que fica suportável. O maçarico que uso para gás é aquele vendido em casa de material de construção e que custa baratinho. Só fiz umas adaptações para melhorar o "fogarel"...

Esse processo mostrado pelo Dande também funciona bem. Só é necessário usar um isopor bem liso para o acabamento ficar bom.

Edson

 

Offline havell

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 645
  • Sexo: Masculino
  • Verifique se o esforço vale o resultado.
  • Cidade - UF: Rio de Janeiro
  • Nome:: Pedro Athayde
  • Profissão: Estudante
Re:Forno Para Fundição de Alumínio [AJUDA]
« Resposta #11 Online: 06 de Março de 2015, 12:11 »
Bem pessoal,esqueci de uma dúvida relacionada ao silicato de sódio, ele tem que ser neutro ou alcalino ? eu achei aqui no rio de janeiro com um preço bom na http://www.bherzog.com.br/ no centro.

só resta a duvida se é neutro, alcalino ou tanto faz??

Offline mulapreta

  • Moderadores
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re:Forno Para Fundição de Alumínio [AJUDA]
« Resposta #12 Online: 06 de Março de 2015, 14:12 »
Veja neste tópico: http://www.guiacnc.com.br/fundicao/how-to-aprenda-como-fazer-moldes-profissionais-com-silicato-de-sodio/  se não tiver sua informação, mande uma MP pra quem abriu o tópico.

Edson


Offline havell

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 645
  • Sexo: Masculino
  • Verifique se o esforço vale o resultado.
  • Cidade - UF: Rio de Janeiro
  • Nome:: Pedro Athayde
  • Profissão: Estudante
Re:Forno Para Fundição de Alumínio [AJUDA]
« Resposta #13 Online: 06 de Março de 2015, 17:40 »
Veja neste tópico: http://www.guiacnc.com.br/fundicao/how-to-aprenda-como-fazer-moldes-profissionais-com-silicato-de-sodio/  se não tiver sua informação, mande uma MP pra quem abriu o tópico.

Edson
Edson, eu li esse e todos os outros tópicos a respeito de fundição tópico várias vezes antes de postar as perguntas, não achei a informação.

Hoje cedo consegui um pouco de mármore mas não esta nada uniforme pois o mármore que sai da maquina vai direto pro ralo nas marmorarias que fui, e o mármore que sobra é o do polimento/acabamento (bem mais grosso e com cacos, porem ainda fino).
Também comprei talco e o silicato de sódio ALCALINO, pois era o unico que tinha na loja, e pelo que vi na internet ele serve, custou 14 reais o litro, só é uma pena que meu bojao de co² não está no mesmo lugar, terei que levá-lo em outra ocasião.

nesse site informa alguma coisa sobre o silicato de sódio alcalino e diz ser adequado para a empreitada

http://asher1.webstorelw.com.br/products/silicato-de-sodio-alcalino-1l/?utm_source=vitrinewebstore&utm_medium=vitrinewebstore&utm_term=vitrinewebstore&utm_content=vitrinewebstore&utm_campaign=shoppinglocaweb

outra coisa, fui em uma loja de ferramentas hoje e descobri que o bico de gás que tenho é de nº3 e aproximadamente.

Offline mulapreta

  • Moderadores
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re:Forno Para Fundição de Alumínio [AJUDA]
« Resposta #14 Online: 06 de Março de 2015, 18:59 »
Pode usar o Silicato com areia bem fina. arrume uma peneira fina que serve.

Use esse maçarico que você tem para endurecer o molde de areia e Silicato, não precisa CO2.