Autor Tópico: Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964  (Lida 17003 vezes)

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Offline Marcio Ciber

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Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Online: 25 de Janeiro de 2013, 04:24 »
Pessoal,

Acabei de adquirir um torno Joinville 217R precisando de reforma e como tenho pouquíssimo espaço, vou eliminar a redução primária ( roda de carroça) e instalar um motor de 1 hp trifásico e inversor de corrente para controlar a velocidade.

Perguntas:

O que vcs acham sobre esse torno (é uma cópia do South Bend 9")? Qual o nível de confiabilidade e precisão que posso atingir?

Como ficaria essa adaptação?

Obrigado!!

Offline Marcio Ciber

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2013, 05:06 »
Mais algumas informações sobre o meu Joinville 217R:

Removi o cabeçote fixo e gostaria de iniciar a desmontagem do eixo-árvore e da redutora. Na engrenagem menor da redutora há um dente quebrado, e o mesmo acontece com a engrenagem correspondente presa ao eixo-árvore. qual seria a melhor maneira de reparar esses dentes quebrados? Penso em soldar com vareta de FoFo e usinar os dentes de novo. A máquina de solda eu tenho, mas a usinagem teria que ser "artística", usando lima e uma micro retífica Dremel.

O torno veio com duas engrenagens de 127 dentes, uma fina e outra mais parruda, larga, mas com 3 dentes faltando. Há algum momento em que seja preciso usar as duas de 127, ou a parruda de dentes quebrados veio de brinde? rs...

O barramento tem algumas marcas de (mau) uso, e onde fica o cabeçote móvel, no lado direito, há pontos mais fundos de ferrugem (pitches). Apesar de ser um local onde não afeta o serviço, é feio. Vale a pena retificar o barramento? Onde faço isso no Rio de Janeiro? É caro? Retificando, vai precisar de ajustes no carro transversal e na base do cabeçote móvel? 

Onde consigo peças para esse torno aqui no Rio de Janeiro?

Alguém aqui da comunidade tem algum igual?

Abraços!

Offline eniodaniel21

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2013, 12:50 »
Boa tarde! Marcio as engrenagens ao soldar poderá temperar e ficar um pouco trabalhoso ser usinada,o certo seria fazer novas,mas com algumas tecnicas  de solda de fofo ser aplicada corretamente talvez não tempere, as engrenagens devem ser aquecidas e depois soldadas bem quente depois são colocadas na areia para resfriar (areia deve estar quente)sem correntes de ar para evitar choque termico,após resfriadas talvez não tempere mas é uma loteria !
Sobre retifica sei que é cobrada por m.m e se for pouco pode ser rasqueteada (tecnica feita por profissional com ferramentas como um formão),geralmente ajustes e retifica no torno (reforma)são feitas por pessoal que reforma maquinas operatrizes ajustando todas folgas.
Em questão das engrenagens se ira usar as 2 de 127 terá que ver na grade da tabela de roscas e de passo da maquina vendo a combinação de engrenagens se vai as 2 em algum passo.

Offline eniodaniel21

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2013, 13:06 »
Sobre a fazer do torninho um cnc pra ficar bom ele tem que estar sem folgas e desgastes,a modificação do motor é uma boa,o nivel de precisão da maquina como cnc o nivel de desgaste e folgas terá que estar afinado por se tratar de uma maquina usada,como manual o nivel de precisão vai de suas tecnicas de usinagem, meu primo tem um shanches de correia que tira seu sustento reformando maquinas graficas e é da decada de 50.

Offline Alebe

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2013, 14:51 »
Também tenho um 217, apesar do meu ser o RCN, ano 78.
Tem alguns outros participantes do forum que tem o mesmo modelo, e os que tem os outros modelos similares a esse, o 117 e o TM127.

A engrenagem de 127 dentes só é usada para roscas em mm, e acredito que essa mais grossa seja de outro torno.
Só precisamos de uma. A espessura dela é igual a das outras.

No Rio não faço idéia, mas em SP, tem algumas empresas na r. piratininga que tem peças, mas eles enfiam a faca.
Numa travessa dela, r. Paraná, tem uma loja de usados que de vez em quando aparecem peças para os joinvilles. Mas não é certeza achar.

Acho que para torna-lo cnc, pelo menos os fusos, todos, deveriam ser trocados para os de esferas.
Mas é só suposição minha.

Abraços

Offline Marcio Ciber

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2013, 17:58 »
Legal as informações, pessoal. Muito obrigado.

A idéia não é transformar o torninho num CNC e sim deixar a máquina o mais precisa possível usando apenas as regulagens originais. Portanto, se tiver que trocar alguma peça, seria por outra semelhante mas nova ou em bom estado, nada de fusos de esferas recirculantes, motores de passo, nada disso - até porque meu uso é hobby, não vivo disso e nem pretendo viver, pelo menos por enquanto. No entanto, como eu moro em apartamento e o meu espaço de oficina é bem reduzido, é fundamental eliminar a redução primária e colocar o motor para a parte de baixo da bancada para economizar espaço e por isso a opção por um motor de 1 HP, trifásico de quatro ou seis pólos e inversor de corrente. Desse modo eu consigo uma máquina bem mais compacta e versátil, podendo modular a velocidade da placa de zero a até acima da nominal do motor usando apenas o IHM ou um simples potenciômetro, nada de troca de correias. Terei também reversão do motor (ou seja, da placa) e freio.

Não é prioridade, mas se eu achar uma caixa Norton, é possível instalar uma no 217R? Precisa mudar muita coisa?

Quanto ao rasqueteamento, o que é exatamente essa serviço? Parece que é como uma retífica manual, é isso?

Offline eniodaniel21

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2013, 20:31 »
olá Marcio!creio que instalar uma caixa norton nele não é tarefa muito fácil,mais como ja disse você só usa como hobby,então uma caixa norton não seria uma coisa muito necessária,eu tenho um manrod mr 330 além de hobby também faço algumas manutenções,e quase não uso fazer roscas,claro que uma caixa norton simplificaria muito as coisas!
Rasquete e uma maneira de tirar os desgastes atraves de uma ferramenta manual como um formão que e raspado no barramento tirando os desniveis e pintado para ver aonde ta mais alto ate ficar todo nivelado!nunca vi ser feito mas já vi um rasqueteado e fica muito bom dependendo de quem faz é claro!

Offline Alebe

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #7 Online: 26 de Janeiro de 2013, 23:17 »
Não é prioridade, mas se eu achar uma caixa Norton, é possível instalar uma no 217R? Precisa mudar muita coisa?

O Ivan fez exatamente isso. Ele achou uma CN numa sucata e instalou no 217R dele.
Vc talvez ache algo sobre isso pesquisando sobre "Joinville 217R" aqui no forum.
Pena que na maioria das mensagens dele, as imagens postadas estão com links quebrados.
E pena também pela ausencia dele no forum. Já faz um bom tempo que ele sumiu.
O conhecimento dele sobre tornos é impressionante.

Mas como o Enio disse, precisa da caixa  norton se vc for fazer muita rosca.
Esporadicamente, da pra fazer trocando as engrenagens da arvore.
Veja se tem todas elas: 20, 40, 56, 64, 75, 80 e 127

E passe uma lista do que falta no seu torno.
As vezes encontramos alguma coisa lá na r. Paraná e avisamos.
Já tem os manuais?
Procure no forum mesmo, os manuais do tm127 e do tr600.

Offline eniodaniel21

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2013, 09:37 »
Bom dia Alebe, você acha que engrenagens do sanches(o da foto que postei) daria no 217R se der acho que consigo algumas! meu primo tem umas p negócio!

Offline Alebe

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2013, 12:07 »
Bom dia Alebe, você acha que engrenagens do sanches(o da foto que postei) daria no 217R se der acho que consigo algumas! meu primo tem umas p negócio!

Bom dia Enio.
Não sei. Mas se forem iguais, eu também estou precisando da engrenagem de 80 dentes.
Se ele tiver e o preço for bom, podemos fazer negócio.

Offline mulapreta

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #10 Online: 27 de Janeiro de 2013, 12:27 »
Bom dia Alebe, você acha que engrenagens do sanches(o da foto que postei) daria no 217R se der acho que consigo algumas! meu primo tem umas p negócio!

Até engrenagem de máquina de costura serve, DESDE QUE, tenha o mesmo tamanho de dentes e quantidade de dentes. Quanto a espessura e furo central, se forem iguais ótimo se houver diferenças, nada como usar o próprio torninho para regularizar as diferenças.

Edson


Offline eniodaniel21

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #11 Online: 27 de Janeiro de 2013, 15:12 »
Bom dia Alebe, você acha que engrenagens do sanches(o da foto que postei) daria no 217R se der acho que consigo algumas! meu primo tem umas p negócio!

Bom dia Enio.
Não sei. Mas se forem iguais, eu também estou precisando da engrenagem de 80 dentes.
Se ele tiver e o preço for bom, podemos fazer negócio.
vou falar com ele e te retorno com as medidas (furo e espessura).e se tiver e o valor!

Offline Alebe

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #12 Online: 28 de Janeiro de 2013, 00:29 »
vou falar com ele e te retorno com as medidas (furo e espessura).e se tiver e o valor!

Valeu.
-----
As medidas são: espessura 9.5mm, furo (c/ chaveta) 14mm.

Offline Marcio Ciber

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #13 Online: 28 de Janeiro de 2013, 01:54 »
Hoje acabei de limpar, escovar, pintar o centro de vermelho e classificar as engrenagens que vieram no meu torno.

Tenho 127 (2)
            80
            60  (2)
            57
            56
            52
            48
            44
            46
            42
            40
            36
            32

É isso mesmo?  Falta alguma?             

Offline Alebe

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #14 Online: 28 de Janeiro de 2013, 11:57 »
...as engrenagens que vieram no meu torno.
....
....
É isso mesmo?  Falta alguma?           

???

Acho que tem demais.
Como eu falei em mensagem anterior, as engrenagens dos joinvilles são essas: 20, 40, 56, 64, 75, 80 e 127.
O que parece é que vc tem o jogo de engrenagens de algum outro torno.
Não tenho certeza, mas talvez de um sanches.
Seu torno é realmente um 217R? Pode postar umas fotos dele?
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2013, 11:58 por Alebe »

 

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