Autor Tópico: acabamento nylon Pa 6.0  (Lida 2267 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline caveira

  • Novato
  • *
  • Posts: 98
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Videira - SC
  • Nome:: André
  • Profissão: eng. mecanico
acabamento nylon Pa 6.0
« Online: 16 de Abril de 2019, 16:27 »
tinha escrito há um mês atras... e deu ruim, aí esqueci de abrir outro tópico.

tem época que tenho usinado bastante nylon, e estou usando a seguinte configuraçãoFresa de desbaste 2,5 mmrotação = ~10.000 rpmpasso vertical= 1,5 mmvelocidade lateral= 550 mm/min, já aumentei para 700 mas um errinho é fácil de quebrarcom refrigeração a água + óleo soluvel
e fica com muita rebarba, tendo bastante trabalho manual com o estilete em tirar ela.procurei aqui no fórum, mas só informação um colega de usar velocidade de 1000mm/min e rotação no talento.
1- queria conseguir em trabalhar a seco mas o principal é diminuir as rebarbas. em que parâmetro altero?
2- fresa de 1 corte e diâmetro 2,5mm HSS, usina bem? tem longa vida?



Online cientista13

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1090
  • Sexo: Masculino
Re:acabamento nylon Pa 6.0
« Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2019, 21:09 »
Nylon???

Fresa muito bem afiada, passe pequeno e baixa velocidade no spindle  ;D

Tenho feito alguns trabalhos no Nylon o acabamento ficou bom, mas o tempo de usinagem foi enorme. Usei fresa V_bit de metal duro, de dois cortes, com passo lateral de 0,05mm.
O mesmo trabalho feito em bronze, fiz com 30% do tempo de usinagem....
No caso o trabalho foi com relevos e não existia a possibilidade de tirar rebarbas depois.


Se for fazer perfilagem, use passes menores, velocidade de avanço pode ser mais elevada e velocidade do spindle baixa para não esquentar e derreter o nylon.

Offline caveira

  • Novato
  • *
  • Posts: 98
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Videira - SC
  • Nome:: André
  • Profissão: eng. mecanico
Re:acabamento nylon Pa 6.0
« Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2019, 12:28 »

formatei o texto.. pois tirou as novas linhas!!! não entendo pq perde as formatação.                           

Citar
tem época que tenho usinado bastante nylon, e estou usando a seguinte configuração                                                                     
Fresa de desbaste 2,5 mm                                                               
rotação = ~10.000 rpm                                                               
passo vertical= 1,5 mm                                                         
velocidade lateral= 550 mm/min, já aumentei para 700 mas um errinho é fácil de quebrar                                     
com refrigeração a água + óleo soluvel                                     
                                                                       
e fica com muita rebarba, tendo bastante trabalho manual com o estilete em tirar ela.                                                 
                                                                                   
procurei aqui no fórum, mas só informação um colega de usar velocidade de 1000mm/min e rotação no talento.                         

1- queria conseguir em trabalhar a seco mas o principal é diminuir as rebarbas. em que parâmetro altero?                                 
2- fresa de 1 corte e diâmetro 2,5mm HSS, usina bem? tem longa vida?

sim estou usando 100% cortes de perfil, ou seja apenas cortando as chapas.                                     
vou tentar reduzir o passo e rotação.