Autor Tópico: Projeto - Smile  (Lida 132315 vezes)

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Offline Rudolf Waller

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Projeto - Smile
« Resposta #120 Online: 05 de Junho de 2006, 21:17 »
Citação de: "Gerber"
Grandes resultados heim!!! :P
É muito bom quando começamos a ver os resultados de um trabalho feito com tanto empenho, parabéns.

Grande Gerber,

Os parabéns são para todos. Sou só o executor :)
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Atualmente estou usando drivers pic steper e os resultados são bem parecidos com os que você já conseguiu, meus motores também estão trabalhando entre 26º e 30º, também com o frio que anda fazendo né...

Gostei de saber!

Posso dar uma de curioso?

Quais as características do seu driver?

Qual a tensão e corrente deste motor? Para comparação, aqui estava com 35V @ 3A.

Esta medição que você fez foi com motor parado, né? Reparei que quando gira a temperatura despenca. Faz sentido...

De qualquer maneira, bom saber que estamos no caminho certo, e melhor ainda que temos tanto a aprender e aplicar :)

Abraços,
Rudolf

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« Resposta #121 Online: 06 de Junho de 2006, 15:48 »
Pitacando o Rudolf,

Eu acho que para queimar o motor voce precisa fundir algo, por exemplo :

- A isolaçao do fio (esmalte). Acho que só funde por aquecimento ou atrito.

- Fundir o proprio fio das bobinas . Creio que precisa de muita corrente para isto ... Talvez nao ?!

Outro risco que se corre é saturar o nucleo, mas isto creio nao ser problema, pois voce ira perceber que a corrente aumenta, porem o motor nao ganha mais nada ...

Um terceiro seria desmagnetizar o rotor, mas quanto a isto eu nao sei "bsulutamente nadica de nada" ...

Concluindo, voce pode tocar corrente a vontade neste motor do Fabio, se queimar fala que caiu um raio ... Ele ja esta acostumado com raios ... heheheheheeee

Mas se tudo der errado... nao fui eu ! heheheheeeee

Abraços
Reinaldo

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« Resposta #122 Online: 06 de Junho de 2006, 16:01 »
Brigado Mac,

Ce foi muito legal!

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« Resposta #123 Online: 06 de Junho de 2006, 16:10 »
Eu faço o que posso pelo bem da ciencia... o que é um simples motor, perto da grande descoberta cientica por traz disto ?

Principalmente quando o motor nao é meu ... heheheheeeee  :wink:

Mas nao se desespere, o Rudolf pode estar no caminho certo, caso nao esteja da para reativar aquela ideia de fundiçao ... O aluminio ja vai estar garantido ... heheheheeeeee      :)  

mui amigo .... :evil:

Abraços
Reinaldo

Gerber

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« Resposta #124 Online: 06 de Junho de 2006, 20:27 »
Citação de: "Rudolf Waller"

Qual a tensão e corrente deste motor? Para comparação, aqui estava com 35V @ 3A.

Não tenho certeza, mas acho que o motor é +/- 4,5V 2A, o driver é para até 45V 3A, mas também estou usando uma fonte de 35V 10A.

Citação de: "Rudolf Waller"

Esta medição que você fez foi com motor parado, né? Reparei que quando gira a temperatura despenca. Faz sentido...

Não Rudolfh, foi em pleno funcionamento mesmo, parado não dá pra ter uma referência correta, pois minha placa diminui automaticamente a corrente após alguns minutos, isto é bom, porque posso até esquecer de desligar os drivers, que os motores não superaquecerão.

Uma vez, fizemos uma medição da amperagem mandada pro motor e não passou de 1,6A, mesmo com o motor rodando a mais de 1600 rpm, claro sem carga nenhuma.

Estou trabalhando com micropasso a 1600 (8X), com isso, fico limitado ao desempenho do Mach2 que vai até 45MHZ, mesmo assim, estou satisfeito, pois consigo um desempenho bom, em torno de 1680 rpm.

Meus conhecimentos em eletônica são limitados, mas se puder ajudar estamos ai.

Gerber

Gerber

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« Resposta #125 Online: 06 de Junho de 2006, 20:36 »
Corrigindo Rudolfh,
O Mach2 trabalha com 45 Khz e não 45 Mhz, Ok.
Gerber

Offline F.Gilii

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« Resposta #126 Online: 06 de Junho de 2006, 20:37 »
Gerber,

Por curiosidade - como voce está medindo a corrente consumida no motor durante o funcionamento?

Só para te lembrar, o torque cai conforme se aumenta a resolução de posição do motor.
Por exemplo, se o motor é acionado a meio passo (2x) o torque efetivo é 70% (70,70%) e assim por diante.
Atenção às necessidades de torque do seu equipamento!

Gerber

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« Resposta #127 Online: 06 de Junho de 2006, 20:50 »
Grade Fábio,

Quem fez a medição foi um amigo que fez a placa pra mim, sei que ele ligou um multímetro na saida do driver e conforme se pressionava o eixo do motor provocando maior esforço, a amperagem subia.

Gerber

Offline Rudolf Waller

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« Resposta #128 Online: 06 de Junho de 2006, 20:54 »
Citação de: "Mac_RC"

Eu acho que para queimar o motor voce precisa fundir algo, por exemplo :

- A isolaçao do fio (esmalte). Acho que só funde por aquecimento ou atrito.

- Fundir o proprio fio das bobinas . Creio que precisa de muita corrente para isto ... Talvez nao ?!

Outro risco que se corre é saturar o nucleo, mas isto creio nao ser problema, pois voce ira perceber que a corrente aumenta, porem o motor nao ganha mais nada ...

Grande Reinaldo,

O driver nem perceberia que a corrente aumentaria, pois a função dele é deixá-la bem comportada :)
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Um terceiro seria desmagnetizar o rotor, mas quanto a isto eu nao sei "bsulutamente nadica de nada" ...

Parece que, quando isso acontece, a indutância despenca e com isso a corrente vai prás alturas. Novamente, o driver tomaria conta novamente da situação, apesar de ter qualquer coisa do outro lado, menos um motor que possa ser usado com tal.
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Concluindo, voce pode tocar corrente a vontade neste motor do Fabio, se queimar fala que caiu um raio ... Ele ja esta acostumado com raios ...

Tem uns motorzinhos aqui que tirei de uma impressora HP movidos a ticos de corrente. Bem mais tarde, quandos os pepinos estiverem menores do que estão atualmente, quero comprovar a questão da corrente x temperatura num chopper e numa fonte regulável (com resistor de lastro ou algo assim). Se a diferença se comprovar, vou tochar umas 10x mais corrente no motorzinho prá ver se ele grita (muito).

Abraços,
Rudolf

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« Resposta #129 Online: 06 de Junho de 2006, 20:59 »
Acho que uma maneira de medir a corrente consumida seria medir na fonte,  pois não acho que num acionamento do tipo  pwm se consiga medir de forma correta, além também do problema de se medir só em uma fase...

Gerber

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« Resposta #130 Online: 06 de Junho de 2006, 21:06 »
Vou perguntar ao técnico, como ele mediu e depois coloco aqui no forum.

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« Resposta #131 Online: 06 de Junho de 2006, 21:08 »
Osciloscopio nele, é a unica maneira que conheço para medir altas frequencias ...

Rudolf,

Usa o motor do Fabio ! Ele ja liberou ... tudo em prol da ciencia ... heheheheeee

Offline F.Gilii

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« Resposta #132 Online: 06 de Junho de 2006, 21:11 »
Pára com isso Mac - o motor é meu, e não teu!!!!

É para medir a corrente Mac - e como são duas fases ligadas (no caso de um acionamento em modo bipolar) penso que com o osciloscópio pode ser meio dificil de ler...

Já na fonte acho que o consumo será o total!

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« Resposta #133 Online: 06 de Junho de 2006, 21:16 »
Nao importa onde voce vai medir, osciloscopio é a melhor ferramenta e diria mais, nao tem substituto ... apenas paliativos ...

Precisa saber usar .. heheeheheeeee - nao quis ofender ... heheheeeeee

Offline Rudolf Waller

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« Resposta #134 Online: 06 de Junho de 2006, 21:16 »
Citação de: "Gerber"

Não tenho certeza, mas acho que o motor é +/- 4,5V 2A, o driver é para até 45V 3A, mas também estou usando uma fonte de 35V 10A.

Grande Gerber!

Acho que ele deve estar sendo alimentado com 35V @ 2A. Se não estiver, creio que você possa conseguir mais performance se configurar para 2A, tá?  8)
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Citação de: "Rudolf Waller"

Esta medição que você fez foi com motor parado, né? Reparei que quando gira a temperatura despenca. Faz sentido...

Não Rudolfh, foi em pleno funcionamento mesmo, parado não dá pra ter uma referência correta, pois minha placa diminui automaticamente a corrente após alguns minutos, isto é bom, porque posso até esquecer de desligar os drivers, que os motores não superaquecerão.

Uma vez, fizemos uma medição da amperagem mandada pro motor e não passou de 1,6A, mesmo com o motor rodando a mais de 1600 rpm, claro sem carga nenhuma.

A corrente despenca quando o motor está em movimento. Se eu conseguir mantê-la em níveis decentes (sem cair tanto), acho que conseguirei uns torques a mais, justamente quando o motor mais precisa deles (girando).

Há meses atrás fiz um teste rápido que aumentava a corrente conforme a velocidade. No Nema23 configurado para 1A parado, chegou a 4A com uma certa velocidade. Depois caía de uma vez. Nem preciso dizer que consegui girá-lo mais rápido. Fiz só prá validar uma idéia que pretendo retomar mais prá frente.

A diminuição de corrente é característica do driver ou do Mach2? Ou seja, em qual dos 2 você configura esta característica?
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Estou trabalhando com micropasso a 1600 (8X), com isso, fico limitado ao desempenho do Mach2 que vai até 45MHZ, mesmo assim, estou satisfeito, pois consigo um desempenho bom, em torno de 1680 rpm.

Antes da sua mensagem seguinte, já estava imaginando que seriam 45KHz (depois de arregalar os olhos, claro)...

Realmente, é uma velocidade e tanto! Com qual rotação você costuma trabalhar?

Sábado passei dos 2200rpm quando alimentei o Nema23 com 93V. Aí os resistores do snubber (filtro para eliminar ruídos) começaram a fumar :) Aí parei a brincadeira e voltei a trabalhar, só testando com 35V :)
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Meus conhecimentos em eletônica são limitados, mas se puder ajudar estamos ai.

Os meus também, acredite. A cada dia percebo que tem um monte de
coisas que fiz que deveriam terem sido feitas de outra forma.

A oferta é recíproca, e à todos colegas :)

Abraços,
Rudolf

PS: Se você me permite uma correçãozinha, meu nome termina com F, sem o H, tá? :)

 

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