Autor Tópico: tempo de usinagem  (Lida 290 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Alexandre Venturin

  • Novato
  • *
  • Posts: 5
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC BRASIL
  • Cidade - UF: São Paulo
  • Nome:: Trabalho Alexandre Venturin de Faria
  • Profissão: Ferramenteiro
tempo de usinagem
« Online: 12 de Fevereiro de 2020, 17:58 »
Olá amigos,
tenho uma router cnc e vou gravar um clichê em um alumínio 6061 naval usando uma fresa cônica tipo piramide de 20graus
gostaria de saber qual percurso em x,y e z mais rápido que posso usar mas sem comprometer a fresa. Preciso diminuir o tempo do percurso que fiz que está em 30 horas de usinagem.


O percurso atual é: Passo Lateral - 0.12 mm
Passo vertical - 0.35 mm
Avanço - 200 mm/min
Veloc, de Mergulho - 50 mm/min
Profundidade da gravação - 1.5mm
isso com a fresa piramide de 20 graus.
Tem como diminuir esse tempo?
Obrigado abços!
 



Online cientista13

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1118
  • Sexo: Masculino
Re:tempo de usinagem
« Resposta #1 Online: 09 de Março de 2020, 21:56 »
Dificil falar quando não se sabe como é o desenho.....
mas se der....
use primeiro uma ferramenta maior, com passes maiores para o desbaste e depois faça o acabamento com a fresa menor.

outra maneira é usar passes laterais menores, passe vertical maior e maior velocidade de avanço.
no video uma usinagem minha de mais de 30 horas  ;D ;D ;D são 12 horas para o desbaste e mais de 30 para acabamento.Se olhar, vai ver que uso duas fresas. Uma é V-bit 65 graus para desbaste e a outra de V-bit de 45 graus.Para desbaste  passe lateral de 0,2mm, velocidade 900 mm/min
para acabamento passe lateral de 0,05mm, velocidade 900 mm/min

https://www.youtube.com/watch?v=GmE9Jqb1CXs

Online vieirajp

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 275
  • Sexo: Masculino
  • Forum GUIA CNC - A Maior comunidade CNC do Brasil
  • Cidade - UF: Fernandópolis
  • Nome:: Reginaldo Vieira
  • Profissão: Funcionario publico
Re:tempo de usinagem
« Resposta #2 Online: 10 de Março de 2020, 13:10 »
 Uma variável para esta situação é a estrutura da maquina, se tem uma maquina forte e rígida, e se tem um sistema de refrigeração, até não necessário para alumínio e a espessura e resistência da ferramenta conta muito no tempo da usinagem. Creio que cada um conhece sua maquina e sabe o quanto ela aguenta, eu aqui faço tabuas de corte em Cumaru por exemplo, tem amigos que gasta uma hora, eu faço em 20 minutos uma área de 60/30/2,5 cm já outros 1 hora e meia e outros 15 minutos, depende da maquina mesmo.

Offline Euclides Júnior

  • Júnior
  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1872
  • Sexo: Masculino
  • O riso é a mecânica aplicada no ser vivo. Henri B.
  • Cidade - UF: Timoteo/MG
  • Nome:: Euclides de souza Lima Junior
Re:tempo de usinagem
« Resposta #3 Online: 10 de Março de 2020, 14:38 »
Eu Trabalho com Agelin pedra nas tabuas. nao tenho disponibilidade desta madeira aqui na região (cumaru) gasto em torno de 1 hora, entre a usinagem na router e gravação na laser.Jr.

Online cientista13

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1118
  • Sexo: Masculino
Re:tempo de usinagem
« Resposta #4 Online: 11 de Março de 2020, 00:05 »
Uma variável para esta situação é a estrutura da maquina, se tem uma maquina forte e rígida, e se tem um sistema de refrigeração, até não necessário para alumínio e a espessura e resistência da ferramenta conta muito no tempo da usinagem. Creio que cada um conhece sua maquina e sabe o quanto ela aguenta, eu aqui faço tabuas de corte em Cumaru por exemplo, tem amigos que gasta uma hora, eu faço em 20 minutos uma área de 60/30/2,5 cm já outros 1 hora e meia e outros 15 minutos, depende da maquina mesmo.

a principio imaginamos que a máquina seja boa, afinal pelo que parece o Alexandre etá querendo fazer mais do que uma peça, ou seja está fazendo algum trabalho em série e não mais por hobby, mas como diria o Roberto Carlos são detalhes ehehe

se está fazendo serviço com fresa piramidal de 20 graus, mesmo que a máquina seja boa, o que vai determinar os avanços máximos é a fresa. Por exemplo os cilindros que usino em bronze, se eu for fazer direto, sem antes fazer o desbaste, a velocidade de avanço teria que ser a metade do que estou usando. fazendo o desbaste eu consigo economizar uns 30% de tempo no total.
 com fresa piramidal de 45° eu usino aluminio naval com velocidade F300 e passes de 0,5mm para gravação usando entalhe Vbit, mas isso por causa do acabamento, ou velocidades mais altas e faço a mesma usinagem duas vezes. No bronze com a mesma fresa uso passo vertical de até 1mm e passe lateral de 0,05 com velocidade de  F900 que é minha velocidade máxima no meu quarto eixo. Troco a fresa por falta de fio, por quebra é muito raro eu trocar. Se usar a 45° flat nas mesmas velocidades e passes, a fresa quebra quase na hora.

eu sempre que posso uso antes desbaste e depois só acabamento. Na minha opinião fica melhor e é mais rápido.

Online vieirajp

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 275
  • Sexo: Masculino
  • Forum GUIA CNC - A Maior comunidade CNC do Brasil
  • Cidade - UF: Fernandópolis
  • Nome:: Reginaldo Vieira
  • Profissão: Funcionario publico
Re:tempo de usinagem
« Resposta #5 Online: 11 de Março de 2020, 12:24 »
   Estes serviços aqui eu faço com uma media de 20 a 30 minutos na router com velocidades entre F1800 a F2400 fora o aplanamento das madeiras que uso uma fresa end-mill de 32mm as demais são todas de 6mm de diametro as V-bits são todas de um corte só.

Offline Euclides Júnior

  • Júnior
  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1872
  • Sexo: Masculino
  • O riso é a mecânica aplicada no ser vivo. Henri B.
  • Cidade - UF: Timoteo/MG
  • Nome:: Euclides de souza Lima Junior
Re:tempo de usinagem
« Resposta #6 Online: 11 de Março de 2020, 14:27 »
   Estes serviços aqui eu faço com uma media de 20 a 30 minutos na router com velocidades entre F1800 a F2400 fora o aplanamento das madeiras que uso uma fresa end-mill de 32mm as demais são todas de 6mm de diametro as V-bits são todas de um corte só.
boa tarde amigo quanto voce vende uma tabua desta ai na região , aqui vendo por 120$

Online vieirajp

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 275
  • Sexo: Masculino
  • Forum GUIA CNC - A Maior comunidade CNC do Brasil
  • Cidade - UF: Fernandópolis
  • Nome:: Reginaldo Vieira
  • Profissão: Funcionario publico
Re:tempo de usinagem
« Resposta #7 Online: 11 de Março de 2020, 20:24 »

boa tarde amigo quanto voce vende uma tabua desta ai na região , aqui vendo por 120$



  Olá Euclides, aqui também estou vendendo nesse preço, entre R$100,00 e R$140,00 depende da madeira, na madeira garapa aqui é bem mais barato, de madeira sai R$15,00 por peça, ipê ou Cumaru fica R$140,00 mas penso em alterar o valor, mais uns 10%, porque ferramenta sega um pouco mais rápido, uma end-mill 6mm na garapa eu corto umas 25 peças tranquilo já no ipê ou Cumaru não consigo cortar mais que 8 unidades e já pede troca da ferramenta, até vai mais, mas não arrisco não, sem contar o barulho que judia muito dos vizinhos :-\ :-\ :-\ :-\ [size=78%]    [/size]

Offline Alexandre Venturin

  • Novato
  • *
  • Posts: 5
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC BRASIL
  • Cidade - UF: São Paulo
  • Nome:: Trabalho Alexandre Venturin de Faria
  • Profissão: Ferramenteiro
Re:tempo de usinagem
« Resposta #8 Online: 16 de Março de 2020, 13:29 »
Dificil falar quando não se sabe como é o desenho.....
mas se der....
use primeiro uma ferramenta maior, com passes maiores para o desbaste e depois faça o acabamento com a fresa menor.

outra maneira é usar passes laterais menores, passe vertical maior e maior velocidade de avanço.
no video uma usinagem minha de mais de 30 horas  ;D ;D ;D são 12 horas para o desbaste e mais de 30 para acabamento.Se olhar, vai ver que uso duas fresas. Uma é V-bit 65 graus para desbaste e a outra de V-bit de 45 graus.Para desbaste  passe lateral de 0,2mm, velocidade 900 mm/min
para acabamento passe lateral de 0,05mm, velocidade 900 mm/min

https://www.youtube.com/watch?v=GmE9Jqb1CXs
Olá amigo, muito obrigado pelas dicas foram muito uteis, realmente pelo que entendi é preciso paciência mesmo , tanto de mim quanto do cliente que acha que o serviço é rapido e não quer pagar pelo mesmo. Gostei muito do video parabéns pelo seu trabalho e mais uma vez obrigado!

Offline Alexandre Venturin

  • Novato
  • *
  • Posts: 5
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC BRASIL
  • Cidade - UF: São Paulo
  • Nome:: Trabalho Alexandre Venturin de Faria
  • Profissão: Ferramenteiro
Re:tempo de usinagem
« Resposta #9 Online: 16 de Março de 2020, 13:38 »
Uma variável para esta situação é a estrutura da maquina, se tem uma maquina forte e rígida, e se tem um sistema de refrigeração, até não necessário para alumínio e a espessura e resistência da ferramenta conta muito no tempo da usinagem. Creio que cada um conhece sua maquina e sabe o quanto ela aguenta, eu aqui faço tabuas de corte em Cumaru por exemplo, tem amigos que gasta uma hora, eu faço em 20 minutos uma área de 60/30/2,5 cm já outros 1 hora e meia e outros 15 minutos, depende da maquina mesmo.
Olá Vieira, obrigado também pelas dicas, serão bem úteis,  e parabéns pelo belíssimo trabalho com as  tabuas de churrasco, já fiz algumas aqui e gostei do resultado. abços!

Offline Alexandre Venturin

  • Novato
  • *
  • Posts: 5
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC BRASIL
  • Cidade - UF: São Paulo
  • Nome:: Trabalho Alexandre Venturin de Faria
  • Profissão: Ferramenteiro
Re:tempo de usinagem
« Resposta #10 Online: 16 de Março de 2020, 13:42 »
Uma variável para esta situação é a estrutura da maquina, se tem uma maquina forte e rígida, e se tem um sistema de refrigeração, até não necessário para alumínio e a espessura e resistência da ferramenta conta muito no tempo da usinagem. Creio que cada um conhece sua maquina e sabe o quanto ela aguenta, eu aqui faço tabuas de corte em Cumaru por exemplo, tem amigos que gasta uma hora, eu faço em 20 minutos uma área de 60/30/2,5 cm já outros 1 hora e meia e outros 15 minutos, depende da maquina mesmo.

a principio imaginamos que a máquina seja boa, afinal pelo que parece o Alexandre etá querendo fazer mais do que uma peça, ou seja está fazendo algum trabalho em série e não mais por hobby, mas como diria o Roberto Carlos são detalhes ehehe

se está fazendo serviço com fresa piramidal de 20 graus, mesmo que a máquina seja boa, o que vai determinar os avanços máximos é a fresa. Por exemplo os cilindros que usino em bronze, se eu for fazer direto, sem antes fazer o desbaste, a velocidade de avanço teria que ser a metade do que estou usando. fazendo o desbaste eu consigo economizar uns 30% de tempo no total.
 com fresa piramidal de 45° eu usino aluminio naval com velocidade F300 e passes de 0,5mm para gravação usando entalhe Vbit, mas isso por causa do acabamento, ou velocidades mais altas e faço a mesma usinagem duas vezes. No bronze com a mesma fresa uso passo vertical de até 1mm e passe lateral de 0,05 com velocidade de  F900 que é minha velocidade máxima no meu quarto eixo. Troco a fresa por falta de fio, por quebra é muito raro eu trocar. Se usar a 45° flat nas mesmas velocidades e passes, a fresa quebra quase na hora.

eu sempre que posso uso antes desbaste e depois só acabamento. Na minha opinião fica melhor e é mais rápido.
Maravilha amigo, esse tipo de informação esta me ajudando muito obrigado novamente!! ;)

Offline rymaeda

  • Fuso
  • **
  • Posts: 222
  • Sexo: Masculino
  • Inkscape-Cambam-KiCAD-LibreCAD-LinuxCNC-ViaCAD
Re:tempo de usinagem
« Resposta #11 Online: 25 de Março de 2020, 16:00 »
O percurso atual é: Passo Lateral - 0.12 mm
Passo vertical - 0.35 mm
Avanço - 200 mm/min
Veloc, de Mergulho - 50 mm/min
Profundidade da gravação - 1.5mm
isso com a fresa piramide de 20 graus.
Tem como diminuir esse tempo?
Obrigado abços!


Olá!


Uso minha cnc para gravar placas de circuito impresso com fresas V, uma coisa que me ajudou bastante foi aumentar o RPM. Não sei como é o seu caso mas para fresas de 0,2mm que utilizo aumentar de 10krpm para 25krpm diminuiu bastante o tempo de usinagem.


Ahh o aumento de rpm foi com o uso de um spindle que já classificaram por aqui como gambiarra rsrs, mas que funciona, vou anexar uma foto. É um motor de automodelo, polias e correias com anéis O-ring.


Boa sorte!


Ricardo