Autor Tópico: Config motor tuning  (Lida 7040 vezes)

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Ricardo de Oliveira

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Config motor tuning
« Online: 17 de Outubro de 2009, 09:54 »
Senhores:
Meu eixo z está " impreciso". Configurei o motor tuning com os dados que o fabricante me mandou. O eixo x e y funcionam beleza. Mas o z está teimoso. Por ex: eu toco a fresa na superfície de trabalho e zero o eixo z. Subo o eixo z com o jog e retorno ao ponto inicial, isto é, tocando a superfície de trabalho, e não está mais zerada. Dá uma diferença. O erro é acumulativo. Se eu, digamos,  entalho uma palavra com dez letras numa placa, a última letra tem um erro enorme no eixo z.  Eu não estou usando o valor certo de steps/unit, certo? Achei algo sobre motor tuning no tutorial do mach 2 aqui do forum e o valor, com o método do tutorial, é bem diferente do que o sugerido pelo fabricante. Não testei ainda. Achei o item motor tuning do tutorial um pouco confuso. As contas pra achar steps per unit fazem sentido. Mas velocidade não. Nem aceleração. Algum outro jeito?
Grato
Ricardo

Offline C N C N o w !

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Re: Config motor tuning
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2009, 10:25 »
Fabricante de que Ricardo ?

É simples calcular os parâmetros com base nos dados do motor/driver e fuso e tb fazer um ajuste fino posterior. Mantenha velocidade e aceleração em valores bem baixos, de modo a garantir que não ocorra perda de passos, não se preocupe ainda com isto, deixe pra descobrir os limites da máquina pra depois que conseguir o deslocamento correto.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2009, 14:12 por C N C N o w ! »

Ricardo de Oliveira

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Re: Config motor tuning
« Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2009, 11:51 »
Fabricante da máquina, Jorge. Ele me mandou uma configuração básica pro Mach 2.
Dá aí, por favor, uma dica de como calcular os parâmetros com base nos dados do motor/driver e fuso.
Grato pela atenção.
Ricardo

Offline C N C N o w !

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Re: Config motor tuning
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2009, 14:17 »
É simples Ricardo. Vc tem que informar o número de passos por unidade. Então:

resolução do motor / passo do fuso = passos por unidade

Por exemplo, supondo um motor com resolução nativa de 200 passos por revolução operando em meio passo e fuso de passo 3 mm:

400 / 3 = 133,3333 passos por milímetro
« Última modificação: 17 de Outubro de 2009, 17:04 por C N C N o w ! »

Offline marc0

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Re: Config motor tuning
« Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2009, 14:51 »
Olá Ricardo;

No Mach3 tb é possivel configurar a relação do deslocamento sem a necessidade de calculos; basta tomar a referencia de posição do eixo (medir) abrir a tela "Setting" (Alt 6) ; Clicar em "Set Steps per Unit", escolher o eixo a ser configurado, marcar qual é o deslocamento pretendido, Ok, medir qual foi o deslocamento real e marcar ; pronto o programa indica e seta a relação correta.

Abraços...

Ricardo de Oliveira

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Re: Config motor tuning
« Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2009, 09:54 »
Jorge,
vendo a pinagem ( é assim que se fala?) no driver e a tabela impressa ao lado dele, vejo que está operando em 1/8 de passo. É isso? Aí seria 1600 dividido pelo fuso, que é 3. Resultado 533,33 steps/unit. Certo? Bom, não tá funcionando também. Estranho que seguindo o mesmo procedimento, nos eixos x e y  dá 160 steps/unit e vai tudo que é uma beleza nessas duas direções. O z não vai. Diacho...Onde estou moscando?
E obrigado pela atenção.

Offline F.Gilii

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Re: Config motor tuning
« Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2009, 10:24 »
Ricardo,

sei que a questão não foi dirigida a mim, mas será que está realmente correto no passo do fuso?

Pergunto porque supondo que o fuso seja de passo 5mm, o motor estaria em 1/4 de passo:
200 x 4 = 800 passos/giro

800 / 5 = 160 passos / mm
« Última modificação: 19 de Outubro de 2009, 10:25 por fgilii »

Offline C N C N o w !

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Re: Config motor tuning
« Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2009, 15:15 »
Jorge, vendo a pinagem ( é assim que se fala?) no driver e a tabela impressa ao lado dele, vejo que está operando em 1/8 de passo. É isso?

Que driver vc tá usando ?

Citar
Aí seria 1600 dividido pelo fuso, que é 3. Resultado 533,33 steps/unit. Certo?

Certo, se o passo do fuso for 3 mm e o driver operar a 1:8 ...

Citar
Bom, não tá funcionando também.

Ainda está acontecendo a mesma coisa que vc descreve em sua primeira msg ?

Mesmo que vc tenha configurado erroneamente o dslocamento, o eixo deve deslocar-se pela mesma distância, ou seja digamos que comande 100 mm e o eixo percorra 80 mm, ao comandar novamente 100 mm, o eixo deverá percorrer novamente 80 mm ... se isto não acontece, então é muito provável que esteja ocorrendo perda de passos ...

Como está a mecânica, bem livre e suave ? Tudo firme no lugar, não há algum acoplamento solto ?

Ricardo de Oliveira

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Re: Config motor tuning
« Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2009, 19:14 »
Jorge,
Não, o eixo se desloca " progressivamente errado". O meu teste atual - fiz vários - é fazer seis letra "i" em fila, tipo pocket fêmea, em uma tábua de pinus. O primeiro sai com 7 mm e o último com 11 de profundidade, por exemplo. O erro depende do valor de steps/unit. Mas nunca é constante. Medidas no eixo x e y, exatas. Isso é característico de perda de passo? O que comanda o passo justo: steps/ unit ou aceleração?
 O driver opera a 1/8 segundo a tabela. O pino 5 indica que é passo duplo ( double step). O que isso significa, exatamente?
Agora não sei te dizer o driver. A máquina está em um local e a internet em outro.
O fuso não é 3. Medindo direito é 4. Mas a essa altura já abandonei a racionalidade e testei pra fuso 3, 4, 5. E medidas " in between" também, com todas as acelerações imagináveis. Desmontei a mesa do eixo y lubrifiquei tudo, apertei direitinho. Catso.
Alguma outra fixture do mach 2 pode causar essas variações?
Acho que vou chamar um pai de santo. Só pode ser o terrível Exu do Eixo Y me atazanando.
Chutar a mesa da máquina também não funciona. Só doi o dedão...
Fabio, boa a sua sugestão. Fui checar o fuso e não era três. O acesso ao eixo é meio mala para um paquímetro. Desmontei a mesa para lubrificar, acessei o fuso e chequei a medida certa:4. Grato a todos.

Offline F.Gilii

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Re: Config motor tuning
« Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2009, 19:49 »
Ricardo,

Um colega de Portugual que frequenta o fórum estava com um problema parecido - o movimento perdia passos mais ou menos como o seu caso.

Resolvemos verificando e ajustando a "largura do pulso" enviada pelo programa Mach3 para os drivers.

No caso dele, era preciso que os pulsos tivessem ao menos 10 us de duração.

O ajuste foi feito na janela "Configuração do motor" para cada eixo...

Teríamos que verificar quais as necessidades deste seu driver para podermos tentar encontrar a pendenga...
« Última modificação: 19 de Outubro de 2009, 19:52 por fgilii »

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Re: Config motor tuning
« Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2009, 19:57 »
... o eixo se desloca " progressivamente errado" ... Mas nunca é constante. Isso é característico de perda de passo?

É característico de perda de passo, embora não seja exclusivo, há outras causas, como algum prob mecânico ...

Sugiro que faça o teste sem carga, em vazio, não usinando. Use uma régua, escala ou aenas marque o deslocamento de algum modo conveniente e verifique se o prob se repete ... isto vai ajudar a isolar o prob ...

Citar
O que comanda o passo justo: steps/ unit ou aceleração?

Todos os parâmetros podem afetar a operação do eixo ... a princípio, o parâmetro "passos por unidade" ajusta o deslocamento do eixo, mas se por exemplo, a velocidade e/ou aceleração forem excessivas ou se houver algo solto ou preso, o sintoma poderá ser semelhante ... pra diagnosticar o prob temos tentar isolar cada coisa ...

Citar
O driver opera a 1/8 segundo a tabela. O pino 5 indica que é passo duplo ( double step). O que isso significa, exatamente?

Deve significar meio passo, mas tb ode ser alguma outra coisa ... por essa e outras perguntei que driver está usando ... com o manual na mão poderemos verificar algumas outras coisas ... não é incomum que a corrente seja ajustada incorretamente, só pra citar um caso ...

Citar
Agora não sei te dizer o driver. A máquina está em um local e a internet em outro.

Bão, anote o modelo e fabricante, se tiver o manual, melhor ainda, mande e a gente dá uma espiada ... é bom informar tb as caracterísicas dos motores e fontes ...


Citar
... já abandonei a racionalidade

Mau negócio ...

Desencana com a aceleração ... bote lá um valor bem baixo ... o mesmo pra velocidade ... é melhor reduzir o número de variáveis e tentar caracterizar melhor o prob e isolar a causa, senão a coisa vira loteria ...


Offline C N C N o w !

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Re: Config motor tuning
« Resposta #11 Online: 19 de Outubro de 2009, 20:01 »
Resolvemos verificando e ajustando a "largura do pulso" enviada pelo programa Mach3 para os drivers.

É mesmo uma possível causa, por isto insisto em conhecer as características do driver, se for possível ... pra não falar em outras coisas, como uma BOB preguiçosa ...

Offline F.Gilii

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Re: Config motor tuning
« Resposta #12 Online: 19 de Outubro de 2009, 20:15 »
Sim,

Conhecer as características do driver e da BOB (se empregada) será imprescindível...

Ricardo de Oliveira

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Re: Config motor tuning
« Resposta #13 Online: 19 de Outubro de 2009, 22:35 »
Hoje, por último, acoplei uma caneta no spindle e fiz os testes apenas com traços numa folha de papel. Mesma inhaca. Amanhã cedo verei o modelo do driver lá na marcenaria, acho os dados do bicho na internet e passo pra vocês. Valeu mesmo. Obrigado pela atenção. Mas, o que é  uma BOB ?

Ricardo de Oliveira

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Re: Config motor tuning
« Resposta #14 Online: 20 de Outubro de 2009, 13:04 »
Senhores,
Info: Micro Step Motor Driver CW250AC.
Na web, achei só isso:
http://www.alibaba.com/product/us106345704-106049616-101345540/CW250AC_Type_Driver.html
O fabricante não tem um site, parece. Cruzes.
Aumentei a largura do pulso para 5, seja lá isso o que for, e deu resultado. O erro continua progressivo, mas diminuiu muito. Assumi que o fuso é 4 e o valor de steps/unit: 400.
Entalhei uma placa com muitos movimentos do eixo z e o erro foi, acumulado do início ao fim, menos de 2mm. Não dá ainda para fazer peças aeroespaciais para  a NASA. Mas acho que é por aí o fine tuning.
Só queria entender o que é largura de pulso, bob, estas coisas...
Grato pela atenção.
Ricardo

 

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