Autor Tópico: FET´s CNC3AX  (Lida 70532 vezes)

Description:

0 Membros e 3 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline mdaweb

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 462
  • Sexo: Masculino
  • Nome:: Mauro de Amorim
  • Profissão: Analista de Sistemas Pleno
FET´s CNC3AX
« Online: 15 de Outubro de 2007, 10:22 »
Pessoall tenho lido a respeito dos fet's usados pela CNC3AX, mas não chequei a uma conclusão, qual é o melhor pra usar com ela os IRLZ14 ou os IRRZ44, por isso abri esse topico, eu to pra comprar os fet´s mas não chequei a um consenso, estou propenso a comprar os IRLZ14 pelo baixa voltagem (5V) entregue a ele no Gate pelo 74, opinem por favor ok.

MDAWEB
« Última modificação: 16 de Outubro de 2007, 16:25 por mdaweb »

Offline Acruwer

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1963
  • Sexo: Masculino
  • Acruwer
Re: FET´s CNC3AX
« Resposta #1 Online: 15 de Outubro de 2007, 10:46 »
Uma dica importante na escolha de seus fets, voce deve saber com qual tensao ira ser alimentado os motores... Na minha utilizo IRF640, pois com os IRLZ44(se nao me engano), quando alimentei com os 45Vcc da minha fonte e mandei rodar o motor, queimaram, pois a tensao que estava utilizando era muito proxima da maxima admitida pelo componente, dai comprei os irf640 e nao me incomodei mais...

Offline mdaweb

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 462
  • Sexo: Masculino
  • Nome:: Mauro de Amorim
  • Profissão: Analista de Sistemas Pleno
Re: FET´s CNC3AX
« Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2007, 13:34 »
Ok, voce precisou fazer alguma modificação na CNC3AX pra usar estes, que por sinal já tenho eles aqui em casa, e nem precisarei compralos então.

MDAWEB

Offline Acruwer

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1963
  • Sexo: Masculino
  • Acruwer
Re: FET´s CNC3AX
« Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2007, 13:37 »
Na minha nao modifiquei nada, mas tem algum pessoal que estava tendo problemas com este tipo de modificacao... da uma olhada no topico da placa, que se nao me engano era la que eles estavam discutindo sobre isso...

ldorta

  • Visitante
Re: FET´s CNC3AX
« Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2007, 16:39 »
Boa tarde Mdaweb,
eu também vinha tendo problemas com os FET's da minha CNC3AX, e resolvi, lendo muito os tópicos aqui no guia, trocá-los por IRF640, porém, alterei a tensão dos gates para 12V (tensão de entrada da placa... isolei a trilha de entrada das redes resistivas e jumpeei com o + da entrada da placa). Essa alteração baixou substancialmente a temperatura dos FET's (15ºC a menos) e conferiu melhor rendimento ao conjunto, porém tudo isso foi testado em aberto... minha máquina ainda não está ativa, não sei se com carga esses parâmetros serão alterados.

Leandro

Offline gimbabf

  • in memoriam
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1211
  • Sexo: Masculino
  • in memoriam
Re: FET´s CNC3AX
« Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2007, 00:47 »
    Pessoal

 para usar os IRF 540 ou 640 a alteração na placa é fácil, o problema é a correta exitação dos gates do 540 ou 640, para o fet conduzir plenamente é preciso de 12 a 16V no gate dele, e tem duas possibilidades:

   para quem usa o CI  7409:
 
                              1 - cortar as trilhas que ligam os 5V nos resistores do sill da           
                                   saida  dos  3  CIs 7409, no lugar dos 5V deverá ser ligado
                                   de 12 a 16V.
                              2 - os resistores sill deverão ser alterados de 470R para 1K
                                   ( 1000R), todos eles.
                              3 - normalmente a cnc3ax é alimentada com 12V pode ligar essa
                                   alimentação nos resistores sill, só não esquecendo de cortar
                                   as trilhas de 5V ou queima TUDO.

  para quem usa o CI 74LS09:
                               1 - faz igaul ao item 1 do 7409
                               2 - não precisa mudar o valor dos resistores, permanece 2K2
                               3 - igual ao item 3 do 7409

     eu uso o CI 74LS09 com 16V nos resistores sill o fet IRF 540  sem nenhum problema, uma recomendação, o  "LS" no meio do 7409 faz diferença sigam a orientação e não terão problemas
     Gilberto
« Última modificação: 16 de Outubro de 2007, 00:49 por gimbabf »

Offline Paulo

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1035
  • Sexo: Masculino
    • http://www.ig.com.br
Re: FET´s CNC3AX
« Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2007, 01:01 »
Gilberto,

me tire esta dùvida os 12V que vão passar pelos resistores sil não danifica o 7409 já que os pinos dele etão ligados ao gate dos fets.

Offline Paulo

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1035
  • Sexo: Masculino
    • http://www.ig.com.br
Re: FET´s CNC3AX
« Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2007, 01:08 »
Gilberto,

me desculpa eu não tinha visto que você já respondeu no outro tópico.

Offline gimbabf

  • in memoriam
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1211
  • Sexo: Masculino
  • in memoriam
Re: FET´s CNC3AX
« Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2007, 01:17 »
     Paulo

   isso, mas não custa esclarecer aqui para todos poderem aproveitar, o valor do resistor sill é que determina a corrente que a saída do 7409 irá suportar, no caso 16V dividido por 1000R igual a 16mA que é a máxima corrente suportada pela saída do 7409, já no caso do 74LS09 ele suporta 8mA, 16V div 2200 = 7.3 mA portanto dentro do limite
     Gilberto

 Obs: como a saída do 7409 é isolada do resto do circuito não há perigo em colocar uma tensão mais elevada nela desde que não ultrapasse 18 V
« Última modificação: 11 de Julho de 2010, 15:50 por gimbabf »

Offline Paulo

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1035
  • Sexo: Masculino
    • http://www.ig.com.br
Re: FET´s CNC3AX
« Resposta #9 Online: 16 de Outubro de 2007, 01:24 »
Valew Gilberto,

agora caiu a ficha, brigadão.

Offline kommandeur

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 374
  • Sexo: Masculino
Re: FET´s CNC3AX
« Resposta #10 Online: 16 de Outubro de 2007, 07:59 »
Olá Gilberto,

com essa alteração usando o IRF540 , vc está alimentando seus motores com qual voltagem ?

abs

Marco

Offline Acruwer

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1963
  • Sexo: Masculino
  • Acruwer
Re: FET´s CNC3AX
« Resposta #11 Online: 16 de Outubro de 2007, 08:31 »
gimbaf, uma pergunta, caso nao faca esta modificacao, o que estava acontecendo para voce?

ldorta

  • Visitante
Re: FET´s CNC3AX
« Resposta #12 Online: 16 de Outubro de 2007, 09:48 »
Bom dia Acruwer,
Me antecedendo à resposta do gimbabf, na minha placa, não conseguia sequer acionar o FET corretamente. O Torque do motor era ínfimo e a velocidade pior ainda, pra não dizer do aquecimento nos FET's. Eu estava sem termometro, mas em 5 minutos de funcionamento não conseguia colocar a mão nos dissipadores...

Se vc está usando os IRF 540 ou 640 recomendo que faça o teste ao menos em um canal para poder verificar se no seu caso faz alguma diferença.... para mim (acionando os motores 3V 3A de 13.5Kg da action) foi fundamental para obter um melhor rendimento do motor.

Leandro

Offline Acruwer

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1963
  • Sexo: Masculino
  • Acruwer
Re: FET´s CNC3AX
« Resposta #13 Online: 16 de Outubro de 2007, 10:02 »
Vou levar pra aula para dar uma olhada com um osciloscopio....

Offline mdaweb

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 462
  • Sexo: Masculino
  • Nome:: Mauro de Amorim
  • Profissão: Analista de Sistemas Pleno
Re: FET´s CNC3AX
« Resposta #14 Online: 16 de Outubro de 2007, 15:27 »
Pessoall, qual o site da Action, tentei achar mas não consegui.

MDAWEB

 

/** * */