Autor Tópico: [DÚVIDA] Círculos não saem 100% redondos  (Lida 787 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline rzpacheco31

  • Novato
  • *
  • Posts: 6
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC BRASIL
  • Cidade - UF: São Paulo/SP
  • Nome:: Rafael Pacheco
  • Profissão: Administrador
[DÚVIDA] Círculos não saem 100% redondos
« Online: 16 de Setembro de 2019, 11:07 »
Bom dia pessoal!

Há alguns meses atrás eu consegui pegar uma pequena Router CNC para usinagem de peças em alumínio. A máquina é ótima, porém quando preciso fazer furos/perfis circulares eu percebo que não ficam exatamente redondos. De acordo com o fabricante, isto é normal por conta da interpolação de eixos e também pela existência de uma tolerância de 0,1-0,2mm... Minha dúvida é se isso é normal mesmo, pois vejo os trabalhos feitos em Router pelo pessoal aqui do fórum e não ficam assim (pelo menos visualmente).

Como não sou da área técnica (sou mais um entusiasta das CNC) e portanto não conheço muito do assunto, gostaria de outras opiniões a respeito, pois confesso que fiquei um pouco desanimado com isso, já que quando se fala em CNC (pelo menos para mim) o que vem em mente é precisão, mesmo que em um nível inferior a de um centro de usinagem tradicional.

Obrigado desde já!
 









Offline luciano g

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 897
  • Sexo: Masculino
Re:[DÚVIDA] Círculos não saem 100% redondos
« Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2019, 08:19 »
Fica perfeito deve ter algum problema na maquina
descreva melhor o probs para te ajudar
luciano

Offline rzpacheco31

  • Novato
  • *
  • Posts: 6
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC BRASIL
  • Cidade - UF: São Paulo/SP
  • Nome:: Rafael Pacheco
  • Profissão: Administrador
Re:[DÚVIDA] Círculos não saem 100% redondos
« Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2019, 19:41 »
Então, eu faço a modelagem das peças no SolidWorks, salvo em .dxf para poder gerar o Gcode através do ArtCAM 2008. O .dxf a princípio exportado para o ArtCAM sem problemas, os círculos ficam corretos. Definido os trajetos, eu crio arquivos .tap para rodar no LinuxCNC (acho que o pessoal aqui do fórum usa mais Mach3... Não sei se é o Linux CNC é bom ou ruim, mas é o que veio com a máquina).

Continuando, todo o processo é bem tranquilo de fazer, fixo bem o material, a ferramenta é de boa qualidade, eu também vou bem na manha com o avanço (+-500 mm/min e passos (1-1,5mm), mas no fim quando faço círculos não fica legal. Parece que tem algum problema no eixo X...

A máquina tem 2cv, a área de usinagem é pequena (960 x480), como também é nova e aparentemente não tem nada com folga. Fico devendo os detalhes técnicos que não manjo muito (mas vou correr atrás disso).

Coloquei em anexo imagens de alguns testes que fiz com MDF. Independente do material, continua a mesma coisa...

Offline luciano g

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 897
  • Sexo: Masculino
Re:[DÚVIDA] Círculos não saem 100% redondos
« Resposta #3 Online: 18 de Setembro de 2019, 09:32 »
rode este arquivo
GO Z-10

G0 X150
F 50
G1 Z0.5
G1 X0
G0 Z-10
g0 x10
G0 X0
GO Y 10

G1 Z0.5
G1 X100
G0 Z-10
Se tiver folga no eixo x  vai aparecer na medida
Luciano

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13795
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re:[DÚVIDA] Círculos não saem 100% redondos
« Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2019, 10:05 »
Aparentemente sua máquina está com folga mecanica em algum eixo.

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13795
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re:[DÚVIDA] Círculos não saem 100% redondos
« Resposta #5 Online: 18 de Setembro de 2019, 10:06 »
rode este arquivo
GO Z-10

G0 X150
F 50
G1 Z0.5
G1 X0
G0 Z-10
g0 x10
G0 X0
GO Y 10

G1 Z0.5
G1 X100
G0 Z-10
Se tiver folga no eixo x  vai aparecer na medida
Luciano
]
Luciano - rodar este aquivo para que, se vc não explicou o que ele deve verificar?

Offline rzpacheco31

  • Novato
  • *
  • Posts: 6
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC BRASIL
  • Cidade - UF: São Paulo/SP
  • Nome:: Rafael Pacheco
  • Profissão: Administrador
Re:[DÚVIDA] Círculos não saem 100% redondos
« Resposta #6 Online: 18 de Setembro de 2019, 19:01 »
Boa noite Luciano e Fabio. Obrigado pela ajuda!

Imagino que o Luciano tenha passado os códigos feito a mão para conferir se não é um problema na geração do Gcode. Será que estou correto? Sexta devo consegui mexer com a máquina e vou botar o código para rodar.


Fabio, tem algum material no fórum (ou na internet) de como verificar e ajustar folga? Eu vejo a turma comentar que fazem isso nos fóruns, parece que não é um bico de 7 cabeças, mas eu não faço a menor ideia de como fazer isso. Dentro do possível, se puder dar alguma dica eu agradeço bastante.






Offline luciano g

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 897
  • Sexo: Masculino
Re:[DÚVIDA] Círculos não saem 100% redondos
« Resposta #7 Online: 19 de Setembro de 2019, 09:20 »
Deixei mesmo
messa as duas medidas se tiverem diferentes tem folga
luciano

Offline rzpacheco31

  • Novato
  • *
  • Posts: 6
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC BRASIL
  • Cidade - UF: São Paulo/SP
  • Nome:: Rafael Pacheco
  • Profissão: Administrador
Re:[DÚVIDA] Círculos não saem 100% redondos
« Resposta #8 Online: 19 de Setembro de 2019, 18:55 »
Beleza Luciano, vou fazer o teste. Obrigado por enquanto!

Offline rzpacheco31

  • Novato
  • *
  • Posts: 6
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC BRASIL
  • Cidade - UF: São Paulo/SP
  • Nome:: Rafael Pacheco
  • Profissão: Administrador
Re:[DÚVIDA] Círculos não saem 100% redondos
« Resposta #9 Online: 23 de Setembro de 2019, 17:21 »
Boa tarde pessoal,


Luciano, tentei rodar seu código mas fiz alguma cagada, pode dar uma força? Copiei o código acima, colei no bloco de notas, salvei como .tap e .ngc, mas aparece um erro no LinuxCNC que impede de rodar o gcode (ver imagens).


Como não consegui rodar o código do Luciano, busquei um outro na internet para ver o que acontecia. Melhorou um pouco (ver imagem), mas não ficou 100%. Segue o código abaixo:

G17 G20 G90 G94 G54
G0 Z0.25
X-0.5 Y0.
Z0.1
G01 Z0. F5.
G02 X0. Y0.5 I0.5 J0. F2.5
X0.5 Y0. I0. J-0.5
X0. Y-0.5 I-0.5 J0.
X-0.5 Y0. I0. J0.5
G01 Z0.1 F5.
G00 X0. Y0. Z0.25